12/05/2016

13 [ RESENHA ] As Crônicas dos Reis


Titulo: As Crônicas dos Reis 1# - A Extinção da Tempestade
Autor: Pedro Xavier
Editora: Independente
Páginas: 308
Estrelas: 2/5

Livro: Cortesia do autor.
Escolhidos para serem a manifestação da natureza em carne humana, um grupo de jovens tem como dever impedir que a tecnologia que havia atingido seu auge continue destruindo o mundo com sua poluição excessiva, sem saber por quais motivos foram escolhidos para tal, agora eles se encontram frente ao desafio de impedir o fim da natureza e do mundo como o conhecemos e tem além disso, o dever de impedir que forças malignas também o façam.


Olá Caros colecionadores.

Tudo belezinha? Hoje, nós viemos falar de uma distopia nacional, com toque de romance e aventura. 

Pedro é um garoto comum, que carrega uma paixão no peito, ele está indo colocar em prática uma das maiores decisões da sua vida, porém em um relapso, ele percebe que o ônibus que ele estava, caiu da Ponte Rio-Niterói, e está afundando. Pior que isso, Pedro está com uma barra de ferro atravessada no corpo. 

Entretanto, uma voz fala que ele é escolhido da natureza para salvar o mundo, e que para sobreviver é necessário que se abdique de uma lembrança. E assim, ele faz.


O garoto passa 6 meses sendo treinado no fundo do mar, e ao voltar a superfície, percebe que vários dos seus amigos também foram escolhidos. 

"Se você usá-la perderá a razão, a sede de sangue dela dominará até mesmo seu coração, mas haverá um dia que dela precisará, pois aquele de quem mais gosta irá um perigo mortal enfrentar."

Todos são agora REIS designados pela NATUREZA para proteger e salvar o mundo da aniquilação total. Todos os reis juntos, decidem reunir-se para pensar no que podem começar a fazer, já que o mundo está bem diferente de 6 meses atrás, porém essa reunião de poderes, fez com que os Reis entrassem em transe e só acordassem um ano depois, deparando-se com um tremendo caos, onde a população acredita que eles são os responsáveis e caçam-os. 

O livro tem uma história muito boa, e o autor idealizou um cenário bem audacioso, porém pecou na distribuição dos pensamentos. 

O livro tem um cunho didático com a abordagem de poluição e destruição do mundo, que é essencial e de suma importância para as obras da literatura contemporânea, que toca na tecla da preservação, o que se tornou um ponto muito positivo da obra. 

A obra "As Crônicas dos Reis" é o livro de estréia do autor. Talvez, por este motivo, ainda seja uma história imatura, mesmo que tenha uma pegada importante e muito potencial, o autor teve bastante dificuldade na descrição de detalhes, de personalidades e cenários, tornando tudo muito corrido, deixando o leitor na maioria das vezes, com uma pulga atrás da orelhas. Uma pulga sempre é bom para séries e/ou trilogias que é o caso do livro, porém não desta forma, que deixa o leitor em dúvida se deve ou não continuar a leitura. 

No decorrer, percebemos também muitos desequilíbrios emocionais dos personagens, em determinados momentos estão desesperados com algo horrível e um instante depois, está tudo tranquilo e favorável. 

Tentei encarar a fluidez da leitura como algo positivo, porém percebi que essa foi uma consequência da indiscrição, que só ajudou o livro a ficar muito vago. 

Nós, blogueiros e leitores, não temos intenção alguma de prejudicar qualquer autor nacional ou estrangeiro, por este motivo, mostramos a nossa visão sobre o livro, e como parte da crítica construtiva, deixo a dica ao autor, para uma futura revisão da obra, não somente no quesito de erros gramaticais, mas também na parte descritiva da obra, com mais detalhes e amadurecimento.


Foram encontrados alguns erros gramaticais e de digitação, mas esta é uma parte que não afeta na leitura, e também entendemos perfeitamente, afinal, existe todo um contexto financeiro para revisão e edição, o que acaba se tornando muito caro para autores independentes. 

Enfim, uma obra que tem bastante potencial, mas que precisa ser bem moldada, lapidada. Nós, do blog Coleções Literárias, desejamos toda sorte para o autor, e ainda queremos ver sua obra fazendo bastante sucesso.


13 comentários via Blogger
comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Oi Isaac, adorei o seu cuidado com a critica, é difícil encontrarmos blogueiros que são tão delicados na hora de dizer o que não gostaram em um livro. Parabéns! Eu amo distopias e a escolha do autor me fez pensar nos reis de Nárnia hahaha. Espero que ele reescreva no futuro e amadureça a obra, assim com certeza vou ler. Beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Gostei muito da sua resenha e pela forma como você fez ao colocar seu ponto de vista. Acho isso muito importante para o autor.
    Eu gosto distopia, essa apesar de não ter chamado tanto minha atenção, tem uma premissa boa, quem sabe mais para frente.

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Isaac,
    Eu já conhecia o livro mas ainda não havia lido nenhuma resenha sobre ele. Eu achei a história super interessante e até fiquei bem curiosa para ler também. Eu gostei muito da tua resenha sincera. VocÊ soube falar sobre a trama, mostrar a sua opinião e não tirar minha curiosidade com a leitura. Acho que alguns dos pontos que você abordou possam me deixar um pouco irritada mas nada que atrapalhe a leitura (assim espero)

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não conhecia a obra, mas apesar dos erros que há ele parece ser interessante. Desejo muito sucesso ao autor.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oioi! Tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar do livro As Crônicas dos Reis.
    A capa ficou com uma arte bem legal, mas a premissa nao me animou a ler.
    A resenha ta otima, a ideia de passar uma mensagem sobre poluicão é bacana tb, mas nao é meu tipo de leitura.
    Fica para proxima.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Olá Isaac!

    Adorei sua resenha! Gosto dessa sinceridade! E consegui ver muita coisa boa nela!
    O livro é uma obra ótima para ser lido nas escolas, com esse objetivo de preservação. Acho que a maioria das obras precisam sempre ser revisadas por críticos para a montagem e modelagem do contexto e personagens, isso não significa que não tenha potencial!
    Parabéns para o autor, que continue sua jornada com sucesso!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  7. oi

    o mais legal de ler numa crítica é o quanto ela é bem feita e não prejudica a obra!
    Parabéns, isso é muito importante!

    eu gostei da premissa e acho que tem tudo pra fazer muito sucesso, e estou realmente interessada em ler....

    abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo cuidado com a resenha, além de levantar os pontos que te incomodaram com uma delicadeza não desmereceu o livro. Tomara que o autor amadureça a escrita e que faça muito sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Olá Isaac, adorei a resenha, suas críticas em relação ao livro foram bem pertinentes e acredito que ajudarão o autor em suas próximas obras.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá Isaac!!!
    Parabéns pela sua crítica construtiva e que sei que irá ajudar o autor a desenvolver muito melhor sua obra.
    O livro parece ter um enredo bastante interessante e que deve valer muito a pena :3
    Desejo muita sorte ao autor em seus passos e que ele possa trazer mais de suas obras.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oie
    bem legal sua resenha mas não sei se é um livro que gostaria de ler por agora apesar de ter um enredo muito legal, vou anotar a dica para tentar arriscar mais para frente

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Gostei bastante do cuidado que você teve em dizer que não gostou do livro e os pontos que o autor deveria melhorar. Parabéns para você e para o blog.
    Publicar livro independente é bem difícil para o autor. Desejo sucesso para ele.
    Beijos e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
  13. A premissa do livro é boa. Se a questão é de amadurecimento literário, não é nada tão grave assim ,pois o autor pode fazer uma releitura/reescritura de sua obra e, com isso, todos ganharão, autor e leitores.

    Tatiana

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo