27/08/2018

14 [ RESENHA ] Quando a Escuridão Bate à Porta

Título: Quando a Escuridão Bate à Porta
Autora: Ge Benjamim
Editora: Sinna
Páginas: 186
Estrelas: 5/5
Livro: Cedido pela editora- pdf

Quando as pedras no caminho impedem a travessia e as sombras da depressão engolem as almas atormentadas, resta apenas o desespero dos inocentes e o verdadeiro filme de terror se inicia.As feridas abertas causam dores insuportáveis, deixando somente lágrimas e, no fim, a sombra da morte encerra toda a luz interior. Na coletânea de contos “Quando a escuridão bate à porta”, cada escritor expressa bem estes sentimentos com personagens instigantes à espera de alguém para levá-los a um banho de sol.


Confesso que essa foi uma das leituras mais difíceis, profundas e emocionantes para mim neste ano. E não teria como eu resenhar esta obra sem contar um pouquinho da minha experiência de vida com essa doença tão cruel, que surge do nada e te consome de uma maneira tão intensa que é como se toda a sua felicidade e desejo de viver tivessem ido embora para sempre. Não apenas com a minha experiência, mas também como esse livro maravilhoso irá mostrar que, é possível sim, vencer a depressão.

Não me lembro exatamente quem ou o quê foi o agente que iniciou toda a minha tristeza, acho que foram alguns acontecimentos bem ruins que ocorreram ao longo da minha vida, mas como eu era bem fechada em relação a falar sobre os meus sentimentos, a tristeza acabou me corroendo por dentro até que eu não aguentasse mais.

Tudo começou em 2015, o primeiro sintoma foi a vontade de não sair da cama, sem fome e sem vontade de fazer qualquer outra coisa a não ser dormir. É como se você não tivesse forças ou vontade de viver. E por que eu teria? Sabia que não iria conseguir mesmo, que era uma inútil e nunca conseguiria realizar meus sonhos! Era isso que eu pensava todos os dias! Esse seria o segundo sintoma, a autopiedade, quando nos desvalorizamos, dizendo coisas negativas sobre nós mesmas. O terceiro é a indiferença e a frieza a tudo e a todos, eu perdi a conta de quantas vezes tratei mal a minha família e uma amiga que vinha me visitar todos os dias. Eu sabia o quão cruel estava sendo com eles, mas não conseguia mudar, foi aí que percebi que precisava de ajuda. E agradeço a Deus por eles não terem desistido de mim, pois eles sabiam que algo estava muito errado comigo.

Mas com o tempo e com a ajuda dessas pessoas, consegui me erguer. E em 2016 comecei a fazer um curso de administração de manhã, pois mesmo tendo o sonho de fazer faculdade, eu ainda não tinha certeza do curso haha e precisava fazer alguma coisa para me distrair antes que isso se realizasse. Eu não tinha o costume de fazer resenhas após concluir leitura, então comecei a fazer isso no início como um hobby ou apenas para expor a minha opinião sobre o livro. Era incrível escrever sobre os livros, cujas histórias me encantavam tanto que eu precisava escrever a minha opinião. Não tinha muitas pessoas que liam, pois eu escrevia no tumblr haha.

E no final de dezembro de 2016, eis que surge uma inscrição para ser resenhista do blog Coleções Literárias, enviei uma resenha do livro Julieta, vocês não têm noção do quanto eu amava aquele livro, gente haha! Em 2017, para a minha surpresa e alegria, fui escolhida pela Taty, administradora desse blog lindíssimo e minha amiga <3, para fazer parte dessa família maravilhosa.     

Conheci blogs e leitores incríveis, cujas paixões pela leitura eram iguais as minhas e que eu poderia expor a minha paixão através das minhas resenhas. Nesse mesmo ano finalmente comecei a fazer faculdade de Letras, especializada em Português e Inglês, porque eu decidi que quero muito trabalhar numa editora um dia, traduzindo aqueles livros maravilhosos haha!

Hoje sou uma pessoa mais alegre e feliz graças a essas pessoas que acreditaram em mim, e mesmo que às vezes aqueles pensamentos negativos surjam na minha mente, sou capaz de ignorá-los. A depressão não vai embora completamente, mas com força de vontade e as pessoas certas do nosso lado, somos capaz de vencê-la.

Agora vamos a resenha desse livro maravilhoso que, em cada conto, irá expor para os leitores que quando a depressão bate à porta, não importa quem você é, ou o quê você é, quanto tem, ou o que sabe, ela apenas vem intensamente, e não é delicada ao ponto de bater mesmo à porta.


Os autores depositaram seus sentimentos mais profundos e dolorosos nas páginas desse livro. 
Contudo, apesar das histórias possuírem um começo doloroso, elas nos mostrarão que sempre haverá uma luz no fim do túnel e que há sim, uma saída para essa doença. Com palavras certas e momentos certos podem mudar tudo e até salvar uma vida.
Eu queria poder contar um pouco sobre cada conto para vocês, mas é preciso que vocês leiam e sintam o quão emocionante e profundo são esses contos. Então falarei um pouco dos três primeiros.
 
O primeiro deles é A Garota que perdeu a sua essência, do autor Rodrigo Ortiz Vinholo. A história fala sobre uma adolescente chamada Bruna que não tinha mais vontade de comer ou beber, vivia deitada na cama em seu quarto completamente escuro. Sentia apenas um vazio pesado que a envolvia cada dia mais. Até que um dia, ela recebe a visita da sua melhor amiga, Juliana. Bruna sempre gostou de histórias de contos de fadas, por isso tinha uma prateleira cheia de livros, mas nem mesmo isso tinha importância para ela agora. Mas é através dessas histórias, que Juliana tenta encontrar uma metáfora para a realidade de sua amiga. Com isso, ela escolhe a história da Bela Adormecida, pois assim como ela, era como se Bruna estivesse num sono profundo e que ao invés de estar à espera de um príncipe. Ela dormia por ter perdido a sua essência. A história é bem rápida, mas contém um significado lindo e emocionante.

“Em seu vazio, deitada em sua cama no escuro e cercada de almofadas, não sabia se queria que a amiga fosse embora. Algo distante lhe dizia que queria que Juliana ficasse, talvez porhábito, e foi isso que fez com que não negasse. Mas sua força ia apenas até este ponto, e a falta de negativa era seu limite.”

O segundo conto chama-se No Limite do Abismo, da autora Gislaine Oliveira. Imagine se todos os seus medos e angústias começassem a tomar formas humanas e ficassem te acusando, como se estivessem desnudando a sua alma da forma mais cruel possível? É isso que acontece com Rute. Em uma tarde chuvosa, em que ela começava a se sentir não apenas oca por dentro, mas também sufocada pelo seu passado, surgem pessoas dizendo serem seu medo, autopiedade, culpa e entre outros. Como ela conseguirá fugir dessa situação, só lendo para descobrir!


“— Você pode fugir de todos, menos de quem realmente é, moça. –– Quem é você? –– indaguei, furiosa. –– Por que fala comigo assim? Tentei me soltar, mas não conseguia e, aos poucos, fui perdendo o ar. Ele sorriu de repente e me empurrou contra o tampo do banco violentamente.–– Sou o seu pior pesadelo. Você não passa de uma fracassada, de dar pena. Não insista em acreditar nos finais felizes porque isso não é para você. –– Você não me conhece e não sabe nada sobre o meu futuro. Eu posso ser feliz. Eu tenho esse direito. –– Você detesta o seu corpo e costuma punir a si própria sempre que pode. Se sente mal porque não consegue agradar todo mundo e, a cada dia que passa, vê seus sonhos mais distantes. Ouso dizer que nem acredita mais neles. Lágrimas escorreram pela minha face. Estava com medo e confusa com o fato de aquele desconhecido desnudar minha alma daquela maneira. Corri o mais depressa que pude, desviando das árvores do parque. Mas, ainda que corresse, podia ouvir sua voz sussurrante ecoando pela bruma. –– Sou o medo que a aprisiona, e você não vai conseguir me destruir ou fugir de mim. Corra, mas continuarei a esmagá-la; continuarei a trazer o seu passado de volta a cada instante porque você vai continuar sendo insignificante!”

O terceiro conto chama-se Permita-se, do autor Rodrigo Fonseca. Nele, conheceremos a história de um homem que está há seis meses de luto pela sua falecida esposa. As lembranças dos momentos juntos até o dia da tragédia o impedem de seguir em frente. O vazio e a insônia preenchiam os seus dias e noites. Sem vontade de sair e recusando as ligações dos amigos, ele percebia que também não tinha mais vontade de viver.

“Sei que sou apenas mais um número nas pesquisas, mas, se estou me libertando, vocês também podem encontrar a saída. Reflitam sobre suas falas, permitam-se perceber suas fraquezas, seus medos e suas frustrações. Foi na percepção do meu abismo que encontrei o horizonte”.

Através destes contos, percebi que existem diversos tipos de depressão, e que mesmo assim, essa doença ainda hoje é considerada como um assunto tão delicado que, na maioria das vezes, pessoas próximas de nós dizem que é apenas drama, ou frescura, e que fazemos isso apenas para chamar a atenção. Mal sabem elas que esse tipo de tratamento acaba prejudicando mais as pessoas que precisam mesmo de ajuda. Depressão é uma doença muito grave, e que deve ser tratada o mais rápido possível, e a pessoa que tem essa doença, precisa de ajuda, não de mais palavras para colocá-la para baixo. Devemos fazê-la se sentir amada e importante, pois com o apoio das pessoas que se importam com ela, ela pode vencer essa batalha.  


Em relação à obra: são no total de 19 contos, todos com histórias envolventes, tocantes e que possuem significado especial no final. A autora e organizadora, Gi Benjamim, selecionou os melhores contos com histórias na maioria narradas em primeira pessoa, onde os personagens conversam com o leitor e transmitem uma bela mensagem de superação, descobrindo a força dentro deles mesmos e lutando pelas suas vidas, independente da batalha árdua que é enfrentar a depressão, um dos maiores vilões do século.
E aí, ficaram curiosos? Vocês já conheciam esses contos? Deixem nos comentários as suas opiniões!  

 
14 comentários via Blogger
comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Muito boa a sua resenha, parabéns pela forma como foi exposta a história e sua opinião mas confesso que não é um livro que tenha e chamado a atenção para fazer a leitura, pelo menos não por agora. Mesmo assim valeu pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karine! Obrigada, fico feliz que tenha gostado. Entendo totalmente, essa é uma leitura realmente bem pesada e que deve ser lida com calma. De nada, bjss!

      Excluir
  2. Oie, tudo bem?

    Acho muito interessante o tema do livro, esse tipo de discussão é necessária, uma vez que a depressão é uma doença suscetível a todos, já que é uma disfunção química do corpo.
    Não estou nessa vibe de leitura agora, até porque tenho uma família toda depressiva, e ler mais sobre isso me deixaria pior.
    Esse livro é uma ótima dica para aqueles que querem ter mais informações sobre o assunto ou para aqueles que ainda acham que depressão é frescura ou algo do tipo. Dessa vez eu passo a dica.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Olá lindona,

    Fico feliz que tenha superado essa fase tão difícil em sua vida, mas tudo traz amadurecimento e isso nos ajuda a suportar mais as lutas diárias e ver a importância de compartilhar sentimentos e emoções, por mais abstratas que sejam. Também tive depressão e foi um ano melancólico e complicado, porém venci e hoje estou muito melhor.

    Gosto muito de contos e com essa temática me conquistam com mais felicidade.

    Parabéns pela resenha!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oii Jenny

    Que legal vc compartilhar essa experiência com a gente e fico feliz em saber que essa batalha já foi vencida, continue firme sempre.
    Sobre a antologia, não conhecia, achei interessante e mais que tudo super importante pela mensagem de superação que passa. Ótima dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Ninguém sabe ao certo como essa doença começa, só sabemos que aos pouquinhos ela vai entrando em nosso corpo, da maneira mais literal possível e toma conta de nós. Eu tenho visto muitos comentários positivos a respeito desse livro e fico feliz que um tema como esse seja tratado de maneira correta;

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jenny.
    Eu ainda não conhecia o livro e gostei muito de conhecer a sua impressão sobre a leitura dele. Eu acho que deve ser uma leitura muito difícil e quero ler, eu gosto bastante de antologias e a gente fica conhecendo autores maravilhosos através de contos. Achei a capa perfeita para a proposta do livro.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas ficou claro que é uma leitura muito tocante. Apesar dos contos terem começos mais dolorosos, achei bom saber que eles deixaram claro que há uma luz no final e que é possível ter esperança. Acredito que livros que falem sobre a depressão sempre deveriam passar uma mensagem de esperança e de que é possível melhorar.
    Achei muito bonito da sua parte falar sobre a sua experiência e fico feliz que você tenha conseguido dar a volta por cima. Tenho pessoas próximas a mim que têm depressão e sei o quanto essa doença é sofrida, mas confio muito que meus amigos vão superar também.
    Adorei a resenha e vou anotar a dica para ler futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Também tenho depressão e acabei desenvolvendo ansiedade e não sei dizer ao certo como ela começou, foi um acumulado de coisas e no início achei que estava tudo bem: até que eu precisei pedir ajuda. O livro portanto pareceu muito interessante pra mim, fiquei interessada em fazer a leitura!

    ResponderExcluir
  9. Olá Jenny,
    Adorei saber que o livro mexeu tanto assim com você e, principalmente, conhecer um pouco de sua história. Eu sei o que é viver numa sensação de tristeza interminável, mas não acho que sofra desse mal.
    Fiquei muito contente por saber que esses autores colocaram tanto sentimento assim nesse livro e que os contos são fortes.
    Vou pesquisar no Kindle Unlimited, acho que vou adorar esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa... sabe quando você se depara com uma resenha que não esperava? Foi o meu caso agora.

    Primeiro de tudo, você é uma guerreira! Fiquei emocionada em ver a sua história de vida e a sua superação! Parabéns.

    Eu também sofro de depressão e isso é um problema tão sério e dolorido... E por conta disso, por recomendações médicas não posso ler nada sobre esse tema, não tenho dúvida de que esse livro seja lindo, mas infelizmente, não é pra mim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem Jenny?
    Confesso que não conhecia o livro e a autora, mas achei a capa muito sugestiva e interessante. Parabéns pela determinação em resenhar em meio aos problemas, gostei de conhecer a sua história. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Livro fantástico que com certeza ajuda e ajudará as pessoas com depressão, que sim, é uma doença e não é frescura, mas também ajuda as pessoas que não conhece como entender um pouco o mecanismo.
    Parabéns pela coragem de compartilhar a sua experiência conosco.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Nossa que legal você conseguir contar sua história, espero que você esteja cada dia melhor. Nunca tive ninguém perto com essa doença então realmente nem sei o que fazer no caso, gosto de ler histórias sobre para aprender. Sobre os livros eu gosto de ler contos, e realmente desconhecia o livro, achei interessante o tema para aprendizado.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo