13/01/2016

24 [ RESENHA ] A Traição de Natalie Hargrove



Titulo: A Traição de Natalie Hargrove
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera Record
Páginas: 239
Estrelas: 4/5
Natalie Hargrove quer apenas uma coisa: ser a princesa da escola Palmetto. Se comparada às outras beldades sulistas, ela é, de longe, a mais bonita e a mais merecedora. Pelo menos, é nisso que acredita. No entanto, seu namorado, Mike King, corre o risco de perder o título de príncipe para Justin Balmer, o maior inimigo de Nat. Determinada a não deixar isso acontecer, ela convence Mike a ajudá-la a pregar uma peça maldosa em Justin… só para dar-lhe uma lição. Mas eles não sabem que o plano esta prestes a dar muito, muito errado.





Olá Leitores,

A Traição de Natalie Hargrove é um jovem adulto contemporâneo - inspirado na tragédia "Macbeth", de William Shakespeare, ou seja, deve ser considerado uma trágica história adolescente adaptada para o século XXI. 

Embora leve praticamente ao pé da letra o clássico Shakespeariano, é um livro que me parece totalmente novo, pela falta de costume (a salvo Catherine e Heathcliff) em ler o ponto de vista egocêntrico e cruel da protagonista, a odiosa Natalie. Movida pelo desejo de ascender na elite de Palmetto e fazer parte definitivamente do lado "certo" da cidade, nem mesmo após uma brincadeira com final irreversível e mortal ela demonstra arrependimento ou uma guinada brusca em sua cobiça, ao contrário, ela está disposta a lutar para deixar o inconveniente para trás e seguir com sua glória ao lado de Mike King, o namorado perfeito em termos de amor (?), desejo e estética social. 


"E era isso. Até quando Mike tentava me consolar, era impossível deixar de citar a sempre presente hierarquia de criação de Charleston. O que precisaria ser feito para que os King achassem que eu merecia um lugar em sua corte?" Pag. 45


Natalie é uma protagonista completamente fútil, ambiciosa e traiçoeira. Usa a desculpa do seu passado triste e das condições financeiras pouco favoráveis para justificar seus atos para si mesma, porém como sabem temos várias mocinhas de filmes e livros com trajetórias que desmentem a razão de suas ações, é difícil se acostumar ou ter qualquer apreço por ela, mesmo ao conhecê-la melhor. 

Ao entender que a coroa de Príncipe, da qual não deveria haver dúvida pertencer a Mike, está ameaçada, a futura e incontestável Princesa do colégio se vê obrigada a tomar as medidas necessárias para garantir que seu reinado seja exatamente do jeito que ela sonhou. Justin Balmer, o concorrente canastrão, que se cuide.


" -Como eu disse antes - Justin praticamente sussurra -, houve uma mudança de planos.Então ele se recosta em seu assento e fecha os olhos bem devagar." Pág 89

Confesso que me interessei pelo livro após assistir ao Book Haul do Henri B. Neto, como eu ele também não suporta a enfadonha Luce e cia da série de sucesso Fallen (nada contra os fãs da série, please!), então foi um presente e incentivo a não desistir dessa autora, conhecer seu primeiro livro A Traição de Natalie Hargrove, Lauren Kate mostrou que sabe criar um enredo de pessoas dignas de pouca pena, mas que pelo mal nos conquistam um espaço para pensar e pesar ao longo de suas rápidas 239 páginas. 

Apesar de estranhar a leitura, fiquei extasiada com a falta de "te amo além da vida" ou "sou completa apenas com você ao meu lado, amor meu", até mesmo os romances são questionáveis, uma rusga podre pronta para embolorar tudo. 





Me fez pensar ao longo, mas principalmente no epílogo, que tudo podia ser tão diferente e mágico, porque Natalie, meu bem, nem tudo pode ser exatamente do jeito que queremos e exatamente isso pode nos fazer muito melhor. 

"O sinal tocou. Tracy apagou o incenso e deu de ombros.- Realmente não posso dizer mais nada. A não ser isso: a vingança às vezes está mais próxima do que você pensa e a queda nunca fica muito atrás." Pág. 159 


"Olhei para trás e pude ouvir o diretor Glass gaguejando, nervoso:
- Fiquem todos calmos, por favor.
E então minha coroa parou de rolar bem no meio do palco." Pág. 208

A quarta estrela da minha nota, vale ressaltar, é minha dedicatória ao epílogo, principalmente ao último parágrafo que li e reli algumas vezes. Sério, foi atordoante.

Interessados em ler uma história de anti-heróis, onde aparência é tudo? A Traição de Natalie Hargrove é para você que quer passar um tempo longe dos puritanos e fora da nuvem de algodão doce do amor. 


24 comentários via Blogger
comentários via Facebook

24 comentários:

  1. Nunca li nada a autora, antes tinha vontade de ler Fallen, mas hoje passou total haha. Esse livro, no entanto, parece ser bem legal! Acho que nunca li nada sobre uma personagens principal assim e, como você, também estranharia, rs. Espero ler algum dia esse livro ☺ Flores no Outono - Meu novo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aléxia, eu li Fallen e só, não dei sequência a série. Fui convencida a ler esse livro graças ao Henry que disse o quanto o estilo da escritora estava melhor e superior, realmente me surpreendeu positivamente embora tenha estranhado um bocado, mas ser leitor é isso, se arriscar hahahaha

      Excluir
  2. Oi! Tudo bem?

    Não conhecia a obra... Mas fiquei curiosa por ser inspirada em algo de Shakespeare. Tenho certeza que ficaria com raiva da Natalie... Tenho um sério problema com isso, se o personagem me irrita, eu geralmente não curto a leitura. Mas, fiquei curiosa com sua resenha. Especialmente com esse epílogo atordoante.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,estou bem sim. E você?
      Foi gratificante pra mim vencer essa barreira e seguir em frente com a leitura, mesmo a protagonista sendo tão egoísta, espero que se dê a chance.

      Nem me fale desse Epílogo, achei ele perfeito! <3
      Beijo

      Excluir
  3. Oinnn...
    Muito amor este livro e todos da Lauren Kate!


    Beijinhosss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou dele, Lullys. É realmente muito bom!

      Excluir
  4. Oie,

    Da autora em tenho muito vontade de ler Teardrop, Fallen eu li até o segundo livro, o terceiro na minha opinião estava muito chato então abandonei a leitura, não conhecia esse livro e ele parece ser diferente dos livros que já tinha lançado. Ele me chamou atenção é sempre bom mudar as formulas que nos ganham com mocinhas e mocinhos perfeitos e imperfeitos que acabam se completando, gostei bastante do enredo, tenho certeza de que iria gostar bastante da leitura.

    Bjs
    Mayla
    http://lendocomamay.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayla,
      Nunca nem cheguei perto de Teardrop, você me lembrou que preciso dar uma olhada. Não entendi porque a autora mudou tanto de um enredo para outro,digo em relação a qualidade, ousadia e sarcasmo, mas enfim espero que leia e goste tanto quanto eu *_*

      Excluir
  5. Hum, pra um livro adolescente, até que ele me pareceu instigante em sua proposta. Eu não curti fallen rsrs espero que seja mesmo diferente dele... E pelo q VC Falou, eu odiaria essa protagonista...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey,
      A Natalie é terrível, Maria Valéria, e isso fez valer a pena na leitura, pois estamos muito acostumados com as mocinhas sempre puritanas e bondosas, então nos sentimos desafiados a ler até o fim.

      Excluir
  6. Quando eu comecei a ler não me interessei justamente porque odieeeeei Fallen. Não suportei os personagens e achei a história mais do mesmo. Acabei achando a escrita da autora chata. Essa poderia ser uma nova chance à autora. Quem sabe. Apesar dos pesares, as capas são sempre de cair o queixo!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo as capas, Samy!
      A traição... foi o primeiro livro da autora e depois ela mudou totalmente o modo de escrever e conquistou muitos fãs com Fallen. Pessoalmente, achei ela mais escritora com esse primeiro livro mesmo.

      Excluir
  7. Olá,
    conhecia outras obras da autora, mas essa não.
    Fiquei interessada pela premissa tratar de algo Shakespeare.
    Espero gostar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,
      Também espero que aproveite a leitura, se você gosta de acidez e sarcasmo, aposto que vai gostar :)

      Excluir
  8. Esse livros esta na minha lista de interesse, mas já li outras resenhas e até agora não consigo ter uma decisão leio ou não leio. Mas sua resenha me deixou um pouco mais curiosa, vou dar uma chance, vai que vira.
    odiariodoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que minha resenha tenha aumentado a pontuação do: leio!hahahaha
      E que você fique satisfeita com a decisão, claro.

      Excluir
  9. Olá Thaise, este livro entrou para minha listinha de livro para ler por ser bem diferente do habitual e uma personagem que de longe não foi criada para despertar nossa apatia *-* Espero poder lê-lo em breve. Ahh eu também não curti Fallen, na verdade nem consegui concluir o primeiro livro...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, o primeiro (Fallen) eu conclui e até me animei pelo segundo, mas a alta dose de açúcar me afastou totalmente do restante da história. A Traição... tem a vantagem de ser livro único, rápido e bem desenvolvido. Torcendo para você gostar e indicar a mais pessoas *_*

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Gosto bastante de releituras, mas acho que só leria esse livro depois de ter lido Macbeth, agora que sei que se trata de releitura.
    Bjs
    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angélica,
      Espero que não esqueça de ler Macbeth, e assim se gostar dar uma chance A Traição de Natalie :)

      Bjo

      Excluir
  11. Oiiie
    Muito legal sua resenha, já li Fallen da autora e não gostei nada da série e não tenho vontade de ler outros livros dela, mas que bom que curtiu a leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Catharina,
      Complicado quando pegamos birra de uma autora, não é? Mas, as vezes, é bom dar uma chance a uma história e escrita completamente diferente.
      Fico contente que tenha gostado da resenha :)

      Bjo

      Excluir
  12. Olá, tudo bem?
    Gostei da sua resenha. Bem escrita. Bom, eu só sabia do livro "Fallen" dessa autora e muitos me dizem que não é tão bom... Fico feliz que tenha gostado da leitura, mas acho que não é pra mim.
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, estou bem sim e você?
      A autora também escreveu Teardrop, mas eu mesma não li para opinar. A Traição tem uma narrativa simples e juvenil embora seja forte, quem sabe um dia venha a lhe interessar!?

      Bjo

      Excluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo