21/05/2017

5 [ RESENHA ] O Guia Completo das Plantas Medicinais

Título: O Guia Completo das Plantas Medicinais
Autora: David Hoffmann
Editora: Cultrix
Páginas: 415
Estrelas: 4/5
Livro: Cortesia da Editora

Neste guia abrangente e bem fundamentado, o médico herbalista David Hoffmann, oferece um tratamento natural e sem contraindicações para ajudar você a recuperar e manter a saúde e o bem-estar. Orientações claras e minuciosas mostram como diagnosticar e tratar com segurança uma ampla variedade de distúrbios – desde prisão de ventre, TPM e depressão, até rinite, diabetes e tensão nervosa – sem nenhum efeito colateral nocivo. Uma obra para você promover a sua saúde e bem-estar, com um dos tratamentos mais acessíveis e completos de que a natureza nos deu.



Sabe aquele livro que todo mundo tem ou deveria ter em casa? O Guia Completo das Plantas Medicinais é esse livro.
Esse livro veio como um presente, pois quando ele diz guia completo não está de brincadeira, tudo o que você procurar relacionado a plantas medicinais ele tem. 


"Prevenir é bem melhor do que precisar tratar uma doença instalada. Prevenir significa proporcionar bem-estar ao corpo, à mente e ao espírito."



O livro começa com um sumário, seguido pelo prefácio que fala um pouco sobre o objetivo do livro, fala também sobre o quão maravilhoso e seguro começar um tratamento por meio de algo natural diferente das substâncias químicas que estamos acostumados.

Na introdução o autor, médico herbalista que defende seus métodos, fala também que fazer o uso das ervas para tratar a saúde é participar do ciclo ecológico, o que faz todo sentido.
David também nos ensina a usar o livro, quando usar as ervas, fala sobre a dosagem principalmente respeitando a idade, duração do tratamento, preparos e etc... 

As primeiras 33 páginas vai falar mais sobre abordagem holística, onde o assunto se abrange em diversos subtítulos.

O livro está recheado, com dicas de curas por meio de plantas medicinais para sistema respiratório, sistema digestivo, sistema nervoso, sistema reprodutor, câncer, sistema urinário, entre muitos...

Também encontramos um capitulo dedicado a química das ervas que devo admitir não ser meu assunto preferido, não entendo praticamente nada sobre o assunto, mas o autor deixou tudo muito explicadinho, com tópicos muito bem organizado.

Como se tudo isso já não fosse suficiente ainda temos um capitulo explicando tudo sobre a colheita das ervas, secagem das ervas e raízes, como armazena-las, época de colheita acompanhando uma tabela muito esclarecedora, nessa tabela encontramos ervas de A a Z cada uma com seu tempo de colheita.

Por fim temos o capitulo mais legal de todos o capitulo HERBÁRIO onde há uma descrição de cada erva com seu nome cientifico e popular, partes que podemos usar, colheita, indicações, combinações, preparo e dosagem entre outros.

O livro é todo ilustrado e muito bem organizado, indico o livro para qualquer pessoa, acho que todo mundo deveria ter um livro assim em casa, o natural sempre é o mais saudável. O livro é tão bom que já emprestei para minha sogra que está fascinada com tantas informações.

5 comentários via Blogger
comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Bem legal o livro! Acho que sempre é válido conhecermos mais sobre os produtos naturais, as plantas, que podemos usar para prevenir ou remediar algo em nossa saúdo sem precisar "apelas" para remédios.

    ResponderExcluir
  2. Hey!

    Que livro maravilhoso, não conhecia. Sou amante da natureza e de tudo que ela nos trás, esse livro eu, com certeza, terei na minha coleção. Dica anotada!

    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Taty.
    Esse é um livro que eu gostaria de ter em casa! Venho de uma família bastante ligada à tradição de usar plantas no lugar dos remédios e gostaria de entender melhor sobre essa área.
    Acho que o capítulo que mais vou gostar é justamente o último.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Acho legal a utilização de ervas para muitas coisas, mas em algumas prefiro a dedicação ao remédio original mesmo, mas antigamente era só assim né. Também tinha interesse neste livro, mas deixei passar.

    Greice

    Blogando Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá que blog lindo, parabéns pelo trabalho desenvolvido por aqui, muito amor, o nome do livro já deixa a gente com a curiosidade em alta, creio ser muito valioso ter conhecimento sobre plantas que curam isso é muito importante nos dias de hoje com pessoas tão viciadas e medicamentos como eu por exemplo rsrsr, beijos!

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo