12/10/2016

32 [ Resenha ] A Noite dos Mortos Vivos

Título: A Noite dos Mortos Vivos
Autor: John Russo
Editora: DarkSide
Páginas: 320
Estrelas: 3/5

Se hoje os zumbis estão em alta é porque, em 1968, George Romero e John Russo se reuniram para escrever o roteiro de A noite dos mortos-vivos e mudar a história do cinema. O filme revolucionou o mito sobre as criaturas que voltavam do além: as superstições vodus das velhas produções B deram lugar à epidemia de fome canibal nas ruas norte-americanas. Criaturas similares já haviam aparecido antes nas telonas, mas foi em A noite dos mortos-vivos a primeira vez em que foram retratados como uma praga devoradora de carne humana. O próprio John Russo (que também atua no clássico de 1968 como um zumbi) adaptou a história do filme neste romance que a DarkSide traz para o Brasil. A Noite dos Mortos-Vivos inclui ainda uma surpresa para os leitores: o texto integral da sequência do clássico, que nunca chegou a ser filmada, chamada de A volta dos mortos-vivos (não vai confundir com a comédia trash de 1985, que também contou com Russo no time de roteiristas). Depois de 45 anos, finalmente é publicado no Brasil o romance do filme que marcou gerações.

Olá, leitores. Espero que estejam bem. Hoje vou resenhar um livro muito interessante. Vamos saber mais sobre ele, então?

O livro de que estou falando é A Noite dos Mortos Vivos, um romance escrito por John Russo e baseado no filme de George Romero.
Neste livro, nós somos apresentados à Bárbara e Johnny, dois irmãos que estão indo visitar o túmulo do pai. Enquanto estão no cemitério, eles acabam notando a estranha presença de uma criatura estranha e desesperada com roupas rasgadas e sujas. Eles tentam se defender, inclusive, Johnny tenta proteger a irmã, mas acaba sendo atacado pela criatura e, apesar do choque de ver seu irmão sendo atacado, Bárbara consegue fugir, indo parar em uma casa quase deserta, se não fosse pela presença de Ben. Não sabendo o que são aquelas criaturas, Ben informa Bárbara de que ataques como os que Johnny e Bárbara sofreram estão acontecendo por todos os lugares
"Os rostos dos agressores eram rostos de defuntos. A carne estava putrefata e gotejava pus em alguns pontos. Os olhos inchados projetavam-se para fora das órbitas profundas."
Ben é um cara que também está fugindo dessas criaturas, então Bárbara, muda e abalada, se junta a ele para lutar pela sobrevivência nessa casa. Eles dois tentam fazer o máximo que podem para não entrar em contato com as criaturas que rodeiam a casa, deixam as portas e janelas fechadas e seguradas com tábuas, móveis etc. Tudo para impedir que sejam devorados. Com o passar do tempo, eles ficam sem meios de comunicação, sem telefone, sem televisão e isolados. O perigo aumenta, mais pessoas se juntam a eles. Todos querem sobreviver. Porém, eles não sabem o que são essas criaturas estranhas, só sabem que elas devoram pessoas, ou seja, se alimentam de carne humana. O que isso lembra?
"Depois de um longo silêncio, Ben disse: "Eles sabem que estamos aqui agora. Não é mais nenhum segredo, se é que já foi alguma vez. E se não nos defendermos, eles vão nos matar."

Foi uma ótima experiência ler esse livro pela temática que ele nos apresenta: zumbis. Eu já tinha ouvido falar sobre o filme muito famoso, mas nunca parei pra assistir, então minha alternativa foi ler essa história baseada no filme. Não me arrependi. Não foi um dos melhores livros que eu li, mas ele não perdeu o mérito de ser um bom livro de terror. Ele não me assustou, mas muitas pessoas que eu conheço ficaram muito assustadas com a forma descrita das criaturas. O livro me deixou bem angustiada, para falar a verdade,  muitas cenas são muito bizarras e me peguei duvidando da possibilidade dos personagens conseguirem sobreviver, porque as coisas estão ruins, mas elas pioram muito mais com o decorrer da história.

O desenvolvimento dos personagens não é muito interessante. Eu fiquei muito irritada com o comportamento da Bárbara em diversos capítulos, mas o Ben foi um personagem que acrescentou muita graça à história. Não posso esquecer de lhes falar que o autor soube conduzir muito bem a história. Em minha concepção, a história não foi entediante, o suspense, gerado pela curiosidade de quem lê para saber o destino dos personagens, foi um grande fator positivo da obra.



A edição que eu li é da Darkside Books, uma edição super caprichada com imagens e um belo trabalho gráfico. Nesta edição, também vem o livro A Volta dos Mortos Vivos, que vai ter resenha em breve aqui no blog. Se você leu até aqui, espero que tenha gostado desta resenha. Se você já leu esse livro, comenta sobre o que você achou do livro. Se não leu ainda, espero ter lhe deixado pelo menos um pouquinho curioso. 

Beijos!
32 comentários via Blogger
comentários via Facebook

32 comentários:

  1. Olá
    Esse tipo de zumbi que me divertia. Impossível não lembrar da dublagem tosca dizendo "miolos" em filmes dos anos 80.
    E esse livro é um clássico heheh
    Boa resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Queria muito ler esse livro, o filme é um clássico. Pelos quotes as descrições me pareceram muito boas.
    Eu raramente tenho medo lendo terror, o que eu gosto no gênero é essa angustia de saber como eles vão escapar daquela situação, acho que vou me dar muito bem com esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele, leia! Aposto que cê vai gostar.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi!
    Adoro livros de zumbis mas vergonhosamente nunca li esse ou sequer assisti ao filme, apesar de ser um clássico e percursor do gênero. Fiquei muito animada com seus elogios à obra e contente em saber que apesar de ser um livro de terror ele não te deixou assustada.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Larissa, você precisa conhecer! É muito legal mesmo.
      Obrigada!
      Beijos <3

      Excluir
  4. kkk Eu já estava confundindo com a comédia trash. Nem sabia da existência desse livro e já quero muito. Primeiro porque ´sou um apaixonado pelo gênero e segundo, sendo da darkside é especial. Adorei a resenha e a dica.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, não vai se arrepender. Darkside sempre com edições lindas <3

      Excluir
  5. Oi Amanda, a darkside e seus livros lindos de novo, pena que esse é de terror. Se eu ler algo com zumbis e pessoas sendo atacadas passo meses imaginando coisas. Sim sou muito medrosa e por ser muito medrosa vou deixar a dica passar. Porém fico feliz de saber que sua experiencia com o livro foi boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por passar por aqui e ler a resenha do mesmo jeito! <3

      Excluir
  6. Oiii Amanda, tudo bem?
    Menina eu fiquei apaixonada por essa sua resenha e fico triste em saber que a avaliação ficou no mediano, mesmo assim eu adoraria ter a oportunidade de ler essa obra, a edição aprece estar um arraso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgana! Tente ler, é bem legal pra conhecer o gênero.
      Beijos!

      Excluir
  7. Olá,
    Terror, prefiro nos filmes. Assisti "A noite dos mortos vivos" e outros filmes com zumbis. Ler, ainda não li nenhuma obra do gênero. Gostei das suas considerações.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por passar por aqui, eu ainda assistirei o filme, deve ser legal também!
      Beijos <3

      Excluir
  8. Olá! A edição da DarkSide sempre dá show! Eu assisti ao filme e gostei bastante. Então, com certeza iria gostar do livro, parabéns pela resenha, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia quando tiver oportunidade, Suzana. Cê vai gostar!
      Beijos <3

      Excluir
  9. Olá!

    Apesar da forma com que vc apresentou o livro, de ser um livro que muita gente ama e outros querem ler, ainda assim, fujo dele. rs

    Tenho sérios problemas com zumbis, não gosto, não consigo ler, me causam asco, não sei, não dá é eu com certeza não sobreviveria a um apocalipse zumbi. Kkkk

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, Ana. Obrigada por passar por aqui mesmo assim, hahah. <3

      Excluir
  10. Oii,

    Acredita que abandonei esse livro? Mas pretendo ler em breve, e me sinto preparada para isso. Os dois contos são muito bacanas, e estou ansiosa para dar uma nova chance a leitura.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá chance sim, cê pode gostar! Beijos <3

      Excluir
  11. Oii Amanda, tudo bem? Gostei muito da sua resenha e conhecer melhor esse livro. Eu não me interesso muito por zumbis, mas acho que daria uma chance a essa leitura sim, futuramente. Vou aguardar a resenha do segundo livro.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabrielly! Dá uma chance, acho que pode gostar. Obrigada por passar por aqui e pelos elogios, beijinhos <3

      Excluir
  12. Oii
    olha adoro TWD mas estranhamente é o único trabalho de zumbi que vejo talvez porque tem mais gore que terror em si. Eu não sei se leria esse livro, talvez pra fazer um paralelo entre TWD e algo mais clássico. Quem sabe?

    Talita - Viciados Em Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, lê o livro que cê vai gostar, não é tão gore, mas vale a pena. <3

      Excluir
  13. Olá!
    Esse filme é quase um clássico rsrs Adoro zumbis e estou morrendo de vontade de conferir a obra, apesar de poder ser considerada um pouco trash. Mas vou aguardar a resenha do próximo e quem sabe eu não faço uma maratona?
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Carolina! Tomara que você goste. Obrigada por passar por aqui, de qualquer forma. <3

      Excluir
  14. Eu com certeza me juntaria às pessoas que se sentiram assustadas... Mas muito pior que isso é o nojo que eu tenho de zumbis, esse primeiro quote já deu uma embrulhada no meu estômago, ou seja, péssima ideia ler. Realmente não é para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, realmente eles são bem nojentos hahaha
      Obrigada por passar por aqui. Beijinhos. <3

      Excluir
  15. As edições da Darkside são uns arraso mas gente zumbis não é pra mim. Achei esse livro bem hard pro meu nível de leituras hahaha Essa dica eu passo haha
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, tudo bem, Carol! Obrigada por passar por aqui. Beijos. <3

      Excluir
  16. Olá! DarkSide sempre agradando os leitores, como não amar rs. Esse livro está na minha lista de desejados, pra você ter uma ideia tenho duas listas uma com diversos livros e uma outra com livros da DarkSide. Quero muito ler esse livro, me amarrei no filme rs (to ficando velho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah, leia sim! E entendo que tenha uma lista pros livros da Darkside, eles são lindos e a qualidade do conteúdo também é demais!

      Excluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo