07/05/2018

18 [ RESENHA ] Ninfeias Negras

Título: Ninfeias Negras
Autor: Michl Bussi
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Estrelas: 4,5/5
Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que multidões de turistas todos os anos. Afinal Claude Monet, um dos maiores nomes do impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias do laguinho. É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira visita. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem, para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte.

Assim que olhei o título e a capa de Ninfeias Negras me apaixonei e quis o livro a todo custo. De fato a narrativa é muito envolvente e guarda segredos, reviravoltas e revelações que te prendem ao livro. São três protagonistas: Fanette Morelle é uma garota de 11 anos que adora pintura e chamava a atenção de todos os colegas pela sua vivacidade; Stéphani Dupain está na faixa dos 30 anos e é professora do primário. Apesar de ser casada ainda sonha em viver uma paixão como em seus livros e verá isso prestes a acontecer. E por último temos uma senhora de 80 anos que é a narradora dessa intrigante trama e que não recebe um nome. Elas parecem ser bastante diferentes, a não ser o fato que de que todas moram em Giverny e estão, de alguma forma, ligadas ao assassinato do médico Jerôme Morval.

Resultado de imagem para ninfeia negras livro

A pequena cidade de Giverny atrai muitos turistas pela sua exuberância e por ter sido moradia de Monet, mas passa a ser o centro de uma investigação policial da estranha morte do médico que levava junto a ele um cartão de aniversário de 11 anos com os dizeres " O crime de sonhar eu consinto que seja instaurado". Nada nesse assassinato parece fazer sentido para o investigador que assume o caso Laurenc Serénac e seu assistente Sylvio. As histórias das protagonistas parecem correr sem nenhuma ligação, mas toda informação passada através delas pode ser uma chave para resolver o mistério. Mas se você pensa que a morte de Jerôme é o único mistério da narrativa está muito enganado.

"Num vilarejo viviam três mulheres. A primeira era má; a segunda, mentirosa; e a terceira egoísta."

O que todas as protagonistas tinham em comum era o fato de querer deixar a bela Giverny para trás. Apesar da cidade ser atrativa para muitos representavam uma prisão para elas. Fanette, a mais nova, sonha em ser pintora e vê sua chance de ganhar o mundo com um concurso da escola organizado por uma grande instituição. Para isso ela conta com ajuda de um velho mendigo, na verdade, um grande pintor americano, que transmite seu conhecimento para a jovem; e também com seu melhor amigo Pedro. Mas nem todos estão contentes com essa oportunidade da jovem, incluindo a mãe e seus outros colegas. Stephanie vive conformada e é mulher de Jacques. Entretanto a chegada de Laurenc mexe com sua cabeça e com seu casamento, pois além do interesse romântico ele acredita que o marido dela é o verdadeiro culpado do crime. Enquanto isso a velha que mor em um antigo moinho observa tudo com seu cachorro e está apenas esperando a hora de agir. O que será que ela sabe?

A trama é incrivelmente bem construída. Cada detalhe é importante para composição da história, sem falar que o assassinato de Jerôme é só o primeiro mistério desse livro. Há tantas perguntas a serem feitas e ficamos conjecturando possíveis respostas, mas dificilmente alguma será capaz de lhe dar o quadro completo. Não posso falar muito das técnicas usadas pelo autor, mas, para ser sincera, o caso do médico nem é o mais interessante a história visto que há tantas outras coisas importantes acontecendo. Paralelamente ainda vemos uma segunda história acontecendo em que um aposentado se envolve na busca de respostas para o desaparecimento de um garoto ligando todos os tempos e pontos da narrativa.

"As minhas Ninféias. Negras. [...]As flores do luto.As mais tristes que alguém já pintou."

As personagens são bem consistentes. Acho que todas foram trabalhadas muito bem pelo autor, apesar de nenhuma ter conseguido o título de favorita. O único que me irritou um pouco foi o Serenac que baseava toda a sua investigação pela sua "intuição" e arrumava diversas desculpas para culpar o marido de Stephanie sem provas concretas. Outra ponto do livro que não gostei tanto é que eles contextualizavam demais no quesito arte e exploraram demais a vida de Monet. Tudo bem, eu entendi, é a cidade dele afinal, mas achei bem exagerado o destaque para algo que pareceu deixar o livro mais prolixo e desfocava do enredo principal. Esse é um ponto bem relativo, já que muitas pessoas podem gostar e achar que agrega valor a obra, o que também penso, mas não em demasia.

Por fim eu simplesmente digo, leiam! Esse romance policial vale muito a pena. O autor brinca e "manipula" o leitor de uma forma brilhante. A forma como cada coisa se liga é incrível. Talvez eu tenha deixado passar algumas coisas por uma ressaca literária, mas dificilmente acredito que o livro NÃO irá te surpreender. Portanto aproveitem essa brilhante narrativa de Michel Bussi que ganhou não apenas 1, mas 5 prêmios de literatura francesa. O cara não está para brincadeira.


18 comentários via Blogger
comentários via Facebook

18 comentários:

  1. Oi Thais. Gostei bastante de sua resenha e fiquei interessada em desvendar todo esse mistério. Apesar de suas 4 estrelas e os pontos baixos, continuo querendo ler. Beijos

    Nara Dias Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Vi esse livro em um canal, foi uma indicação e na época já fiquei qurendo ler,pois do autor tenho O Vôo da Libélula, e gostei da escrita.
    Apesar dos pontos que você não gostou, como disse pode ser bom para outros leitores, e como amooooo uma investigação, esse livro já vai subir na minha lista.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais, eu já tinha visto este livro mas não fazia ideia que se tratava de um romance policial. Gostei do fato das diferenças de idade das protagonistas, é bem difícil vermos algum destaque para alguém de 80 anos. Adoro quando tem um mistério e muitas reviravoltas, já entrou para os desejados.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu ainda lembro da sensação ao chegar ao final desse livro.
    Me senti arrepiada. É uma leitura que gostei bastante de fazer, apesar de achar que o autor enrolou muito para entregar o mistério.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas saber que a narrativa trás seus segredos e reviravoltas é bom, agora saber que o marido pode ser um criminoso é de tirar o sossego de qualquer um. O que mais me agrada é saber que o livro nos possibilita conjecturar perguntas, eu nunca acerto, mas gosto de ficar viajando, então é recomendação anotada.

    ABraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2018/05/livro-novo.html

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu simplesmente amo romance policial e Ninfeias negras já está na minha lista há um bom tempo principalmente por ter um enredo bem construído e bons suspenses.
    A leitura deve deixar a gente bem ligado é só paramos até que todos os segredos estejam revelados.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro e gostei muito dele, principalmente pelo final ter sido tão inesperado, fiquei realmente muito surpresa. Só que o comecinho do livro foi bem cansativo para mim. Eu gostei de conferir a sua opinião sobre a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Concordo que a trama é incrivelmente bem construída. Algo bem diferente e inovador, com um final que de jeito nenhum passou pela minha cabeça. Mas mesmo assim não gostei tanto do livro, pelo menos não tanto quanto todas as outras pessoas que vi lendo, apesar de ainda não ter entendido bem o motivo.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Gostei muito de ler sua resenha sobre esse livro, fiquei realmente interessada na trama e no mistério que rodeia as personagens! Amei a dica e já esta anotada!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  11. Oi Thais, tudo bem?
    Conheço o livro e essa é a primeira resenha dele que leio. Se já tinha me interessado antes, depois de ler sua resenha não tenho duvidas que vou gostar! Adorei sua resenha e dica anotada!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Confesso que se não fosse pela sua resenha, nem capa e nem Sinopse teriam me chamado atenção. Mas, mesmo com alguns pontos fracos que destacou que me deixaram desanimada, como o fato de focarem tanto em Monet, eu fiquei bem curiosa quanto ao livro. Anotando a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu li esse livro há algum tempo e o autor realmente brinca com a gente, quando descobri o desfecho do caso, fiquei de boca aberta. Bom saber que você também curtiu a leitura.

    ResponderExcluir
  14. Olá Thais,
    Logo que esse livro foi lançado, senti vontade de fazer essa leitura, mas lembrei da minha experiência com outro livro do autor e perdi a vontade, pois acho sua escrita previsível. Entretanto, tenho que confessar que você apresentou algumas coisas bem legais em sua resenha que me deixaram curiosas para fazer essa leitura. Eu gostei muito de saber que os personagens e trama são bem construídas e fiquei intrigada para conhecer melhor o que essas personagens têm em comum.
    Vou anotar a dica.
    Beijos,
    https://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Lembro que quando esse livro foi lançado, muita gente falou bem dele, e acho que até hoje as pessoas falam bem heheh Confesso que por ser de um gênero em que possuo dificuldade de ler, não seja algo que me agrade no momento. Mas, com certeza anotarei a dica apara amigos que gostam. Pela sua resenha posso ver que foi uma leitura que você curtiu! Ótimas palavras!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Thais,
    Esse livro me passou despercebido, não sabia dele. Sempre estou atrás de novos mistérios para desvendar e você me deixou bem curiosa ao elogiar a obra do autor. Também não gosto muito de descrições que fujam ao enredo, mas nesse caso acho que não irá atrapalhar. Vou colocar na minha lista. Gostei muito da sua resenha.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/2

    ResponderExcluir
  17. Primeiramente, que capa maravilhosa eu amei.
    Menina este livro me pareceu muito bom, não tenho costume de ler livros com esta temática mas este entrou para minha lista de leitura.

    www.paginasamais.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Esse livro está na minha lista de comprinhas já tem um tempinho, e quero muito poder conferir esse romance policial, pois adoro o gênero e esses mistérios me deixam super empolgadas. Espero poder conferir muito em breve, pois já passou da hora!

    beijos!

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo