03/05/2018

23 [ RESENHA ] Eternidade?

Título: Eternidade? - O Protetorado da Sombrinha #5
Autora: Gail Carriger
Editora:Valentina

Páginas: 334
Estrelas: 5/5
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Alexia Tarabotti, Lady Maccon, finalmente encontrou a felicidade doméstica. Desnecessário dizer que, em se tratando dela, essa felicidade inclui algumas imposições, como integrar lobisomens à alta sociedade londrina, morar no terceiro melhor closet de um vampiro e lidar com uma garotinha precoce que tende a se transformar em sobrenatural com ou sem o consentimento dos pais. Mas essa existência paradisíaca só dura até Lady Maccon receber uma convocação que não pode ser ignorada. Com o marido, a filha e uma companhia de teatro a reboque, a preternatural embarca em um navio a vapor para atravessar o Mediterrâneo rumo ao Egito. Só que ali há mistérios que surpreendem até mesmo nossa indomável heroína. O que será que a rainha vampiro da Colmeia de Alexandria realmente quer dela? Por que a Peste Antidivindade começou a se expandir de repente? E como Ivy conseguiu se tornar a atriz mais popular do império britânico, da noite para o dia?


Essa resenha é um misto de animação e tristeza. Eternidade? É o quinto e último livro da série O Protetorado da Sombrinha. Eu acompanho desde o primeiro livro e esperei ansiosamente o lançamento de cada um deles. E essa última história confirmou a presença da série na minha lista de preferidos.

Você que nunca leu o primeiro e não quer saber spoilers, não entre em pânico! Vou resumir rapidamente a série e quando começar a falar especificamente sobre o último livro, vou dar um aviso.

Resultado de imagem para livro  o protetorado da sombrinha

A série é steampunk, que na definição do Wikipédia diz “Trata-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na história real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época”. E é um romance que se passa na época vitoriana e contém vampiros, lobisomens, fantasmas, múmias e sem almas. Pera, sem almas? Aí que entra nossa principal.

A história gira em torno de Alexia Tarabotti, uma sem alma. O que significa isso? Ela é uma pessoa sem alma e por causa disso ao tocar algum ser sobrenatural, ela tira o poder durante o toque (somente durante o toque) e torna o ser em humano novamente, é chamada de preternatural. Por conta dessa capacidade ela entra em várias confusões, porque muitos temem essa habilidade. Se ser uma preternatural não bastasse, nossa personagem tem uma personalidade forte, é bem espirituosa, solteirona (isso que logo se resolve), filha de italiano, uma aparência que não é padrão londrino, bem curiosa e um dom de se meter onde não foi chamada.

Outro personagem de destaque é Lorde Maccon um lobisomem alfa que comanda a DAS, uma parte do governo que controla os seres sobrenaturais. E é um personagem engraçado, com um coração bom e mesmo com toda a banca de alfa, sabe ser carinhoso. 

E você que ainda não leu, melhor parar por aqui!
Imagem relacionada
“A sombrinha era um pouco espalhafatosa demais para o seu gosto, mas o tom preto e branco harmonioso lhe dava um ar refinado, e todos os enfeites adicionais disfarçariam melhor os segredos ali contidos”

Esse último livro já começa mostrando a filha do nosso querido casal. Prudence, uma criança de dois anos, puxou a mãe e ao tocar os seres sobrenaturais ela rouba os poderes da pessoa e a deixa como humana até o sol nascer ou ser tocada pela mãe. Alexia tem o poder a anular o dom da filha. E nesse início acompanhamos a relação amorosa deles com a criança e também de Lorde Akeldama, que é pai adotivo da criança, além da aversão da criança por água. 

Nossa querida personagem que estava um tempo sem encontrar confusão recebe uma intimação de uma rainha da colmeia do Egito, que quer conhecer a pequena mestiça. Quando nossos alfas começam a criar possíveis teorias para isso, o beta da neta de Lorde Maccon é assassinado ao tentar contar sobre a Peste Antidivindade. Alexia parte com o marido e a filha para o Egito e como sua presença sempre é notada, ela leva sua amiga Ivy e outros atores como disfarce. O resto da alcateia fica em Londres para investigar a morte do beta. Com esse inicial a história se desenrola com muitas confusões, joaninhas, maquinas a vapor e sombrinhas!

“A preternatural nem se deu ao trabalho de perguntar como ele descobrira seu nome secreto. Limitou-se a olhar para ele diretamente, sem rodeios, como sempre:
-Novos tempos, Varinha Dourada.”

Na história temos destaque de Biffy, ainda não totalmente à vontade com sua nova condição, e é peça importante nessa trama. E confesso que fiquei com muita vontade de ler um livro somente dele, a autora deixou em aberto muitas coisas sobre o personagem. Lyall tem um foco diferente dessa vez, mostra um lado mais frágil. Além da pequena Prudence, que coloca fofura na história com sua rebeldia e inteligência. Ivy sempre adicionando comédia à história recebeu, ao meu ver, uma maior importância nesse livro em comparação aos outros. Uma parte mais para o final, encarei um lado de Alexia que não esperava e me fez simpatizar ainda mais com a personagem. 

-------FIM DE SPOILER-------
 (Pode ler as considerações finais sem medo!)

A escrita é maravilhosamente boa como nos anteriores. A leitura flui de forma leve e rápida. Os objetos e situações com o maior detalhamento possível. Todos os mistérios se resolvem, como nos outros livros, bem próximo ao fim. Quem acompanha a série não vai notar nada diferente do que já foi apresentado durante a série. A sensação que eu tive ao terminar o livro foi um gostinho de quero mais. Confesso que não estava preparada para um fim. Com o coração já com saudades, termino essa resenha indicando para todos essa série! 


23 comentários via Blogger
comentários via Facebook

23 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Eu nunca havia escutado falar sobre esse livro, lendo a sua resenha percebi que ele possui uma sinopse diferente dos livros que eu costumo ler, mesmo tendo parado no Alerta de Spoiler, acredito que vou gostar dele. Fiquei ainda mais curiosa com a leitura depois de ver a nota que você deu para ele.

    Beijos e abraços
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo e você? Infelizmente essa série não é tão conhecida. O livro foi o primeiro que li nesse estilo steampunk. Dê uma chance ao livro, realmente vale a pena.
      Beijos

      Excluir
  2. Oiii Pamela

    Só vejo elogios sobre essa série e tenho curiosidade em ler steampunk, o gênero é bem diferente e interessante, original. Além disso esses mistérios que a saga traz parecem ser muito bons e os personagens bem divertidos, carismáticos. Quero conhecer lady Alexia em breve.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Foi o primeiro livro que li do gênero e adorei! Os personagens são incríveis e engraçados. Espero que goste.

      Beijos

      Excluir
  3. Olá!
    Ahh que delícia saber que a leitura continuo gostosa e fluida. Li até Metamorfose e pretendo finalizar esse mês de maio. Alexia é uma personagem completa, mas os personagens secundários são tão interessantes que fica difícil escolher o melhor.
    Mal posso esperar pra concluir.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Para mim a série foi bem constante e agradável. Alexia é uma das melhores personagens que já li. Espero que a continuação da leitura seja para você tão boa quanto foi para mim.
      Beijos

      Excluir
  4. Eu namoro essa série tem um tempão, a vontade de ler ela só aumenta a cada resenha mas preciso confessar, como essa ultima capa é estranha! A ilustração parece fugir do padrão, sei la, uma pena. No mais, esse é um gênero que não li mas já sinto que vou amar, que bom que a série termina fechadinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você não é a primeira que eu vejo reclamando da capa, mas confesso que não vi diferença. A minha capa preferida é Inocência? Tomara que goste, é uma série ótima.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitos elogios para essa série, mas confesso que tenho uma certa relutância em ler. A premissa, apesar de original, não me atraiu muito, especialmente por envolver vampiros e lobisomens.
    De qualquer acho, acho muito legal quando chega no último livro e a série se encerra mantendo a qualidade dos livros anteriores. Mesmo que tenha te deixado com um gostinho de quero mais, deu para perceber que esta foi uma boa leitura.
    Ainda não pretendo ler a série, mas quem sabe um dia mude de ideia né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo e você?
      Como eu adoro histórias com seres sobrenaturais, sou suspeita para falar. Mas tem momentos que você esquece que os personagens são vampiros e lobisomens.
      A leitura foi maravilhosa para mim, espero que um dia dê uma chance para série.
      Beijos

      Excluir
  6. Olá Pamela,
    Já comprei o primeiro livro dessa série e estou bem ansiosa para fazer essa leitura, pois ele tem uma premissa muito interessante. Eu entendo esse seu sentimento de alegria e tristeza em relação ao último livro da série e gostei de você ter resumido as outras obras, pois isso nos dá uma ideia do que esperar ao ler. Vou tentar comprar os outros livros para ler de uma vez só :)
    Beijos,
    https://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Foram anos acompanhando a história e ela vai fazer falta. Melhor coisa é ler todos de uma só, eu sofri na espera dos lançamentos.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Já havia visto e ouvido falar sobre esse livro, mas não sabia que era uma série. É bom estar terminada, mas, ao mesmo tempo, não é tão bom, né? Gostei muito da premissa da história, apesar de ser um pouco non sense demais do que costumo ler. Mas a dica tá anotadíssima!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bateu uma tristeza por ela estar finalizada, mas pelo menos terminou bem! Mantenha o livro na sua lista, as vezes é bom sair da zona de conforto da leitura.

      Beijos

      Excluir
  8. Eu comecei a acompanhar essa série e estou lendo agora o segundo volume. Gostei de ver a sua opinião sobre Eternidade? e não vejo a hora de ter essa coleção completa. Estou amando demais as aventuras da Alexia e tenho certeza que a série vai ser uma das minhas preferidas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz em saber que está gostando do livro. É uma série muito amor! Desejo uma boa leitura!

      Excluir
  9. Olá,

    A editora faz um marketing muito bom sobre esse livro e desde o começo desejo ler essa série, porém é aquela velha história de não ter tempo pra ler tudo o que se deseja, infelizmente. Acredito que irei gostar bastante dessa série, gosto de livros diferenciados e sobrenaturais.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu nem reparei no marketing porque acompanho a série e não precisei, mas fico feliz em saber disso. Acho que a série merece mais destaque do que tem. Entendo a lista de desejados ser maior que o tempo, mas torço para que dê uma chance

      Beijos

      Excluir
  10. Olá,
    Parece mesmo ser uma série sensacional. Ainda não li nada desse gênero steampunk, isso deve trazer um bom sentimento de ler algo antigo com suas tecnologias futuristas. Sou bem tentado a começar essa série. Espero ter a oportunidade de ler e me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Essa série foi minha estreia no gênero e adorei. Espero que consiga dar uma oportunidade ao livro

      Beijos

      Excluir
  11. eu fico numa bad danada quando acabo uma série que gosto, fico adiando as leituras ao máximo pra não ter que me despedir haahhaha
    mas essa série em particular não me atraiu, apesar de steampunk ser algo que me deixa curiosa...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Essa não consegui adiar porque estava realmente curiosa para ler. Uma pena que essa série não te atraiu, mas entendo!
      Beijos

      Excluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo