09/03/2018

1 [ RESENHA ] Garota em Pedaços


Titulo: Garota em Pedaços
Autora: Kathleen Glasgow
Editora: Outro Planeta
Paginas: 380
Estrelas: 5/5
Quando o plano de saúde da sua mãe suspende seu tratamento numa clínica psiquiátrica – para onde foi após se cortar até quase ficar sem vida-, Charlotte Davis troca a gelada Minneapolis pela ensolarada Tucson, Arizona (EUA), na tentativa de superar seus medos e suas decepções. Cansada de se alimentar do sofrimento, a jovem decide viver e não mais sobreviver. Para fugir do círculo vicioso da dor, ela usa seus talentos em desenho e embarca no mundo das artes. Esse é o caminho que ela traça em busca da cura para as feridas deixadas por suas perdas e os cortes profundos que imprimiu em seu corpo.

Esse foi o tipo de livro que acabei e corri para fazer a resenha porque são tantos sentimentos e ideias que na verdade nem sei como expressar. Esse não é um livro leve, é pesado e doloroso, mas que é importante e definitivamente vale a pena.

A narrativa se inicia quando a protagonista, Charlie, já está em uma clínica psiquiátrica para garotas. Ela passa a maior parte do tempo calada com sua mudez seletiva sendo apelidada de Sue Silenciosa. Charlie sofre de automutilação e de Transtorno do Controle Impulsivo, algo que eu nem sabia existir até a leitura. Ela convive com outras meninas que passaram por grandes problemas, mas talvez não tanto quando Charlotte. O início do livro é meio confuso.

A autora mistura os sentimentos e pensamentos da protagonista e os acontecimentos que a levaram até ali de uma forma irregular. Pode até parecer que ela está jogando informações aleatórias para os leitores, mas não, tudo é importante para entender como Charlie foi parar naquela instituição. Naquele lugar ela tinha tudo que precisava um lugar aquecido para dormir e comida. Diferente de muitas outras, estar naquela clínica era uma espécie de presente para Charlie que infelizmente teve que abrir mão.

"Eu me corto porque não consigo lidar com as coisas. Simples assim. O mundo se torna um oceano, o oceano cai em cima de mim, o som da água é ensurdecedor, a água afoga meu coração, meu pânico fica do tamanho do mundo. Preciso de libertação, preciso me machucar mais do que o mundo pode me machucar."

Devido a problemas no pagamento Charlie recebe alta da clínica e deve morar com a mãe, mas a relação delas é bastante tumultuada e a própria progenitora manda a filha para o deserto do Arizona para ficar com um amigo. Tudo isso logo depois da garota quase morrer. É difícil julgar as personagens desse livro, mas com uma mãe relapsa e abusiva realmente é complicado. Logo que chega na nova cidade a garota fica sozinha a espera de seu amigo Mikey voltar de viagem e logo arranja um emprego de lavadora de pratos em uma cafeteria. Ali ela conhece diversos personagens que são muito importantes para o percurso da nossa protagonista, inclusive Riley, um ex-cantor de uma banda semi-famosa com quem acaba se envolvendo.

A autora do livro tem uma escrita muito peculiar. Como eu disse, não existe uma linearidade ou aviso de “flashbacks” na história. Eles apenas acontecem, mas são importantes para entender Charlie. Através dele sabemos da morte de seu pai, do bullying que sofria na escola, do relacionamento abusivo com a mãe e como a chegada de Ellis, melhor amiga de Charlie, a levou por um caminho em que finalmente se salvava da solidão, mas que resultou em um desastre para ambas. A vida de Charlie não foi fácil, além de tudo já dito, ela acaba tendo que viver na rua onde vivia maltratada e com medo.


Não há como não ter compaixão e empatia com Charlotte. Ela é só uma garota de 17 anos que já viveu um inferno na terra e tenta construir uma vida com os cacos restantes de sua alma. O único refúgio dela encontra-se no carvão e papel em que pode se expressar e se encontrar. A arte é verdadeiramente um bote de salvação em diversos momentos. Além disso acho que em algum momento você também vai se identificar com os questionamentos e demônios que ela enfrenta. No meio do caminho há Mikey, o amigo por qual ela era apaixonada, mas que droga de amigo. Ela mal chega na cidade e ele vai viajar meses com a banda deixando Charlie sozinha em uma nova cidade. Assim ela acaba em um quartinho que é a única coisa que pode pagar.

No meio dessa nova vida ela encontra em Riley alguém que pode ser capaz de amá-la, mas que é tão ou mais ferrado que ela. Não tem outra palavra. Riley é um ex-astro do rock que destruiu sua vida com o vício e que arrasta nossa protagonista com ele na medida em que a história avança. Além deles temos Blue, uma ex-interna da clínica que pode parecer má a primeira vista, mas é muito importante no processo de recuperação de Charlie. Temos também Linus e Tanner colegas de trabalho que ajudam Charlotte em um momento difícil.

Os personagens são muito bem construídos, mas é realmente em Charlie que está toda a emoção e sentimento do livro. Como disse a escrita da autora é bem peculiar, diferente, mas que funcionou muito bem com a história. Não preciso dizer o quão importante é trazer a temática central no cutting, mas ela vai além e trata de abusos, vícios e da perturbada e infernal que pode ser a mente do ser humano. Ela não trata os temas com tanta delicadeza, mas de forma bruta e visceral que torna tudo mais real e pesado, ao mesmo tempo em que incita a leitura.

“A vida de uma garota é a pior vida do mundo. A vida de uma garota é: você nasce, sangra e queima.”

Garota em Pedaços é difícil, mas necessário. É o retrato de uma jovem que passou por todo mal possível, mas ainda assim sobrevive. Charlie tenta reconstruir sua vida e é testada pelos seus demônios a todo momento. A jornada dela não é fácil, não é uma história bonita de superação, mas verdadeira e real de como é difícil viver. Ela mostra que nós sempre carregamos cicatrizes do passado, não podemos mudar o que foi feito, mas que nem tudo está perdido. Por mais impossível que seja com a ajuda necessária e força você ainda pode construir algo novo e "angelical para caralho".
1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário:

  1. Oi Thais,

    Ontem vi esse livro no Kindle Unlimited e baixei sem expectativas com a leitura,porém ao ler sua resenha e os quotes selecionados decidi colocá-lo na frente, parece ser exatamente o que eu preciso.

    Bjs

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo