09/01/2018

24 [ RESENHA ] O Livro do Cemitério

Título: O Livro do Cemitério #1
Autora: Neil Gaiman
Editora: Rocco Jovens leitores
Páginas: 188
Estrelas: 5/5
Livro: Cortesia da Editora
Bestseller do The New York Times e premiado com as medalhas Newberry (EUA) e Carnegie (Reino Unido), o romance O livro do cemitério, do cultuado escritor Neil Gaiman, ganha versão em quadrinhos adaptada por P. Craig Russell, parceiro de Gaiman em diversos livros, incluindo a versão em HQ de outro clássico do autor, Coraline. O livro é o primeiro de dois volumes que acompanham a trajetória de Ninguém Owens, ou Nin, um garoto como outro qualquer, exceto pelo fato de morar em um cemitério e ser criado por fantasmas. Cada capítulo nesta adaptação de Russell acompanha dois anos da vida do menino e é ilustrado por um artista diferente, apresentando uma variedade fascinante de estilos que dão ainda mais vida à atmosfera ao mesmo tempo afetuosa e sombria da história.

Esse foi meu primeiro contato com um livro em quadrinhos e com uma história de Neil Gaiman. Posso dizer que foi uma experiencia muito boa. E depois desse livro só tenho uma coisa para dizer: PRECISO DE MAIS QUADRINHOS NA MINHA VIDA DE LEITORA, rsrsrs.

Tudo começa com um crime brutal, onde um homem identificado no quadrinho como O Homem Chamado Jack assassina toda uma família, exceto o bebê que acaba fugindo engatinhando, indo parar em um cemitério, lá ele é acolhido por um casal de fantasma que prometem cuidar da criança a pedido da mãe dele que logo aparece como um fantasma recente e diz que o menino corre perigo.


Logo o homem chamado Jack aparece no cemitério, mas Silas o convence de que a criança não está ali. Silas é um personagem estranho e muito misterioso que se dispões ser guardião do bebê. Como os outros fantasmas do cemitério não aceitam muito bem a chegada e permanência da criança, acabam realizando uma reunião e após uma visita inesperada aceitam que a criança fique.

O bebê recebe o nome de Ninguém Owens, apelidado por Nin. E a criança cresce no cemitério, sendo alimentado por alimentos que Silas traz do lado de fora dos portões. Também recebe aulas dos outros fantasmas e de Silas, assim aprende a ler, somar etc...

Esse livro é simplesmente lindo, muito bem trabalhado, o leitor vê claramente o cuidado e o carinho que todos os participantes tiveram com o leitor, com a obra.
São seis ilustradores e esse quadrinho foi uma adaptação de P. Craig Russell ganhador dos prêmios Harvey e Eisner.

Não conhecia a obra O livro do Cemitério e já na capa do livro temos a informação que o livro foi ganhador da medalha de Newbery, fiquei bem curiosa depois de ler o quadrinho, pois é uma história realmente muito criativa, só Neil mesmo para pensar em tudo isso, rsrs.

O livro é dividido em 5 capítulos, em cada um temos um assunto principal, o que deixou a leitura ainda mais interessante. E cada capitulo foi desenvolvido por um ilustrador diferente, e esse foi outro ponto que gostei, pois cada ilustrador tem seu estilo, tem seus traços então vemos os mesmos personagens desenhados por diferentes pessoas e com traços diferentes.

Recomendo muito o livro para quem curte fantasia, HQ, e Neil Gaiman, claro! Lindo trabalho da editora.

24 comentários via Blogger
comentários via Facebook

24 comentários:

  1. Adorei a resenha, ficou ótima <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah! Já me encantei sem nem ver, sem nem ler! faz tanto tempo que não leio uma HQ, que não vejo e leio um quadrinho! Fiquei ainda com mais vontade agora e espero conseguir ler em breve!

    Beijinhos,
    Fer

    ResponderExcluir
  3. Ai mds que delicia de dica menina, eu sou apaixonada pelas edições jovens da rocco e achei incrível também a sua resenha, adoro HQ e parece ser cheio de mistério, dica anotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Apesar de conhecer eu nunca li nada do Gaiman, ainda mais um HQ. Fiquei curiosa quanto ao desfecho de Nin e claro, sobre as ilustrações desses diferentes artistas. Quero ler, é algo inovador pra mim.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia que cada capitulo era feito por um ilustrador, isso é muito bacana e abrea possibilidade pra gente escolher quais gostamos mais! Me arrependi de não ter solicitado esse livro pra editora haha adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Não conhecia esta HQ ainda, mas fiquei bem curiosa pra ler depois da tua resenha... Devo ter lido 1 ou 2 livros de quadrinhos na minha vida, mas lembro que curti bastante. Ótima dica!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Já vi essa HQ diversas vezes mas, nunca tive a oportunidade de comprar e ler, talvez agora eu compro. Ótima resenha.

    Beijinhos,
    http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Não sou fã da fantasia e do autor li Um Oceano no fim do Caminho que até hoje é um livro que me intriga muito. De momento não leria, mas futuramente quem sabe? Gostei da sua resenha! Bjo
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiie
    Que resenha lindaaa, amei! Amo Hq's e a escrita do Neil Gaiman, ele escreve super bem, quero ler tudo dele. Obrigada pela indicação, certeza que vou adorar
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não conhecia, as achei a edição linda e fiquei curiosa. Tenho lido algumas graphic novels ultimamente e tenho ficado mais atraída para esse universo de quadrinhos. Gostei da dica.

    ResponderExcluir
  11. oii tudo bem ?
    gostei bastante da resenha ainda não conhecia a obra mais fiquei curiosa ,conheço o Neil Gaiman mais nunca li nada dele pode uma coisa dessa ? KK mais logo darei uma chance pra ele e essa HQ vai pra lista de leitura :)

    bjsss

    ResponderExcluir
  12. OIii Taty

    No come}o não me interessei muito por essa graphic, ams tenho visto tantos elogios, e a edi}ão parece mesmo estar maravilhosa. Vamos ver se aparece alguma promo da obra, com certeza vou adquirir e espero amar tanto quanto vc amou.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Que dica interessante.
    Tenho muita curiosidade com a escrita desse autor. E achei bacana o fato dele também entrar com esses quadrinhos. Achei interessante por atingir outro alvo também de leitores e por ser um livro curtinho com uma trama interessante.
    Acho que me arriscaria nessa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Olá Taty, já tinha curiosidade de ler esse livro e agora essa versão em quadrinho me deixou ainda mais curiosa *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  15. Olá, depois dessa sua resenha já preciso colocar esse livro nos desejados. Muito interessante isso de o bebê fugir e passar a viver no cemitério com os fantasmas.

    ResponderExcluir
  16. Oi Taty! Me apaixonei um tempo atrás pelo filme "Stardust", passeando muito tempo depois em uma biblioteca visualizei o livro e foi aí que conheci o tal famoso Gaiman. Meu primeiro livro esse ano foi ler Coraline do Russel em HQ, agora quero ler o livro. Sua indicação foi excelente, acabo de adiciona-lo à minha lista Gaiman kkkkk. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  17. Olá Taty,
    Já li um livro desse autor e confesso que não curti muito a leitura, pois achei ele muito viajado, sabe? Depois desse livro eu não pensei em ler mais nada do autor, mas gostei muito dessa HQ e, por querer ler HQs fiquei intrigada para ler.
    Achei muito legal a divisão do livro e quero saber como são essas divisões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu nunca li nada do autor, mas confesso que esse me chamou muito a atenção por causa de cada capítulo ser ilustrado por uma pessoa diferente e ter um tema distinto. Com certeza vou deixar a dica anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Amo demais HQ's, histórias em quadrinhos são demais e me interessei muito por esse. Não sei se vou chegar a ler mas ótima resenha, adoreeei!!

    ResponderExcluir
  20. Conheci esse livro com a capa atual e é muito bacana um autor brilhante como o Neil escrever um HQ. Tenho visto que esse tipo textual tem ganhado destaque no mundo literário e fico fascinada com isso e claro que eu já quero ler e espero gostar tanto quanto você.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Ainda não tinha encontrado esse livros em nosso meio e simplesmente amei! Não sabia dessa participação de Neil nos quadrinhos. Amei a dica!
    Tammy

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem? Eu ainda não li nada desse autor, mas acho que a oportunidade de começar com quadrinhos é ótima. Estou começando a me interessar mais nesse gênero e este parece ser uma boa escolha. Sua resenha está ótima! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  23. Oii, tudo bem? Nunca li um quadrinho essa vida tirana HAHAHA nem nada do autor, mas já quero <3

    Bela dica e resenha, obrigada.

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo