18/12/2017

21 [ RESENHA ] Olho por Olho

Título: Olho por Olho (#1 da Saga Olho por Olho)
Autor: Jenny Han e Siobhan Vivian
Páginas: 320
Editora: Novo Conceito
Estrelas: 4/5
Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena... Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas. Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho...No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “;aqui se faz, aqui se paga”; poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.


Essa é a sinopse da editora responsável pela publicação da trilogia Olho por Olho no Brasil. E de fato ela entrega o que promete.Eu li esse livro há quase 4 anos e reli agora ao adquirir o último da trilogia. Obviamente as leituras foram diferentes. Consigo enxergar e julgar melhor a leitura desse Young Adult; e fiquei feliz de curtir ele de novo tanto quanto há  anos atrás.

"Garotas grandes não choram. Elas acertam as contas"

Nossa estória traz três garotas bem diferentes da Ilha Jar, um local fechado e distante do continente, que se unem com o mesmo propósito: se vingar daqueles que  um dia as machucaram, e feri-los tanto quanto já as feriram. Lillian é a típica popular: linda e rica. Ela vem de uma família coreana que se mudou para ilha há alguns anos e habita a parte mais rica do local com sua mansão maravilhosa. Ela anda com seu grupo íntimo e popular do ensino médio que conta com o arrogante mulherengo Reeve; o sensível Alex; e a melhor amiga superficial e invejosa Reenie, além de Ashley, Derek e PJ. Apesar disso, Lillian não é uma garota má. Ela é gentil, comportada e bastante cuidados com sua irmã mais nova, Nadia. E é justamente pela caçula e seu, suposto, envolvimento com o, então amigo, Alex, que ela entra no círculo de vingança criado por Kat. Kat é a girl badass do trio que se forma. Ela é bem esquentada, impaciente e não leva desaforo para casa. A garota odeia a Ilha Jar, sendo seu maior sonho deixar o lugar e estudar na Universidade de Oberlim. Ela era melhor amiga de Rennie e Lilian até o 9º  ano, até Rennie decidir bani-la do grupo e passou a inferniza-la durante todo o high school. Mas é o último ano e Kat não vai deixar mais isso barato. E por fim temos a novata, quieta e estranha Mary. Ela morou na Ilha Jar até seus 13 anos, quando, se mudou para o continente para tratamento. 4 anos depois ela decide voltar para Ilha e confrontar seu passado e seu bully, Reeve.


Bem, o livro é intercalado pela narração das três protagonistas - o que é ótimo-. Desse modo nós conseguimos compreender melhor os sentimentos, conflitos e histórias individualmente. Olho por Olho começa um pouco antes do início das aulas do último ano de Kat e Lillian, quando Mary está voltando à ilha para sua antiga casa morar com a tia Beth. Ela finalmente teve coragem de retornar ao local onde todos os seus problemas começaram. No outro lado vemos Lilian tendo que lidar com um trauma recém adquirido que a faz questionar tudo sobre sua vida. E Kat que se envolve com Alex durante o verão e não sabe o que isso significa para ela. Logo no primeiro dia de aula as três se encontram no banheiro, cada uma lidando com seus problemas. Elas conversam e discutem e cada uma segue seu caminho. Mas depois de uma briga com Rennie e de pegar Alex no mesmo quarto que Nadia, Kat não tem dúvidas: está na hora do payback.

“Hoje falei para aquela garota no banheiro  que Reeve ia ter o que merecia, que o carma não falha. Eu estava falando sério naquela hora, mas agora não tenho tanta certeza. Quando foi que Rennie pagou por tudo de ruim que fez comigo? Nunca. Estou cansada de esperar pelo carma. O carma que se dane."
Para ser sincera, eu adoro uma boa história de vingança, talvez não seja uma coisa bonita de dizer, mas a adrenalina e a "justiça" feita me animam. Kat inicialmente convoca Lillian e depois Mary. Há regras: todas devem sujar as mãos e se envolver na vingança das outras.  Se der para trás, a pessoa se torna a caça. Se ainda não ficou claro Kat busca se vingar de Rennie, Lillian de Alex e Mary de Reeve. Desses três, na minha percepção, apena um não merece. 

" se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... você pode se considerar a caça. A estação de caça vai abrir, e nós teremos muita munição para usar contra você."

Conhecendo as personagens e o que as move, não posso mentir: eu poderia me envolver nesse círculo também. Como já li os outros livros agora tenho outra opinião, mas no primeiro sentimos bastante raiva de alguns personagens e bem merecida certas ações. Quanto às protagonistas, esse primeiro livro é uma confusão de sentimentos e achismos. Eu gosto das três, apesar de Kat ser a minha favorita. Ela realmente tem personalidade e coragem. As personagens são boas e consistentes, mas não profundas. E situações que poderiam ser bem facilmente resolvidas se transformam em um caso gigante e bobo, coisas que já esperava pelo gênero.

A estória ainda conta com um teor meio sobrenatural. No primeiro momento achei meio desnecessário, mas com o resto da leitura se tornou um ponto interessante e de mistério (que será melhor desenvolvido nos próximos livros).Acho que as autoras trabalharam muito bem juntas. Elas conseguiram desenvolver algo que vai além da vingança e trazem temas fortes e até difíceis de lidar como bullying, suicídio, estupro, etc. -apesar de trabalharem alguns desses tópicos de forma bem superficial.- As vinganças começam leves e se intensificam com a descobertas e revelações que vão ocorrendo, culminando com uma "pequena" tragédia no homecoming. Na verdade, a narrativa também se intensifica com o virar das páginas - algo que gostei bastante -e te deixam querendo mais, louca para o próximo livro.

A leitura flui muito bem e li rapidinho. É um bom livro para quem gosta de Young Adult e , tirando alguns clichês, que são base desse gênero, a leitura é ótima e super recomendo.

"Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco."

21 comentários via Blogger
comentários via Facebook

21 comentários:

  1. Olá!
    Nunca tinha visto esse livro antes e ao contrário de você, não gostei nada, nada da temática dele, acho que vingança não tem nada a ver com justiça, é só batalha de egos... Ego no sentido da psicanálise mesmo, não é uma leitura que eu faria nem por curiosidade =/

    ResponderExcluir
  2. Que bacana essa resenha menina, parece ser uma ótima pedida para quem curte o gênero, por enquanto irei pular a dica, mas gostei da capa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Gosto do mistério que cerca o enredo, mas confesso que corro o risco de me saturar com a leitura caso a escrita fique tentando provar ao leitor que a vingança é válida, como não conhecia a série, só lendo para saber se comigo esse YA vai fluir.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu já tinha visto essa capa por aí mas não fazia ideia que era uma série Young Adult. Gostei do tema e também da forma como as autoras levaram a trama. Vou procurar pra ler.
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais tudo bem?
    Vou procurar saber mais do livro, mas se ele for totalmente sobre vingança não lerei, pois não me atrai, sabe aquele ditado" vingança mata a alma e envevena" já li muito sobre esse tema e não gostei do final. Sua resenha foi fantástica parabéns, anotado a dica. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Eu comprei os dois primeiros livros desta triologia em uma feira de livros por R$ 10,00 cada e, depois da tua resenha, fiquei mais empolgada do que já estava pra ler. Parece ser uma trama incrível; adoro essa coisa toda de vingança, hahah

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Nossa, não conhecia o livro mas fiquei curiosa com a premissa. Gosto de histórias com reviravoltas, um pouquinho de vingança quando tem que ter. Fiquei curiosa pela escrita das autoras.


    Beijos,
    Thalita Sousa

    https://capituloquinzee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que tinha esta pegada meio sobrenatural, me pegou de surpresa. Estou enrolando com este livro aqui em casa. Preciso parar para ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante. Histórias com vingança no meio dão sempre uma boa movimentada, e acho que vou colocar na minha lista. Adorei sua resenha!

    Um beijo, Pri

    Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Só ouço elogios sobre essa trilogia. Mesmo vingança sendo um prato que se come frio, quem nunca quis fazer justiça com as próprias mãos, neh non? Principalmente quem já foi terrivelmente injustiçado. Eu mesmo já quis muito, mas infelizmente na ocasião não pude fazer nada. Acabei deixando nas mãos de Deus. Sem dúvida esse é um livro que quero muito ler. Sua resenha só veio para me deixar mais curiosa. O que tem de sobrenatural aí no meio, hein? Um beijo, sucesso com seu blog e até a próxima visita!!!

    ResponderExcluir
  11. Faz tempo que eu conheço os livros, mas ainda não os li. Eu tenho vontade! Gostei bastante da tua resenha e de poder ver um pouquinho mais sobre a trama. Só acho a capa bem esquisita, mas na época deve ter sido um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Já ouvi falar desse livro e confesso que fiquei curiosa por se tratar de um livro da Jenny Han. No entanto, não sabia quase nada sobre o enredo e sua resenha me deixou bem mais animada para ler. Primeiro, por ter sido uma releitura e você ter gostado tanto quanto da primeira vez que leu. Segundo, por ter esse toque sobrenatural que eu não esperava e fiquei curiosa para saber como ele é inserido.
    Adorei a resenha e espero ler este livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Adoro histórias de vingança também, essa autora está bem no hype, então fiquei curiosa. Preciso dessas leituras mais fluidas. E os livros são bem fáceis de encontrar em qualquer livraria, adoro as capas!

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Eu ganhei esse e o segundo volumes da minha mãe de presente e foi uma das piores leituras de toda minha vida. Tanto que até vendi os livros, quero distância dessas autoras.

    ResponderExcluir
  15. Eu também adoro histórias de vingança. Eu posso sentir um gostinho de justiça com as próprias mãos. Não me julgem hahaha
    Não conhecia o livro. Apesar de ter um enredo bem adolescente, eu quero conferir. Eu preferido de vingança ainda é O Conde de monte.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. eu não curto YA mas essa serie pra mim foi uma exceção. eu curti demais a leitura dele e do segundo e estou esperando a chance de concluir a trilogia... achei a escrita das autoras fluida, tanto que li Olho por olho numa madrugada. E a reviravolta... nossa, fiquei de queixo caído...
    bjs...

    Kat <3

    ResponderExcluir
  17. Heey!


    Jenny Han esta na lista das minhas autoras favoritas! A escrita dela me encanta e me envolve fácil.
    Está serie esta na minha lista de compra. Gosto do enredo da série e pretendo ler em breve.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Li esse livro em um dia, de tão envolvente que foi a leitura para mim. Achei uma vibe Gossip Girl + Pretty Little Liars, duas séries que amo, então já viu né, não consegui largar a leitura de jeito nenhum. Quero reler para poder dar continuidade, é até vergonhoso eu não ter lido ainda os outros dois volumes.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Sempre que vejo esse livro, me vem na cabeça a série Gossip Girl, e tenho uma enorme vontade de conferir essa história intrigante, com amizades e vinganças. Espero poder conferir, pois desde o lançamento que desejo ler!

    beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    A história é bem interessante! Confesso que não queria ler antes pq na época que conheci o livro, foi indicado por uma pessoa com gosto questionável para leitura, rs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oii. Esses livros estão na minha meta de leitura há muito tempo, sempre vou deixando pra depois e acabo não lendo, mas acho que desse ano não passa porque sempre a vontade de lê-los volta.
    Eu também gosto de uma história de vingança, gosto de saber de onde o sentimento surgiu e como ele vai ser resolvido. :)


    Cupcakeland

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo