09/11/2017

20 [ RESENHA ] Virgem

Título: A Virgem
Autor: Radhika Sanghani
Editora: Fabrica 231
Páginas: 288
Estrelas: 2/5
Livro: Cortesia da Rocco
Ellie Kolstakis tem 21 anos, ótimas amigas, uma boa situação financeira, está terminando a faculdade de Literatura Inglesa e ainda é... virgem. Mas ela está decidida a mudar isso até a sua formatura. Afinal, ela não escolheu esperar até o casamento, muito menos possui restrições religiosas ou está à procura de um príncipe encantado. O fato é que Ellie simplesmente não tem sorte quando o assunto é amor e sexo. Decidida a virar o jogo nos quatro meses que restam até se formar, a jovem divide seu tempo entre o trabalho de conclusão de curso, depilações inusitadas, seu blog, festas, conselhos de amigas e até mesmo tutoriais constrangedores no YouTube, envolvendo-se em situações mirabolantes e, claro, hilárias, da primeira à última página.

Ellie Kolstakis tem 21 anos e tem “segundo ela” um enorme “problema” que precisa resolver antes de sua formatura, ela precisa desesperadamente perder a virgindade. 

Todas as amigas de Ellie perderam a virgindade antes dos 15 anos e seu status de virgem parecia persegui-la, por mais que ela não quisesse isso. Sua primeira tentativa de perder a virgindade, aos dezessete anos foi desastroso, primeiro porque o cara começou a gargalhar quando viu que ela era muito peluda lá embaixo e segundo, porque ele simplesmente negou ser o cara responsável por tirar a virgindade de Ellie.
Depois desse episódio ela entrou em guerra com a depilação, resolveu que teria que encarar a lamina e sendo ela Ellie Kolstakis acabou cortando sua “amiguinha” e pegando trauma total de laminas.


Sua melhor amiga de infância é Lara, uma garota muito mais bonita que Ellie, e sempre consegue conquistar caras perfeitos, mesmo namorando Jez (um namoro digamos que mais liberal, sem compromisso – seja lá o que for isso.) As duas resolvem ir em um bar onde Ellie estava determinada a sair de lá com um cara que tiraria sua virgindade, o problema é que quando seus olhos encontram o cara que parecia perfeito, ela percebe que ele olhava para Lara e obviamente acabaram ficando, e pior, ficando no banheiro do apartamento de Ellie, o que foi a gota d’agua gerando uma briga entre as amigas que nunca haviam brigado. 

Com uma amizade desfeita e a virgindade intacta, Ellie conhece Emma, uma garota que se alto titula como Vadia, mas que para Ellie era sua deusa musa inspiradora, ambas tornam-se amigas, Ellie acaba contando sobre sua virgindade e Emma topa ajudá-la a resolver seu “problema”. Ela também criam um blog por nome Vlog blog sobre vaginas (entenderam o V no lugar de B?) elas escrevem com EK (a virgem - Ellie) e EM (a vadia - Emma), no blog elas escrevem sobre tudo de uma maneira bem crua sobre o mundo feminino, com um foco maior na área intima, um blog vem interessante na verdade, que falam de coisas que geralmente as pessoas não contam.

Em uma festa que Ellie vai acompanhada por Emma, ela acaba conhecendo Jack e uma conversa de quase 3 horas é desenrolada, no final eles marcam de se encontrarem novamente e o que acaba realmente acontecendo uma semana depois (ou duas, não lembro), o fato é que Ellie não acredita que finalmente depois de tanto tempo vai finalmente perder a virgindade e ter um encontro de verdade. Ela se prepara encarando uma depilação que ela detalha com muita precisam para o leitor e parte para o ataque, o que acontece depois é algo muito, muito, mais muito esquisito e acho que vou parar por aqui também... vamos as minhas impressões sobre o livro.

Quando solicitei o livro sabia mais ou menos o que me esperava, mas imaginava algo como o livro Perdendo-me que tem a mesma premissa, uma garota ainda virgem aos 21 anos e determinada a perder a virgindade antes de se formar, mas o que encontrei foi algo diferente, isso porque a autora de VIRGEM escreveu um livro com uma narrativa muito, mais muito crua. Nada no livro é romantizado (nada mesmo) tudo é muito cru, eu poderia dizer realista, mas nem tudo achei que faz parte da minha realidade ou da realidade que conheço e vou explicar isso melhor.

Ellie me fez revirar os olhos de irritação o livro inteiro, uma personagem patética e fútil. Ela faz de coisas simples um problema gigantesco e cheio de importância, se depilar é um problema, e não se depilar é um problema (não, vocês não estão entendendo.) Ela simplesmente faz um drama, um baita de um drama, envolve as amigas em seus dramas (amigas maravilhosas por sinal) e tudo acaba girando em torno do seu “problema”. 
Ellie é a típica pessoa que faz o que as outras fazem simplesmente pelo fato de se importar com o que os outros vão falar.  Além de fazer coisas para agradar o outro e poder ouvir o quanto ela é boa no que faz (Ridícula).

Outra coisa que me desagradou muito, mais muito mesmo, é o fato de que há um incentivo à meninas perderem a virgindade quando ainda são crianças (podem me chamar do que quiserem, mas para mim uma menina de 13 anos ainda é uma criança) Sim! 13 – TREZE- Anos... Ellie cita que uma de suas amigas perdeu a virgindade aos 13 anos e isso é colocado como se fosse legal, como se isso fosse o sonho de qualquer garota, o objetivo de perder a virgindade o mais cedo possível.
Acho que cada pessoa sabe de suas escolhas e quando está preparado para fazer tal escolha, mas tudo tem sua hora, até mesmo hora para fazer certas escolhas (mais uma vez, minha opinião!) 

A virgindade foi colocado como algo ultrapassado e que toda menina deve perder sua virgindade antes dos 15 para não ser taxada de estranha. Foi colocado como o foco de toda adolescente, o alvo que todas devem atingir para ter a felicidade eterna e isso é terrível na MINHA OPINIÃO. Não estou dizendo que de certa forma isso não faz parte da realidade, mas na realidade a minha volta as coisas não são bem assim, nunca presenciei alguém tirar sarro do outro por ser virgem, o livro foi publicado em 2015, eu tinha terminado meu ensino médio há um ano nessa época e nunca, NUNCA MESMO sequer ouvi alguém comentar de forma ofensiva sobre o fato de alguém ainda não ter perdido sua virgindade, e na real a maioria das pessoas que me cercavam aos 16-17 anos ainda não tinham tido a experiência da primeira vez. Claro que cada lugar tem uma realidade, mas não acho que seria adequado que o assunto fosse tratado dessa forma sabendo que será alcançado por diversas realidades trazendo um incentivo ao sexo na adolescência ou na pré-adolescência como é o caso da garota de 13 anos e taxando o sexo tardiamente como aberração (palavra usada pela própria Ellie, diversas vezes). Está certo, no final a protagonista acaba aprendendo que cada um deve se aceitar, fazer suas escolhas quando estiver pronto e não seguir o que todos dizem que deve ser feito. 


Posso ter entrado em um assunto um pouco polêmico, mas é minha opinião e a sua pode ser diferente, (alias, eu li uma resenha desse livro, onde a pessoa simplesmente amou o livro e o favoritou). Não tenho o que reclamar da escrita da autora, pois é muito fluida, envolvente, os diálogos também são bem trabalhados, cada personagem tem sua identidade bem estruturada e propria. Gostei do final, não sei se por ter saído um pouco do padrão que foi todo o restante, pois a um leve foco no relacionamento de Ellie e Jack, talvez não devo chamar relacionamento, mas sim no sentimento que esse envolvimento causou na personagem. A autora acaba nos fazendo uma surpresa interessante, não tenho certeza, mas acho que o livro terá uma continuação, embora a autora tenha dado um final ao livro, mas ficou aquele ar de continuação no ar, se é que me entendem.
Mas o livro é bem humorado, a protagonista é muito atrapalhada, eu não consegui me divertir tanto assim com o livro, mas tem certo humor.

Pontos positivos, gosto do fato da autora ter saído do padrão das histórias romantizadas, a escrita dela é maravilhosa, li o livro em 3 dias, mas poderia ter lido em 1 dia. A capa é simplesmente linda, os personagens secundários foram bem trabalhados, gostei das partes do blog também... Não encontrei erro de revisão na minha edição.

Agora, se eu recomendo o livro? Bom! Para maiores de 18 anos talvez sim que não se importam com uma linguagem mais crua, narrativa detalhada sobre assuntos digamos que íntimos... então quem sabe você goste do livro. Estou sendo chata? Ultrapassada? realmente não me importo se pensam assim, acho que opinião é algo que todos tem direito e estou aqui para colocar em cada livro lido a minha sincera opinião, é por isso que gosto de destacar pontos positivos até mesmo em livros que não curti tanto, para que o leitor possa fazer sua escolha.


20 comentários via Blogger
comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Vi falarem bem desta obra, mas lendo tua reseha percebi que não é isso tudo não, principalmente pelo fato de no livro ser citado como legal uma garota de 13 anos perder a virgindade... Adorei tua resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá, primeiro post que vejo sobre esse livro. Também acho que seja uma leitura só mesmo para maiores de dezoito. Parece que o livro tem uma abordagem bem diferente de "Perdendo-me (que eu li e gostei).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiores de 18 anos com total certeza kkkkkk.
      Realmente ele é MUITO diferente de Perdendo-me que eu também gostei, pensei que fosse no mesmo estilo.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Meu Deus, o que dizer além de que estou enojada desse livro? Como feminista (e alguém que entende muito como a sociedade infere na construção do gênero feminino, pois meu TCC foi sobre revistas femininas), eu tô é chocada que algo assim esteja sendo vendido. Eu já acho bem ruim quando esse plot acontece diluído no meio das histórias adolescentes. Mas, aí, eu penso também sobre a cultura: a americana tem essa questão da virgindade antes da formatura de forma muito forte, eu fico até assustada com o quanto isso é importante pras garotas de lá. Como demissexual, a virgindade, pra mim, sempre foi algo esquisito e, com o tempo, percebi quão tosco é me preocupar com isso, sobre algo que é só sobre mim e acabou.
    Enfim, jamais leria esse livro, por mais que ele traga uma "lição". Parabéns pela resenha, confesso que fiquei muito feliz por sua sinceridade.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário, fico feliz que tenha lido toda resenha e gostado.
      Achei mega interessante o tema do seu tcc tenho certeza que ficou muito bom.
      Pois é, eu também fiquei chocada com algumas coisas abordadas na trama, achei triste o modo como a virgindade foi colocada, como se fosse algo sem importância =(
      Obrigada pelo comentário Nina ♥

      Excluir
  4. Oi tudo bem?
    Dessa vez deixou passar a dica pois acredito que para mim a protagonista e dramática demais daquelas que fazem drama por motivos bobos sabe? Então esse livro não funcionaria para mim.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drama é pouco para a Ellie kkkkkkkkk
      Eu te entendo completamente.

      Excluir
  5. Realmente nunca leria esse livro menina, não achei muito legal ter esse objetivo, de como virgindade fosse brincadeira, achei bem sem graça e não gostaria de ler, o que vale é saber a sua opinião, só a capa achei fofa.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente foi uma pena o modo que o tema foi abordado, pois a escrita da autora é maravilhosa.
      EU AMEI ESSA CAPA hahaha

      Excluir
  6. Oi Taty,
    Primeiro parabéns pela resenha acredito que nós somos responsáveis pelo que indicamos ou não e você se mostrar preocupada com certas questões me fez admirá-la bastante. Eu particularmente concordo com você 100%, eu já me questionava ao ler sobre a história porque a virgindade é um problema tão grande? Então concordo com você sobre o tema não ter sido bem tratado.Posso ser antiquada também, mas concordo com você que uma menina de 13 anos ainda é criança, se não é, deveria ser. Realmente as pessoas não deveriam querer se tornar adultas tão cedo. Infelizmente o livro não me chamou atenção por todos esses fatos eu não leria. Gostei muito da sua opinião sincera.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, flor. É exatamente o que pensei quando terminei de ler o livro. Fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Excluir
  7. Olá!
    Hum lendo a sinopse achei que seria uma leitura bem interessante, mas com o discorrer de sua resenha, jamais pegaria pra ler. Achei uma forma bem tosca de retratar assuntos de importância feminina sem o menor cuidado.
    Tenho a impressão de como tudo tem ficado de forma tão acelerada na vida que algumas pessoas acham que devem acelerar também as fases da vida das meninas, o que é uma pena.
    Enfim, gostei bastante do seu ponto de vista e de poder conhecer mais sobre essa obra.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Taty, muito obrigada pela sua total sinceridade na resenha!
    Eu não conhecia o livro, mas já detestei pela sinopse, lendo a sua resenha eu percebi que estava certa sobre a impressão que tive. 13 anos é criança sim e ver a obra fazendo esse incentivo é lamentável, ou melhor, intragável! Também não gostei desse dramalhão todo, parece novela mexicana, acho que nem as "Marias do Bairro da vida" são dramáticas desse jeito.

    ResponderExcluir
  9. Ah! Apesar de sua análise não positiva de Ellie e dela ter irritado você, fiquei curiosa para conhecer a trama, acho que a relação de Ellie, seu problema e Ema deve ter momentos engraçados. Entretanto, concordo com você em toda sua análise realista em relação ao tratamento do tema, aliás, vc foi muito sábia em suas considerações.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  10. OI, não conhecia o livro, mas não gostei nada do que li na sua resenha, a começar pela forma detalhista com que foi narrado uma depilação. Desnecessário e provavelmente irritante. Concordo contigo por mais que falem, 13 anos é sim uma criança ainda, e não deveria está pensando em virgindade, talvez em primeiro beijo, namoricos, paqueras, mas virgindade é pra lá de cedo. Personagens fúteis me irritam profundamente, diante de tudo isso e mais um pouco, passo a leitura. Parabéns pela sinceridade da resenha, adorei.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. Esse livro tem vários elementos que me fariam torcer o nariz, tanto pelos estereótipos quanto pela Ellie. Mas que bom que o final é agradável, ao menos isso né.
    Gostei da sua opinião sincera!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  12. Ola,para mim mesmo se voce falasse super bem do livro eu dispensaria pois a premissa não me agradou o livro pela resenha me faz parecer que ser virgem com 21 anos ou mais seja uma coisa horrivel. Então esse livro não foi feito para mim

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    Eu fui uma das pessoas que gostaram do livro e achei bem bacana sua opinião. São realidades totalmente diferentes, com base em diversos livros e filmes podemos perceber que a virgindade lá no exterior é um tabu e muitas meninas acham que se não perderem estão perdendo algo mega importante na vida. Por isso, relevei muitas coisas da leitura. O que eu AMEI de verdade foi a escrita da autora que me fez rir durante uma boa parte do tempo com os dramas de Ellie, que por sinal, tem muitas caracteristicas parecida com a autora, talvez seja até biográfico.
    Gostei de ler algo diferente do que eu achei.

    Beijnhos

    ResponderExcluir
  14. Cara, vem cá, me da um abraço, não sério preciso lhe abraçar, preciso ser sua amiga agora. Porque? Porque você tirou as palavras da minha boca. Gente pelo amor de deus, eu esperava uma coisa desse livro, muito ansiosa pela leitura e o que encontrei foi algo decepcionante. Eu me irritei em quase todos os momentos, dá para rir, dá para rir, mas no quadro geral foi um saco.
    Meus sinceros parabéns.

    Beijos
    Kah Fernandes
    Books And Carpe Diem

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo