28/11/2017

20 [ RESENHA ] Itália - Amore mio

Título: Itália - amore mio
Autora: Cecilia Machado
Editora: Autografia
Páginas: 274
Estrelas: 4/5
Livro: Cortesia da Editora

Em Itália Amore Mio, a autora Cecilia Machado conta a história de amor que uma professora brasileira divorciada, vivendo em uma casa em Florença, passou pelas cidades da Itália. Ímola é o principal pano de fundo e foi para lá que ela se mudou, pelo incentivo de seu filho de 14 anos. Mal sabia que, por uma obra do destino, encontraria o amor de sua vida: um engenheiro italiano.A história de amor desabrochou na ilha de Sardenha, passando por Trieste e se estendendo pela Itália a fora. O romance é encantador, leve e descontraído e, além de contar a linda paixão dos dois que deu certo, transmite todas as sensações dos personagens vivendo na Itália, transportando o leitor para o país.

Eu sempre achei a Itália fascinante e confesso que tenho muita vontade de conhecê-la desde o dia em que li um romance chamado Julieta da autora Anne Fortier, onde a história se passava na cidade de Siena, e misturava suspense e informações históricas dessa cidade maravilhosa e até mesmo os costumes da Itália. Então vocês já podem imaginar a minha alegria ao iniciar a leitura desse lindo romance e a curiosidade de conhecer Ímola. Agora vamos à resenha!

 Ilária Cavalcante é uma brasileira de 40 anos, bem humorada, divertida, gentil e amorosa. A sua paixão pela Itália começara desde muito cedo através de seus pais, e na sua terceira ida sozinha, ela não apenas se encantou pela cidade de Florença como também conheceu o seu ex- marido, Giovanni.
O casal era muito apaixonado e através desse amor, tiveram um lindo filho chamado Massimiliano Cavalcanti. Contudo, nos últimos dois anos em um casamento de quase quinze anos, eles entraram numa fase em que um não sentia mais a falta do outro, com isso, não fora possível salvar o casamento.

“Hoje estou com a idade que tenho, mas com qualquer idade não deixarei de sonhar. Sempre é doloroso acabar um relacionamento. Muitas das vezes se empurra um amor já desgastado para não passar por essa desilusão, ou medo de enfrentar o desconhecido, não tem despachante para resolver o que nem advogado pode aliviar. A dor econômica que é dor papável é solucionada, mas a dor emotiva não. Com o pai do meu filho tivemos muita cumplicidade que creio ser difícil me entregar outra vez, mas a paixão faz coisas. Se o amor bater na porta do meu coração, estarei pronta e com a porta aberta.” 

Por conta da trágica morte dos pais de Ilária há cinco anos, ela havia se apegado muito aos seus sogros e mesmo após a separação, ela continuava a visitá-los, pois eles eram a sua família. Massimo, seu filho, está com 16 anos e é o orgulho dos pais. Ele decidira continuar morando com Giovanni, pois ele sentia muita falta dos avós, mas Ilária sempre esteve presente em sua vida e às vezes se tornava uma mãe coruja bem divertida e protetora.

Sentindo que não poderia mais ficar em Florença, Ilária decide procurar uma nova cidade para chamar de lar. E através de Massimo, ela decide ficar em Ímola, pois lá se realizava a Competição de Moto, a famosa Garra, que é um dos maiores circuitos de competição do país. Ilária também fica encantada pelo seu novo apartamento, um prédio medieval de três andares. 

Formada em Letras, Ilária possuía uma profissão autônoma que permitia que ela se locomovesse e lecionasse português brasileiro para os italianos em qualquer lugar que lhe convinha. E ela precisava desse impulso com a mudança para dar sentido a sua vida e a de seu filho. Enquanto Massimo e os avós paternos viajaram para a casa deles no Rio de Janeiro, Barra da Tijuca, Ilária ficara para descansar da mudança. Suas férias durariam apenas quinze dias até passar a festa do dia 15 de agosto, o Ferragosto. E em setembro, ela voltaria a lecionar.

Querendo ir para um local retirado do movimento da cidade, ela decide ir para Sardenha, no Villaggio Girasole, um lugar calmo e muito agradável com apartamentos residenciais, restaurantes e muito mais. Desde os treze anos, Ilária sempre sonhara em ter um casamento com muito amor, e mesmo após a separação, ela ainda tinha esperanças. Só não sabia que isso iria acontecer mais cedo do que ela imaginava.  

“Aqui se diz amor com muita intensidade, por isso que são tão passionais e românticos, eles valorizam muito a mulher. Mas por ser tanto amore mio não impede que se apaixone por outro amore.”

Ao reservar um passeio de barco para tomar um café, ela vê um homem com um mapa e decide abordá-lo.  O nome do homem era Nicola, os dois começam a trocar informações sobre as excursões do local e Ilária percebe que além de ele ser um homem gentil, Nicola também era bem direto, pois ele rapidamente a convida para jantar e mesmo achando que poderia estar sendo um pouco ousada, Ilária aceita o convite.  

Para a surpresa dos dois, a noite torna-se bem agradável e o casal começa a se conhecer.  Nicola tem 48 anos e é um engenheiro que se mudara de sua cidade natal em Trieste para trabalhar em Bologna. Vindo de um casamento falido, pois sua ex-mulher o havia traído com um colega do trabalho dela. Mas assim como Ilária, ele acreditava no amor e queria ter um vínculo afetivo com a mulher que ele decidir amar um dia.

 Não houve um romance na primeira noite, mas conforme os dois começam a se abrir um para o outro ao longo dos dias, a atração e o respeito  finalmente dá lugar ao romance.  O plano inicial de Ilária era encontrar alguém de Ímola, pois ela tinha medo de precisar sair da cidade que passara a amar, mas seus planos mudaram e ela se apaixonara.  E mesmo com medo de que o relacionamento dos dois não dê certo ao fim das férias, por conta da distância ou que no final ela termine ferida, Ilária decide arriscar, e essa fora a melhor decisão da sua vida.

O casal não poderia estar mais feliz, mas como em qualquer início de relacionamento, as dificuldades e inseguranças virão, principalmente quando um membro da família de Nicola não aprova o seu namoro com uma brasileira.

“-Não se importe com o que acontecer, saiba que io ti amo! –Falou!! Foi a primeira vez que ele realmente se declarou! Já estávamos tão envolvidos, mas a declaração de amor foi agora. Eu tinha certeza pelas atitudes e agora eu tinha acabado de materializar o sonho acalentado! Que o meu amor me diz: Io ti amo! “

O livro é narrado pela própria Ilária, onde podemos acompanhar seus sentimentos em cada momento da história e nos divertir bastante com o seu modo de contá-la. Foi uma experiência ótima, pois a personagem narra como se tivesse conversando com o leitor. Só senti falta de mais diálogos. A história também possui fatos e informações históricas interessantes sobre a cidade de Florença, onde ela fala sobre Dante Alighieri, e sobre Ímola, como o Castelo chamado Rocca Sforzesca, que é considerado o símbolo da cidade, sobre a Catedral, que possui um grande segredo muito interessante e que me surpreendeu bastante haha.

A obra possui um romance leve, divertido, fofo e envolvente. Gostei bastante de conhecer a história da Ilária e me emocionei com a sua história de amor, ela e Nicola são um casal maravilhoso e logo no primeiro encontro, percebi que eles eram perfeitos um para o outro. Vale a pena conferir.   

20 comentários via Blogger
comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Assim como você, tenho uma paixão gigante pela Itália, mas isso é mais do que explicado, sendo minha bisavó uma italiana nata, né?
    Algo me diz que, além de pelo fato de se passar na Itália, por ser um romance tão fofo, eu iria amar esse livro. Será que estou certa? Em breve descubro, porque acabei de acrescentá-lo na minha lista! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que demais! Awnn eu também e tenho muita vontade de conhecê-la um dia. É sim, muito fofo. Aaah que bom, espero que goste da leitura. Bjss! <3

      Excluir
  2. Confesso que nunca tive muita curiosidade pela Itália, mas essa sua resenha me pegou. Fiquei super curiosa sobre a história e como será resolvida a questão do namoro não aceito por esse familiar. Amo romances, e esse com certeza já foi parar na minha listinha!

    Um brijo, Pri :*

    Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Fico feliz que tenha gostado e ficado curiosa em relação ao enredo. Espero que goste da leitura. Bjss!

      Excluir
  3. Oi, Jennifer. Eu li esse livro recentemente e infelizmente a leitura não me agradou. Achei a trama completamente parada, com excesso de detalhes (e detalhes desnecessários) e o que mais me incomodou foi a escrita da autora. Além de o texto não estar adaptado ao novo acordo ortográfico, ainda faltam elementos nas frases para a compreensão delas, nossa, reli algumas vezes várias partes para poder entender o que a autora queria dizer. Mas está aí uma prova de que a leitura é diferente para cada leitura, enquanto eu não gostei do livro você já amou a leitura e isso é muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Pois é, eu lembro de você ter mencionado no Instagram. Poxa, que pena. Eu também me enrolei com a escrita dela no começo haha, mas depois comecei a entender. Eu só queria que ela colocasse mais diálogos. Verdade haha, é bem legal mesmo. Bjss!

      Excluir
  4. Oiee
    Eu adoro a Itália, tenho muita curiosidade em conhecer, deve ser país lindo e cheio de cultura. Quanto a resenha, eu amei, muito bem escrita, arrasou! A premissa do livro me interessou demaisss e por isso já adicionei a lista de desejados (que por sinal, tá enooorme kkk)
    Bjos, Bia! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Eu tambémm e depois de ler esse livro, que também possui muitas informações sobre pessoas e locais históricos, fiquei mais curiosa ainda para conhecer a Itália haha. Aaah obrigada <3, fico muito feliz que tenha gostado. Te entendo totalmente haha, eu já perdi a conta da minha. Bjss.

      Excluir
  5. Olá, legal sua resenha, parece ser uma boa pedida após ler um livro intenso ou muito pesado, já li um livro onde a pesonagem também era mais velha , apesar de ser um conto amei demais, vou anotar a dica para uma leitura futura,Bjus

    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Obrigada, fico feliz que tenha gostado. É sim, ainda mais se você quer curar uma ressaca literária haha. Anota sim, bjss!

      Excluir
  6. OIii!

    Eu não conhecia esse livro e achei a temática bem interessante :D
    Faz muito tempo que não leio nada em primeira pessoa, é ótimo para nos fazer se sentir conectado com o enredo. Dica anotada.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Pois é, é uma escrita bem diferente, mas bem legal também haha. Verdade. Bjss!

      Excluir
  7. Oiii tudo bem?
    Menina, definitivamente eu achei um porre esse livro, toda essa coisa de só usar amore mio estressa e achei a história tão parada que dormiria, fico feliz que tu tenha gostado, essa edição está linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Morgs! Mentiraa, sério? Haha tem umas partes meio melosas mesmo, mas eu achei fofo. Está mesmo, bjss!

      Excluir
  8. Olá, fiquei encantada pela capa desse livro. Eu também gosto muito de tudo o que é relacionado à Itália. Achei o romance bem interessante, gostei do perfil dos protagonistas pelo que você contou sobre eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Que bom que você gostou da história, espero que você possa lê-a um dia. Bjss!

      Excluir
  9. Olá,

    Livros que tem como cenário a Itália sempre atraem minha atenção, pois sou fascinada por esse país e também quero muito conhecê-lo um dia. Enfim, li uma outra resenha desse livro não tão positiva, e agora estou em dúvida haha, acho que terei que ler para saber o que irei achar.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Pois é haha, está bem dividido. Mas leia sim, talvez você tenha uma perspectiva positiva sobre a obra. Bjss!

      Excluir
  10. Oi, tudo bem? Acho legal uma trama que se passe em outro país, mas que tenha alguma relação com a gente, do Brasil. Eu posso tirar cidadania italiana e gostaria muito de conhecer o país. Mas, falando do livro, ele me pareceu cativante, sim, mas tenho receio de ser meio morno, sabe? Muitos livros com essa pegada "leve e divertida" terminam em arrependimento para mim, pois não consigo me envolver muito. Além do mais, sei lá, eu tenho dificuldade em gostar do universo adulto (coisas relacionadas a maternidade, casamento etc), porque não tem nada a ver comigo, nem nada a ver com o que sonho pra minha vida.
    Mas que bom que gostou, deve ser bom pra um passatempo ^^

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jennifer,
    Gostei dos personagens serem mais velhos, é difícil encontrar essa faixa etária nos livros. Esse cenário é um sonho e a mensagem de procurar o amor mesmo depois de uma desilusão é muito bonita. Parabéns pela resenha.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo