25/09/2017

25 [ RESENHA ] Caraval


Título: Caraval - Edição de Luxo (Caraval #1)
Autora: Stephanie Garber
Páginas: 351
Editora: Novo Conceito
Estrelas: 5/5

Tudo o que você já ouviu sobre Caraval, não se aproxima da realidade. É mais do que um jogo ou uma performance. É o mais perto que você chegará da magia neste mundo... Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta.  Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.
 


Entre os locais no Império Meridiano, um lugar rodeado de nobres e regentes, havia cinco Ilhas Conquistadas e entre elas, Trisda, que era governada pelo impiedoso, rico e elegante Marcello Dragna que vivia com suas duas filhas. Scarlett, a mais velha, e Donatella, a caçula. Contudo, houve uma época em que o Governador era um homem muito gentil, mas isso mudara por conta da partida inesperada de sua esposa, Paloma. Após esse acontecimento, Marcello havia mudado drasticamente enquanto Scarlett e Donatella ficaram aos cuidados de sua avó Anna, que as vendo tristes pela partida da mãe, lhes contava maravilhosas e empolgantes histórias sobre Caraval e principalmente, sobre o famoso e enigmático Mestre Lenda. 
 
Era aniversário de Donatella e para fazer algo especial para a irmã por estar sentindo muito falta da mãe, Scarlett resolve escrever a sua primeira carta para Lenda. Seria o melhor aniversário de todos, pois ele traria os seus fantásticos atores e a magia como ele sempre fazia quando viajava para um local novo. Contudo ele nunca viera e Tella começou a perder as esperanças, mas Scarlett continuava lhe escrevendo as cartas. Até que a notícia de que Lenda fora acusado pelo assassinato de uma jovem num dos jogos de Caraval, obrigando-o a parar de viajar por um tempo indeterminado.  

“-A bruxa não mentiu quando disse que Lenda não poderia ter fama e Annalise. Depois de se tornar Lenda, ele não foi mais o mesmo garoto por quem ela se apaixonou, de modo que ela se casou com outro e partiu o coração dele. Lenda se tornou tão famoso quanto tinha desejado, mas declarou que Annalise o traiu e jurou nunca mais amar ninguém. Provavelmente, há quem o chame de vilão. Outros dizem que sua magia o torna mais parecido com um Deus. Tanto a pequena Scarlett quanto a miúda Tella estavam a meio caminho do sono. As pálpebras estavam mais fechadas que abertas, embora as bocas se movessem, formando luas crescentes voltadas para cima. A de Tella sorria para a palavra vilão, mas Scalett se deliciava à menção da magia de Lenda.”

E enquanto Lenda não dava notícias de sua volta, a vida de Scarlett também mudava. Pois mesmo tendo um pai que era o homem mais rico que a maioria dos oficiais, por conta da ilha de comércio de rum e de outros negócios no mercado negro. Ainda lhe faltava o poder e o respeito, pois os regentes e nobres do Império Meridiano o ignoravam e consideravam qualquer um que fosse ilhéu, um camponês. Mas isso iria mudar, pois o Governador planejara casar Scarlett com um Conde que não apenas uniria sua família com a de um Nobre do Império Elantine, como também ganharia o poder e a respeitabilidade.

Para Scarlett, mesmo não conhecendo o seu noivo, ela se encantava com as lindas cartas que recebia do Conde, principalmente porque a faziam ter esperança de que poderia ter um casamento feliz e que qualquer chance de liberdade era melhor do que estar com o seu pai em Trisda. Pois, qualquer desobediência era recompensada com um castigo cruel e que sempre deixava as filhas apavoradas. Principalmente quando uma filha o desobedecia, ele infligia o castigo na outra. Contudo, Scarlett nunca deixara de acreditar na magia e que um dia, Lenda voltaria a viajar com os seus atores e que responderia as suas cartas. E depois de sete anos, esse dia finalmente chega.

Depois dessa resposta e de reler várias vezes a carta, Scarlett corre até a adega de seu pai em busca de Donatella para lhe contar a notícia e se surpreende ao encontrá-la escondida com Julian, um marinheiro bonito, sedutor e misterioso que traria muitos problemas para as duas se o Governador os pegasse. Havia três ingressos, um para Scarlett e Donatella com os seus nomes e o último, para o Conde. Porém, havia um problema. Elas deveriam encontrar o Mestre na Isla de Los Sueños, cujos portões principais iriam se fechar a meia-noite, no décimo terceiro dia da Estação Germinal, durante o 57º ano da Dinastia Elantine. Ou seja, elas teriam apenas três dias para chegar a Caraval. Qualquer um que chegasse depois não seria capaz de participar dos jogos e não conquistaria o prêmio desse ano que seria um Desejo.

Era bom demais para ser verdade, se fosse dali a três meses ou semanas, Scarlett poderia ir quando já estivesse casada e livre do Governador, para que ela e o Conde vivessem as maravilhas de Caraval. Porém, seu pai controlava até a data do casamento, e sair agora seria impossível e muito perigoso. Pois havia coisas piores que os castigos, que Scarlett nunca contara a irmã. Ouvindo a conversa das irmãs, Julian diz saber onde a Ilha se encontrava e que as levaria em seu navio se pudesse ficar com o terceiro ingresso. 


Scarlett desejava ir para Caraval mais do que Donatella, ganhar o jogo e finalmente ter liberdade, escolhas, prodígio e magia era tudo que ela sonhara desde criança, mas ao crescer deixara os contos de fadas para trás. Após descobrir que Julian estava com uma de suas filhas na adega, o Governador inflige o castigo em Donatella na frente de Scarlett e Julian, que fica horrorizado. Depois de machucar sua própria filha, ele entrega a carta do Conde à Scarlett, dizendo que eles iriam se casar dali a dez dias, o que tornaria mais difícil ainda ir para a Ilha, pois os jogos teriam cinco dias de duração contando com os dois dias de viagem. 

Decidindo fazer a proposta de graça, Julian diz que elas só teriam que encontrá-lo à noite na Praia del Ojos. Tella finalmente toma a decisão de ir embora e nunca mais voltar, mas Scar ainda tinha medo do que o pai poderia fazer e tenta impedir. Mas sua irmã já havia planejado tudo e Scarlett não tem escolha a não ser partir para a Isla de Los Suenõs. 


Contudo, mesmo estando fascinada com a Ilha, Scarlett decide que ficaria apenas uma noite e que no dia seguinte iria embora com sua irmã para chegar antes que seu pai decidisse procurá-las e para se casar com o Conde. Porém a história fica mais interessante quando Scarlett e Julian chegam à ilha e Donatella havia desaparecido.

As histórias sobre o Mestre Lenda e Caraval finalmente serão reveladas. Julian está mais misterioso do que o normal e parecia sempre zombar com tudo relacionado a Lenda e aos seus artistas. Enquanto estiver em Caraval, não confie em ninguém e, principalmente, não revele os seus segredos, pois eles podem ser usados contra você. A magia nunca fora tão fascinante e ao mesmo tempo tão perigosa! Ou seria apenas ilusão?  Onde está Donatella, qual será o jogo que Lenda preparou para os seus convidados e por que Scarlett seria a sua convidada especial? Será que Julian sabe mais do que aparenta? Só lendo para descobrir!

“Scarlett não teve bons sonhos. Ao adormecer, sonhou com Lenda. Ela tinha voltado ao camarote dourado e não usava nada além de um espartilho preto decotado e uma anágua vermelha, e tentava se cobrir com as cortinas. –O que está fazendo? –Lenda chegou pavoneando-se, exibindo a cartola de veludo azul pela qual já era conhecido e um olhar cheio de más intenções. –Eu só estava tentando assistir ao jogo. –Scarlett se embrulhou mais nas cortinas, mas Lenda a tirou dali. A mão dele era fria como a neve, o rosto juvenil oculto por uma sombra. O frio mordiscou os ombros nus de Scarlett. Lenda riu e envolveu a cintura dela com as mãos. –Não convidei você para ficar vendo, preciosa. – A boca se aproximou da dela, como se prestes a beijá-la. –Quero que você jogue. –sussurrou. Então, ele a jogou do camarote.”

Lembro- me a primeira vez que ouvi falar sobre esse livro fascinante e enigmático, e quando adquiri o exemplar de luxo fiquei tão ansiosa que tive medo da história não ser tudo aquilo que eu imaginava, mas foi totalmente o contrário, foi muito melhor! Confesso que estava louca para conhecer a história do famoso Lenda, o porquê de todo esse mistério e se a magia era verdadeira. E me surpreendi bastante, ele é incrivelmente inteligente e adora jogar haha. Sem falar nos enigmas de cada pista que me deixavam tão confusa quanto a Scarlett e ao mesmo tempo aflita de que algo ruim acontecesse.

A história é narrada em terceira pessoa, mas pela perspectiva da Scarlett. Não encontrei nenhum erro de ortografia. A edição está perfeita e muito elegante, possuindo um mapa para que os leitores possam conhecer um pouco mais da Isla de Los Sueños, rosas no acabamento na parte interior, sem deixar de mencionar os personagens incríveis e muito bem escritos.

Um enredo envolvente, viciante, com muitas reviravoltas e revelações bombásticas que me deixaram mais confusa e me fizeram apagar todas as minhas deduções anteriores haha. Consegui entender todo o desfecho apenas nas páginas finais. Porém o epílogo me deixou ansiosa pela continuação dessa série incrível que eu não vejo a hora de ler.   

25 comentários via Blogger
comentários via Facebook

25 comentários:

  1. Tenho que dizer que a edição está linda, as fotos demonstram bem isso.
    Que bom que a histórias saiu melhor que pensava, esta mistura enigmática é de me arrancar os cabelos, isso sempre faz com que eu devore o livro para saber se as minhas deduções estavam certas.

    Beijos Jennifer.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/vida-em-marte.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Não está? Fiquei um tempão admirando a edição antes de ler haha. Com certeza haha, me sentia assim à todo o momento da leitura. Mas vale muito a pena. Bjss!

      Excluir
  2. Oi,
    Não conhecia esse livro achei interessante que bom que ele atendeu suas expectativas.A diagramação do livro realmente é bem linda gostei das fotos e a história promete esconder vários mistérios. Anotarei a dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2017/09/outlander-viajante-do-tempo-de-diana.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Que bom que eu despertei a sua curiosidade para ler a obra, você não faz ideia haha. Anota sim, bjss!

      Excluir
  3. Ele já está na minha lista (quero muito). Confesso que com o que tu falou imagino que seja um livro confuso, mas ainda vou dar uma chance à ele. Rsrs
    Amo essa edição, muito bem trabalhada.
    Gostei muito da resenha. Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é essa a intenção da autora haha, nos deixar confusos e depois despejar as revelações apenas no final. Dê sim, você não irá se arrepender. Obrigada, bjss!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Acho essa edição maravilhosa e, pelo jeito, a estória também é muito boa. Não sabia que era uma série. Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Tudo bem e você? É incrível! Acho que é a capa mais bonita que eu tenho na minha estante haha, é sim. Pois é, pelo que eu li, ainda não tem data específica para os próximos. Mas já estou ansiosa pelas continuações. Obrigada, bjss!

      Excluir
  5. Eu estou louca para ler esse livro, eu li a degustação da editora e simplesmente fiquei mega curiosa para ler o restante. Adorei a sua resenha, acho que peguei spoiler mas gostei mesmo assim, quanto mais eu souber desse livro melhor. Eu acho a capa dele linda <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Pois é, foi lendo o trecho no site oficial que eu também tinha ficado curiosa com a história. Fiquei tão ansiosa para saber o que iria acontecer na ilha que acabei comprando a edição de luxo haha. Obrigada, dessa vez não tem spoiler não haha. Eu queria contar um pouco mais, mas aí não teria graça. Bjss!

      Excluir
  6. Olá!
    Eu estou muito curiosa para embarcar nessa aventura. Desde que lançou fiquei animada com a premissa e vendo tantos comentários incentivadores da obra só faz aumentar minha vontade de ler.
    Espero conseguir fazer ainda esse ano.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Aah que bom, também espero que você consiga ler e se apaixone pela história tanto quanto eu. Bjss!

      Excluir
  7. Oi Jennifer,
    Gostei muito da sua resenha! Desde que lançaram Caraval eu já li a sinopse e fiquei com vontade de ler o livro. Vi algumas resenhas negativas, mas pela sua fresenha deu pra ver que vale a pena a leitura.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Obrigada <3, fico feliz que tenha gostado! Vale simm, se você ama mistério, romance e fantasia então esse livro é perfeito pra você. Bjss!

      Excluir
  8. Olá Jennifer,
    Já li esse livro e me apaixonei pela escrita, mas tenho algumas ressalvas, principalmente, com relação ao final, que foi bastante rápido.
    Também não gostei muito das escolhas de Tella, ela fez umas coisas bastante burras, mas a Scar é incrível, queria tê-la ao meu lado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jennifer! Já tinha lido sobre esse livro e eu recentemente o adquiri, apenas não consegui ler ainda (isso acontece com mta frequência rs). Adorei sua resenha, acho que vou colocar essa leitura no topo de prioridades.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Apesar de todas as opiniões positivas que li, não é um livro que me chama a atenção, acho que ele é um mais do mesmo no gênero, e admito que estou bem saturada.

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Eu não li essa obra ainda, maaaaas eu só li comentário positivo para ela, então minha curiosidade só aumenta. Gostei de saber que suas expectativas foram supridas. dica anotada.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  12. Como vai, Jennifer, tudo bem?
    Esse livro é lindo demais. *-* Ainda não li, mas minha irmã já leu e resenhou. Assim como você ela amou a obra. Já estava com muita vontade de ler e sua resenha positiva só fez aumentar essa urgência. Preciso desse livro o quanto antes. Parece ser uma obra e tanto mesmo. Um beijo e boas leituras para nós!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Esta edição está linda e já faz tempo que quero ler este livro, mas como quero com capa dura vou esperar promo para comprar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi! Esse livro está fazendo um sucesso danado, hein? De todas as resenhas que li, a sua foi a mais diferente e interessante, pois traz informações que outros resenhistas não colocaram. Enfim, parece ser uma leitura mágica e muito empolgante, e confesso que pela primeira vez senti vontade de ler MESMO hehe
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá! Há livros que depespertam nosso interesse logo que vemos a capa, o título. E esse foi um deles. Já está na minha lista de desejados. Ótima sua resenha, bjo

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Gostei muito da sua resenha e consegui ter um vislumbre excelente da história. O livro parece ser uma leitura que vale a pena e com certeza já está na minha lista. Excelente post!

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  17. Me arrependi por não ter comprado essa edição de luxo quando tive uma boa oportunidade... Sinceramente, tenho muita vontade de ler, mas só depois que a série toda dor publicada pois já tive decepções com a editora deixando séries pela metade. Fico feliz de saber que gostou e que tem reviravoltas e revelações bombásticas, adoro!!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu estou louca por esse livro desde que fiquei sabendo do lançamento mas, infelizmente, não consegui dinheiro ainda para comprar :( Mas amei poder conferir a sua resenha e espero ser uma das minhas próximas leituras. Espero amar também!
    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo