30/08/2017

7 [ RESENHA ] Poemas do Fim do Mundo

Título: Poemas do Fim do Mundo
Autor: Eriberto Henrique
Editora: Autografia
Páginas: 88
Estrelas: 4/5
Livro: Cortesia da Editora

Em Poemas do Fim do Mundo, Eriberto Henrique reúne uma série de poemas que foram escritos por ele durante boatos, por uma profecia, de que o mundo estava chegando ao fim. O autor produziu textos reflexivos sobre sua vida e tudo ao redor, em tom de despedida, encerrando um ciclo e recebendo um novo mundo.
Com palavras tocantes, Poemas do Fim do Mundo fala de diversas vidas, com assuntos dos mais profundos aos mais “ordinários”, das pessoas que vêm e que vão. Utilizando figuras de linguagem como metáforas e rimas, Eriberto prende o leitor e faz pensar, ao mesmo tempo em que entretém. É o livro perfeito para carregar a todo canto e para ser lido a qualquer momento.
 

Uma ideia que teve início por conta de uma brincadeira sobre o Fim do Mundo, mas que foi ganhando forma e como consequência a tudo isso, Eriberto Henrique concluíra um lindo livro de poemas que seria como uma reflexão sobre si mesmo e as pessoas que cruzamos e convivemos ao longo da nossa vida. Com o objetivo de fazer com que o leitor conclua uma viagem para o seu próprio corpo, alma e mente.

Com isso, vêm as seguintes perguntas: O que você faria se soubesse que o mundo fosse acabar? Você se sentiria realizado com tudo que você possui ou fez? Ou sentiria que ainda havia coisas que você gostaria de fazer, mas o medo o impediu de concluir?

Poemas que falam sobre a infância, sonhos, sentimentos e sensações que não são mais os mesmos. Antigas paixões e o arrependimento de não ter feito o bastante, dias e momentos simples com boas recordações, mas que, infelizmente, não voltam mais. Coisas belas da vida que não paramos para apreciar como contemplar o nascer do sol, a natureza em sua plenitude, uma amizade, um amor. 

 Ou seja, não possuímos mais aquela alegria diante de coisas pequenas da vida e que às vezes não reparamos, pois estamos muito ocupados com nossas obrigações com o trabalho, estudo. Estamos sempre com pressa e não damos a devida atenção ao que realmente importa. Ficamos sobrecarregados depois de um dia cheio e esquecemos de aproveitar os momentos únicos que não voltarão mais. Será que o tempo é realmente curto e os problemas não possuem soluções?

Através dessa obra, podemos refletir sobre nossas ações e o real sentido da vida, qual será o valor disso tudo? E é claro, nos apaixonar por esses poemas belíssimos e fascinantes!

"Uma ChanceEu cresci te esperando no jardim de minha casa,Sonhando com uma paixão que queimasse como brasa,Buscando uma rima rara para os poemas que te escrevia,A cada estação, as papoulas desabrochavam,
Os jasmins a essência do perfume exalavamE a esperança de ter seus beijos  eu expressava em poesia.
Diante da lua eu ficava no quintal,Misturando alegremente consoante com vogal,Iluminado pelo brilho da estrela preferida.Em minhas orações eu pedia a Deus,A possibilidade de lhe dar os carinhos meusE ser feliz ao teu lado pelo resto da minha vida.
O calor do verão e o frio do inverno,O vento forte do outono e o poema pós- moderno,O colorido da primavera e o céu estrelado.A espera da chance de te encontrar,De pegar na tua mão e a ponte atravessar,De dizer eu te amo e acordar ao teu lado.
Eriberto Henrique, Jaboatão, PE, 06 de dezembro de 2012."


Essa obra foi algo realmente surpreendente, pois me fez repensar todos os meus atos e no quê eu estava dando mais importância em minha vida. A edição está incrível, com um título e uma imagem que chamou a minha atenção logo de cara e me deixara ansiosa para conferir essa obra.

Foi uma leitura maravilhosa, pois através de uma escrita fluída e envolvente, o autor consegue nos emocionar e ao mesmo tempo nos fazer refletir sobre nossas atitudes, no quanto mudamos ao longo dos anos. E se realmente estamos felizes com nós mesmos, com o nosso modo de agir e se temos dado importância as pessoas à nossa volta. Com temas muito interessantes e significativos, cada texto possui um registro com datas em que foram escritas, fiquei encantada com essa obra e me identifiquei bastante com muitos poemas haha. Vale à pena conferir!     

7 comentários via Blogger
comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Olá Jennifer;
    Realmente, nossas ocupações nos faz perder o melhor da vida sem nem ao menos perceber.
    Poemas são suspiros da alma e o fato de nos fazer refletir torna ainda mais belo o que por si só
    já possuí uma beleza imensurável.
    Parece ser um ótimo livro para se ter na cabeceira, espero ter a oportunidade de conferir.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Com certeza, é lindo e reflexivo! Espero que tenha chance de ler um dia. Bjss!

      Excluir
  2. Olá jenifer, tudo bem?
    Nossa que máximo essa ideia
    Reflexões tão profundas que geraram um livro de poemas tão interessante.
    Confesso que não conhecia o autor, mas amo livros de poemas e suas impressões me deixaram bastante curiosa por essa leitura.
    Dica anotada
    Espero curtir a leitura tanto quanto você!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Faby! Obrigada, fico feliz que tenha gostado! A escrita do autor é incrível, anota sim. Bjss!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Que bom que você gostou, eu particularmente, não gosto de poemas. Tenho certa dificuldade para entendê-los, acredito que devem ser lidos na hora certa pois se não, acaba por ser uma leitura díficil.
    Gostei da sua resenha e quem sabe um dia, acabe lendo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Eu também era assim haha, mas conforme eu fui lendo mais livros do gênero acabei entendendo melhor. Te entendo totalmente haha, obrigada. Leia sim, bjss!

      Excluir
  4. olá... não conhecia o autor e o livro... bacana ele ser da minha terrinha, Pernambuco hahaha <3
    adoro livros de poemas e certamente faria a leitura desse livro, a fim de conhecer mais a escrita de Eriberto...
    bjs...

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo