18/05/2017

14 [ RESENHA ] Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo

Título: Eu Estou Pensando em Acabar com Tudo
Autora: Iain Reid
Editora: Fabrica 231
Páginas: 224
Estrelas: 4/5
Livro: Cortesia da Rocco

No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake. Mas talvez seja tarde demais. Reid, que tem dois livros de não ficção elogiados pela crítica e contribui para veículos de prestígio como a revista New Yorker, une, numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero. Um thriller denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.

Antes de qualquer coisa, devo alertar vocês que esse foi meu primeiro contato com o gênero thriller psicológico. Além disso esse é sem dúvida o livro mais difícil de resenhar, pois o autor brinca literalmente com o leitor, minha cabeça ao final da leitura estava dando nó. 
Uma frase de divulgação do livro diz o seguinte: Você sentirá medo, mas não saberá o por quê. Essa frase chamou muito minha atenção, fiquei curiosa para saber o motivo de não sabermos o por quê de não sentir medo e o autor está de parabéns, pois cumpriu o que prometeu. Eu não tinha noção alguma do que estava com medo.
Não vou poder falar muito sobre a trama, pois esse é um livro quase impossível de soltar um spoiler ou outro, então vai ser uma resenha curtinha mesmo.


Jake e sua namorada ( o nome dela não é revelado ) estão viajando, ele quer apresenta-lá a seus pais, quer que ela conheça a casa que ele cresceu. Ela? Ela está pensando em acabar com tudo, mas é claro que Jake não tem ideia disso.
Jake é um ótimo namorado embora estejam namorando a pouco tempo, o pouco que ela sabe sobre ele já é bom o suficiente para continuar com o namoro, mas não é o que ela quer. Ele é inteligente, um ótimo rapaz. Ela poderia acabar com tudo de uma vez, mas também quer conhecê-lo melhor, conhecer sua família e o lugar onde nasceu.

“Eu estou pensando em acabar com tudo. Quando este pensamento chega, ele fica. Gruda. Perdura. Domina. Não há muito o que fazer”


Durante a viagem de carro eles conversam sobre muitas coisas, e sempre a moça percebe que Jake é um bom namorado, mas nada tira da sua cabeça que ela precisa acabar com tudo, além disso ela recebe o tempo todo ligações misteriosas de alguém que ela chama de "O CHAMADO" ele sabe tudo sobre ela, mas ela não sabe se deve contar a Jake sobre as ligações ou não.


Ao chegarem na fazendo a  namorada nota que há algo errado, tudo parece muito velho, a casa principalmente, mas tudo é extremamente muito limpo. Os pais de Jake também são estranhos, principalmente sua mãe. Durante o jantar os pais do rapaz conversam muito até para que ela imite Jake (que se comportou totalmente estranho durante todo o período que estavam na casa). A moça também nota que há algo de errado no porão e em uma oportunidade ela resolve verificar o que há lá dentro e descobre mais coisas sinistras sobre o namorado e sua familia.

Quando decidem ir embora a mãe de Jake entrega para um papel para a moça e pede para que ela não abra ali, no caminho de volta eles param em uma escola aparentemente abandonada, o motivo era simples, Jake queria jogar algo no lixo, mas ele não volta para o carro.

O livro é narrado em primeira pessoa pela namorada de Jake. Uma narrativa envolvente, fluida e viciante. Logo no inicio do livro sabemos que alguém morreu, mas não sabemos quem. A cada inicio de um capitulo narrado pela namorada há um outro capitulo que passa em um outro espaço de tempo com relatos mais policiais.



Só posso dizer que o livro é surpreendente, principalmente o final... O autor foi totalmente original, sua estreia foi um arraso total.

Às vezes um pensamento está mais próximo da verdade, da realidade, do que uma ação. Você pode dizer qualquer coisa, pode fazer qualquer coisa, mas não pode forjar um pensamento. 

Como não tenho experiência com o gênero acho que tudo ficaria mais esclarecido para mim se eu lesse o livro mais uma vez, algumas coisas não ficaram claras para mim, mas se você curte o gênero vai amar esse livro, e você que ainda não leu nenhum thriller psicológico dê uma chance e comece com esse, pois ele vai dar um nó na sua cabeça. Sem contar que esse exemplar está a coisa mais linda do mundo, capa dura com uma capa leio que aveludada (talvez eu esteja falando besteira, a capa é inexplicável), a diagramação do livro está um arraso, PARABÉNS ROCCO.

Recomendado.




14 comentários via Blogger
comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Olá! Adorei a capa do livro, bem diferente, como parece ser a história! Não leio tanto esse gênero, mas fiquei curiosa para saber alguns pontos: o que tem no porão da família, porque a namorada queria acabar com tudo, porque o namorado não volta para o carro e, claro, como tudo isso termina! Vou colocar na minha (interminável) lista.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Também não li esse gênero e resolvi dar uma mudada e amei... acho que vale a pena tentar sim.

      Excluir
  2. Só o título já começou ganhando a minha atenção. Eu estava procurando por indicações de livros do gênero, porque minha lista de livros de terror tende a zero xD (mas leio muito suspense, então mais um ponto para eu ler o livro!) Estou ansiosa para conhecer mais da obra.
    Adorei a resenha! Obrigada pela indicação :)
    Beijos

    http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, espero que tenha a oportunidade de ler o livro o mais breve possivel. Você vai gostar, o final é realmente surpreendente;

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    Confesso que o nome do livro não chamou minha atenção, mas cheguei aqui "thriller psicológico. Além disso esse é sem dúvida o livro mais difícil de resenhar, pois o autor brinca literalmente com o leitor, minha cabeça ao final da leitura estava dando nó" e pensei, para quê ler o resto da resenha? Quero esse livro.
    Não se preocupe, li até o final. Gostei das suas considerações e coloquei o livro na lista para assim que tiver tempo.

    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NUSS :o
      O que chamou minha atenção no livro foi o titulo hahahahhaa.
      que bom que te convenci kkkkk. Espero que leia o livro em breve.
      bjs

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Sim a capa é inexplicável de tão bonita. Ótima resenha ressaltando os melhores pontos da história, mas confesso que suspense/terror/thriller não são gêneros que leio habitualmente. São gêneros que tenho medo e nunca me prendem. É uma pena porque o livro parece ótimo, mas com certeza quem é mais chegado vai adorar a dica. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonada por essa capa hahaha
      Mas tenta, eu também não lia e tentei e deu certo hahahha. Vale a pena tentar.

      Excluir
  5. Olá! Você me deixou bastante curiosa! Amo livros nesse gênero e fiquei imaginando o porquê que ele não voltou. também fiquei curiosa sobre os capítulos com fatos policiais. Amei sua resenha, mostrou os principais pontos da história, a capa está linda demais mesmo, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Fico mega feliz em saber que você gostou da resenha, espero que a leitura seja ainda mais agradavel.

      Excluir
  6. Oi, Taty
    Eu amo muito o gênero! Esse é um dos livros do gênero que nunca me chamou muita atenção, mas se você disse que vale a pena dar uma chance, eu leria sim.
    Só não gosto de sentir medo nas leituras rs.


    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  7. Não leio muito livros de terror e suspense, mas esse título, essa capa e a sua resenha me deixaram bem interessadas. Quer ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Uau fiquei bem curiosa com essa história, pelo nome achei que poderia ser mais um livro de suicidas, ainda bem que li sua resenha. Dica super anotada.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, adorei... Embora eu não leia muito o gênero e sentir medo não seja a minha praia, sua resenha maravilhosa me conquistou. Vou procurar por ele pra ler muito em breve!
    Bjsssss

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo