14/03/2017

8 [ RESENHA ] Desnudo

Título: Desnudo
Autor: Thássio G. Ferreira
Páginas: 84
Editora: Ibis Libris
Estrelas: 5/5
Livro: Cortesia do autor
Despido de si, o uno é sempre um outro, de maneira que somente a poesia possa deflagrar tal dinâmica de alteração e pró-criação do existente. A razão entra, sim, no cuidado de revelar a própria emoção poética, sem que a aniquile quando consumada na forma-poema. Dessa consciência, Thássio G. Ferreira se vale: maneja ferramentas sonoras, rímicas, rítmicas. Entre aliterações e assonâncias, não joga as palavras, nem somente joga com elas. O poeta se joga, sim, à palavra como quem “se entrega ao sol do mundo”. Apresentação de Igor Fagundes.
 

Embora, eu nunca tenha conseguido criar nada desse estilo de escrita na minha vida, sempre admirei autores que possuem o dom de criar poesias a cada dia mais inovadoras e fascinantes, que fazem não apenas a mim como a muitos leitores se apaixonarem logo nas primeiras estrofes.

Como o próprio título revela, e também as primeiras páginas do livro, o autor faz uma analogia dizendo que ao longo da sua vida ele construiu retalhos diante si que escondiam o seu verdadeiro eu. E que agora, livre das amarras que ele próprio criou em meio a sociedade, ele finalmente se despe e revela o seu verdadeiro eu. Sem máscaras, exposto e imperfeito em toda a sua humanidade, revelando não apenas o seu interior como também a sua própria emoção poética. 

Estrofe Psicanalítica:
Ando em equilíbrio precário,
segundo minha analista;
e em exílio de mim mesmo,
segundo minha própria poesia.”

De uma forma complexa e rica em detalhes o autor fala sobre o amor, a cura, a felicidade, o tempo, o passado, o silêncio, a diferença das cicatrizes na pele em relação as cicatrizes que são deixadas no inconsciente, a calmaria do mar, lembranças  e muito mais.
O livro também contém poesias de outros maravilhosos autores como Clarice Lispector, Manuel Bandeira e Manoel de Barros, que também se despem falando de seus medos e alegrias ao longo da vida.


Foi uma experiência maravilhosa e sendo a sua estréia como poeta na cena literária brasileira, o autor Thássio G. Ferreira, não deixa de nos surpreender com a sua escrita fascinante e envolvente. Pelo fato do livro conter menos de cem páginas, eu procurei ler um pouco mais devagar do que de costume para aproveitar mais a leitura. E acabei me apaixonando pela escrita do autor, sem deixar de mencionar as ilustrações de tecido em algumas páginas, que combinaram totalmente na construção da obra.  Simplesmente Perfeito!        

8 comentários via Blogger
comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Oi,
    Que lindo, adoro poesias porque além delas serem lindas te faz refletir.
    Brijos!!!
    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana, tudo bem? O meu livro tem vários poemas com um estilo reflexivo, tem um até que termina com o seguinte verso: "Eis aí um problema filosófico."

      :-D
      ;-)

      Se quiser conhecer mais dos meus poemas, o livro está à venda nas lojas online da Livraria da Travessa e da Ibis Libris Editora: www.travessa.com.br/Busca.aspx?d=1&bt=thassio&br=00&cta=00&codtipoartigoexplosao=1 ou http://ibislibris.loja2.com.br/7011296--DES-NU-DO-

      E na minha página no facebook tenho postado vários poemas do livro e inéditos!: https://www.facebook.com/thassioescritor/

      beijos!

      Excluir
    2. Oii! São lindas mesmo, com certeza! Bjss!

      Excluir
  2. Que livro mais lindo! Vou te contar: Eu preciso dele!!! haha gente eu amo poesia, imagina um livro desses em minhas mãos...! Amei a resenha, sua escrita está ótima ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa!
      Olha, não é porque o livro é meu não, rs, mas ele ficou muito atraente para quem curte poesia e uma edição graficamente bonita. E está à venda em dois sites:

      Livraria da Travessa
      www.travessa.com.br/Busca.aspx?d=1&bt=thassio&br=00&cta=00&codtipoartigoexplosao=1

      Ibis Libris Editora
      http://ibislibris.loja2.com.br/7011296--DES-NU-DO-

      Corre lá para comprar e aproveita para curtir minha página no facebook e ler alguns poemas inéditos por lá!: www.facebook.com/thassioescritor/

      beijos poéticos! ;-)

      Excluir
    2. Oi, Melissa! Esse livro é maravilhoso haha, leia simm porque você irá amar. Obrigada! Bjss!

      Excluir
  3. Oi, Jennifer, que bom que você gostou! Poesia é uma delícia, não é mesmo? ;-)
    A todos que quiserem curtir meus poemas, estou sempre postando na minha página no facebook, https://www.facebook.com/thassioescritor/, e também no instagram: @thassiof
    :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thassio! Simm, eu adorei! Foi um livro muito prazeroso de se ler. Bjss!

      Excluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo