23/02/2017

17 [ RESENHA ] Tiete + Entrevista

Título: Tiete!
Autora: Clara Savelli
Páginas: **
Editora: Plataforma Wattpad
Estrelas: 4.6/5
A única coisa de que Kate tem certeza na vida é que não aguenta mais ouvir sua melhor amiga, Mariana, falando de Alex Rodder - um ator inglês mundialmente famoso que aparentemente faz todas as mulheres do mundo caírem aos seus pés - mesmo de longe. Todas menos Kate. Não que ela não o ache bonito. Ora, é possível achar o homem mais bonito do mundo segundo todas as revistas de fofoca feio? Longe dela. Ela só tem coisas mais importantes para se preocupar. Como o fato de não ter ideia do que fazer na faculdade. Ou com seu pai, que passa mais tempo fora de casa do que dentro dela. Além do seu relacionamento-não-relacionamento com Caio, irmão da Mariana. E com o fato de que seu ex-namorado insuportável e Mari começam a se aproximar. Ou com ela ter sido obrigada pela secretária do colégio a se inscrever no show de talentos, mesmo que tenha prometido a si mesma que nunca mais tocaria bateria. No meio disso tudo, Mariana surge com uma novidade: ganhou uma promoção! Para conhecer Alex Rodder! Em Londres! E ela quer levar Katerine! Como a vida é sempre cheia de muitas peças, claro que essa viagem não vai ser nem um pouco como elas planejaram...


Olá pessoas,

Nessa madrugada insanamente quente que me impede de dormir (inveja do meu marido que mal se move), e como eu havia dito, vou aproveitar esse espaço, também, para tecer um assunto importante: Autores nacionais e a conclusão de Tiete! da Clara Savelli. Autora do livro publicado: Mocassins e All Stars e de outras obras no Wattpad como: Acampamento de Inverno para músicos(nem tão) talentosos.

Com uma escrita de fácil entendimento, cuidadosa e bem estruturada encontramos na leitura de Tiete! altas doses de bom humor, sarcasmo e temperamento explosivo. Kate é gente da gente e no colégio passa por aquele frio na barriga intenso e com um toque leve de conformismo quanto adecisão sobre o que fazer assim que o período letivo terminar. Kate é apaixonada por música, toca bateria muito bem e escreve belas canções, mas alguns problemas em sua vida a afastaram de seu sonho. 

"Não saber o que eu queria fazer da vida não me deixava nervosa. O que me deixava nervosa era que os outros -inclusive meus pais- esperavam que eu soubesse o quanto antes". 

Como nem tudo é resumido no próximo passo rumo ao temido futuro, Kate têm que lidar com seus sentimentos em relação ao ex-namorado e ao atual "crush" e a química que eles esbanjam em seus encontros. Confesso que apesar dos pesares: shippei <3

Clara explora bem seus personagens e mesmo que a história seja, em boa parte, contada pelo ponto de vista de Katerine, fiquei curiosa para saber mais das personagens apresentadas no dia a dia dela;outro ponto positivo é que a autora não tem medo de escrever os fatos da maneira que tem que ser, sem correr ao ponto principal, isso faz sua cabeça e coração desejar várias situações, que por vezes acabamos por descartar no capitulo seguinte.

Tiete! é como um filme de sessão da tarde que sempre que está na programação você acaba por assistir. É viciante.

Mariana, melhor amiga de Kate (ou não) será a responsável por bagunçar a vida da protagonista por diversas vezes, em algumas ocasiões somente pela infantilidade. Dá pra ter raiva dela? Dá. Mas, quem nunca teve uma melhor amiga (ou foi uma) que já meteu os pés pelas mãos mais de uma vez e, principalmente, numa amizade de longa data? Sério, nós erramos com pais, avós, bichinho de estimação. Por que não com um amigo? Infelizmente acontece.

" Cogitei que talvez, ela estivesse prestes a chorar. Se ela chorasse eu também ia chorar e aí íamos começar a soluçar até minha mãe e Caio correrem para ver o que estava acontecendo e aí ia ser horrível. Dei um passo para frente e a puxei para um abraço."

Esse fator foi o único que me irritou ao longo da leitura. Mari erra, sim. Não por ser ruim, mas por ser mesmo um pouco mimada, egocêntrica e pela própria Kate que nunca tomou uma atitude frente a imaturidade da amiga, nunca disse: "Baixa a bola, migs". O que acaba por acontecer ao longo dos eventos da trama, só que - na minha mais humilde opinião -Katerine fica chata com um papo sobre: ela me deve, é o mínimo que ela faz, ela não merece minha amizade... Amiga, você a aceitou assim. 

Nesse ponto ela me lembra a Rachel do livro O noivo da minha Melhor amiga (Confesso que gostei mais do filme e a trilha sonora é só amor). Minha crítica é por ver a Kate como uma pessoa mais madura que sua amiga, porém, ao invés de jogar as cartas na mesa, ser franca e objetiva, ela passa a esconder sua vida de Mari, de coisas importantes até as mais banais. Ver a amizade delas escapar aos dedos, me deixou triste.

"Parece que você não tem mais livre arbítrio e direito de escolha. Seu coração simplesmente vira e fala: 'Ei, então, você se apaixonou por quem não deveria...Shh, sem mimimi. Supera e aceita que dói menos'".

Muito antes dos desentendimentos entre elas, Kate era azucrinada dia após dia pela obsessão de Mari e seu amigo (hilário) Igor pelo ator inglês Alex Rodder, protagonista da trilogia de sucesso: Fogo no Telhado, apesar de reconhecer a beleza do homem, Kate mal suporta a paixão inesgotável e descontrolada da amiga. 
É a partir dessa paixão e de uma promoção da produção do filme que Mari ganha uma viagem com acompanhante a Inglaterra para assistir a primeira exibição do filme e leva Kate, que está de coração partido, consigo. Igor que não podia ficar de fora acompanha as duas e boa parte dos momentos engraçados dessa viagem acontecem por conta desse cara e sua musa inspiradora Lady Gaga.

"Com toda aquela beleza, era difícil pensar em qualquer coisa que pudesse dar errado nessa viagem. Mesmo com Mariana chata e Igor folgado. Como algo poderia dar errado em um lugar tão fantástico, tão lindo e tão cheio de luz?"

É claro que pode, minha linda. Alguém achou que seria tudo maravilhoso? Entre encontros, acidentes, risadas, flashes, romances, brigas e beijos, Tiete! dá seu recado e ganha corações apaixonados em cada comentário feito na plataforma. 

"The odds, Katerine. What where the odds?" (As chances, Katerine. Quais eram as chances?")

Escritores como Clara Savelli e outros dos quais aos poucos apresento a vocês nos mostram que é  possível sim encontrar bons escritores nacionais fora da lista dos best-seller. Tiete! me acompanhou em meus almoços solitários, em momentos de descanso e antes de dormir. Amei o tempo que passamos juntos. 
Tiete! está disponível gratuitamente na plataforma do Wattpad. Faça parte dessa rede social!
Sério, esperamos por vocês *------*
Para ler o livro: Aqui aqui

Entrevista


Nome: Clara Savelli 
Idade: 25 anos 
Livros publicados: Mocassins e All Stars 
Livros escritos, além dos publicados: Tiete! e Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) 
Talentosos Livros favoritos: todos os da Meg Cabot 
Se fosse um personagem literário, você seria: Mia Thermopolis 
Uma motivação: meus leitores!


  • O wattpad é uma plataforma para escritores e leitores, como foi seu início e qual seu olhar para a função que cada um desempenha na rede social? 

Meu início foi em 2012, quando a rede não era quase nada conhecida no Brasil. Passei muito tempo lendo livros em inglês e estrelando meus favoritos. Foi só em 2015 que comecei a postar meus livros. A interação que o Wattpad fornece entre leitor e autor é a parte que eu mais amo na plataforma. Sou uma escritora muito melhor por causa dos meus leitores, de suas ideias e do apoio que recebo todo dia! 


  •  Como é a transição da Clara na profissão de formação para a Clara escritora?
Eu sou formada em Direito e Relações Internacionais, mas recentemente pedi demissão do meu emprego "regular" e estou me dedicando exclusivamente à literatura. Foi uma decisão muito difícil, mas eu senti que era o momento de tomá-la e muitas coisas boas vem acontecendo depois que eu comecei a ser escritora "full-time". 


  • Quais seus hábitos de escrita?
Deixar tudo para cima da hora, rs. É verdade. Não fico orgulhosa. Também tenho hábito de querer muito saber o que as pessoas estão achando - e rápido! É por isso que o Wattpad é tão maravilhoso!


  • O Que é o Prêmio Watts e qual a sensação de vencer na categoria: “Na boca do povo”?
O Prêmio Watts é um prêmio anual onde a equipe do Wattpad escolhe alguns livros 'destaque' na plataforma, com base em diversas métricas. Pela segunda vez consecutiva ganhei o prêmio, dessa vez com Tiete!. No ano anterior, fui vencedora na categoria "Os Mais Populares" com Acampamento de Inverno Para Músicos (nem tão) Talentosos. Chorei? Claro que sim! A sensação é incrível, de trabalho reconhecido e, acima de tudo, de colaboração. Sem meus leitores isso nunca teria acontecido, então esse prêmio é nosso! 


  • O que esperar para 2017 da Clara Savelli? 
Em 2017 espero terminar Chinelo e Salto Alto, meu novo livro aqui no Wattpad e se Deus permitir lançar um dos meus livros da plataforma em formato físico! Meus leitores merecem e eu não vejo a hora de encontrá-los pelas livrarias do Brasil! 

17 comentários via Blogger
comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Oi Thaise legal o espaço para apresentar os autores Nacionais. acho muito importante para as pessoas pararem com esse preconceito sem sentido. Existe livro bom e ruim em qualquer idioma, o negócio é você filtrar o que está procurando. fazer pesquisas nas plataformas auto publicáveis, ver se o gênero do autor te agrada essas coisas.
    Porque tem gente que detona o trabalho de alguns autores simplesmente por eles não escreverem o gênero usual que a pessoa lê.
    Está de parabéns viu!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anastacia,
      Muito pertinente seu comentário. Obrigada pela visita, pode contar que vamos falar de mais nacionais por aqui.
      Bjs

      Excluir
  2. Tiete! é como um filme de sessão da tarde" kkkk. Amei a comparação. Tem tempo que não leio algo no Wattpad. Embora prefira livros de ação ou drama, um romance com comédia também é bom para variar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari,

      Eu amo livros no estilo Sessão da Tarde, é mesmo uma boa dica para variar e relaxar.
      Espero que volte para o mundo do Wattpad ;)

      Excluir
  3. Oi Thaise, amei a premissa do livro, deu uma baita vontade de ler, faz anos que não leio nada por lá. Esse livro parece mesmo Sessão Tarde, uma coisa calma, se muitos dramas, para ler para relaxar. Bjokas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franciele.

      Mulher, espero tê-la convencido a voltar, quanto mais pessoas por lá, melhor <3

      Excluir
  4. oie!
    Nossa, que livro interessante!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada nessa história. E a narrativa da autora deve ser ótima! Uma ótima dica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla,
      Pode acreditar que a Clara sabe o que faz quando escreve ;)

      bjs

      Excluir
  5. Oi, Thaise
    Ainda não conhecia o livro, mas além de uma capa fofa, também tem uma premissa legal. Adoro essas histórias que parecem filmes da sessão da tarde. Uma pena que você tenha feito algumas ressalvas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia,

      As ressalvas que eu fiz foram bem pessoais, tem muita gente lá nos comentários da história que não gostam nada da Mariana, então depende da visão de cada um lá no calor das emoções hahahahahaha Espero que leia Tiete! <3

      Excluir
  6. Oiii!!

    O lado bom da insonia é poder conferir histórias boas como essa! Eu AMO a Clarinha e isso não é segredo para ninguém, adoro os personagens que ela cria e sempre muito viciante.
    Adorei ter lido sua opinião sobre Tiete e espero que ela consiga lançar nem que seja na versão digital essa obra <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      Aaaaaah que bom que você a acompanha. Também estou na torcida pelos livros físicos, mas só porque eu ainda não tenho o leitor digital dos meus sonhos hahahahahaa

      Excluir
  7. Olá,
    Ainda não li nada da Clara, mas por onde vejo comentando sobre seus livros são vários elogios.
    Achei a premissa de Tiete bem interessante e atraente. Me lembra mesmo Sessão da Tarde e acredito que seria uma leitura viciante mesmo com uma das personagens sendo bem mimada.
    Adorei saber um pouco mais das obras da autora através da entrevista e espero realmente que ela consiga publicar seus livros e encontrar pelas livrarias a fora!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele,

      Ah que graça tem as boas histórias sem aquelas personagens que nos faz querer arrancar os cabelos (delas)? hahahahahahaha Também estou na torcida para que o nome dela cresça cada vez mais e que esse post tenha angariado mais leitores para as obras dela.

      Bj

      Excluir
  8. Oi, Thaise! Que resenha mais gracinhaaaaa! Amei! Muito obrigada pelo carinho! <3

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Adorei a resenha e a entrevista. Confesso que eu não conhecia a autora e nem o livro, aliás, não conheço nenhum dos livros dela. Mas achei a premissa, a forma com que você apresentou me deixou curiosa. Sessão da tarde évisitante mesmo, quando se está de férias e com tempo, é uma belezinha. XD

    Realmente tem bastante coisa boa para garimpar no Wattpad.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Simplesmente amei a resenha e essa pequena entrevista no final. Ainda não conhecia nem a obra e nem a autora porque não leio nada no Wattpad por falta de tempo, tanto que até desinstalei o aplicativo, mas adorei a premissa dessa e fiquei morrendo de curiosidade de conferir.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo