19/11/2016

4 [ RESENHA ] Alguém

Título: Alguém
Autor: Thiago Limeira
Páginas: 200
Editora: Chiado Editora
Estrelas: 4/5
Livro: Cortesia do Autor
Uma seleção de vinte contos sobre a existência humana e suas variáveis. O livro aborda diversos assuntos, que vão desde o famoso sentimento "amor", até parafilias, transtornos mentais e perda da inocência, com enfoque principalmente no quotidiano e na existência em si e suas diversas e possíveis consequências."Era apenas uma criança que pouco conhecia o mundo e o ser humano. Aos seus olhos, tudo parecia-lhe novidade, como se fosse um recém-nascido, e todas as coisas lhes eram intrigantes e admiráveis. Por este motivo, a ignorância da qual se alimentava, pouco sabia das mazelas do mundo, e por isto mesmo foi enganado. Eis o contexto."

Dessa vez, vou direto a resenha, não tenho como falar diretamente sobre uma história em si, pois se trata de um livro com diversas histórias, sendo assim vou falar do livro e da habilidade do autor como um todo.

O que posso dizer logo de cara é que esse livro não é e nem vai ser o meu livro preferido, mas, dei a nota quatro por estar avaliando a obra como um todo, a diferenciação dos contos com relações aos quais eu já li, as palavras bem escolhidas e a capacidade do autor de deixar em cada um dos seus contos a sua marca. Digamos que se trata de uma resenha impessoal, não estou falando do que eu gosto de ler, pois o livro possuem alguns contos um tanto macabro, e eu não costumo fazer esse tipo de leitura, mas mesmo assim, eu gostei dos contos.

O autor consegue deixar uma característica dele no livro. Para explicar melhor, logo de cara é possível perceber uma atmosfera um tanto quanto sombria pairando sobre cada um dos contos. É fácil notar a afeição do autor por melancolia, tristeza, contos um tanto quanto assustadores e abordar temas que não costumam ser abordados com frequência.

Para quem gosta de ideias diferentes, histórias curtas, mas com muito suspense, esse é um bom livro. Devo ressaltar que o conteúdo do livro está totalmente de acordo com o título. O autor não costuma dar nome aos personagens, ele costuma se referir a cada um deles como "o professor", "ele" , "a mãe" e "o amigo", entre outros pronomes, mas nunca com um nome próprio, ao meu ver isso ajudou a aumentar o clima de suspense em cada um dos contos e o autor não poderia ter escolhido titulo melhor para o livro. 

Infelizmente, não pude deixar de notar alguns pequenos erros, em alguns contos, deixo claro que nenhum deles, em momento algum atrapalhou a leitura, mas eu simplesmente não posso deixar de falar, assim como não pude deixar de notar. São erros bem pequenos, como, palavras trocadas de ordem, acredito que no livro todo eu vi uns três erros desse tipo, acredito que deve ter passado despercebido na revisão de tão pequenos que são. 

Mesmo esse não sendo o meu tipo de leitura, deixo claro que é um livro bem escrito, com um título bem planejado e de acordo com o conteúdo, mesmo a capa sendo simples ela não deixa a desejar por deixar transparecer o clima de mistério dos contos. É possível perceber que o autor realmente gosta de escrever, mas que ele possui um estilo próprio, basicamente, ele gosta de coisas um tanto quanto "escuras".

Deixo aqui a recomendação desse livro para quem gosta de mistérios, suspense e tensão nas histórias e até mesmo quem está procurando por alguma leitura diferente, talvez para fugir do normal. 


4 comentários via Blogger
comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Gostei muito da sua sinceridade e da maneira como você falou do livro, sendo imparcial e mostrando quais são as qualidades, mesmo deixando claro que não foi uma leitura tão boa assim para você. Eu também não leio coisas macabras ou que possam me assustar de alguma maneira, mas se algo me despertar interesse eu leio e não foi o caso com esse livro, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns pelo texto que aponta o que você gostou e com que teve dificuldades. Não é o estilo de livro que estou procurando no momento, por isso, vou passar a dica! :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse lado sombrio e misterioso do livro e seus contos, seria sim uma leitura que eu faria em menos de um dia. Gostei de suas impressões do livro, apesar de não ser seu tipo de leitura, mas acho que o enredo mostrou ao que veio.

    ResponderExcluir
  4. Oi Séfora, sua linda, tudo bem?
    Pela resenha parece ser um bom livro. Mas sou não o público, não costumo ler contos. Por isso dessa vez irei passar a dica. Mas gostei da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo