29/10/2016

13 [ RESENHA ] O Feiticeiro de Terramar

Título: O Feiticeiro de Terramar - Ciclo Terramar #1
Autora: Ursula K. Le Guin
Páginas: 176
Editora: Arqueiro
Estrelas: 4/5
Sinopse: Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda. Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários. Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.





Há diversos nomes em que poderíamos citar, quando pensamos em um jovem mago destinado a grande poderes. Eis que um em especial, eu ainda não conhecia, mas a autora Ursula K. Le. Guin, já havia criado em 1968, Gavião um feiticeiro lendário e que após algumas de minhas pesquisas, descobri que este personagem em especial, foi motivo de grande inspiração para as demais histórias que o sucederam.

Em O Feiticeiro de Terramar, conhecemos o mago ainda na sua juventude, trilhando os primeiros passos para o seu destino. Ged foi criado pela Tia e pelo pai, que era um ferreiro e insistia que o garoto seguisse seus passos. Ged no entanto, pouco se interessava pelo oficio do pai, passando seus dias imersos em brincadeiras, até que um certo dia ele viu sua Tia praticando magia e mesmo sem conhecer as palavras que ela havia dito, ele as repetiu e acabou conjurando um feitiço nas cabras.



Quando a Tia de Geb percebeu que ele tinha um dom, resolveu ensina-lo tudo que ela sabia. Embora seus conhecimentos fossem limitados, um certo dia quando a Ilha em que ele vive, precisou de sua ajuda, Geb acabou conjurando um feitiço o qual ele não havia aprendido e salvando todo o povoado. Depois deste feito, o rapaz começa a ser reconhecido e respeitado por todos, mas o que poderia ser o início de uma vida de glórias, acaba despertando o interesse de pessoas mal-intencionadas.


Com sua fama se expandindo por outras cidades, o Mago Ogion acaba tomando conhecimento das habilidades do rapaz e resolve torna-lo seu aprendiz. Geb é encaminhado para uma escola de magia, conhecendo várias figuras importantes por lá, além de também aprender diversos feitiços. Uma complicação surge no entanto, quando Geb utilizada uma magia proibida e além de desencadear um mal que estava a muito tempo adormecido, ele também começa a ser assombrado por ele.

“– Quando vai começar meu aprendizado, senhor? - Já começou – respondeu Ogion. Fez-se silêncio, como se Ged estivesse hesitando em dizer algo. - Mas ainda não aprendi nada! - Porque você não descobriu o que eu estou ensinando.”

O livro segue um ritmo muito interessante no decorrer das páginas, de inicio conhecemos um rapaz curioso e imprudente demais para ser um sábio. Mas a medida que os acontecimentos vão se passando, percebemos que Geb é obrigado a viver sob diversas provações, o que com certeza o tornará o mago que o destino diz que ele será. A autora também manteve a trama interessante, aos nos explicar sutilmente o que é a magia e como ela se transforma ao nosso redor. O único ponto negativo, é somente algumas explicações que tornaram alguns trechos do livro cansativo, tal qual as explicações cartográficas que me incomodaram um bocado durante a leitura.


O Feiticeiro de Terramar é um excelente livro de fantasia, tanto para aqueles que gostam do gênero, como os demais que pretendem se arriscar. O livro é o primeiro de uma série e acredito que o segundo volume em breve será lançado. A obra foi cedida gentilmente pela Editora Arqueiro, que caprichou muito nessa capa que ficou linda, além da diagramação que está simples e adequada. 

“Somente no silêncio a palavra, somente nas trevas a luz, somente na morte a vida: o voo do falcão brilha no céu vazio”
13 comentários via Blogger
comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Gent...Que blog lindinho ♥.♥
    Seu blog é um amor! Enfim, conhecendo teu blog agora e amando ♥
    Eu amei essa resenha, muito inspiradora! Sem falar que esse livro deve ser muito bom. Sucesso com o blog flor ♥
    Xoxo, Mari!

    Blog: ♥ Depois de Julieta

    ResponderExcluir
  2. Nossa que post lindo.
    Adorei todas as fotos que estão no meio da postagem e também adorei a postagem em si.
    Quando você falou sobre lembrarmos de personagens que são jovens magos e estão destinados á serem grande, eu lembrei de Harry.
    Eu fiquei muito curiosa para ler este livro. Eu já tinha vontade antes, mas agora com sua resenha tive mais.
    Adorei tudo.
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Viviane! Tudo bem?
    Confesso que fantasia não é meu gênero preferido, mas lendo sua resenha fiquei curiosa para ler. Já conhecia o livro, mas como não sou fã do gênero, nunca prestei atenção nele. Pretendo dar uma chance ao livro, vai que gosto?! Parabéns pela resenha1 Bj

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    A capa está bonita mesmo. O livro em si não curti tanto, mas pra quem gosta, é uma leitura e tanto. Ursula foi uma precursora do gênero!

    ResponderExcluir
  5. A capa realmente está linda e suas fotos tb merecem crédito, pois ficaram ótimas. Eu adoro fantasia e parece que a autora distribuiu bem a ação, não deixando só para o fim. Parece ser uma aventura muito interessante, fiquei muito interessado. Se as explicações são importantes pro enredo, nem me importo tanto, o ruim quando é algo totalmente supérfluo. Adorei a resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  6. Oiii Vivianne, tudo bem?
    Menina que poster mais lindo esse do livro, mas infelizmente a obra em si não despertou meu interesse, não gosto muito desse gênero, parabéns pela resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Sou apaixonada por fantasia, principalmente quando envolve magia. Desde o lançamento da obra estou super curiosa e sua resenha só fez minha vontade aumentar.
    É muito bom saber que Ged era imprudente e diversas situações pela qual ele passa farão com que se torne esse mago tão poderoso.
    Adorei que gostou da leitura, mas fiquei um pouco chateada por saber que alguns trechos acabam se tornando meio cansativos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee Vivi ^^
    Como eu não sou muito fã de fantasia, e menos ainda de histórias com magos, feiticeiros e coisas do tipo (com exceção do Magnus Bane, porque... bem, é o Bane!), não tenho muita curiosidade de ler este livro. Espero que o segundo seja lançado logo, e que seja tão bom (ou melhor) que esse, e espero que você goste também. Talvez eu os leia um dia :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  9. A capa é realmente linda. Uma pena eu não curtir tanto fantasia. Mas meu marido, os demais integrantes do LK!, e o resto do mundo ama!! huahuahuhua
    Gostei muito da sua resenha. Sua sinceridade foi ótima. Também não gosto muito de excesso de explicações.

    Beijinho!!

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. OOi!
    Estou com muita vontade de ler esse livro!
    Tenho visto várias resenhas positivas, assim como a sua, sobre ele. O que só aumenta minha vontade de realizar a leitura. Amo o gênero e pretendo ler o livro em breve.
    Ótima resenhas!
    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ursúla é uma das autoras clássicas da fantasia. Estava ansiosa para o livro porém pela pilha que tenho ainda não pude ler. Sua resenha só me deixou com mais vontade ainda porque quero muito ler mesmo! Adorei :D
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. OI Viviane!

    Gostei muito da sua narrativa, a mesma esclareceu o livro de forma simples e fluída. Esse é um dos livros que me interesso sobremaneira a ler, tudo nele me cativa, desde da magia até as intrigas que cercam o jovem mago. INfelizmente minha lista esta enorme, mas me vejo lendo e submergindo na paginas desse livro. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, adoro fantasias, mais ainda não tinha ouvido falar desse, e será mia suma série que irei acompanhar. Todo o enredo formado ao redor do mago protagonista, faz com que a historia se torne especial e preciso logo conferir.

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo