08/09/2016

28 [ RESENHA ] Essa Luz Tão Brilhante

Título: Essa Luz Tão Brilhante
Autora: Estelle Laure
Páginas: 208
Editora: Arqueiro
Estrelas: 4/5
Livro: Cedido pela Arqueiro

O pai dela surtou e foi internado. A mãe disse que ia viajar por uns dias e nunca mais voltou. Wren, sua irmãzinha, parece bem, mas já está tendo problemas na escola. Lucille tem só 17 anos, e todos os problemas do mundo. Se não conseguir arrumar um emprego para pagar as contas e fingir para os vizinhos que está tudo em ordem, pode perder a guarda da irmã. Sorte a dela ter Eden, uma amiga tão incrível que se dispõe a matar aulas para ajudá-la. Azar o dela se apaixonar perdidamente justo agora, e justo por Digby, o irmão gêmeo de Eden, que é lindo, ruivo... mas comprometido.

Lucille tem apenas 17 anos e se depara com uma situação complicada. Seu pai surtou de vez, além de dizer coisas que machucariam qualquer pessoa... qualquer filho, ele também agrediu a esposa e foi internado. Meses depois a mãe da garota resolve se afastar de tudo e de todos, saindo de casa sem falar para onde vai e quando volta, deixando suas duas filhas completamente sozinhas.

"Todo mundo é louco, gata. A gente aprende isso depois de um tempo. Só muda o tipo de loucura e o fato de a pessoa querer ou não se entregar. S decisão em relação a isso é da própria pessoa. O resto não está sob seu controle"

Além disso Lucille também está apaixonada pelo (Digby) irmão gêmeo da sua melhor amiga (Eden), isso não seria problema se o garoto não fosse comprometido. Tudo parece estar fora do lugar, sua vida está uma completa bagunça e ela não faz ideia de como arrumar.


Com medo de que alguém descubra que as irmãs estão morando sozinhas e que alguém denuncie fazendo com que ela perca a guarda da irmãzinha de 9 anos,  Lucille, Wren, Eden e Digby resolvem fazer de tudo para manter isso em segredo até Lu completar 18 anos ou até sua mãe voltar.
Logo as coisas pioram, contas começam a chegar e Lucille se vê encurralada e na obrigação de arrumar um emprego em um tipo de lanchonete (ou restaurante) onde as garçonetes se vestem de forma sexy. Enquanto isso Eden cuida de Wren até a amiga voltar do trabalho. O problema é que Eden  diz não poder mais tomar conta da caçula por não estar dando conta de priorizar suas aulas de balé.

É aí que Digby ao ver Lucille sem saída se dispões ajudar a cuidar de Wren, e aos poucos eles vão se envolvendo. Uma relação que cresce a partir da amizade, aos poucos de forma delicada.

"Explique qual é o objetivo de viver se você não estiver disposta a lutar pelas verdades do seu coração, a correr o risco de se machucar.
Você precisa ter fúria."

Lucille também percebe que alguém está a ajudando de forma silenciosa, se essa pessoa a está ajudando é porque sabe que ela e a irmã foram abandonadas pela mãe. Tudo começa quando todos os armários de sua casa aparecem cheios de compra assim como sua geladeira, depois alguém arruma seu quintal, corta a grama e coloca flores no jardim, Eden e Digby diz não serem eles, mas se não são eles... Então quem será? E por qual motivo essa pessoa estaria ajudando-as?


Procurei falar bem pouco do livro para evitar spoilers, ele é bem curtinho e qualquer coisa que eu falar a mais pode deixar o livro um pouco sem graça de ler. Eu nunca tinha lido nada da autora e simplesmente amei sua escrita leve e fluida. Li o livro em 3 dias, mas esse é daqueles livros para ser lido em um dia, pois é envolvente e bem rápido de ler, ainda mais por ser um livro narrado em primeira pessoa.

O ponto alto da estória não foi o romance, mas sim a relação entre as duas irmãs com toda certeza. Wren me encantou e em algumas vezes eu queria abraça-la. Lucille é uma personagem forte que em momento algum se abalou e pensou em desistir, ela partiu para a batalha sem reclamar que não ia dar conta. Ela é uma daquelas personagens que aguenta o tranco sem derramar uma lagrima é claro que ela surtava as vezes gritando com as pessoas que amava, mas não ficou se lamentando e chorando pelos cantos e isso é algo que gostei nela.

"... a vida é um travesseiro que está sobre o meu rosto quase me sufocando. Mas a pessoa que está segurando o travesseiro, quem quer que seja, me deixa respirar só o suficiente para eu não morrer... Talvez todo mundo tenha um travesseiro desses."

Digby é um amor, mas confesso que teve momentos que eu queria dizer: Ei amigo, qual é seu problema, por que não termina logo com isso? (e vocês vão entender quando lerem). Eden é uma amiga que muitos gostariam de ter, deu todo apoio que pode para a amiga e tentou ajuda-la até onde deu. Outra personagem que gostei muito foi da Shane que passa por algo semelhante ao que Lucille passou, e também é a pessoa que conseguiu uma vaga de emprego para ela, uma garota forte e determinada, tenho certeza que seria uma ótima protagonista.

A diagramação está simples, mas de todo modo perfeita. Fontes em tamanho bom, capítulos curtos, folhas amareladas e uma capa maravilhosa.

Mas nem tudo foram flores. Algo aconteceu na estória (que não posso falar, pois seria um baita spoiler ) que foi completamente desnecessário na minha opinião, pareceu que a autora quis colocar um pouco mais de drama na estória e esse acontecimento não pareceu encaixar na trama.
O final do livro me deixou um pouco frustrada, pensei que minha edição tinha vindo sem as páginas finais, pois a autora simplesmente deixou pontas soltas e o que eu mais queria saber desde o inicio do livro não foi revelado, espero que tenha continuação.

Mas o livro é muito bom, reflexivo, emocionante e delicado... recomendo muito.

"Quando você está em seu lado mais fraco, quando tudo é uma confusão, a limpeza precisa começar da raiz"

28 comentários via Blogger
comentários via Facebook

28 comentários:

  1. Demais a sua resenha Taty! Eu gostei do tema que é abordado "Abandono de Menor".
    Várias vezes me lembre das novelas de hoje em dia, onde os personagens não desistam nunca e gostei até como tudo se desenrolou, mas sempre tem que ter algum gostinho de quero mais né?

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá;
      Que bom que gostou, fico mega feliz.
      Realmente o fato dela não desistir é algo maravilhoso.

      Excluir
  2. Ola
    Esse tema de abando rende histórias ótimas, esse me lembrou um mangá muito fofo que li. Não sei se leria por hora, mas vou anotar a dica para o futuro

    ResponderExcluir
  3. Gosto de personagens que não ficam chorando pelos cantos e me interessei pela premissa do livro, mas fiquei super com um pé atrás pelo que você falou do final dele. Vou procurar saber se tem continuação, se tiver eu leio.

    http://youtube.com/tayrodriguesreality

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, mas siiim descobri que vai ter continuação. Leia sem medo <3

      Excluir
  4. Oi
    Nossa, não queria estar na pele da protagonista.
    Não estou muito na "vibe" desse gênero de leitura, mas pela sua resenha percebe-se que é uma boa história. Vou anotar a dica.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Cada resenha me faz querer ler mais esse livro. Ele parece ser exatamente o tipo de livro que eu preciso no momento.
    Beijos,
    Sara | Lendo com Amor
    www.lendocomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha! Estou querendo ler esse livro desde que vi seu anuncio de lançamento, é diferente e parece ser emocionante. Percebi que mencionou pontas soltas no final, isso é realmente frustrante ne, espero não me decepcionar quando ler, pois estou com muita expectativa!

    www.leitorasvorazes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro delicado, mas não espere um livro para te fazer chorar.... mas é lindo sim. Sobre as pontas soltas, vamos ter uma continuação hahahaa

      Excluir
  7. Oi!
    Não conhecia o livro e fiquei bem interessado com o tema que ele trata. Vou procura pra ler sim, só não vou criar expectativas pois acho que o livro não vai tomar o rumo que eu quero. Ótima resenha =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom! Aí fiquei curiosa para saber que rumo vc espera que o livro toma hahahah

      Excluir
  8. Olá,
    Já vi algumas resenhas acerca da obra e a cada uma que leio fico com mais vontade de me afundar nessa leitura.
    A premissa do livro é bem interessante e fico curiosa para saber o que aconteceu entre ela e Digby!
    Parece ser emocionante e envolvente.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a premissa te deixou animada. Espero que leia sim e que goste assim como eu gostei. Depois me conta.

      Excluir
  9. Oi, Taty. Eu quero muito ler esse livro e saber que o final fica sem algumas explicações também me frusta, mas acredito que a leitura valha a pena e espero que eu goste bastante. Gostei da sua resenha e de saber suas impressões com a leitura da obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim hehehhe. O final foi explicado ... vai ter continuação, fiquei sabendo agora.;

      Excluir
  10. Olá Taty,
    A capa desse livro muito linda! Achei a premissa do livro interessante, mas confesso que esse final sem explicações me deixou um pouco na dúvida sobre lê-lo. Coloquei ele na lista de leitura, vamos ver né?
    Parabéns pela leitura!

    Beijos!

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico babando com essa capa.
      Acho que vc vai curtir sim. haha

      Excluir
  11. Oi Taty...
    Amei a sua resenha, conforme ia lendo estava pensando aqui... preciso... preciso... preciso...
    Mas o final da sua resenha me decepcionou um pouquinho :/
    Acredito que ainda assim o leria, mas já estou preparada ne?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que você tenha gostado.
      O livro vai ter continuação, então acho que isso justifica a decepção hahha

      Excluir
  12. Olá,

    Acredito que irei gostar bastante desse livro, ainda não tive a oportunidade de ler, mas já li comentários o suficiente para saber que é um gênero que me agrada. Estou curiosa e empolgada para saber mais sobre a protagonista e como se desenrolará sua vida.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ola Taty eu amei esse livro, a forma como a autora mostrou medos da protagonista Lucille em ter toda essa responsabilidade sem esperar. Gostei muito dessa realidade, o laço entre as irmãs foi muito bem trabalhado. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Taty,

    Gostei muito da premissa do livro e todas as complicações na vida da protagonista, me deixaram curiosa para saber mais a respeito da mesma. Gostei de saber que a obra é reflexiva e que levamos uma boa lição para a vida. Essa capa também é deslumbrante. Espero em breve ter a chance de ler esse livro.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  15. Oie
    muito legal sua resenha, eu fiquei muito curiosa pelo livro pois dei uma folheada e parece ser só amor, amei sua resenha e essa capa está lindinha demais

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, essa capa é maravilhosa e a história tem tudo para ser emocionante. Uma pena o final ter ficado tão aberto, quando a gente começa a procurar páginas onde não tem, a frustração fica grande. Tomara que tenha continuação em, é horrível ficar imaginando final eterno para um livro.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito de livros que falam da relação entre irmãs, já tinha lido algumas resenhas mas nenhuma que tenha falado disso. Acho que vou gostar muito desse livro, mesmo com essa coisa desnecessária que não pareceu se encaixar na trama que você citou. Quero ler logo!

    ResponderExcluir
  18. Olá!!!
    Acabo de me sentir que nem a Hazel de ACEDE ao ler o final de sua resenha dizendo que achava que seu livro tinha vindo sem as últimas páginas kkkk
    O livro está realmente bem simples, mas lindo e a história parece ser de um tom leve mas tratar de um assunto pouco abordado que é a negligeciação de pais pelo seus filhos.
    Vou colocar na lista para ler rsrs

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo