29/08/2016

22 [ RESENHA ] A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma

Título: A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
Estrelas: 3/5

Livro: Cedido pela Arqueiro
Kate Schechter devia ter prestado atenção aos avisos que o universo tentava lhe dar. No aeroporto de Heathrow, prestes a embarcar para a Noruega, a americana pensa em todos os sinais que lhe diziam para não fazer aquela viagem. Ainda assim, ela não está nem um pouco preparada para a explosão do balcão de check-in, que destrói parte do terminal. Enquanto isso, no norte de Londres, o detetive Dirk Gently está no fundo do poço: sem dinheiro, vive de bicos como quiromante numa tendinha. Refletindo sobre seu fracasso, ele lembra de repente que, na verdade, tem um cliente e está absurdamente atrasado para o encontro aquela manhã. Porém, o investigador chega tarde demais. Sentindo-se culpado pela sina do homem, ele resolve mais uma vez fazer uso da interconexão de todas as coisas e vê uma ligação do seu caso com os estranhos eventos no aeroporto. Abrindo caminho em meio aos elementos mais absurdos, Dirk se depara com uma máquina de refrigerante que aparece nos lugares mais improváveis, uma águia hostil que insiste em atacá-lo, um hospital sinistro para casos exóticos, horóscopos insultuosos e uma calculadora de I Ching.Neste delicioso livro que dá continuação à série de Dirk Gently, o leitor se surpreenderá ao observar como todas as peças do quebra-cabeça se encaixam para formar uma tramagenial e hilária.

A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma é o  segundo volume da série Dirk Gently. Os livros podem ser lidos fora de ordem, mas eu recomendo de verdade meeeesmo  você começar pelo volume 1.
Kate Schechter estava no aeroporto prestes a ir para Noruega, mesmo recebendo diversos sinais do universo que deixava claro que aquela não era uma boa ideia. Um dos sinais mais claros foram; um estranho a sua frente do balção de check-in atrasando a todos os passageiros de uma maneira mais que irritante e o segundo sinal foi a explosão.

O estranho era que ninguém conseguia explicar o que causou a explosão, alguns chegaram até mesmo dizer que a explosão foi um ato divino.



Dirk Gently agora é um detetive completamente fracassado e falido, vivendo como quiromante em uma tenta no seu quintal. Uma vida completamente sem graça onde sua diversão é brigar com sua funcionária e fazer de tudo para ganhar sua aposta idiota de não abrir a geladeira (um tipo de aposta que Dirk fez com sua funcionária, sendo que quem abrisse a geladeira primeiro perderia) chega a ser cômico, pois as compras que ele faz para a casa que precisam ir para a geladeira a funcionária coloca diretamente na lixeira, mas abrir a geladeira é fora de cogitação hahaha.

'' -Você não parece um detetive particular.
- Nenhum detetive particular parece um detetive particular. Essa é uma das primeiras regras do nosso ofício.
- Mas se nenhum detetive particular parece um detetive particular, como um detetive particular sabe como ele não deve parecer? Isso é um problema.''

Sem saber o que fazer, já no fundo do poço Dirk lembra que tem um cliente e que está muito atrasado (tipo umas 5-6 horas).  O caso que o cliente pedira para Dirk solucionar parecia fácil demais, pois o ricaço só deveria estar louco, dizendo que estava sendo perseguido por uma criatura alta peluda de olhos verde com uma foice, Dirk pensou que ganharia dinheiro da maneira mais fácil que já ganhara. 

O problema foi que o detetive chegou tarde demais. Chegando no local do encontro havia muitos policiais que encaminharam Dirk até o porão onde havia uma vitrola tocando música que repetia freneticamente uma frase: 

Não pegue não, não pegue nã...
Não pegue não, não pegue nã...
Não pegue não, não pegue nã...

O mais sombrio de tudo era o motivo que atrapalhava a agulha do LP girar normalmente... O que causava todo aquele barulho era simplesmente a cabeça decepada do cliente ricaço de Dirk, deixando nas mãos do detetive um caso muito sombrio a ser solucionado.

Esse livro me deixou completamente confusa, eu sinceramente não conseguia entender nada até aproximadamente a página 80. Era tudo muito absurdo e sem noção. Até deuses veio parar na história. É algo que você lê e fala: O QUE? ... O impressionante é que tudo vai se entrelaçando e no final vai se encaixando. 

A diagramação está bem simples, fonte pequena, folhas amareladas em uma textura mais grossa e a capa está linda.
Não me identifiquei com a escrita do autor, e infelizmente vou ter que criar coragem para ler outro livro dele. Achei o livro cansativo para mim que não tenho costume de ler livros do gênero, tentei sair da minha zona de conforto e não deu muito certo, mas para quem curte vai amar. Recomendo.

22 comentários via Blogger
comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Olá!!
    Já ouvi falar muito sobre esse autor, principalmente pela série famosa que ele tem. Sempre tive curiosidade de ler uma obra dele, mas vivia com receio. Acho que vou ter o mesmo problema que você teve: falta de identificação. O que é uma pena, obviamente, pois tem uma proposta bem bacana! Bem, eu acho que passo dessa vez... hahaha
    Beijos!!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Eu te entendo, infelizmente comigo não funcionou, embora o livro seja bem escrito e tenha uma premissa muito legal.

      Excluir
  2. Oie

    Sabe que peguei o primeiro livro para ler por causa da capa rs. Mas no fim comigo foi a mesma coisa, não tive identificação e acabei não concluindo a leitura.
    Uma pena isso.
    Sua resenha ficou ótima!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu nem li o primeiro, fui direto para o segundo.
      É uma pena mesmo.
      Mas obg.

      Excluir
  3. Oiii Taty, como vai?
    Menina que resenha maravilhosa é essa? Realmente a obra em si despertou bastante meu interesse e adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura, dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Fiquei um pouco perdida já na sinopse kkkk. O livro parece ser bem legal tirando essa parte claro de você não entender mais esses livros que são cheios de detalhes tendem a ser confusos.
    Amei a resenha
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Essa é a segunda resenha que leio desse livro. Você não gostou muito, já a outra resenha que li distribui elogios sobre a história, então estou um pouco confusa hahaha. É um gênero que gosto muito e já li vários, mas como ainda não li nada do autor, não sei bem o que acharia.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É como eu disse, tentei sair da minha zona de conforto com esse livro e não deu certo, mas se vc curte o gênero vai gostar.

      Excluir
  6. Olá
    Adoro o Autor, muita gente tem esse problema com os livros deles, ele pensa muito fora da caixa, normalmente eu aconselho que as pessoas substitua aquele ser absurdo por algo mais familiar, por exemplo, um conglomerado espacial destruidor, por uma máquina burocrática, com todos os maus hábitos de seus funcionários. Na verdade a maior parte do que Adams escreve são metáforas hiper-exageradas da nossa vida.
    Ainda não consegui ler nenhum dos livros com o Dirk, mas já estou morta de curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Genteeee, boa dica. kkkkkk
      E realmente ele pensa muito fora da caixa, tem coisas que vc fica completamente confusa.
      Mas leia sim, vc vai curtir.

      Excluir
  7. Olá!
    Eu já tentei ler um livro do autor e acabei abandonando a leitura =/
    Mas esse até que me deixou interessada, sabe? Mas vou seguir teu conselho e começar pelo primeiro.
    Uma pena que você não tenha curtido a leitura tanto assim =[
    Mesmo com as ressalvas, pretendo conferir.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Uma pena que não tenha se identificado com a escrita do autor. E desejo boa sorte na leitura do terceiro livro, espero que ache melhor ao invés de cansativo.
    Não conhecia a série e pretendo procurar o primeiro volume para arriscar a leitura e ver se para mim flui.
    Gostei bastante da premissa por envolver algumas coisas absurdas como um hospital sinistro para casos exóticos e horóscopos insultuosos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Tenho a série "O Guia dos Mochileiro das Galáxias" e estou para terminar a leitura. Desde que comecei a ouvir falar desse autor e de seus livros, tenho muita vontade de ler os livros. Até que comprei todos os livros desse série e adorei! Quero muito ler A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma e outro livro dele.

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Não sei porque, mas desde que o primeiro livro foi lançado eu não tive vontade de ler, e só de saber que você ficou completamente perdida durante boa parte da leitura desse segundo livro, já me faz não querer ler eles.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Oiii

    Nunca li nada dele, e pra ser sincera nunca tive vontade também. Esse negocio do livro ter te deixado confusa não me agrada, porque eu gosto de coisas claras e objetivas então isso seria um empecilho pra mim. Mas creio que tenha sido bem valido.

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oie
    muito legal a resenha, não leria o livro pois o autor não me agrada mas bem legal a dica, um amigo meu adora o livro e vive me indicando

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Taty
    Esse livro faz parte do Guia dos mochileiros?
    Essa capa tá linda e apesar de toda a confusão que vc relatou na resenha eu fiquei curiosa em fazer a leitura, pelo que percebi essa é uma das características marcantes do autor, né?
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  14. Ooi Taty!
    Pela premissa tinha até me interessado, mas, confesso que me desanimei um pouco ao saber que ele se torna confuso. E isso muitas vezes - sempre - não deixa que eu me envolva realmente da história. Ainda assim pretendo testar a sorte algum dia, quem sabe da certo comigo né... kkkk
    Ótima resenha!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá! Cara, sou fã do Douglas e quero ler o mais rápido esses livros, pelo jeito como você disse na resenha, a história fica confusa e tudo mais, espero que lendo não fique pirado rs. Mas ja tenho eles na lista.

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo