19/08/2016

26 [ RESENHA ] Fúria Vermelha

Titulo: Fúria Vermelha
Autora: Pierce Brown
Editora: Globo Livros
Páginas: 465
Estrelas: 5/5

Fúria Vermelha é o primeiro volume da trilogia Red Rising, e revive o romance de ficção científica que critica com inteligência a sociedade atual. Em um futuro não tão distante, o homem já colonizou Marte e vive no planeta em uma sociedade definida por castas. Darrow é um dos jovens que vivem na base dessa pirâmide social, escavando túneis subterrâneos a mando do governo, sem ver a luz do sol. Até o dia que percebe que o mundo em que vive é uma mentira, e decide desvendar o que há por trás daquele sistema opressor. Tomado pela vingança e com a ajuda de rebeldes, Darrow vai para a superfície e se infiltra para descobrir a verdade. 'Fúria Vermelha' será adaptado para o cinema por Marc Forster, diretor de Guerra mundial Z.

Aquele tipo de distopia com ficção científica maluca que gruda como chiclete e pinga sangue compulsivamente, essa é a definição perfeita para o livro " Fúria Vermelha" de Pierce Brown.

Darrow é um Mergulhador-do-Inferno. O que isso significa? 
A resposta é: ele é uma baixoVermelho e seu trabalho é captar no subsolo hélio i-3, componente esse responsável pela Terratransformação em Marte.

"- Os Vermelhos foram enviados a Marte quinhentos anos atrás. As outras Cores vieram para cá mais ou menos há trezentos anos, enquanto nossos ancestrais ainda labutavam abaixo da superfície. (...) Nas cidades, os Vermelhos que dançam desaparecem. Os que dão voz a seus pensamentos somem. Os que baixam a cabeça e aceitam as regras da Sociedade e seu lugar nela, como fazem todas as Cores, vivem com relativa liberdade."

Nessa sociedade em que ele vive existe a divisão de pessoas por cores, como se fosse em um sistema de castas, cada cor tem sua responsabilidade, benefícios ou prejuízos e inúmeros problemas, a posição mais alta é a cor Ouro, seguida por Prata, Branco, Cobre, Azul, Amarelo, Verde, Violeta, Laranja, Cinza, Marrom, Obsidiana, Rosa e Vermelho. Darrow se encontra na pior posição da pirâmide social, um baixoVermelho que vive no subsolo com poucas chances de viver por muito tempo, pouquíssimo alimento e água, frequentemente destratado por Cinzas e Cobres, cores essas que ele tem contato regularmente.





Mas tudo mudará quando sua esposa Eo é morta devido a maldade dos Ouros, ele se alia aos Filhos de Ares, que são na verdade um tipo de guerrilha contra o governo autoritário e, assim, Darrow se sujeitará a uma mudança de mente e corpo. Após uma transformação radical ele sobe de posto, deixando de ser um baixoVermelho e passando a ser um Ouro, que como o cavalo de Tróia fez no passado ele também irá destruir tudo de dentro para fora (ou ao menos irá tentar).

Para conseguir alcançar sua meta irá enfrentar o Instituto dos Ouros, considerada a escola mais importante selecionadora dos mais puros Ouros que poderão trabalhar em altos escalões.

Justamente nessa "escola" que ele fará aliados e inimigos extremamente fortes, descobrirá que existem Ouros bons e tentará sobreviver a um dos momentos mais difíceis que ele passará em sua vida até então.

Mas vamos deixar bem claro que o termo escola está redondamente errado, porque está mais para uma caçada ao estilo Jogos Vorazes, onde traição é a palavra de ordem e a realidade é de arrepiar. Os Ouros são divididos em grupos comandados por Inigualáveis do mais alto poder, cada grupo faz parte de uma Casa e ao final do "jogo" só poderá haver um Primus - aquele que conquistou mais casas e escravizou mais Ouros. O objetivo de Darrow é se tornar um Primus e para isso sujará suas mãos de sangue e tentará ao máximo manter sua honra.




O início do jogo é simples (#sqn), os Ouros são acordados no meio da noite, espancados e jogados em uma sala fechada com outro Ouro, formando assim várias duplas em cada canto do Instituto, acontece que para sair dessa sala somente um poderá sair vivo e a lógica é: MORTE, na certa! E esse momento marcará a vida de Darrow não só no começo, mas por toda a história, afinal quem ele se viu obrigado a eliminar era um jovem que fazia parte de uma família renomada e a vingança sangrará dos corações de seus familiares.

"Eles querem que eu o mate porque ele não foi bem nas provas. Isso aqui é um falso jogo. Sou a foice de Darwin. A natureza se livrando do refugo. Não sei como matar. Nunca matei um homem."

Eu não faço o tipo sanguinária, hahaha, mentira, só um pouquinho! E "Fúria Vermelha" atendeu todas as minhas expectativas e foi além. A realidade criada por Pierce Brown é absurda de tão fantástica, cada página você fica em choque com o que ele escreve, definitivamente o céu é o limite. 

O início do livro pode ser um pouco difícil para alguns, porque tem bastante vocabulário próprio e várias explicações sobre como essa sociedade funciona, porém após as primeiras cem páginas será impossível desgrudar, a cola é mais forte que chiclete, é tipo um carrapatinho que não sairá de você enquanto não concluir a leitura.

Poucos livros conseguiram me prender tão intensamente como este, é criatividade pura!

E se você está aí se perguntando se é livro único ou não, te aviso que é uma trilogia, sendo o segundo livro "Filho Dourado" (que eu li recentemente e OMGGGG! é melhor que o primeiro) e o terceiro livro lançado recentemente chama-se "Estrela da Manhã" (estou roendo minhas unhas de ansiedade para lê-lo, preciso de mais horas no meu dia, rsrs).

Se vocês gostaram da resenha, deixe aquela curtida e compartilhem muito!! ^^

Beijinhos.
Até breve.

Att,
Paty Argachof.
26 comentários via Blogger
comentários via Facebook

26 comentários:

  1. Ola
    Agora que saiu o terceiro vou ler todos heheh
    São resenhas como a sua que quase me fizeram ler antes, mas resisti.
    Sério que o segundo é ainda melhor? OMG...passando a bienal vou ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, sim, o segundo é melhor que o primeiro, uma proeza que esse autor conseguiu! É viciante demais, leia!! =D
      Bjinhossss ^^

      Excluir
  2. Eu vejo muita resenha positiva sobre esse livro tenho os dois primeiros livros mais gosto de ler series quando finalizadas por mais que eu fique "desatualizada" sou muito ansiosa para ler series aos poucos quando já tenho completa eu faço a leitura de uma vez me economiza tempo e estresse adorei sua resenha <3 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que curtiu.
      Então, agora já tem os 3 livros lançados, rs, se joga na leitura, porque essa série vale muito a pena.
      Bjinhossss ^^

      Excluir
  3. Oiee

    Preciso!!
    Eu adoro distopias e se for no estilo Jogos Vorazes melhor ainda, não sou sanguinária também, só um pouquinho hahaha
    Adorei sua resenha e quando você falou que cada página é um choque o o céu é o limite, pronto, tá minha lista, preciso ler!!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa, mais uma que vai se aventurar nesse universo insanamente perfeito! Quando ler me conte, é muitoooooo doideira.
      Bjinhossss ^^

      Excluir
  4. Adoro ficção que faz alusão a sociedade atual, aquele tipo de história que se passa centenas de anos a frente ou até em outro mundo,mas que se encaixa perfeitamente em nosso cotidiano. Fiquei com muita vontade de ler esse livro e ele já vai para minha lista no Skoob rs. Parabéns pela resenha, explicou a história sem dar spoilers.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver um tempinho leia sim, essa série é uma das melhores que já li na vida. <3
      Obrigadaaaa! ^^
      Bjão

      Excluir
  5. nossa! amo esse tipo de livro!! ficção e ainda com uma dose de romance!!
    amei a sua resenha,assim como seu blog.
    seguindo,voltarei sempre.
    bjs
    haaa,coloquei vc na minha página de blogs preferidos.
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O romance fica um pouco secundário, mas está ali, rsrs, agora a parte da ficção, estratégias de guerra e luta estão o tempo inteiro.
      Que bom que gostou daqui. ^^ Ficamos felizes!!
      Bjinhossssss =D

      Excluir
  6. Paty :o
    Me apaixonei, sou louca por distopias e a última que li foi A Rainha Vermelha.
    Sua resenha está incrível e me deixou com uma curiosidade avassaladora, principalmente porque a trilogia já foi toda lançada e prefiro assim, além de virar filme e eu preciso ler antes rsrsrs

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Anne, "A Rainha Vermelha" é bemmmmm diferente de "Fúria Vermelha" (tem uma outra pegada, bem mais distópica e lotada de momentos intensos). Se joga na leitura da trilogia que você vai amar assim como eu. <3
      Bjinhossss

      Excluir
  7. Oie
    caracaaaa, que bom que gostou tanto assim do livro, parece ser realmente uma leitura muito boa para quem curte esse gênero, vou deixar a dica passa pois não é o que procuro no momento

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro pra quem curte ficção científica e distopia, mas principalmente pra quem gosta de histórias com jogadas estratégicas. Eu curti muito, mas entendo você deixar passar, rsrsrs. Eu sou de fases, cada hora curto mais um gênero.
      Bjinhossss ^^

      Excluir
  8. Oiii Paty, como vai?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou nenhum pouco meu interesse, quero te parabenizar pela sua resenha que realmente está incrível, mas pularei a dica dessa vez.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, linda! Fico feliz que a resenha tenha agradado você, peninha que não ficou afim de ler a obra, porque é fantástica, mas eu super entendo você. =D
      Bjinhosssss ^^

      Excluir
  9. Olá,

    Sei que é um livro que tem uma crítica muito positiva, e possa ser que um dia eu venha a lê-lo, mas no momento não é o tipo de livro que estou procurando.
    Tenho curiosidade pelo livro, porque tem uma vibe Rainha Vermelha + Espelho dos Olhos só que bem mais cruel, e como nunca li nada desse tipo, possa ser que eu acabe gostando.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 99% das pessoas que leem Fúria Vermelha aprovam muito! Quem sabe um dia você dá uma chance. ^^
      Bjinhossss =D

      Excluir
  10. Oi!!
    Eu gosto de distopias, mas ficção cientifica já não é o meu forte, sempre me afasto quando percebo que a história envolve outros planetas e tal.
    É primeira resenha que leio desse livro e embora não goste tanto de ficção cientifica fiquei tentada em ler e descobrir por tudo que Darrow passa.
    O meu basset hound se chama Ares rsrsrs.
    Se o segundo é melhor que o primeiro, então a trilogia vale a pena ler, vou dar uma olhada na livraria.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que ficção científica também não é meu forte, mas essa série me ganhou de todas as maneiras, mega favoritei!
      Você ficará chocada com tudo o que Darrow vive para realizar sua meta, é doideira demais. ^^
      Ahhh, que gracinha, adoro pets! <3
      Leia sim, sem medo.
      Bjinhossss ^^

      Excluir
  11. Oi,
    Muito bom quando gostamos da leitura e ainda consegue superar as expectativas. Ainda não li essa trilogia, mas não sei se vou ler. Não gosto muito de ficção científica, acabo achando a leitura cansativa. Apesar que você diz que as primeiras folhas já chamam a atenção do leitor.
    Parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, também não sou adoradora de ficção científica, sempre tem muito bla-bla-bla que não me pega, mas essa trilogia é excelente!!!
      Obrigadaaaa!
      Bjoksss ^^

      Excluir
  12. Oi Paty...
    Gosto muito de distopias e essa eu acho que eu iria amar... é o tipo perfeito de livro para mim. Não conhecia esse livro, ou melhor, essa trilogia. Mas já o quero.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entãooooo se joga, flor!
      É PERFEITO! kkkkk
      Quando ler me conte. ^^
      Bjinhossss

      Excluir
  13. Olá.

    Como eu quero ler esse livro, já tinha visto ele em muitos lugares e o enredo dele me deixou muito curiosa. Adorei a temática do livro, toda a trama, tenho certeza que vou amar ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale super mega master blaster a pena, melhor trilogia de ficção cientifica da vida. kkkk.
      Bjsssss

      Excluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo