08/07/2016

8 [ RESENHA ] Doce Sonho Alado

Título: Doce Sonho Alado #1
Autora: Sheila Lima Wing
Páginas: 331
Editora: Independente
Estrelas: 3/5
Livro: Cedido pela autora - pdf
Um crime abala a cidade de Coronel Boaventura: um corpo é encontrado na Biblioteca Municipal (que, aliás, estava trancada pelo lado de dentro), vestido com roupas elegantes e segurando um livro chamado "O Mistério do Caso Boaventura". Espalha-se pela redondeza o boato de que o livro possa estar amaldiçoado pelo fantasma do fundador da cidade. Enquanto isso, Evangeline Maria Ayler – uma garota de onze anos – e sua amiga Hanna Auster passam a estudar num semi-internato particular, o Instituto Educacional A. W. Sigma. Ambas são garotas simples, moram numa favela, e precisam se desdobrar para se adaptar à nova vida entre os filhos da elite. Evangeline logo descobre que há um mistério envolvido nesse convite a estudar no Instituto: o diretor Último Wing, seu tio de consideração, possui questões mal resolvidas com a mãe da garota, parece ser o tipo de sujeito no qual não se pode depositar confiança. Durante o ano letivo Evangeline tenta resolver vários mistérios, como o caso da morte na biblioteca, um rosto que lhe espia das sombras, um garoto estranho e seu gato peludo; além de vários outros enigmas e questões comuns que fazem parte dos desafios de ser uma pré-adolescente; tudo isso com muita diversão e aventura.

Recentemente a Taty pediu que eu resenhasse o livro Doce Sonho Alado, de autoria da escritora Sheila Lima Wing, a qual agradeço a gentileza em responder minha mensagem no facebook e se mostrar à disposição para quaisquer dúvidas.

O livro conta história da Evangeline (Evie), uma adolescente de 11 anos que mora em uma periferia com a sua mãe e sua irmã e que recebe a oportunidade única de estudar em um prestigiado colégio particular, o Instituto Educacional A. W. Sigma, uma espécie de colégio interno, mas que permite aos seus alunos passarem algum tempo em suas casas em determinados períodos da semana. A Evie só conseguiu essa bolsa, devido ao fato do seu tio (Último – é assim que ele é chamado mesmo) coincidentemente ser o diretor da instituição e ter oferecido para ela a oportunidade de cursar todo o ensino fundamental no colégio, conjuntamente com a sua melhor amiga a Hanna.

"Pode haver no mundo algo mais belo e mais inconstante do que um sonho alado?”

A princípio a Evie não fica muito animada com a ideia, pois sendo uma mocinha mais tímida, ela tem medo de não se adaptar ao lugar e sem falar que estudar em um colégio interno é um pouco assustador. Bom, coincidentemente a Evie se dá super bem no colégio e faz alguns amigos (que são muitos) e são personagens muito interessantes e bem construídos. Bom, a partir daí a autora começa nos mostrar alguns sinais de mistério existente no livro, por exemplo, a mãe da Evangeline, a Aurora, não tem uma relação muito boa com o Último e isso é meio afeta até mesmo a Evie, que se vê hesitante na escola quando encontra ele ou mesmo quando é abordada pelo mesmo.

“Sonhos não se destroem por completo, de certa forma cada um estará eternamente unido ao seu dono, só é preciso que a pessoa tenha a legítima vontade de reavivá-lo”.


Não parando por aí, o suspense da trama só aumenta quando acontece um homicídio na biblioteca da cidade, onde a vítima estranhamente está segurando o livro “O Mistério do Caso Boaventura” como se não bastasse a história também nos revela mais um segredo envolvendo a mansão Wing. É claro que a essa altura da leitura, eu já estava roendo minhas unhas e querendo passar todas as páginas rapidamente para saber o que estava acontecendo, o que eu achei um dos pontos mais fortes do livro, que é manter o suspense nos levando a ficar ansiosos para lê-lo.

"Preciso desvendar esses mistérios para descobrir quem eu sou de verdade, e não descansarei até saber o que estão escondendo de mim. Esse é o meu sonho alado."

A história é muito bem escrita e os personagens e os acontecimentos são introduzidos de formas leves e se encaixam em um quebra cabeça muito bem elaborado pela autora. Eu sinto que não posso contar tanto a respeito dessa obra, pois estragaria todas as surpresas. Mas gostei muito do desenrolar do livro, só achei as primeiras páginas um pouco entediantes, pois a autora não economiza nos detalhes para nos dar uma visão de todo o cenário e principalmente dos personagens, que são muitos, então sempre que aparecia um novo, havia uma descrição detalhada dele. Isso no entanto, não prejudicou minha leitura pois eu até que gosto de ter um bom panorama da obra, mas foi o que me fez ler esse livro um pouco mais devagar.

"Já sentiu como se existisse um segredo que te mata aos poucos e que dá a impressão de ser poderoso demais?"

Não posso deixar de mencionar também que após as primeiras 150 páginas do livro, os acontecimentos começam a se desenrolar e foi isso que mais motivou minha leitura, pois senti toda a curiosidade da Evie em desvendar os mistérios. O livro possui também um humor engraçado e leve, aqueles típicos de escola mesmo sabem? Dá para reviver momentos engraçados da infância e eu mesma senti falta da minha antiga rodinha de colegas haha!

Bom, o livro se trata de uma série, então para aquelas pessoinhas nos comentários que não gostam muito de continuações, eu digo a vocês que a leitura é bem satisfatória. Eu realmente estou curiosa para saber o rumo dos acontecimentos no próximo livro, mesmo que tenham sequências. Eu achei a capa do livro muito fofa e de certa forma combina com o conteúdo dele. A diagramação está muito boa pessoal e nos aqui do blog recebemos o e-book da versão de aniversário, que inclui uma trilha sonora muito bacana, sendo que as músicas são introduzidas em cada capítulo (músicas muito boas por sinal). Ah e a autora também deixou o link de algumas ilustrações dos personagens, do uniforme do colégio, essas coisas bacanas para a gente conseguir imaginar.


E bom quanto a autora, gostei muito da escrita dela que é de fácil entendimento e me ajudou muito nas primeiras páginas, pois acredito que se a linguagem fosse um pouco mais rebuscada, eu levaria muito mais tempo para ler o livro.  Um fato importante também é que apesar da idade da protagonista, o livro em nenhum momento tornou-se aquelas histórias chatas e infantis, o que era meu pior medo, confesso. Mas de certa forma o livro é muito tranquilo, humorístico, com personagens carismáticos e com uma boa dose de mistérios.


Até a próxima pessoal ;)
8 comentários via Blogger
comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Oiii Vivianne, como vai?
    Menina fiquei louca para saber como este mistério irá se resolver e quem realmente teve a capacidade de matar a garota, fiquei bastante curiosa. Além disso, que capa mais linda <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Own, que gracinha de resenha, amei! Sim, realmente eu também às vezes fico pensando se deveria ter feito o começo de DSA com um pouquinho menos de informação, mas na época que ele foi escrito ainda não tinha essa percepção tão desenvolvida quanto hoje. Muito obrigada pelos elogios também, fico toda boba quando vejo que o meu "filho de papel" tocou as pessoas de alguma forma!

    Muito sucesso para o Coleções Literárias!

    Beijinhos Alados ♥

    ResponderExcluir
  3. a premissa de mistério até que parece tentadora pra mim, mas acho que a linguagem dele é mais juvenil e no momento ando buscando leituras mais densas... mas deixo a dica anotada, quem sabe quando eu precisar de um livro pra curar ressaca, ele não seja uma boa opção???
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas vou deixar o nome anotado, para quem sabe, mais para frente poder ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Olá, se não me engano, eu tenho esse livro em e-book que baixei na Amazon, já faz um bom tempo mas ainda não consegui encaixá-lo em minhas leituras, apesar de achar a capa lindinha e a história interessante.

    ResponderExcluir
  6. Viviane, nunca tinha ouvido falar desse livro.
    Achei a capa muito linda e gostei muito da história.
    Leria de boa.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi, gostei da resenha, não conhecia a obra e fiquei interessada devido ao mistério que foi divulgado no enredo. Gosto de livros de suspense policial e fiquei ainda mais curiosa por se tratar de uma personagem mais jovem.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. oi, tudo bem?
    Realmente, 'fofo' parece ser a melhor palavra para descrever esse livro, e acho que condiz com a idade da protagonista. Gostei de saber que o livro é bom e te agradou, apesar do começo não tão bom
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo