28/06/2016

22 [ RESENHA ] O Preço do Sangue –Vol. 1

Título: O Preço do Sangue (Aliados e Assassinos)
Autor: Justin Somper
Editora: Galera Record
Páginas: 377
Estrelas: 5/5
Livro: Cortesia da Galera Record

O Sino do Príncipe soou, anunciando um novo dia. No entanto, o soberano de Archenfield não viveu para saudar o sol. E, agora, o Preço do Sangue deve ser pago, e seu assassino, encontrado e punido; pois o Sino do Carrasco agradece o machado que protege a justiça no Principado. Assim como o do Sucessor garante a ordem e o futuro do reino, através de seu herdeiro... Jared. Mas como um jovem de 16 anos pode descobrir sozinho uma conspiração que promete deixar o reino de joelhos? Ou ele não está sozinho?

Olá, caros leitores!

É muito bom falar sobre um livro que nos surpreende e este é um que me provocou isso. Nunca tinha lido nada do Justin Somper antes, mas confesso que foi uma ótima experiência, que pretendo repetir muitas vezes. O livro me surpreendeu em muitos aspectos, pois eu tinha certas expectativas para ele, que acabaram não sendo tão cumpridas, mas no fim isso acabou sendo algo muito bom.

Em muitos lugares, incluindo na capa do próprio livro, a obra é comparada a Game of Thrones. Admito que esta comparação me chamou a atenção, mas que não me convenceu realmente logo de cara, inclusive porque não gostei muito da capa. Ao pegar o livro nas mãos, imaginei que estivesse prestes a ler uma história sobre reinos e estratégias políticas, e isso de fato aconteceu, mas com uma complexidade muito menor do que a que ocorre nos livros de George R. R. Martin.

Entretanto, não vi este fato como uma característica negativa neste caso. É preciso avaliar que as histórias têm focos bem diferentes. Enquanto a disputa pelo trono é o que mantém os personagens mais envolvidos em Game of Thrones, em O Preço do Sangue o foco principal está em descobrirem quem foi o assassino do Príncipe governante de Archenfield.


O livro nos apresenta a história de Jared, um garoto de 16 anos que é o primeiro na linha de sucessão do reino de Archenfield. Seu irmão mais velho era o governante perfeito, até o dia em que é vítima de um assassinato. Desde então, Jared precisa assumir o trono, mas também se vê obrigado a descobrir quem foi o assassino de seu irmão para fazer com que este pague o tradicional Preço de Sangue. Mas isso é algo que lhe parece muito difícil de descobrir já que há muitos suspeitos na corte, o que faz com que ele também esteja em uma constante ameaça.

“Era como se as estrelas no céu tivessem se reconfigurado e ele agora ocupasse o coração de uma constelação estranha.” – pág. 86

Linguagem
A forma de escrita do Somper é bastante dinâmica, mas isso não faz com que a história se torne superficial. O autor consegue descrever de uma forma bastante precisa o sentimento dos personagens, isso me impressionou bastante. Gostaria que ele tivesse sido um pouco mais descritivo ao falar dos cenários, mas a forma como os tratou na história também não prejudicou a narrativa.

Mistério
O livro tem um clima de mistério constante, algo que eu acho que também foi um fator que fez com que o diferenciasse muito de Game of Thrones, que apesar de também nos deixar meio inseguros quanto a fidelidade de alguns personagens, não nos dá tantos motivos para desconfiar deles. Neste livro temos aquela sensação de que nenhum personagem é confiável e que qualquer um ali pode ter sido o assassino do príncipe. O clima de investigação dos romances policiais também pode ser notado na obra.

“Mas isso não era tudo que ela tentava descobrir também; o que causara a morte do Príncipe Anders e quem era o responsável?” – pág. 124

Horários
A sociedade de Archenfield possui algumas tradições próprias, e a principal delas é o toque dos sinos da cidade, que funciona como uma espécie de relógio para os habitantes. Ao todo existem 14 sinos que são tocados ao longo do dia para indicar as horas e o que os habitantes costumam fazer neste horário. Cada sino é tocado por um dos representantes do Príncipe e um deles é tocado por ele próprio.

Dirigentes
Existem 13 representantes dirigentes de Archenfield, que têm a função de auxiliar o Príncipe, aconselhá-lo e tocar os sinos que lhes são devidos. Os cargos destes representantes são o Guarda-Costas, o Poeta, o Sacerdote, a Apicultora, o Lenhador, o Caçador, o Capitão da Guarda, o Lacaio, a Cozinheira, o Carrasco, o Médico, a Falcoeira e o Sucessor.

Personagens
Gostei bastante dos personagens do livro e da forma como a narrativa em terceira pessoa não se mantém acompanhando apenas um deles, mas consegue vagar por todos. No início, Jared, o protagonista, não me pareceu um personagem muito carismático, ele é bem despreparado para assumir o trono, mas foi interessante acompanhar como ele foi capaz de amadurecer ao longo da narrativa. É aquele tipo de personagem que demora um tempo para começar a nos despertar interesse.

“Havia um príncipe, e ele se chamava Anders. Suas ações foram muitas e maravilhosas, e ele morreu com muitas promessas não cumpridas. Ainda há um Príncipe. Meu nome é Jared. E eu prometo continuar o trabalho de meu irmão e servir a vocês, e a Archenfield, até o fim dos meus dias”. – pág. 131

Outros personagens que eu gostei bastante foram a Elin (mãe do Jared, uma mulher muito esperta), a Asta (uma aprendiz de médica, muito curiosa em descobrir mais coisas sobre a morte do príncipe) e o Logan (o Poeta, um homem enigmático que vive querendo mostrar ao Jared que está disposto a ajudá-lo, mas sempre parece agir de uma forma um tanto suspeita). Assim como em Game of Thrones, este é um livro que possui muitos personagens.


Minha avaliação do livro acabou sendo bastante positiva e já estou ansiosa pela publicação do segundo volume de Aliados e Assassinos. Espero que tenham se animado para a leitura também! Até a próxima! :D 

22 comentários via Blogger
comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Oi Jéssica, sou fã dos livros As Crônicas de Gelo e Fogo e gosto muito de histórias assim. É a primeira vez que tenho contato com essa obra e já quero ler. Vou até adicionar no skoob para não correr o risco de esquecer.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila! Tudo bem?
      Também sou fã de "As Crônicas de Gelo e Fogo", mas achei esta história bem diferente da história do Martin. De qualquer forma, se você não se importar em não ter uma escrita tão descritiva e se preocupar mais com os aspectos políticos da história, tenho certeza que vai gostar muito dessa. E fico muito feliz que esteja animada para ler! Depois me conte o que achou! Beijos! ^-^

      Excluir
  2. Apesar da sua animação e de ter gostado muito do livro não me vejo lendo ele neste momento, quem sabe mais pra frente. No momento deixarei passar a dica.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karine! Tudo bem?
      Realmente a proposta do Somper neste livro me deixou muito animada, pois achei bem diferente de outras coisas que já li. Mas entendo que nem todos têm o mesmo gosto e pode ser que o livro não tenha te interessado no momento. Espero que algum dia ainda possa mudar de ideia. Vale muito a pena. Beijos! ^-^

      Excluir
  3. Oi, como vai?

    Apesar de sua resenha estar muito bem elaborada, não consigo me interessar pelo livro, na realidade não é meu gênero preferido, mas, para aqueles que curtem, não duvido de ser uma excelente leitura.

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  4. Oiii Jéssica, tudo bem?
    Por mais que eu seja realmente muito fã de livros dessa temática, esse não me agradou muito não, me senti bem perdida na sinopse e não leria. Sua resenha está incrível, esclareceu algumas dúvidas que tive, além do mais a edição aprece estar incrível.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jéssica!
    Engraçado que quando olhei para a imagem da capa, pensei imediatamente em Assassin's Creed. Daí vejo na resenha que o livro foi comparado a GOT e fiquei tipo: "oi? E que capa é essa então? Não combina!"... Achei a premissa bacana, dá pra ver que o autor teve cuidado na elaboração do mundo fantástico dele. Mas, da mesma forma que GOT, excesso de informação e personagens tendem a me confundir (pq eu n leio os livros todos de uma vez, trabalho é fogo), então... Passarei a dica dessa vez, mas quem sabe mais pra frente..? beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oioi! Tudo bem?
    Amoo fantasia e nao tinha visto ainda resenha de O Preço do Sangue (Aliados e Assassinos).
    Achei a capa linda e a premissa ja me ganhou, agora conhecendo mais do livro,deu vontade de ler logo.
    Acho que vou gostar tanto quanto vc.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Jéssica tudo bem, olhando o livro não daria muito atenção para ele, mas sua resenha me deixou empolgada, eu gosto de livro do gênero e meu filho tbm, a resenha está ótima, Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oie Jéssica, tudo bem? Não me interessei pelo livro quando vi ele na News e li a sinopse, mas vendo sua resenha fiquei bem curiosa pra ler. Parece ser muito bom, me lembra Assassin's Creed.

    ResponderExcluir
  9. Realmente, não é o tipo de livro que eu costumo ler, apesar de a história parecer interessante. Mas tenho a leve impressão de que talvez funcionaria melhor num filme do que num livro.

    ;*

    ResponderExcluir
  10. Curti o lance dos sinos na história ^^ antigamente havia um hábito semelhante, principalmente em cidades do interior... confesso que a capa me atraiu e me lembrou mais Assassin's Creed do que Game of Thrones... a premissa parece ser instigante... anotei a sugestão, beijos ^^

    ResponderExcluir
  11. Oi Jéssica, gostei bastante da sua resenha! Contou bem sobre o livro, que pareceu ser muito legal de ler! Gosto dessas coisas de tronos e tudo o mais, apesar de estar enrolando um exemplar do Game of Thrones, haha. Não tinha tido a oportunidade de conhecer mais o Preço do Sangue ainda e fiquei com vontade de ler!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu não conhecia o livro e nem o autor e também não curti muito a capa, mas sua resenha me deixou mega curiosa para lê-lo, ele parece ser bem o meu estilo de leitura *-* Dica anotada.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Tenho me visto este ano lendo vários livros deste estilo, pois são livros que sempre achei interessante porém nunca parei para ler.
    Achei a sua resenha diferente das resenhas que geralmente leio, achei legal você dividir em espaços para dizer sua opinião sobre cada tópico importante, bem organizada.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  14. Oi, não li GOT, e nem fui muito atrás pra saber mais sobre a história, então nem sei do que se trata a não ser esse negócio do trono.hahaha Aina não tinha visto esse livro e até que curti a capa, só não sei se o leria no momento, talvez por ter alguns livros quase no mesmo gênero parados na estante, ou porque o mesmo é uma serie e como tenho várias não lidas na estante ,estou dando um tempinho nas comprinhas esse ano.Mas que bom que mesmo as suas expectativas não tendo sido totalmente acertadas, você ainda curtiu muito o livro.Que o outro seja lançado logo e que seja melhor ainda que esse.

    bjs

    ResponderExcluir
  15. oi ^^
    geralmente livros que possuem muitos personagens eu demoro um pouco pra engrenar na leitura, mas se o autor souber conduzir tudo acabo levando numa boa. pq geralmente fico muito confusa sabe?
    de qualquer forma adoro livros nesse estilo e acho que vou dar uma olhada nesse depois. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  16. Oi!!
    Essa capa é linda demais. Com certeza eu iria adorar esse livro, pois amo fantasia. É tão bom quando um livro nos surpreende.
    A unica coisa que me assusta nesses livros é a quantidade de personagens, tenho maior medão de ficar perdida e por isso até hoje não tive coragem de ler As crônicas de gelo e fogo, mas assisto a série e gosto bastante.
    Esse livro vai entrar para a lista de desejados com toda a certeza.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Olá Jéssica, adorei sua resenha, não conhecia a obra e achei o enredo bem interessante. Gosto de livros com diversos personagens, mas confesso que começo a confundir os nomes e quem é quem...kkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. realmente a capa nãp é muito atrativa, mas a trama parece bem interessante, se surgir a oportunidade irei ler

    ResponderExcluir
  19. Oi Jessica, sua linda, tudo bem?
    Adorei essa trama. Nossa, deve ser muito tenso tentar descobrir quem é o assassino, porque ele pode ser a próxima vítima. Já pensou se for alguém em que ele confia? E esse universo que ele criou? Achei bem diferente. Não vejo a hora de poder ler. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Caramba! Você gostou mesmo do livro! Fiquei interessada, vou dar uma chance a ele!

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo