26/05/2016

17 [ RESENHA ] Outro Conto Sombrio dos Grimm

Título: Outro Conto Sombrio dos Grimm
Autor: Adam Gidmitz
Páginas: 351
Editora: Galera Record- Selo Galera Júnior
Estrelas: 5/5
Livro: Cedido em parceria com a Galera

Depois de revisitar a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão. Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem ou não! ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas.






Antes de tudo preciso dizer que me apaixonei pela capa desse livro, e como estou tentando ler mais livros infanto-juvenil escolhi esse por ter uma pegada sombria (algo novo na minha rotina literária) e também trata-se de um livro de conto de fadas, só que descrito de uma forma diferente e vista por um lado diferente... O lado verdadeiro da história como o próprio narrador deixa claro desde o inicio.

Admito que não conheço muito sobre os contos originais dos Grimm, mas só pelo o básico que toda criança cresce escutando e lendo dessas histórias tudo já ficou interessante nesse livro... Você vai entender melhor.

Outro conto sombrio dos Grimm, vai contar a história de João (aquele joão do pé de feijão), O sapo (sim, aquele que é beijado pela princesa e vira um lindo príncipe) e Jill (prima do João, que vestiu um vestido invisível.)

O livro começa contando a história do sapo de uma forma diferente daquela que conhecemos, o sapo nessa versão (original e sombria) é rejeitado pela princesa que é um megera, além de ser uma grossa, ela ainda arranca uma perna do coitado sapo.


"Ele era um sapo. Um sapo apaixonado por uma princesa linda e cruel"


O segundo conto é sobre Jill, uma princesa filha de uma mulher soberba. O reino de Jill recebe um convidado inesperado que traz para a rainha um presente valioso, um tecido maravilhoso, que somente pessoas com olhos refinados poderia ver a seda majestosa, e como sabemos, todos diziam que viam a seda, rsrsrsrs.
Acabou que o tecido não dava um vestido para a rainha e Jill seria presenteada... Enfim, já sabemos que a menina foi envergonhada diante de todo o reino quando aparece completamente nua diante do povo. 

Assim Jill foge desesperada e encontra o sapo (agora de três pernas). Jill resolve visitar seu primo João, o qual já sabemos a história... (o menino que troca sua vaca por feijões mágicos e blá, blá, blá). A partir desse momento a história fica ainda mais divertida e diferente. João, Jill e o sapo recebe a visita de uma mulher estranha que promete dar a eles a solução de seus problemas, mas em troca eles teriam que encontrar o espelho mágico perdido para ela. Inocentemente eles juram por suas vidas. A mulher diz que eles devem começar a procurar no céu, e aí entra o pé de feijão. Os três partem rumo a procura do espelho mágico.  E sua primeira missão é passar pelos gigantes.

Não vou mais falar sobre a história, para não perder a graça, mas se preparem para uma divertida aventura.  O que mais gostei no livro foi a forma que ele foi narrado, o livro começa com uma introdução feita pelo narrador que nos acompanha durante toda a leitura, chegando até a interromper a história por diversas vezes trazendo um toque sombrio e muito humor.

"... se vocês são do tipo de pessoa que não gosta de ler sobre sofrimento, derramamento de sangue e lágrimas, por que não fingem que o dia acabou ali e fecham o livro agora mesmo? Por outro lado, se vocês são o tipo de pessoa que gosta de ler sobre derramamento de sangue e lágrimas... bem, posso perguntar educadamente:
- O que há de errado com vocês?"



O narrador realmente conversa com o leitor, faz perguntas que nos faz parar para pensar em uma resposta. Outras vezes ele dá alguns alertas bem divertidos chegando algumas vezes a dizer ao leitor que é melhor que este pare de ler ali, ou pule caso não aquente cenas do tipo que seria narrada a seguir. (Vocês vão entender melhor assim que ler o livro rsrsrsrs).

Outro conto sombrio dos Grimm, não é um livro de terror, longe disso, mas realmente tem essa pegada sombria em diversas cenas, mas o humor sempre está presente. A leitura flui de forma leve e rápida, quando você percebe já leu metade do livro em um piscar de olhos. A diagramação está de deixar qualquer leitor babando, cada capitulo tem um desenho que está interligado com o tema. E a capa nem digo nada, babando ainda aqui.

A escrita do autor é esplendida, envolvente, leve, bem elaborada... enfim, eu realmente adorei e recomendo o livro para qualquer pessoa que procura por uma leitura envolvente, rápida, sombria e com humor e cheia de aventura.

17 comentários via Blogger
comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Essa é a segunda resenha que leio desse livro e fico cada vez mais curiosa para conferir o enredo. Sem contar que acho essa capa linda e sou apaixonada por esses contos. Estou bem curiosa sobre a escrita e de como acontece o desenvolvimento com os personagens.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaaah, contos de fadas! <3 Já quero esse livro e ler sua resenha me deixou morrendo de vontade de comprar agora mesmo! Entendo como a história pode ser envolvente e com ar misterioso sem ser de terror, deve ser incrível esse livro. Achei bem legal também juntarem os três personagens e dar uma modificada na história. Sem dúvidas vou ler esse livro.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei sua resenha e o livro me interessou, tanto pela temática, pois adoro contos de fadas, quanto por ser um livro fluido e divertido. Vou colocar na minha listinha! Já tinha visto esse livro na livraria, mas não tinha conhecimento da sinopse!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei a resenha! Esse livro me interessou bastante, tenho muita curiosidade de ler as histórias originais dos irmãos Grimm, apesar de ter um pouco de medo de acabarem com minhas ilusões de criança. rsrs Mas esse parece ser um pouco mais leve, com um ar divertido e juntando três histórias aparentemente aleatórias. rs Leria com certeza!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Taty.

    Eu já li muitas resenhas positivas sobre esse livro e agora lendo a sua fiquei com muita vontade de ler. Saber que o livro tem uma narrativa fluida me dá mais vontade de querer adquirir a obra. Eu nunca li nada sobre os irmãos Grimm, mas vejo que esse livro seria uma boa pedida pra mim. Fico feliz que você tenha gostado da obra.

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Taty,
    Desde que vi esse livro eu estou curiosa com ele. Eu gosto muito de releituras e esse livro parece trazer umas visões bem diferentes sobre o que estamos tão acostumados a ouvir. Achei a capa bem diferente mas até que interessante. Gostei de ver a sua opinião sobre a obra e acho que será uma leitura muito proveitosa quando eu for ler.

    ResponderExcluir
  7. Oie! Adorei a ideia desse livro, principalmente porque aparentemente a releitura dos contos ficou bem diferente e os três se interligam de uma forma bem bacana. Gostei dessa pegada sombria e ao mesmo tempo bastante humor, e amei a parte que o narrador fica falando com o leitor,. FIquei morrendo de vontade de ler esse livro e espero poder adquiri-lo logo.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Adoro essas recontagens e essas me deixam bastante curioso pra ler. Concordo com você essas capas estão lindas cada vez melhor viu. Não sabia que o livro tinha um narrador, pensei que era só em terceira pessoa mas torna muito mais interessante ter um narrador.
    Adorei as fotos também e ótima resenha.

    Éverton Equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O engraçado sobre os irmãos é que sempre tem uma pegada tão forte né?Nunca é APENAS um conto de fadas e sim alguma moral que quer nos passar.
    Isso é incrível :)


    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ooi
    Nunca li nada sobre os Grimm, mas uma vez assistir um episodio de uma série, acho que foi isso, nem me lembro bem. Amo releituras de contos de fadas, os do Grimm tem essa pegada mais sombria, que ate eu que não gosto muito do gênero acabou gostando pois nos mostra algo mais alem do que o conto de fadas original.
    Não conhecia esse livro, parece ser muito envolvente e a capa esta realmente incrível.
    Espero poder ler algum dia!

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi linda,
    A Reeleitura do livro parece bem trabalhada e elaborada.
    Gostei bastante desse mesclagem entre terror e humor afiado que fica uma mistura interessante e atraente aos leitores e assim despertando a vontade de conhecer os contos originais do Grimm.

    Beijos para o baby e para você!

    ResponderExcluir
  13. Olá Taty,
    Dá para notar como esse livro te agradou, acho tão fantástico isso.
    Curti bastante a premissa do livro e é uma leitura que faria.
    Fiquei imaginando como é ter o aparecimento do narrador em determinadas situações, deve ser engraçado em alguns momentos. Quero conhecer O Sapo, adoro sapos rs
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro ler contos, e quando soube que dessa obra fiquei encantada. Também não conheço quase nada dos contos originais dos Grimm, mas tenho muita vontade.
    Me apaixonei pela capa, e pelo jeito a leitura vai ser bem o que eu espero, mal vejo a hora de ler!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Menina adorei!
    Adoro essas releituras e confesso que tenho vontade de ler essa série, mas ainda não tive tempo e nem fui atrás de maiores informações, contudo com a sua resenha estou me perguntando quando conseguirei um tempinho e money para poder ter e ler esses livros! Sensacional.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Esse estilo de narrativa me lembrou muito o de desventuras em série! Já leu? Lá o narrador também interage com o leitor, faz perguntas, dá umas dicas engraçadas e todas carregadas no humor negro! rs Eu gostei muito dessa série que citei acima e, só por se parecer com ela, já quero ler esse livro também! Gostei dessa nova cara dada ao conto de João e o Pé de feijão, com essa cara mais sombria! Essa mistura de pega sombria puxada para o humor afiado deve ser ótima! Sugestão anotada ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  17. Oi Taty, eu li o livro recentemente e também gostei muito dele. Eu sou suspeita de falar pois adoro um conto de fadas, ainda mais essas releituras mais sombrias, e é bem sangrento né? mas adorei o toque de humor do autor, é um livro que sempre irei recomendar também!

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo