25/05/2016

42 [ RESENHA ] O Quarto Dia

Título: O Quarto Dia
Autor: Sarah Lotz
Editora: Arqueiro
Páginas: 346
Estrelas: 4/5
Livro: Cedido em parceria com a editora
Em O Quarto Dia, Sarah Lotz conduz o leitor por uma viagem de réveillon que tinha tudo para ser perfeita. Mas às vezes o novo ano reserva surpresas desagradáveis...Janeiro de 2017. Após cinco dias desaparecido, o navio O Belo Sonhador é encontrado à deriva no golfo do México. Poderia ser só mais um caso de falha de comunicação e pane mecânica... se não fosse por um detalhe: não há uma pessoa viva sequer no cruzeiro. As autoridades acham indícios de uma epidemia de norovírus, mas apenas descobrem os corpos de duas passageiras. Para piorar, todos os registros e gravações de bordo sofreram danos irreparáveis. Como milhares de pessoas podem ter sumido sem deixar rastro? Teorias da conspiração se alastram, mas só há uma certeza: 2.962 passageiros e tripulantes simplesmente desapareceram no mar do Caribe.


A história é centrada no navio O Belo Sonhador, que está em um cruzeiro de comemoração de fim de ano. Ele começa narrando o quarto dia de viagem do cruzeiro, o dia em que as coisas começam a dar errado.  Com um problema técnico vindo à tona devido a um incêndio de origem desconhecida, o navio acaba ficando sem energia e com sérios problemas nos motores para continuar a se movimentar até o seu destino final. Além disso, aparentemente há um alastramento de um vírus pelo navio, infectando diversos passageiros e começando a espalhar o pânico.

É com ele que nos é apresentado os personagens que, em seu ponto de vista, irá nos levar as tragédias que acontecerá através do livro: A Assistente da Bruxa, O Condenado, A Criada do Diabo, As Irmãs Suicidas, O Anjo da Misericórdia e O Guardião de Segredos.















Cada capítulo tem o foco em uma pessoa diferente. Em A Assistente da Bruxa, é apresentada Maddie, assistente da médium Celine Del Ray, que a acompanha para mais uma de suas apresentações na qual seus “Amigos” - pessoas que se juntaram à viagem para acompanhar suas sessões – esperam poder entrar em contato com seus entes falecidos. O Condenado, por sua vez, é Gary, um homem casado que tem como prazer sair em viagens com sua esposa e se aproveitar de mulheres inocentes, as dopando e as estuprando, sempre tendo com preferência em sua vítima mulheres que não chamam muita atenção. Há também a criada do diabo, Althea, uma jovem camareira que luta para conseguir dinheiro o suficiente para poder sustentar o marido que tanto despreza.

Helen e Elise são as irmãs suicidas, amigas que se encontram no navio com apenas um propósito: acabarem com suas vidas no último dia do passeio. Jesse é o médico do navio que possui alguns segredos sobre seu passado e o guardião de segredos se passa pela vida de um dos oficiais do navio, Devi, que tenta passar o máximo despercebido para evitar trazer desgraça em sua família.

Como se os problemas técnicos do navio não fossem o suficiente juntamente com um vírus se espalhando, é encontrada em uma das cabines, uma mulher morta – vítima de Gary –, aparentemente de overdose. Isso é o que basta para que um rumor se espalhe pelo navio que os problemas técnicos estão sendo causados pelo fantasma da passageira morta que busca vingança pelo seu assassino ou até pela Dama de Branco, uma passageira que assombrava o navio segundo seus empregados. Além do fato que Althea tem certeza de ter visto um menino perambulando pelo convés do navio, sendo impossível uma vez que o cruzeiro era apenas para adultos.











 É assim que o caos se espalha. Com os dias passando e cada parte do navio lentamente dando problemas, cada personagem apresentam diferentes tipos de obstáculos e podemos observar como o nível psicológico de cada um se desenvolve na trama, como o medo os afeta, juntamente com a culpa de erros cometidos em seu passado.

“Com os dedos trêmulos, Devi voltou a gravação e se preparou para repassá-la. O que tinha visto – ou pensou ter visto – era impossível. Mas ali estava de novo: a palma de uma mão cobrindo a lente da câmera.”

O livro é incrivelmente intrigante. Não conseguia tirar os olhos das páginas quando as lia, querendo saber o que aconteceria com cada personagem e o que aconteceria com o navio. Achei interessante como o pânico foi explorado, mostrando como cada personagem o demonstra de sua forma, sendo se jogando na bebida ou o ignorando até que seja tarde de mais.

Sarah Lotz possui uma escrita interessante, gostei muito de como ela conseguiu entrelaçar vários personagens de uma forma ou de outra e ainda focasse no tema principal da obra.

Meu único pesar foi ver que há várias referencias ao livro Os Três que não pude identificar, como a menção da Quinta-Feira Negra, evento principal da obra anterior. Não foi muito relevante para entender esse livro, mas ainda me incomodo em não poder relacionar certos detalhes que pode ser conectado com a obra anterior.

“Do nada, ele se sacudiu, estendeu os membros e partiu até ela de quatro, como uma aranha. Rápido demais – ninguém conseguiria ser tão veloz assim. Althea gritou e saltou para a porta, desembestando pelo corredor. Uma risadinha veio de trás. Ela se virou. Ele estava parado a alguns metros, quase do lado de fora da cabine da moça morta.”

Fiquei decepcionada por não haver tantos eventos sobrenaturais como achei que teria. Com uma capa macabra e misteriosa, esperava ficar incrivelmente assustada com o desenrolar dos eventos e com as aparições de espíritos mencionados do livro – e admito que no início eu fiquei, porém mais por antecipação do que por algo que acontece no livro – mas o foco mesmo foi como isso afeta o psicológico das pessoas.


O final do livro também me incomodou um pouco. O livro não chega a uma conclusão concreta. Há várias questões em aberto que eu imagino que seja para os leitores “se aventurarem” por conta própria e eu admito que não gosto muito de finais assim. 

“Uma mulher com roupa da década de 1920 – como a Lizzie Bean de Celine – estava deitada na banheira.” 
42 comentários via Blogger
comentários via Facebook

42 comentários:

  1. Olá! Essa autora se tornou uma de minhas queridinhas. Assim como em Três, ela deixa questões em aberto, mas acredito que seja o estilo dela. Essa pegada de suspense, thriller, é o que me prende.
    Muito boa sua resenha! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana!
      Não li Os Três, por isso fiquei meio assim quando li o livro. E eu odeio questões em aberto. Gosto de saber tudo que acontece, em preto e branco. Minha imaginação é fértil demais e eu prefiro não me iludir muito com livros assim!
      Mas sim, o livro me prendeu muito por causa desse suspense. Gostei muito.
      Obrigada!
      Beijos :)

      Excluir
  2. Nossa que livro heim, já vi algumas resenhas sobre ele mas não consigo ter vontade de ler, acho que medo, ou por ser muito diferente do meu gênero simplesmente não me atraio, mas suas resenha está como sempre show de bola.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Karine, quando escolhi esse livro, fiquei assim tabém.
      Morri de medo de não conseguir terminar por causa do suspense, mas foi super de boa. Achei que seria O terror, uma vez que o Stephen King elogiou - e ele é o rei dos thrillers - mas acho que não tem com o que se preocupar.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir
  3. Nossa... que livro estranho... rsrs não consegui concluir uma opinião a respeito. Parece que tinha tudo pra ser show e acabou meio embolado (pelo menos, foi a impressão que eu tive). Vou passar essa dica. rsrs bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, concordo com você.
      Eu esperei muito mais, mas não foi como eu pensava que seria. Mas não achei que foi um livro, ele prendeu minha atenção o tempo todo.
      Beijos!

      Excluir
  4. Esse livro me irritou de uma forma tão absurda. Achei o mistério chato, nada acontecia. Demorou muito o desenvolvimento, o final foi completamente absurdo (mas parece que isso é praxe da autora). Enfim, não gostei haha mas que bom que você conseguiu aproveitar a leitura.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei revoltada só no final quando vi que não tinha conclusão. Não gosto de ler livros assim, para ser honesta.
      Mas como fiquei na expectativa de alguma coisa acontecer - e eu morrer de medo e dormir de luz acesa - acabou prendendo minha atenção.
      Acho que foi por isso que gostei, por que apesar de ter me revoltado no final, fiquei interessada pra saber o que aconteceria. Que pena que não gostou :/
      Beijos!

      Excluir
  5. Eu fico super curiosa com essa capa, sempre! Mas tinha a impressão de ser continuação do 3 e como você falou que tem algumas referências acho que vou procurar o outro livro primeiro. Adoro suspense e o nome relacionado aos personagens me deixou mais curiosa.
    Beijo, Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, não é continuação mesmo, mas acho que seria interessante ler o outro pra estar a par das menções em relação à ele.
      Espero que goste do livro!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá!

    Li algumas resenhas dele, mas não é uma premissa que me emocionou tanto. Não sei, acho que não o leria pelo menos nesse momento, ainda mais se o final ficou aberto, quem garante que não rola um próximo livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka!
      Que pena que não te chamou a atenção. Acho que não vai ter uma continuação, uma vez que o livro Os Três, pelo que eu li em resenhas, também tem um final em aberto. Aparentemente é algo que a autora faz.

      Excluir
  7. Oi!
    Eu ainda não li esse livro, mas, li “os Três” da mesma autora, horror não é precisamente minha leitura preferida, embora, eu tenha gostado muito das últimas que li, filmes adoro, quando bons. Enfim, vou tentar adquirir esse livro, pois, preciso ler terror dentro dos próximos dias, para ver se me ocorrem ideias para um conto, quero participar de um concurso literário, e preciso de inspiração. Obrigada pela dica. Parabéns pela resenha!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris
      Ah, se você leu o livro Os Três, vai gostar desse - e pegar as sacadas que ela joga sobre o livro Os Três.
      Não sou muito de terror e não classificaria esse livro muito como terror, mas gostei de várias coisas na obra.
      Espero que dê tudo certo nesse concurso literário!
      Obrigada pelo elogio.
      Beijos :)

      Excluir
  8. Ooi! Eu já li uma outra resenha, mas ainda assim o enredo não me atraiu realmente, sabe? Acho a capa maravilhosa e esses tons de azul são incríveis!
    Parabéns pela resenha ^-^
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que pena que não te atraiu :/
      A capa realmente é maravilhosa, também me apaixonei por ela.
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  9. apesar dos pontinhos negativos citados, eu leria o livro de boas... vou tentar não colocar expectativas altas e deixar a leitura me levar espontaneamente... não li o anterior, e espero naõ ficar perdida na trama...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro não deixa de ser bom, tanto que dei quatro estrelas.
      Dá pra ler super de boa sem o anterior, mas tem partes que você fica "por que ela tá falando desse evento? O que aconteceu?"
      Espero que goste!
      Beijos

      Excluir
  10. Oi, Fernanda
    Eu ainda não li o livro anterior, mas ainda não sei se pretendo ler os dois.
    Uma pena que faltou algumas coisas que você esperava. Ouvi muitas pessoas falando mesmo dessa relação com o livro anterior, e os fatos citados que atrapalharam um pouco.
    Dependendo do final também não sei gosto muito de me aventurar por conta própria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia!
      Eu, se fosse você, leria sim o anterior - apesar de não ser uma série, ainda há menções dele no livro O Quarto Dia. - só pra ficar mais antenada com as coisas.
      Pois é, eu achei que faltou alguma coisa no livro. Fiquei decepcionada no que a autora fez, pois esperava outra coisa completamente diferente. Mas o livro ainda é muito bom.
      Eu gosto de ler o que acontece. Eu gosto de saber. Não saber me dá agonias!
      Beijos

      Excluir
  11. Fernanda, acho que esse é exatamente o tipo de livro que eu quero ler no momento! Vou procurar amanhã na livraria e dar uma folheada.

    ResponderExcluir
  12. Oioi! Tudo bem?
    Participei do evento nerd da Arqueiro e apresentaram o livro O Quarto Dia, nem preciso dizer que fiquei mtoooo louca com a historia.
    Não sabia que era continuação de Os Três e achei as capas lindas, as duas meio que combinando ne?
    Gostei mto de conhecer mais da historia aqui, primeira resenha que leio e so aumentou a vontade de ler mais ainda.
    Adoro um misterio e esse parece ser dos bons.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzzy!
      Não é exatamente uma continuação. São eventos totalmente diferentes, apenas é mencionada o que acontece no Os Três nesse livro, mas acho bom saber, entende?
      O livro é ótimo, só não gostei da forma que ela desenvolveu, eu esperava algo diferente, sabe?
      Mas leia sim e depois me conta o que achou!
      Beijos

      Excluir
  13. Olá!
    Primeira resenha que leio desse livro e confesso que não fazia ideia do quão tenso e intrigante ele é. E vou te dizer que gostei quando você falou que ele não dá tanto medo assim, pq sou medrosa e corro de livros assim, mas gosto do suspense e do mistério. Uma pena o final deixar tudo em aberto. Isso é bem chato.
    Bjk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Ele é muito intrigante, gostei muito dele. Eu sou muito medrosa também, então isso foi um alívio, mas acho que foi isso que mais me desapontou. Fiquei tão na expectativa de um susto e ele nunca veio.
      Pois é, mas quem sabe você gosta?
      Beijos!

      Excluir
  14. Oiii Fernda, tudo bem?
    Eu amo esse livro, nunca li hauhauahauahau mas, estou ansiosa para comprar e ler diante de todo estes mistérios que tenho certeza que irá me surpreender. Suspense é um dos meus gêneros favoritos, então vou comprar assim que der.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana, tudo ótimo e você?
      Leia sim! Eu gostei e você vai adorar, tenho certeza.
      Sou meio assim pra ler suspense, mas gostei desse.
      Beijos!

      Excluir
  15. Olá, tudo bem?

    Adorei a proposta do livro, não imaginava que tinha esta pegada tão sombria. A capa é linda e o enredo é interessante. Pena não ter alcançado todas as expectativas. Mas parece que valeu a leitura mesmo assim. Espero conhecer a escrita da autora em breve.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Adorei a capa também e o enredo é bem legal, apesar de não ser tudo que eu esperava. Mas ainda gostei do livro!
      Dá uma lida e me conta o que achou, ok?
      Beijos

      Excluir
  16. Oie!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, e espero conseguir isso em breve. Eu li o outro livro publicado, e gostei da narrativa da autora, achei bem diferente dos outros livros que li. E pelos comentários sobre o livro, deve ser uma boa leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. Aai, que pena que algumas coisas te decepcionaram na leitura! Achei a sinopse e o começo da tua resenha super legais e fiquei também com a impressão de ser uma história instigantes. Não conhecia ainda a autora, mas vou olhar as obras dela! Ótimo post!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie
    não é meu gênero favorito mas é muito legal o enredo do livro e da série, sua resenha até me despertou uma certa curiosidade mas ando tão sem tempo que vou ter que deixar passar por enquanto

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ainda não conhecia esse livro, achei bem diferente e um cenário bem singular. Apenas o enredo que achei meio clichê
    Mas adorei sua resenha, assim que diminuir um pouco as leituras atrasadas, tentarei ler
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii!!

    Eu ainda não li nada da autora mas é algo que preciso fazer urgente.maaas não pretendo com essa obra. Ela parece ser muito boa, mas esses pequenos detalhes me incomodam um pouco.
    Não gosto de final abertos assim :(

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. OIe tudo bom??

    eu já tinha visto esse livro, essa autora é bem falada, mas nunca add na lista, porque não leio muito esse gênero meio de terror, mas pela sua resenha você esperava bem mais de terror, o que tem mais é o suspense! Então acho que posso me arriscar nesse!

    ResponderExcluir
  22. Oie
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro. Ele é justamente o tipo de história que eu curto por demais. Tenho muita curiosidade de conhecer a escrita da autora, por isso esse livro já se encontra na minha lista.
    Quando ao final, eu também não curto isso e foi um ponto para me desanimar um pouco, mas ainda assim, a curiosidade está em alta aqui.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Oi lindona,
    O livro faz parte de uma série?
    Eu acho a capa bem sombria e bonita e achei que o enredo fosse mais aterrorizante, mas você frisou que o livro é um pouco morno em comparação ao anterior, porém me interessei pelos personagens e enredo.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá querida...adorei sua resenha e fiquei bastante curiosa com esse enredo. quero muito ler, mas primeiro preciso ler o volume anterior, 'Os Três', assim acho que fica mais fácil de acompanhar alguns acontecimentos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Adorei a sua resenha, mas não sei se iria ler esse livro, sou muito medrosa, mas admito que tenho muita curiosidade, sou esquisita assim mesmo. Mas a sua resenha ficou ótima. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi.
    Tudo bom?
    Eu estou super curiosa para ler esse livro, mas antes quero ler o anterior para fazer as ligações que você sentiu falta, mas o que mata na história é não ter um final conclusivo, eu sou bem detalhista e gosto de tudo explicado. Hehehe
    Amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá Fer!!!
    Mulher eu já vi algumas resenhas sobre esse livro e fiquei curiosa, pois apesar de não ler muito esse gênero a história é intrigante e me deixa curiosa de conhecer o que será que ronda tudo isso.
    É uma pena o final ficar meio em aberto, pois gosto de finais concluídos para não ficar nada a precisar explicar :(
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo