25/04/2016

31 [ RESENHA ] Depois de Você

Titulo: Depois de Você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 318
Estrelas:  5/5
Quando uma história termina, outra tem que começar.Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.


Atenção:
Esta resenha contém spoilers de Como Eu Era Antes de Você, livro anterior a esse.


Não pense muito em mim... Apenas viva bem. Apenas viva.


Olá Leitores,

(Como uma segunda vez não faz mal a ninguém, para quem ainda não leu Como eu era antes de você aconselho não dar continuidade a leitura, pois é impossível falar de Depois de Você sem mencionar os acontecimentos do primeiro livro). 

Quando minha mãe pediu que eu trouxesse Como Eu Era Antes de Você em uma das minhas idas à livraria até estranhei, ela gosta de ler, mas estava passando por um momento em que nenhuma leitura a conquistava de fato, mas seu pedido me animou e na primeira oportunidade entreguei o livro a ela e, o fato de sempre vê-la parando uma atividade ou outra para ler "só mais um capítulo" chamou minha atenção. Assim que pude peguei emprestado para ler. 

Lou Clark é o que muitos de nós somos (desligada, sonhadora, engraçada e não sabe muito bem o que faz com a vida), mas temos vergonha de admitir. Ops, acabei de fazer isso... Tem uma família sem papas na língua, modesta e cheia de valores(a família dela tanto no primeiro quanto no segundo livro foram as partes mais esperadas por essa que vos fala, pois eu chorava de rir lendo certas coisas). 

Das cobrança sutis feita pelos pais aos esculachos da irmã Treena, Lou vai em busca de uma nova chance no mercado de trabalho, consegue uma oportunidade na mansão dos Traynor e conhece Will. Pronto, a partir daí o mundo desaba e milhares de leitores (inclusive minha mãe) caem num choro desesperado pela escolha do jovem, enquanto do outro lado, com a menor parcela de pessoas, que não fica tão sensibilizado, estou eu sentada na janela observando o mar de lágrimas.

Não porque a história não me tocou, não porque eu achei justo com a Lou e a família do Will, não porque eu concordei com ele, mas sim porque eu não nutri esperanças e porque não me apeguei ao Will Traynor e seu egoísmo (in)justificável. Simplesmente não me apaixonei (no filme isso vai mudar, porque Will será interpretado pelo Sam Claflin <3).

Então, veio Depois de Você.

Fiquei estranhamente eufórica, o luto da Lou cairia como uma luva aos sentimentos que estava sentindo na época. Não esperei em nenhum momento que as viagens e o novo apartamento fossem transformar Lou de uma hora para outra em uma mulher estável e de trato fino, o que eu esperava era encontrá-la exatamente como Jojo a colocou e, a partir de então desenvolver o final da trama. 

O Recomeço me fascina, sempre fascinou.


"-Já faz séculos que você não é a mesma. Desde aquela coisa toda com Will.
- O que tenho que fazer para convencer você? Estou trabalhando, fazendo fisioterapia para endireitar o quadril e frequentando um grupo de terapia de luto, para manter a cabeça no lugar. Acho que estou indo bem, não é?"

A jornada pós a morte de Will, levou Lou a viajar e viver uma curiosidade distante quanto as outras culturas, quando volta compra um apartamento em Londres sem se preocupar em desfazer as malas, apenas abastecendo-o com vinho e se contenta com  um emprego em um bar no aeroporto, onde acompanha o vai e vem dos passageiros e suas histórias. Ainda sem perspectiva, ânimo nem o contato da família, Lou se aquece com várias taças de vinho e é em um desses momentos que desestabiliza e cai do terraço. Um acidente que deixa sequelas, tanto em seu corpo quanto em sua mente, pois sua recuperação leva-a de volta a casa dos pais, onde tem de lidar com perguntas e especulações sobre a morte de Will e sua estranha queda do terraço.

Após um acordo com o pai, Louisa volta para o apartamento e seu emprego, passa a frequentar um grupo de apoio para enfrentar o luto e inevitavelmente conhece outras pessoas, cada uma com suas peculiaridades. 




"As pessoas se cansam do luto - comentou Natasha. - É como se tacitamente nos dessem um tempo, seis meses talvez, e depois ficassem um pouco irritadas, por você não ter "melhorado". É como se estivéssemos sendo indulgentes ao nos prender à nossa infelicidade"


Embora esteja dividida entre a Lou alegre que sempre quis viver e foi incentivada a isso e a Lou depois de uma perda tão devastadora, nossa protagonista não está só, em sua jornada ela acaba por reencontrar personagens importantes para o desenvolvimento da história, criar laços com pessoas tão perdidas quanto ela mesma e tem a chance de se reconectar com Will de uma maneira inesperada, intensa, cheia de perguntas e de atitudes questionáveis, através de Lily, uma jovem espirituosa, membro de uma família da qual ela sente não fazer parte e cheia de raiva do mundo. Ela encontra em Louise uma espécie de proteção e aos mesmo tempo desconta uma raiva insolente em cima dela, o que se preparem, na maior parte do tempo é insuportável, mas que a obriga a sair do conforto de sua redoma.

"Você é uma fracassada. Pior que isso, é uma fracassada que acha que pode dizer aos outros o que fazer. E quem lhe da esse direito? Você ficou ali sentada na cabeceira do meu pai vendo-o morrer e não fez nada. Nada! Então não acho que seja capaz de julgar o comportamento dos outros."

Após uma das sessões de terapia em grupo, Louisa conhece o Sam da ambulância que vem a descobrir ser quem segurou sua mão no dia do acidente no terraço, apesar das desconfianças e esquivas de Lou, eu cai de amores, meu estômago revirou e meu entusiasmo romântico renasceu. Sam é carismático, esperto e trata nossa Lou com muito carinho e respeito. Ele se torna uma espécie de eixo e ajuda a Lou a voltar a sentir aquelas palpitações pela vida.

"- Você fica bem com olhos de panda.

- Acho que talvez eu esteja um pouco apaixonada por você.

- Aposto que você diz isso para todos os homens na UTI"


Não espere um romance tão arrebatador quanto o vivido com o Will, eu não pressionaria tanto vocês, até porque a própria Louise perdeu um pouco o brilho, mas esperem sim que pequenas ações, passos dados, riscos tomados a levem de volta a ser quem realmente é, esse saber foi a melhor parte do livro.

"Sabe, meu pai me disse algo que nunca esqueci: "Você não precisa deixar que uma única coisa defina quem você é".

Depois de Você é lindo. O quanto precisamos ser fortes, o quanto precisamos sorrir e seguir em frente? É incrível o quanto precisamos viver para nos encontrar, não somente uma vez.


31 comentários via Blogger
comentários via Facebook

31 comentários:

  1. Oi Thaise, eu já li esse livro e gostei bastante, apesar de que nunca será tão emocionante quanto o primeiro. Claro que, assim como você, eu também achei o romance lindo, ainda mais por causa das superações no caminho.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fer,

      Livros leves com toques de humor em meio a superação, são uma ótima combinação quando bem trabalhada, não é? Fico contente que tenha gostado :)

      Bjs

      Excluir
  2. Oie. Então, estou com você em termos de não me desesperar com o fim do livro Como eu era antes de você, e não tenho grandes expectativas emcima desse livro, mas posso gostar, ainda mais com o aparecimento da Lily que uma pessoa me deu spoilers de quem será, então imagino que as duas podem ter uma boa conexão e talvez a lou ser feliz novamente. Adorei a resenha e encontrar alguém com a mesma opinião que eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamara,

      Muitas surpresas aguardam você nessa leitura, a Lily não é tão fácil quanto você imagina, mas isso será sim uma chance da Lou sair da zona de conforto, pois certamente suas decisões terão consequências diversas.
      Espero que goste da leitura!

      Excluir
  3. Olá,

    Finalmente alguém que concorda comigo depois da leitura de Depois de você. Muita gente estava com uma expectativa muito grande por esse livro, e criaram falsas esperanças. Eu gostei muito como a Jojo mostrou como foi a perda de Lou e como aos pouquinhos ela foi retomando sua vontade de viver e se descobrir.

    E achei muito bom ter aparecido alguém como o Sam.

    Parabéns pela resenha! =)

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raissa,

      Obrigada pela visita :) Aos pouco o grupo de "Eu gostei de depois de você" aumenta, isso é muito bom hahahaha estava me sentindo só...

      Sam é muito amorzinho <3

      Excluir
  4. Ainda estou relutante quanto a ler este livro. Como eu Era antes de você foi uma das melhores leituras da minha vida e tenho medinho de me decepcionar quanto a Lou. Mas acho que chegará a hora em que terei que me aventurar e saber o que foi feito dela e eu acabarei lendo ente aqui.
    observação: também estou muito eufórica para ver o Sam interpretar o Will. <3
    MEU AMOR PELOS LIVROS Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivi,

      Quando se trata da sequencia de um livro preferido, é complicado lidar mesmo. Como minha experiência com o primeiro foi menos intensa, foi mais fácil ter de cara um carinho maior pelo segundo... No momento certo, você vai acabar descobrindo o rumo que a vida da Lou toma e espero que lhe seja agradável.

      Sam Claflin é muuuuito amor envolvido *_*

      Bjs

      Excluir
  5. Thaise lindona ainda não tive coragem de ler o primeiro livro, acredito que irei assistir o filme primeiro, esse segundo livro deve ser interessante e matou a curiosidade de muitos leitores ao saber como seguiu a vida da protagonista após a partida de Will. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,

      Mulher, você consegue assistir depois ler a história? Até hoje não consegui... Junho esta chegando, estaremos todas no cinema 1,2,3 vezes hahahaha

      Bjs

      Excluir
  6. Oi
    Adorei suas resenha, pois mostrou sua experiência com os dois livros
    Mas não gostei tanto assim e Depois de você. Acho que esperava mais da obra. Claro que não foi um desastre, mas fiquei com gostinho que quero mais.
    Mas adoro a escrita de Jojo e com certeza valeu a pena.
    Adorei suas impressões.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rizia,

      As opiniões da sequencia são as mais diversas, principalmente quando o amor pelo primeiro livro é muito grande e imaculado, expectativas também são complicadas de lidar, isso é normal,mas não discordamos quanto a escrita da Jojo,ela é muito diva!

      Bjs

      Excluir
  7. Oi Thaise,
    Eu gostei bastante de Como eu era antes de você e ainda acredito que ele não precisava de continuação, por isso não estou ansiosa para iniciar a leitura Depois de Você. Eu já li várias resenhas de pessoas que não gostaram, por isso não tenho expectativas altas em relação a esse. Por outro lado gostei de saber que você gostou do livro e do romance que é contado nele, me empolgou a ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna,

      Eu sou muito curiosa com o depois, sabe? Depois do felizes para sempre, depois que a aventura termina e o buraco das perdas começa a dar sinais, depois que o mocinho segura a mão da mocinha e sorri, depois que um desastre natural acontece e depois de salva as pessoas tem que começar de novo. Não há muitos livros com os "Depois", fiquei agradecida a Jojo por isso hahahaha

      Espero que inicie a leitura de mente aberta, a partir dai se vai gostar ou não é outra coisa, mas espero que goste hahahaha

      Bjs

      Excluir
  8. Olá Thaise,
    Primeiramente, parabéns pela incrível resenha. Fiquei feliz ao ler sua introdução à Como eu era antes de você.
    Depois de Você foi, em minha opinião, uma bela continuação. A Lou sofreu demais - e continuou sofrendo -, mas, ao final, ela superou isso. Descrevo esse lindo livro como uma história de amor por si próprio e superação.
    Terminei de ler esse livro com uma sensação quente e gostosa no coração.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,

      Muito obrigada pelo elogio, fico imensamente contente que tenha gostado!
      Foi linda a continuação, não é? Não conseguia ficar muito tempo longe dele também, dá um ânimo <3

      Obrigada pela visita. bjs

      Excluir
  9. Olá!

    Eu comecei a ler Como Eu Era e acabei não terminando por motivos de tempo mesmo. Então nunca retomei. Quando vi esse lançamento, pelo título, eu supos o final do primeiro livro, então peguei seu spoiler na fé kkkk, já era o que eu esperava mesmo.
    Agora sim estou querendo ler, inclusive esse Depois de Você, justamente por se tratar de luto.

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréia,

      Que danada você hahahahaha As vezes eu também não consigo segurar e leio um spoiler pra saber do que se trata o livro sem ter que ler. Culpada também hahahaha
      Leia siiiiim, é muito lindo <3

      Excluir
  10. Recomeços sempre me fascinam na literatura, principalmente quando os personagens passam por uma grande perda e precisam seguir em frente. Amo a premissa dessa duologia, e mesmo sabendo o grande spoiler do livro anterior quero muito ler. Assisti o trailer do esses dias e fiquei apaixonada. Amei sua resenha! Fiquei ainda mais curiosa para saber como a Lou lidou com tudo aquilo.
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Por mais coisas boas que ouço desse livro e das resenhas super positivas eu não sei exatamente por que mas tenho medo de ler um livro da Jojo! Eu não gosto de romances e fico com medo de não gostar da leitura. Eu já li inúmeras resenhas e juro para você que nunca tinha sentindo vontade de ler. Mas algo que você escreveu me deu uma sensação de que tenho que ler esse livro. E vou colocar ele na minha lista de leitura para esse mês ainda. O primeiro é Como eu era antes de você certo?
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá *--*

    Lá vai u indo contra todas as pesoas que amam esses livros ahhahah Não leria pelo simples fato de ter odiado o que o Will fez. Não vejo gloria me nada e me recuso ler um livro pra ver como a Lou ficou devastada. Fico feliz que tenha gostado mas serio só me causa revolta essa atitude egoista dele.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    Eu ainda não li esse livro econfesso que não estou muito afim de ler sabe? Eu acho que o motivo é a lista de spoilers que recebi dessa obra.
    Gostei da sua resenha e mesmo o livro não sendo tão arrebatador quanto o primeiro acho que foi um bom presente para os fãs.

    As fotos ficaram uma graça.

    Beijinhss

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu ainda não li Como eu Era Antes de você, mas pretendo fazer isso antes do filme estrear. Eu tenho lido boas resenhas, inclui a sua, sobre a continuação e fiquei bem mais afim e empolgada. Eu espero poder fazer isso logo. Eu fiquei com medo de levar spoiler, então li mais as suas considerações mesmo, fico feliz em saber que é um livros obre ser forte e sobre recomeços <3

    ResponderExcluir
  15. Oi Thaise, eu morro de vontade de ler esse livro, só é uma pena que eu não tenho o primeiro para ler antes, confesso que tua resenha me despertou para ir logo atrás deles, até porque eu tinha até me esquecido. Fico feliz em ver que você gostou da leitura, parece ótima!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Eu ainda não li Como eu era antes de você, mas já li/ouvi tantos spoilers do livro que decidi me arriscar com sua resenha e olha que não me arrependi. Estava imaginando que esse segundo livro fosse só uma forma da autora continuar lucrando, já que o primeiro conquistou tanta gente, mas vejo que autor quis mostrar como somos capazes de superar as situações mais difíceis...
    Sua resenha esta ótima!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oie! Já li diversas resenhas de "Como eu era antes de você" e cada uma me deixava com menos vontade de ler, tanto que passei a acreditar que o melhor, para mim, seria apenas assistir a adaptação e pronto. Porém as inúmeras resenhas de Depois de Você têm me deixado eufórica quanto a história. Não sei se isso é coisa de minha cabeça - afinal, ainda não li nenhum dos livros -, mas tenho a sensação de que houve uma boa evolução na escrita da autora na história dessa continuação. De qualquer forma, sua resenha ficou fantástica e eu espero poder ler/assistir em breve. *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  18. Oi Thaise!
    Ainda não li o livro anterior, mas está na lista e acredito que desse ano não passa! Ao mesmo tempo estou curiosa e receosa com esse segundo livro, tenho problemas com segundo livros, criamos tantas expectativas e eles nos decepcionam. Estou ansiosa para conferir e tirar as conclusões!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Li recentemente Como Eu Era Antes de Você gostei muuuito, mas não pretendo ler a continuação por causa desse acidente e os rumos que a história toma por causa dele, pode soar frescura mas é o que senti. Agora só tô na vibe do filme com a maravilha que é Sam Claffin!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Acredita que não li nenhum dos dois livros ainda? Não por falta de vontade, mas por falta de oportunidade. Como eu era antes de você já está separadinho aqui, esperando para ser lido. Tenho a impressão de que se trata de livros muito profundos e intensos. Quero ler o livro antes de ver o filme. Adorei a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Muito tem sido falado sobre esses livros e cada vez mais eu fico curiosa para le-los, mesmo já sabendo do final do primeiro. Continuei a ler essa resenha pois já havia recebido o Spoiler antes kkk gostei da sua resenha, pois fiquei sabendo de outros detalhes sobre a nova vida da Lou que eu não sabia, como suas viagens pelo mundo e a compra de um apartamento em Londres. Espero poder apreciar está leitura em breve.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  22. Ooi
    Comecei ler Depois de Você hoje, tive que esperar um tempo para me recuperar depois de Como eu era antes de você haha
    Que bom que gostou, espero que supere minhas expectativas ❤❤❤
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo