01/04/2016

45 [ RESENHA ] Condão

Título do Livro: Condão
Autor: Giordano Mochel Neto
Páginas: 396
Editora: Talentos da Literatura Brasileirac (Novo Século)
Estrelas: 4/5
Livro: Cortesia do autor.
Tecnologia robótica, petabytes, Direito Eletrônico. Esses termos fazem parte do cotidiano de Edwardo, um jovem que vive em uma sociedade ultratecnológica em que o controle da informação tornou-se o meio de referência para todos. Programador virtual, ele tem uma vida estabilizada, já que suas preocupações resumem-se ao trabalho, ao relacionamento amoroso com Sílvia, biogeneticista, e à amizade antiga e franca com Jânio, professor de História Moderna e especialista na teoria do Condão. No entanto, ao presenciar, involuntariamente, o assassinato de dois jovens por drones responsáveis pela segurança pública, sua vida passa a correr risco. Robôs-homicidas? Uma possibilidade que soa impossível para um software instruído a tarefas-padrão e funções extremamente mecânicas. Pelas regiões do Brasil, Edwardo arrasta Jânio e Sílvia em uma busca incessante para desvendar o crime. Só que, quando o trio descobre que essa investigação envolve vários fatos obscuros que influenciaram o atual nível de desenvolvimento dessa sociedade, uma nova realidade se revela de forma estarrecedora.



É uma responsabilidade muito grande resenhar sobre esse livro, pois esta é uma obra muito rica em detalhes e que apresenta um panorama de sociedade futurística muito bem construída, abordando temas polêmicos da sociedade como a redução da natalidade, domínio das máquinas, direito eletrônico e biotecnologia. O livro é um prato cheio de informações.

Bom, a história se passa em um Rio de Janeiro totalmente diferente do que conhecemos. Nesse mundo que o autor cria, a cidade é completamente equipada com todos os meios tecnológicos possíveis, dentre eles trens a vaco, pistas de deslocamento, a super rede que é uma espécie de “internet” onde todos se mantém conectados, sendo que esta é controlada pela Central. As escolas possuem um alto ensino e as pessoas igualmente possuem QI’s avançados. A cidade é livre de carros, pois com os outros meios de locomoção disponíveis, tornou-se obsoleta a utilização destes.

“Somos vigiados durante toda a nossa vida. Não há privacidade”.


Tudo isso só foi possível no entanto, graças ao cientista Jeremias que no auge dos seus vinte e poucos anos resolveu criar um software que resolvesse os casos concretos no tribunal, dispensando primeiramente a utilização de juízes e posteriormente também de advogados, de uma forma que o programa conseguia emitir decisões através da análise legislativa e acreditem, até mesmo da ponderação dos princípios. Com esse avanço o Brasil que o autor cria, se desenvolveu rapidamente, se tornando um país modelo e de primeiro mundo.

Essas modificações que a princípio pareciam muito vantajosas e inovadoras, se tornam perigosas quando algo muito estranho acontece. Dois drones (espécies de robôs) assassinam dois jovens sem motivo nenhum aparente, sendo que ambos estavam somente fazendo uso de uma droga chama ColdCo (parecida com a maconha dos dias de hoje hihi) e bom, quem presencia tudo isso é ninguém menos que o nosso protagonista o Edwardo (Ed) que por pouco consegue escapar dos drones e corre em direção da casa do seu amigo Jânio (Jan)  para tentar esclarecer o ocorrido.

O Jânio é um professor de história e fica muito intrigado com tudo que o Edwardo lhe conta. E bom, os drones possuem meios muito avançados de “perícia”, sendo assim o Ed teme ser encontrado por eles e acabar sendo morto. Ele pede então a ajuda do amigo para conseguir sair da cidade por uns tempos, até que tudo esteja sob controle. O que ele não contava no entanto, é que os robôs conseguiram analisar um fragmento de um cigarro que ele deixou no local, o que acabou levando os drones diretamente para a mira da namorada do Ed, a Silvia, pois a mesma trabalho em um centro de biotecnologia, um dos únicos responsáveis pela distribuição da substância do cigarro do Ed.

E bom pessoal, juro que nada disso é spoiler, mas a história se desenvolve quando o Ed acaba fugindo com o Jan e com a Silvia para as antigas estações de metrô da cidade, ambos tentando encontrar um refúgio para sair da mira dos drones. Enquanto eles estão desesperados pela fuga, acabam conhecendo um grupo um tanto quanto peculiar, composto por vários clones de uma mulher loira, em destaque a personagem Celeste que é a primeira pessoa que eles conhecem.  O time também é composto pelo Capitão Glauco, um homem com uma desfiguração na pele e com uma idade bem avançada (vocês vão descobrir a fantástica história dele) e também um Ancião que faz parte do grupo deles.

“Os moradores da cidade vivem em um estado de alienação constante, voltados para o próprio mundo. Fechados para tudo que acontece no exterior. Se contentam apenas com o que veem na mídia. Mas toda ela é manipulada. Os dados importantes são fabricados”.


Ah é importante salientar que os drones são controlados por um Comandante, que acha muito estranho o comportamento deles ao investigarem afundo o sumiço de um jovem (no caso o Ed), sendo assim o Comandante tenta acompanhar de perto, todo o desenvolvimento da investigação dos drones e ao mesmo tempo tenta controlar o robô Crasso, que é uma máquina super desenvolvida, com pensamentos próprios e não somente programados.Ufa, acho que consegui mencionar os principais personagens, que são muitos pessoal, mas totalmente necessários na trama, mesmo os secundários possuem quotes muito interessantes. Até mesmo o robô Crasso, que me dá arrepios também possui alguns pensamentos próprios, o que é muito bacana e eu achei um belo de um desafio, tentar escrever os pensamentos de uma máquina haha.

Bom, diante de todo esse cenário pessoal, a um mistério maior que ronda toda essa sociedade. Além disso o fato perturbante das máquinas estarem tomando decisões sozinhas, deixa o livro repleto de mistérios o que nos leva a saborear cada pedaço de informação expressada. Eu fiquei super vidrada, na revelação que alguns personagens fazem de como o país se tornou o que é. Na minha opinião essa foi uma das partes mais bem construídas, porque o autor expressou todos os problemas que assolam a sociedade e ao mesmo tempo, demonstrou que a solução deles nem sempre está ao alcance de um clique. O final é satisfatório e não sei se o autor vai fazer deste livro uma continuação. Mas espero que sim, pois eu senti que ficaram algumas pontas soltas.

“Percebera como o mundo havia mudado. Dependiam das máquinas para tudo, para a vigilância, para as decisões. Agora ironicamente uma pessoa resolvera o problema”.

O livro é muito bom e muito rico. A narrativa do autor é bem escrita, mas houve alguns momentos que achei que as informações se tornaram um pouco confusa, pois ele misturou questões tecnológicas com teorias do Direito, o que para mim pode acabar desanimando algumas pessoas logo nas primeiras páginas. Apesar disso, os termos desconhecidos são todos traduzidos no fim da página, o que ajudou 100% na leitura, pois vários nomes tecnológicos eu não fazia ideia do que seriam.


A capa do livro é muito linda e o autor foi muito simpático em nos enviar uma caixinha ilustrada (igualmente perfeita) e alguns cards dos personagens principais, o que eu achei bem bacana pois eu sempre gosto de ter uma perspectiva melhor de como imagina-los. A diagramação do livro é muito boa, detalhes simples e gramática correta. O livro é um trabalho da editora Talentos Da Literatura Brasileira e pode ser adquirido no site da mesma ou diretamente com o autor, que promete enviar alguns mimos junto com o livro.

Bom, recomendo esse livro para quem procura uma história bem construída mas que não é tão imediata. Tem acontecimentos sim no livro, a história não é parada, mas é muito explicativa, o que exige um pouco mais de tempo e atenção. A abordagem é totalmente nova, por isso tenha uma mente aberta. E por fim, embarque em um Brasil digno de um filme de ficção científica.



Até a próxima ;)



45 comentários via Blogger
comentários via Facebook

45 comentários:

  1. Oi Viviane, tudo bem?
    Eu não conhecia essa obra, mas não fiquei curiosa em ler no momento. Gosto bastante desse gênero abordado, mas essa premissa em especial não despertou meu interesse. Acredito que pode ser indicado para quem curte uma trama mais explicativa, certo?
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Fico feliz que você tenha se interessado pela leitura. Então, mesmo com todas as explicações nos primeiros capítulos, o livro se desenvolve super bem, cheio de aventuras e suspenses... é só o inicio mesmo que o autor nos precisa introduzir no mundo do livro e por isso acaba se tornando explicativo demais.
      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Excluir
  2. Uhh, eu fiquei bem animada para ler. Adoro livros futuristas, ainda mais tendo o Brasil como cenário. Esse livro me lembrou um pouco aquele filme "Eu Robô", com o Will Smith. Mas talvez eu ache um pouco cansativo essa coisa do direito... bem, só lendo pra saber.
    Beijos,
    www.sigolendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela,
      Que ótimo que você se interessou pela leitura. O livro é incrível e sim, ver o Brasil sobre outro panorama é muito divertido e achei uma tarefa bem desafiadora da parte do autor. Quanto ao Direito, algumas partes talvez não agrade algumas pessoas que não estão inseridos nessa área, no entanto, esse não é o foco central do livro e por isso acredito que você vai gostar da história da mesma forma.
      Beijos

      Excluir
  3. Eu tenho este livro e é excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio,
      Este livro está entre os meus queridinhos também <3

      Excluir
  4. Obrigado, Viviane, pela excelente resenha. Quanto ao início descritivo eu bem que tentei diminuir como expliquei na última entrevista mas os beta-readers não deixaram. Falaram que eu iria mutilar o livro de detalhes técnicos importantes. Pelo menos é só até o capitulo 5. Abraços linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giordano,
      Muito obrigada pelo elogio, significa muito!
      Compreendo a necessidade daquelas informações, até porque foi um desafio e tanto criar todo aquele cenário (que imaginação que você tem em?) e não se preocupe, como eu disse, eu só desacelerei um pouco a leitura nessas partes para filtrar bem as informações, mas em momento nenhum me fez querer desistir da leitura, pelo contrário com as revelações fiquei cada vez mais ansiosa para o final.
      Parabéns pela obra e pelo desafio de escrevê-la. O seu livro está na minha lista de favoritos dos autores nacionais.
      Grande Abraço!

      Excluir
  5. Ai gente, adoro ver um tema assim, tão original, sendo narrado no Brasil. Mega adorei a premissa do livro e mesmo sendo muito explicativo e "não imediato" como você falou, acho que a leitura me prenderia do começo ao fim. Sua resenha me deixou muito empolgada!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivi,
      Eba! Que bom que você ficou empolgada com esse livro, pois ele não vai te decepcionar. E sim, se você é o tipo de pessoa que gosta de uma leitura mais explicativa, vai adorar esse livro que foi muito bem construído pelo autor.
      Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  6. Oiiê
    Eu conhecia o autor e sua obra (tenho ele no face) mas essa é a primeira resenha que leio. Achei bem bacana e um tanto quanto original. O fato desse futuro modificado se passar no Brasil, já me ganhou de coração, rsrsrs. Aê você falou que ele arrasou nos detalhes, me parece que esse livro é feito pra mim rsrs. Adorie a resenha e espero poder ler em breve
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel,
      Que bacana você já ter um contato com o autor. O livro é realmente incrível e espero que você goste tanto quanto eu. Me diga depois o que achou.
      Grande Abraço!

      Excluir
  7. Eu já ouvi falar muito bem dessa obra.
    Gostei bastante do enredo, mas eu não tive muito interesse de fazer a leitura, porque acho que não faz muito meu gênero, mas eu acho que vou deixar pra próxima quem sabe, porque estou em um momento mais love e por isso acho que esse livro não funcionaria pra mim por agora, mas como sempre tu elaborou muito bem sua resenha. Parabéns e continue assim. SUCESSO

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/resumo-do-mes-de-marco.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      A obra é realmente muito boa. Tem um pouco de romance sim, mas não é o ponto central do livro. Espero que em outro momento você dê uma chance a ele.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Oi, eu já ouvi falar desse livro, mas não sabia do que se tratava. A premissa parace ser bem interessante, porém não faz o meu estilo de leitura, mas para quem curte, acho que é um prato cheio. Achei muito boa a sua resenha, instigando-nos a querer ler a obra, e mesmo não fazendo o meu genero, confesso que fiquei curiosa. Quem sabe um dia eu leia.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thatyane,
      A premissa é realmente intressante, eu sempre leio livros de ficção cientifica, por isso acredito que a leitura fluiu bem fácil comigo. Muito obrigada pelo elogio, significa muito. E se um dia você ler, me conta o que achou!
      Grande Abraço!

      Excluir
  9. Olá Vivianne, tudo bem?
    Nossa, pela sua resenha esse livro parece ser maravilhoso! Nunca li livros que tenham robôs como personagens, mas uma história assim onde eles são perigosos e meticulosos, deixa a trama tão interessante. É bem difícil imaginar a cidade de Rio de Janeiro completamente tecnológica, mas adoro histórias que se passam no futuro, então com certeza eu leria esse livro, apesar de conter teorias do Direito que podem acabar exigindo uma concentração maior na leitura. Excelente resenha!

    Beijos. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,
      Se você é uma fã de ficção científica vai adorar este livro. É muito bem escrito e o o Rio de Janeiro tecnológico é muito bacana, sério, sem falar que o autor menciona as mudanças nos pontos turísticos e nos bairros populares da cidade, então dá para ter uma boa visão de como seria.
      Tem algumas partes que tratam do direito eletrônico, mas são bem leves e não são o ponto central do livro, o que acredito que facilita bastante na leitura.
      Dê uma chance a esse livro, tenho certeza que você não vai se decepcionar!
      Abraços!

      Excluir
  10. Olá Viviane,
    O livro parece ser muito interessante. Veja, nem sempre uma trama rica e bem construída é imediata. Em alguns momentos, essa falta me incomoda, mas acho que não sentiria isso nesse livro.
    Foi bastante difícil imaginar algumas cenas, mas acho que, lendo o livro, poderia imaginar com exatidão. A leitura parece ser incrível e eu faria, com certeza.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,
      Exatamente, a riqueza nos detalhes desse livro é o que constrói a história e nos ajuda a imaginar todo o cenário. Fico feliz que você tenha se interessado por esse livro.
      Abraços

      Excluir
  11. Menina, que livro incrível. Eu gosto muito dessa temática mas ainda não tive a oportunidade de ler um livro assim, fico louca quando vejo filmes desse estilo e imagino que uma leitura deva ser fantástica. A capa é mesmo muito bonita e a sua resenha está muito instigante, fiquei morrendo de vontade de ler esse livro e espero, de verdade, que eu ossa lê-lo e matar essa curiosidade. Acho que esse começo descritivo e cheio de detalhes e explicações me deixaria ainda mais instigada para saber o que vem pela frente, misturar toda essa história com noções de direito ao meu ver, é uma jogada de mestre porque pelo menos nos filmes isso funciona muito bem e sempre começam assim mesmo , com explicações sobre a ciência/tecnologia e algumas noções de leis e tal, incrível esse livro. Quero muito ler. Parabéns pela ótima resenha e ao autor pelo livro maravilhoso.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz,
      Que bom que você é uma fã desse gênero, isso é ótimo. Você vai adorar essa leitura. Eu também adorei a capa, a diagramação, está tudo muito lindo. Obrigada pelo elogio, fico feliz em ver que estou conseguindo incentivar mais leituras. E sim, essa mistura de direito com tecnologia é uma estratégia e tanto do autor, que cria um mundo fantástico. Eu juro que imaginei um filme dessa história, sério!
      Mais uma vez, agradeço pelo incentivo, significa muito. Obrigada pela visita e espero que você dê uma chance a esse livro e se encante tanto quanto eu.

      Abraços!

      Excluir
  12. Adoro enredos futuristas, principalmente quando seus autores procuram dar mais credibilidade à ciência e suas possíveis consequências na humanidade (sejam positivas, como a organização social que o autor criou, sejam negativas). Eu gostei muito da proposta e do clima tenso da obra! Quero dizer, fugir de drones assassinos – correndo o risco de não conseguir sequer fazer com que acreditem ter algo errado, já que as máquinas seriam supostamente incorruptíveis – me parece bastante alucinante! Haha. Quero ler, com certeza.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francine,
      Eu também adoro livros futuristas, me ganham sempre! haha E sim toda a tensão da obra e toda a ação que o autor descreve no livro é bem emocionante e nos instiga cada vez mais na leitura. Leia quando tiver oportunidade, não vai se decepcionar.

      Beijos!

      Excluir
  13. Olá, tudo bom?

    Adoro livros futuristas, apesar de ter lido poucos. Sempre gostei bastante daqueles que envolvam robôs e coisas tecnológicas, fico imaginando se o nosso futuro realmente será assim. Deve ser mesmo difícil escrever pensamentos de uma máquina, né? Fiquei curiosa para ler mais disso.

    O mais legal, para mim, é que esse livro foi escrito por um brasileiro. Isso nos mostra como a nossa literatura precisa de mais destaque, pois há diversos talentos espalhados pelo país só esperando para serem mostrados.

    Adorei sua resenha, já coloquei o livro nos meus desejados! Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellida,

      Eu também adoro livros futuristas e achei um desafio muito grande toda a premissa criada pelo autor. O fato de ser uma obra brasileira só me deixou mais empolgada também e este sem dúvida entrou para a lista dos meus livros preferidos da literatura brasileira.

      Obrigada pelo elogio e espero que você tenha a oportunidade de ler este livro em breve.

      Beijos

      Excluir
  14. Olá, Vivianne.
    Fiquei bastante intrigada com essa obra após ler a sua resenha. É um tema que não estamos acostumados a ver assim, principalmente em livros nacionais. Adoro esse tipo de envolvimento futurístico tecnológico e o livro já me ganhou na sinopse.
    Quero ver como o autor desenrolou a trama.
    Pensei que i livro ia ser mega imenso, com umas 700 páginas quando vi as suas fotos, mas parece ser pequeno. Não tem nem 400 páginas, hehe.
    Espero conseguir ler logo.

    Sesteto Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cássia,

      Este tema tecnológico não é muito abordado nos livros brasileiros e por isso acredito que o autor lançou um desafio e tanto nesta obra que não deixa nada a desejar.
      O livro não é muito grande, mas a história é muito bem construída ao longo das páginas e não achei que faltou nenhum detalhe ou nenhuma informação.
      Também espero que você consiga ler logo haha conte-me depois o que achou.

      Abraços!

      Excluir
  15. Oi vivianne,

    Eu adoro distopias, ficção cientifica, sociedades futurísticas, tudo isso me chama muito a atenção mesmo. Não tem como ver Condão e não querer ler.Principalmente porque o livro é replete de informações, ele é completo aparentemente e isso me deixa muito ansiosa para ler. Eu gosto de livros que nos dão bastante informação, mesmo as vezes deixando um pouco confuso, acho que exige mais do intelecto do leitor e amo isso. Enfim, eu adorei o mistério e tudo o que envolve o livro. Quero muito ler. :D

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anelise,
      Fico muito feliz que você tenha se interessado por esta obra, tenho certeza que não vai se arrepender. Caso queira ler, o autor vende o livro pelo facebook e ele também pode ser encontrado em lojas online ;)

      Grande Abraço!

      Excluir
  16. Livros ricos em informações são ótimos e esse selo da Novo Século sempre dão ótimas oportunidades aos escritores. A capa é bem moderna e o fato da história ser passada em um Rio de Janeiro moderno me fez ficar ainda mais encantada. O livro por si só já parece ser digno de virar um filme de ficção cientifica, está na minha lista de leitura.
    Beijos!
    http://virandoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isadora,
      O fato da história se passar no Rio de Janeiro só aguça nossa curiosidade não e´? E sim, eu juro que imaginei um filme de ficção cientifica em quanto lia, imaginei até um trailer haha
      Espero que você tenha a oportunidade de ler esta obra em breve.

      Abraços!

      Excluir
  17. Olá, sabe que já vi várias resenhas desse livro e sempre falam muito bem dele, mas infelizmente eu não sinto vontade em lê-lo, seilá mas acho que o gênero não chama minha atenção. Mas isso não quer dizer que eu não dê uma chance a ele mais para frente, acredito que ainda irei ler um dia, e quem sabe mudo minha opinião, né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kétrin,
      Compreendo e sim para ler esse livro você deve ter vontade e paciência, como eu disse é um livro bem rico em informações e os acontecimentos vão se interligando um ao outro. Espero que um dia você dê uma chance para essa belezinha.

      Grande Abraço!

      Excluir
  18. Helloo, Viviane! Tudo numa nice?!
    Ah, eu fiquei vidrada na sua resenha também, imagina como eu ficaria com o livro. No início pensei que ia ser uma estória batida e como tenho um pouco de receio ao ler livros futuristas com robôs, sempre fico meio desconfiada. Mas a sua resenha me conquistou demais. Fiquei curiosa com tudo. Acho que eu não ia me importar com os termos jurídicos e coisa parecida, gosto de conhecer coisas novas apesar de direito não ser a minha praia. É interessante e incrível como a gente não curte muito um gênero, mas aí vem uma boa estória e nos convence do contrário. A gente só precisa dar uma chance.
    Ótima resenha!!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alana,
      Fico muito feliz que você tenha se interessado pelo livro. E sim, a abordagem do autor é totalmente nova, acredito que você irá se surpreender. E é sempre bom estar com a mente aberta ao conhecimento, mesmo tratando de alguns assuntos do campo do Direito, o livro é bem compreensível, nada disso prejudica a leitura.
      Obrigada pelo elogio e pela empolgação.

      Grande Abraço!

      Excluir
  19. Eu não conhecia a obra, e a trama me agradou muito por ser futurista, adoro este tipo de história. Acho que eu não acharia confuso o início, mas é bom saber para assim poder ler mais atentamente. Eu realmente me interessei pela trama, e se tiver oportunidade irei conferir o trabalho do autor. Achei a capa linda, e os cards são muito fofos!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dessa,
      Fico feliz que tenha se interessado pela trama, a capa é muita linda mesma e eu adorei os cards *-*
      Beijos

      Excluir
  20. Olá tudo bem?


    Sabe que não curti a premissa mas amei a capa. Acho que eu ficaria muito confusa quanto essa mistura de tecnogia e coisas sobre direito, mas entendo ambos separados quem dirá juntos e pra ser bem sincera contigo não é o meu genero favorito sempre acho as estórias fias e calculadas =/

    jos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stefani,
      A capa é realmente linda não é? Eu compreendo que talvez este não seja o seu estilo literário, mas quem sabe em algum momento você venha a se interessar ou talvez indicar para alguém ?

      Obrigada pela visita,
      Grande Abraço!

      Excluir
  21. Pra quê envolver direito gente? ashuahsuahshah
    Amo histórias futuristas e fiquei babando com a premissa do livro, com o Brasil tendo uma tecnologia avançada, mas sem se esquecer das indiretas com os problemas sociais, robôs quase dominando o mundo é aquele medinho mais íntimo, pois tudo que ocorre está em vias de poder acontecer isso. Fiquei bem curiosa para entender os atributos dos personagens da fotinho!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que coisa mais fofa os carsd que ele enviou sobre os personagens, que aí a gente sempre fica mais inteirada na história. Não sou muito chegada na questão futurista, sou daquelas que prefere ler o passado mesmo e este tem mais a questão de como vamos ter que enfrentar a tecnologia, infelizmente acho que será usada para coisas ruins. Mas você explicou super bem a história toda.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  23. Oiiie, Vivi, tudo bem?

    Eu não conhecia a obra, mas gostei muito, ainda mais por se tratar de assuntos polêmicos, como redução da natalidade, domínio das máquinas, direito eletrônico e biotecnologia. Ainda não li livros futurista, mas só em ter esses elementos fiquei com muita vontade. Espero que logo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Confesso que não sou a grande fã de inteligência artifiical, talvez por ser tão pateta com tecnologia ao ponto de não me maravilhar e não estabelecer um interesse. Mas sua resenha me deixou muito curiosa. E também lembrei de uma amiga que ama ficcção, quando você disse que tem sociedade futurística que além do domínio das máquinas, tem também na história direito eletrônico e biotecnologia já decidi logo o que dar pra ela de aniversário. Ela faz biomedicina e adora essas coisas! Acho que ela vai amar o livro <3

    ResponderExcluir
  25. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste do livro!! :) A escrita do autor... Bem, eu gosto de livros do genero, ficção cientifica é uma "queridinha para mim"... ahah :) Que otimo que o livro e rico... So e pena a ação nao ser tao rapida... Mas isso tambem tem os seus beneficios..!

    Ah! QUe sorte ter esse pack! :) ahah No Brasil, isso acontece muito nao é? Em Portugal não se faz nada disso! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo