25/04/2016

26 [ RESENHA ] Como Eu Era Antes de Você

Titulo: Como eu era Antes de Você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Estrelas: 5/5

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.



Sinceramente, creio que a maioria das pessoas já conheçam os livros da Jojo Moyes, ou já tenha ouvido falar, e ainda mais deste.

Como Eu era Antes de Você nos trás a história de Louisa Clark. Uma inglesa que após ter perdido o emprego confortável de garçonete em uma lanchonete, foi aceita para trabalhar como cuidadora de Will Traynor.

Will Traynor é o ex-CEO de uma empresa de sucesso em Londres, que levava uma vida “radical”, esportiva, e uma agenda lotada de compromissos, mas que ficou tetraplégico após um terrível acidente de trânsito há dois anos.

“Ouve um grito que talvez seja seu. A última coisa que vê é uma luva de couro, um rosto dentro de um capacete, o choque nos olhos do homem refletindo o dele próprio. Há uma explosão quando tudo se parte em pedaços. E então não há nada.”


Louisa, ou simplesmente Lou, é marcada por uma personalidade pura e contagiante, com seus chás e suas roupas multicoloridas, e é justamente por essa Lou “cheia de vida” que Camilla Traynor, mãe de Will, uma mulher de aspecto calmo e controlador, a contrata como cuidadora por seis meses.

Will tem um senso de humor incrível e sarcástico, ao mesmo tempo em que tem um temperamento mal humorado. A família Traynor é rica, e Will sempre foi o tipo de cara que gosta de explorar os seus limites, através de viagens a lugares exóticos e perigosos, ficando então indignado com a vida confortável e sem ambição de Lou.
“— Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.” -Will para Lou.
A escrita da Jojo Moyes é fantástica, suave e simples, nos fazendo sentir tudo o que o livro conta: confusão, dor, tristeza, amor, provocando risos e lágrimas das situações retratadas. Além da Lou e do Will, Moyes nos leva a conhecer outros personagens marcantes e fundamentais, como Nathan, o enfermeiro de Will, Treen, irmã da Lou, e entre outros como a própria família (louca) da Lou. E a narrativa é em terceira pessoa, focando principalmente no ponto de vista da Lou, mas que alterna algumas vezes.


No decorrer do livro podemos notar o quanto os dois, Will e Lou, vão se entendendo, tornando-se dinâmicos, à medida que um conhece o outro melhor, transformando o companheirismo em um amor profundo e... puro.

“Só sei dizer que você me transformou... numa pessoa que eu nem imaginava. Você me faz feliz, mesmo quando é horroroso. Prefiro estar com esse você que você deprecia do que com qualquer outra pessoa no mundo.” –Lou.

Li esse livro recentemente e logo de cara entendi o porquê do alvoraço que os leitores fizeram por conta da obra. Will e Lou são completamente apaixonantes! Só me arrependo de não ter lido antes! Tudo no livro é envolvente e a capa é linda demais justamente por ser simples e sutil, e tenho certeza que vocês, leitores, vão se surpreender com o desfecho que a Moyes deu.

"— Alguns erros... apenas têm consequências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é."–Will.

Como Eu Era Antes de Você recebeu uma adaptação cinematográfica pela Warner Bros Pictures, sendo estrelado por Emilia Clarke (da série “Game of Thrones”) e Sam Claflin (dos filmes “Jogos Vorazes”)! 


“— Mas é um pouco louco, pensar em amar alguém que não pode... você sabe, amar você.” –Will.

Jojo Moyes também escreveu Depois de Você, que é a continuação de Como Eu Era Antes de Você, sendo tão apaixonante quanto o primeiro.
“Estou lhe dando isso porque poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas.” -Will.

Tudo que posso dizer é: leiam esse livro! É puramente cativante do início ao fim!


26 comentários via Blogger
comentários via Facebook

26 comentários:

  1. Oi, Marcela! Concordo com tudo o que escreveu. Também li há pouco tempo, quando "todo mundo" já tinha lido. Fiquei com medo de me decepcionar, como às vezes acontece com livros que são muito badalados. Mas olha... Jojo fez um trabalho incrível!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Tá todo mundo falando desse livro e minha vontade de tê-lo só faz crescer! Principalmente depois que vi o trailer do filme, achei muito amorzinho.
    Sua resenha tá maravilhosa.

    Beijos,
    S de Sarah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Sarah... Espero que goste do livro quando puder lê-lo.
      Nossa, aquele trailer foi incrível, só me fez ficar mais ansiosa ainda pelo filme haha.

      Beijos!

      Excluir
  3. Eu simplesmente amei esse livro. Minha mãe e eu resolvemos ler juntas, então sofríamos e comemorávamos cada pequena coisinha que acontecia na vida da Lou. Ela é uma personagem adorável, ainda é bem naquele clichê de "menina de romance", mas isso não atrapalha a história, pelo contrário, confesso que amo uns clichês, haha.
    Concordo com você sobre a relação entre Will e Lou, foi algo bem dinâmico e natural, não pareceu forçado em nada. O desfecho foi surpreendente e acho que ainda não superei. T_T
    Ainda não li a continuação, mas estou louca para lê-lo, ainda mais agora que vai ter o filme, parece que meu encanto por essa obra reacendeu.

    Beijos~
    ✮ C'est la Lola ✮

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vou confessar, adoro clichês, mas acho que esse livro foi bem inesperado, principalmente com o desfecho... T_T
      E quanto aos personagens concordo com vocês, nada na relação deles foi forçado e eu amei esse detalhe.
      Aguardemos então essa tão sonhada adaptação.

      Beijos!
      Mah.

      Excluir
  4. Preciso ler o livro com urgência! Uma amiga minha já tinha me convencido, mas seu post me deixou até meio ansiosa .Hahha

    ResponderExcluir
  5. Hey, Marcela!

    Já li o livro e ele é um dos meus favoritos da vida! <3
    Lindo demais, né? A cena do casamento, quando eles dançam, pra mim é uma das melhores.
    Estou super ansiosa pelo filme!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Sandra... Nossa nem me fale dessa cena, foi espetacular. E também estou louca pelo filme! haha
      Beijos!

      Excluir
  6. Olha eu aqui Taty. \o/ E que resenha é essa Marcela? Nossa demais.
    Já ouvi falar muito desse livro e confesso que ainda não tive vontade/oportunidade de ler, mas quem sabe um dia eu leia... Amo os livros da Intrínseca.

    Bjs! Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Olha confesso que apesar de me indicarem eu nunca li, tenho os livros pretendo ler antes do filme, mas vamos ver se irei gostar não e mesmo?
    Ótima resenha, como sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. OIe. Já li várias resenhas de Como eu era antes de você. Ainda não li o livro mas tenho vontade, principalmente porque o lançamento do filme está chegando...
    Sua resenha foi ótima, bem completa.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcela, tudo bem?
    Quero ler este livro desde o lançamento mas ainda não tive oportunidade. Com o filme chegando a vontade de ler só aumenta, eu tenho certeza que vou amar o livro ♥

    ResponderExcluir
  10. NECESSITO!
    Já cansei de ouvir as pessoas falando o quão esse livro é maravilhoso e que eu vou amar, então já cheguei em um certo ponto em que aceito que quando eu ler ele vou amar tanto quanto todos, não tenho nem dúvidas quanto a isso. Só me falta mesmo é o dinheiro para comprar, haha!
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. oi..
    ah esse livro <3 puro amor..
    comecei a ler ontem e já conto os dias para o filme.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oiii Marcela, tudo bem?
    Realmente não tenho muito interesse em realizar a leitura do livro, o tema em si não me conquista. Porém estou super ansiosa para assistir logo o filme kkkkkkkkkkkkkk que chegue logo a minha vez de assistir.
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Ai gente, estou com o livro na estante e ainda não consegui pegar pra ler.
    Preciso ler antes de ver o filme. Estou bem atrasada com minhas leituras.
    Só sei que é maravilhoso!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oioi! Tudo bem?
    Ainda nao li o livro Como Eu Era Antes de Você, estou esperando sair o filme.
    Acho que vai ser mais emocionante ver eles em ação.
    Doida pra conhecer logo Will e Lou e pelo que vc disse, a historia é linda mesmo.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é simplesmente maravilhoso, fiquei muito feliz quando anunciaram a adaptação. Dá vontade de chorar só com o trailer. a Jojo Moyes acertou demais no enredo desse livro e nos personagens.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Apesar das 25 mil indicações, ainda não tive coragem de ler. Eu sou muito estranha com sick-lit, talvez por ter passado por vários casos de câncer na família e por ter um tipo de tumor benigno azucrinando a minha vida. Um dia tomo coragem. Gostei do seu texto, você realmente se apaixonou pelo livro, e conseguiu isso sem muita influência externa (das opiniões de quem já leu). Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. É sempre maravilhoso ver alguém mais se apaixonando pelo meu livro favorito! Preciso ler o segundo ainda (mas tá difícil).

    ResponderExcluir
  18. Oie
    eu amo esse livro e o li faz uns anos, assim que lançou, fiquei mega feliz pelo filme e espero que seja tão bom quanto o livro, pelo jeito vai fazer que bom que curtiu tanto a leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi. Conheço a escrita da Jojo Moyes, mas, ao contrário de muitas pessoas inclusive de minhas amigas, não consigo gostar. Conheço Como eu era antes de você e também não consegui gostar.

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Esse é o único livro que eu li da autora e gente, é um dos meus favoritos da vida, então já fiquei super feliz em ver que você deu 5 estrelinhas também kkkkk Bom, eu concordo com praticamente tudo o que você falou, o casal é simplesmente apaixonante mesmo, não tem como não amar esses dois, né? Enfim, estou doida pelo filme, não vejo a hora de ir chorar nos cinemas kkkkk

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Olá Marcela tudo bem, quando li esse livro pela primeira vez fiquei chocada, depois relendo consegui me afeiçoar pela narrativa e proposta da autora. Podem falar mal desse livro eu amo mesmo assim, estou mega ansiosa pelo filme. Bjkas

    ResponderExcluir
  22. Oi!!
    Já li várias resenhas desse livro que até desisti de lê-lo, já conheço a história e agora estou só esperando pelo filme.
    O enredo parece mesmo ser envolvente e maravilhoso. Sei que só de ler as resenhas eu já me derreto toda, preciso fazer um estoque de lenços para a estreia do filme. O casal parece mesmo cativante e quero conhecer eles quem sabe até o lançamento do filme eu resolva ler o livro.
    Beijão!

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo