17/03/2016

28 [ RESENHA ] Isla e o Final Feliz

Titulo: Isla e o Final Feliz
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
Páginas: 299
Estrelas: 3/5 
Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito.Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias, envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes.Com participações de Anna, Étienne, Lola e Cricket, personagens mais do que queridos pelo público apresentados em livros anteriores da autora, Isla e o final feliz é uma história de amor delicada, apaixonante e sedutora, um desfecho que vai fazer os fãs de Stephanie Perkins suspirarem ainda mais.

Não contém Spoiler. 

Quando finalmente o livro que fecharia a trilogia de Stephanie Perkins saiu, não pude conter minha animação. Saber que teria uma nova oportunidade de aproveitar a escrita da autora e poder voltar a Paris, onde me apaixonei por Anna, não hesitei em pegar emprestado o livro de uma amiga quando tive a oportunidade.

A história foca em Isla Martin, inicialmente apresentada em Anna e o Beijo Francês, uma garota ruiva de olhos azuis, tímida e estudiosa que tenta lidar com sua paixonite por Josh Wasserstein, que obteve uma presença maior no primeiro livro por ser o melhor amigo de St. Clair. Ambos estando em seu ultimo ano na Escola para Americanos em Paris – a famosa SOAP.

"A maioria das pessoas me chama de ''Is-la'', mas me chamo ''Ai-la'', exatamente assim, ''ai'' de ''aipo'' e ''la'' de ''lapiseira''." - Capítulo um, página 7.

Tudo começa quando Isla se encontra por acaso com Josh em um café em NYC, durante suas férias de verão. Por ser uma garota tímida, normalmente não faria qualquer interação com o garoto, porém estando dopada com uma medicação para o dente, Isla acaba sentando na mesma mesa que Josh e inicia uma conversa um tanto estranha com ele. Os dois acabam passando o resto do dia juntos, Josh focado em seu desenho e Isla revezando em comer e dormir por conta de sua medicação.


No dia seguinte, ao relaxar o que tinha acontecido, fica mortificada com sua atitude e volta ao café, esperando encontra-lo novamente, mas sem sucesso. Ela continua nessa busca por mais alguns dias até desistir ao descobrir que o garoto havia saído do país para poder promover a campanha eleitoral de seu pai.

Isla e Josh acabam sendo muito parecidos conforme a leitura flui. Por ser uma garota tímida, Isla possui apenas um amigo, Kurt, que a conhece desde pequena. Já Josh, apesar de apresentar um grupo de amigos como visto em Anna e o Beijo Francês, está sozinho em seu ultimo ano, uma vez que todos seus amigos se formaram no ano anterior. Ele acaba se isolando de todos, passando a maior parte do tempo em seu quarto para poder se concentrar em sua arte, deixando a escola em segundo plano.


Com o tempo, Isla e Josh acabam se aproximando e formando uma amizade um pouco desajeitada e cheia de flertes, devido a grande paixão que Isla possui por ele. Rapidamente, deixam de ser apenas amigos e mergulham em uma relação fervorosa, enfrentando grandes desafios para que consigam ficar juntos.

Nossos dedos afundam no cabelo um do outro, sinto a respiração dele em meu pescoço. Eu queria que o mundo nos engolisse aqui, agora, por inteiro, nesse exato momento. E é ai que a ficha cai, que me dou conta de que isso - isso - é se apaixonar. - Capítulo 10, página 93

Fiquei incrivelmente desapontada com esse livro. Depois de me deliciar com Anna e o Beijo Francês e Lola e o Garoto da Casa ao Lado, Isla e o Final Feliz foi um grande tapa na cara. A escrita da autora continua como sempre, apaixonante e bem gostosa de acompanhar. Porém, o que me incomodou foi a protagonista, Isla. Tenho precedentes de não gostar de protagonistas femininas logo de cara, como aconteceu na série dos Instrumentos Mortais e Isla quase superou Clary no nível de irritação. Com o aparecimento de problemas que podem atrapalhar sua relação com Josh, a insegurança e a baixa autoestima a atinge em cheio, fazendo-a ficar questionando qualquer coisa, se preocupando com cada detalhe insignificante e, por fim, deixando de lado seu melhor amigo e sua irmã.


A velocidade na qual o relacionamento dela com Josh toma também foi um fator grande que me fez parar de ler o livro por alguns dias. As coisas vão acontecendo tão rápido que mal da tempo do leitor aproveitar o desenvolvimento da relação, uma vez que em um piscar de olhos um gesto simples e romântico acaba se transformando em um momento quente e, sinceramente, desnecessário.

Contudo, um fator me agradou muito. Os personagens secundários. Kurt Bacon, melhor amigo de Isla e apenas um mês mais novo, sem dúvida é o meu favorito. Ele tem Síndrome de Asperger e possui um grande fascínio por mapas, sempre a procura de encontra “O Melhor Caminho”. Por possuir tal síndrome, Kurt é um personagem que tem dificuldades de interação social e de entender certas formas de comunicação, como o sarcasmo.

"Isla. Que você possa sempre encontrar o melhor caminho. Com carinho, Kurt." - Capítulo 6, página 55.

Hattie e Gen Martin, irmãs de Isla, também me chamaram muito a atenção. São incrivelmente diferentes da protagonista, com personalidades explosivas e divertida, trazendo um pouco mais de humor à história.

Gostei muito de como a autora resolveu trazer um pouco mais de diversidade ao livro, fugindo um pouco dos personagens normais e perfeitos de sempre, ao colocar algo que vemos ao dia a dia. Kurt, sendo autista; Gen sendo bissexual e alternativa; Sanjita, irmã da ex-namorada de Josh, Rashimi, sendo de cor. Por mais que não apareçam tanto quanto eu gostaria, achei que trouxe algo a mais ao livro.

Esteticamente, a capa livro não me chamou tanta atenção. Sei que é o mesmo design usado nos EUA, mas comparado aos outros dois, deixou um pouco a desejar. Porém os detalhes no inicio de cada capítulo acabam dando uma delicadeza que falta na capa.

Finalmente, devo dizer que esse é o mais fraco da trilogia. Demorei demais para ler devido principalmente à Isla e com a mudança de personalidade no decorrer a leitura. Apesar de ser um livro incrivelmente clichê, valeu a pena ler por algumas surpresas que vão aparecendo juntamente com alguns personagens já conhecidos pelas leitoras, além de apresentar cenários como Paris, Nova Iorque e Barcelona. 


– Como ele está?
 Como se fosse tivesse arrancado o coração dele e pisoteado com seu salto mais fino. - Capítulo 27, página 244


Aviso: Apesar de serem histórias focadas em personagens diferentes, é recomendável ler a trilogia na ordem de lançamento, uma vez que há participações das personagens nos livros seguintes.

28 comentários via Blogger
comentários via Facebook

28 comentários:

  1. Oi Fernanda, tudo bem?
    Eu amei esse livro e tenho uma enorme vontade de reler. A aurora sabe mesmo como mexer com nossos sentimentos e cria personagens extremamente cativantes. Fiquei com o coração na mão enquanto não chegava até o desfecho. É muito legal ver outros personagens dos títulos anteriores nesse volume, especialmente para matar nossa saudade. E claro, adorei demais a sua resenha!!!!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, tudo ótimo e você?
      Eu achei o mais fraco dos três, mas se eu apertar os olhos e olhar de um ângulo diferente, concordo que é bom hahahaha.
      Pois é, ver a Lola e a Anna com os meninos, foi o ponto alto do livro. Me fez reler novamente Anna.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijão!

      Excluir
  2. Oi Fernanda!

    Eu já li Anna e o Beijo Francês e Lola e o Garoto da Casa ao Lado e adorei os dois! Mas parece que Isla não é tão legal pelo o que vc contou rsrsrsrs Mas ainda assim vou conferir o livro, acho que a autora merece rsrsrs

    Bjs, Michele

    Pop Notas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle!
      Pois é, dá uma lida para ver se você gosta. Sempre pesquiso em outros blogs pra ver se eles tem a mesma opinião que eu sobre determinado livro e a maioria gostou. Quando contei para minha amiga que me emprestou o livro, ela quis me jogar de um penhasco por não ter gostado.
      Então dá uma lida sim, vai que você gosta e não tem um coração de pedra como eu (segundo minha amiga).
      Beijos!

      Excluir
  3. Parece ser uma história bem fofa *----*. E eu seria igual Isla, bem tímido e para eu ter iniciativa teria que ser o efeito de um remédio rs. Não curto muito clichê, e nem você disse que esse livro foi o mais fraco da trilogia, mas fiquei bem afim de ler e ver o crescimento dos personagens.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu tenho interesse em ler essa "trilogia" já que todo mundo elogia, e mesmo esse sendo o mais fraco, segundo o que você disse, acho que daria uma chance a ele e aos outros, já que são romances mais água com açúcar e estou precisando de um livro desses.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaty.
      Dá uma lida sim, não é só por que eu não gostei que o mundo vai odiar. Minha amiga que me emprestou amou o livro com todas as forças. Não se esqueça que uma resenha é a opinião pessoal de quem escreve, então sempre dá uma lidinha pra ver se você gosta.
      Acho que meu problema foi excesso de livro água com açucar.~
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi!
    Eu também gostei muito dos dois primeiros livros, mas ainda não consegui ler esse... Que pena que ele te decepcionou, eu também não gosto muito de personagens inseguras demais, mesmo assim quero ler e finalizar a trilogia, até porque gosto do Josh haha
    Essa capa é mesmo mais sem graça que as dos outros livros...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelise!
      O Josh é um amorzinho <3
      O problema da insegurança dela é que ficou muito obsessivo. Qualquer coisinha já a fazia questionar tanto suas atitudes quanto as de Josh e eu não tive muita paciência pra ler.
      Mas leia sim, vai que você gosta!
      Sobre a capa, acho que como lançou a pouco tempo, só tem essa. Quem sabe no futuro tem outra mais bonitinha?
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá, Fernanda.
    Eu queria muito ler esse livro quando lançou por causa dos outros livros da trilogia. Mas acabei lendo as resenhas antes de comprar e a sua opinião não foi a única que disse ser esse o mais fraco dos três. Por isso ainda quero ler, mas não sei quando hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil!
      Eu também estava doida para ler quando lançou e vi que muitos blogs amaram o livro. Acho que o problema sou eu mesmo hahaha.
      Mas leia sim, vai que você gosta. Minha amiga amou e quase botou fogo em mim quando eu disse que não gostei.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi *---*

    Me senti da mesma forma que você quando li. Esta doida para ler pois amei Ana e Lola, ai me decepcionei de mais. Isla beira ao chatismo de tão fraca que é, suas atitudes me incomodou de concordo com você, a velocidade do romance foi rapido de mais e o desenrolar precipitado, o que salvou a estória pra mim foi o final <3

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stefani, minha flôr, finalmente achei alguém que divide a minha opinião!
      O que salvou para mim foi a Anna e a Lola aparecendo e alegrando meu coração. Quase morri com o ato do St. Clair <3
      Beijos!

      Excluir
  8. Li apenas o livro da Anna e adorei apaixonadamente. Nem sei dizer porque não segui com os outros livros. Mesmo este estando abaixo dos outros no quesito narrativa, quero conferir por causa da escrita da Perkins, que eu realmente adorei.
    Amei as fotos que voc~e colocou na resenha!!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!
      Sim, eu me apaixonei por Anna e Lola. Sempre vi as pessoas falando mil maravilhas sobre esses dois livros que, quando li, explodi de tanta fofura. Pena que não senti o mesmo com esse. Mas dá uma lida tanto na Lola (que você vai amar) quando no Isla e veja se você gosta. Aparentemente, eu pertenço ao 2% que não gostou, então quem sabe você se apaixona por esse livro também?
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado das fotos!
      Beijão!

      Excluir
  9. Ainda não li o livro, mas já o conhecia (só pela capa, mas conhecia),essa é a primeira resenha que leio referente a ele, e já estou curioso pra ler. O gênero não me agrada tanto mas sua resenha me despertou um certo interesse por ele.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel!
      Fico super feliz que tenha gostado da resenha e que vai ler. Mas leia primeiro Anna e o Beijo Francês e Lola e o Garoto da Casa ao Lado, pois ambas personagens aparecem no Isla.
      Depois me conta o que achou, ok?
      Beijos!

      Excluir
  10. Amo muito a escrita da Stephanie Perkins, o primeiro livro que li dela foi Anna e o Beijo Francês e em seguida Lola e o Garoto da Casa ao Lado. Ainda não conhecia esse livro dela. No momento não me lembro da Isla em Anna e o Beijo Francês, mas me recordo bem do Josh. Uma pena a protagonista não ter sido tão apaixonante, mas ainda sim quero ler o livro.
    Beijos!
    http://virandoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa!
      Anna e Lola são meus livros amorzinhos. Esse livro saiu recentemente, acho que não faz nem um ano. A menção da Isla é breve, ela só a defende e depois vai embora. Nada enorme e memorável.
      O Josh é o amor da vida de todo mundo.
      Leia o livro sim, eu não gostei mas muita gente gostou... Depois me conta o que achou!
      Beijos

      Excluir
  11. Olá
    Eu nunca li nehum livros dela, mas achei bem legal a proposta de Ana e o Beijo Francês (que minha amiga tem) já Isla me deixou bem confuso, e não me deixou two interesado para ler. Mas confesso que essa capa é muito linda. O capricórnio e a simplicidade andando de mão juntas rsrs.
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoel!
      Anna é um livro muito divertido e apaixonante, assim como Lola. Isla eu estava na maior esperança de ser maravilhoso também, mas cai de cara no chão.
      Mas dá uma lida, vê se você gosta e depois me conta.
      Meu problema com a capa é que estava acostumada com a de Anna e de Lola, que é bem diferente visualmente.
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi Flor
    Da trilogia, esse foi o único livro que eu li e gostei. Não me surpreendi e esperava apenas um livrinho para passar o tempo e foi legal.
    Realmente é melhor ler os outros antes, pois há menções e eu só entendi porque conhecia a trilogia.
    Eu gosto da capa!
    Adorei a sinceridade na resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rízia!
      É, você deveria ter lido os dois anteriores primeiro. Tenho certeza que vai gostar deles!
      Que bom que gostou, flôr!
      Beijos

      Excluir
  13. Aaaah, então esse é o terceiro volume da série da autora! Não tinha entendido isso, pensei que era um livro avulso. Eu tenho os outros dois volumes, mas ainda não li nenhum deles. Uma pena saber que nesse livro a personagem não te encantou, flor. Pelo contrário, foi tão irritante... Hm, fico receosa se vou gostar ou me desapontar como você. Bem, lerei os dois volumes que tenho e vou deixar esse registrado, mas não vou com muita sede ao pote quando o ler.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Francine, é o terceiro da série, mas cada livro é um personagem e os personagens do livro anterior fazem uma participação especial, entende? Dá uma lida nos dois, eu amei, são muito fofos.
      Muitas pessoas adoraram o livro, uma amiga minha, inclusive, então lê sim e vê o que acha, você pode acabar gostando!
      Beijos!

      Excluir
  14. Eu ainda não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros da autora
    Mas espero poder ler assim que tiver chance, porque dizem que os anteriores são muito fofos, mas esse ai não tenho a menor ideia do que esperar.Espero poder gostar sabe? Mas vamos ver...Eu v ou ver se tento ler eles ainda esse ano, mas vai ser complicado agora que tenho uma viagem para os EUA, mas quando eu voltar nos próximos meses tentarei programar pra ler. =]

    A única série de TODAS que assistia ai era Pretty Little Liars, mas não consegui seguir em frente assim qeu comecei a ver a terceira temporada da série, principalmente porque foi se estendendo e já sabia que a Alison havia retornado e tudo mais, mas eu ainda tenho curiosidade de saber o porque ela se fingiu de morta e isso pra mim tem sido um mistério e nem quero pegar um spoiler sobre isso pra te falar a verdade. rs

    Mas eu não sei quando irei terminar.
    Espero que em breve. Mas não tenho vontade de começar novas séries, porque não tenho paciência mesmo. Até porque algumas vão se estendendo e vai ficando cansativo. Sem contar que comecei a ver a maioria pelo computador, por isso já viu né? rs

    Mas gostei da sua postagem. Muito legal suas dicas.


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-traicoes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Anna e Lola são muito bonitinhos, li Lola em um dia só! Mas não desiste de ler esse não, você pode acabar gostando, como muitas pessoas e uma amiga minha adoraram!
      Aproveita que vai pros EUA - e me leva - e leia em inglês! Ou leia no avião. Você vai acabar a leitura rapidinho, te garanto!
      Ah não, pra assistir PLL você tem que ter uma paciência do tamanho de uma montanha. Eu ainda vejo por que me recuso a desistir da série, mas dei uma paradinha por causa de um casal trocado. Acho que nos livros, a história em si é muito interessante, mas a série não aceita que não tem mais o que colocar e fica inventando abobrinha.
      Outra coisa que eu odeio: ler pelo computador... Amo ter os livros na minha mão!
      Mas depois me diz o que achou, ok?
      E me traz uma lembrancinha dos EUA!!!
      Beijos!

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo