09/03/2016

40 [ RESENHA ] A Guerra dos Tronos – vol. 1

Título: A Guerra dos Tronos (As Crônicas de Gelo e Fogo
Autor: George R. R. Martin
Editora: LeYa
Páginas: 591
Estrelas: 5/5


Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto as terras que lhe pertencem. Dos lugares onde o frio é brutal até os distantes reinos de plenitude e sol, George R. R. Martin narra uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror, o destino dos Stark, seus aliados e seus inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos.


Olá, caros leitores!

Resolvi escrever resenhas de todos os livros dessa saga, pois pelos comentários que vi no post que fiz sobre A Dança dos Dragões percebi que algumas pessoas querem começar a ler os livros, mas ainda se sentem meio inseguras sobre a história. Essa resenha não terá spoilers. Tentarei ser direta, mas essa é uma história realmente longa e com muitos elementos. A Guerra dos Tronos é o primeiro livro da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por George R. R. Martin e adaptada para uma série de TV da HBO chamada Game Of Thrones. Atualmente a saga conta com cinco livros já publicados, mas a previsão é de que ao todo sejam sete volumes. O sexto livro deve ser lançado no ano que vem.

A história de A Guerra dos Tronos é um pouco difícil de ser explicada, pois é composta por muitos personagens. Primeiro é preciso entender que o livro é dividido em capítulos nomeados com os nomes de alguns personagens importantes na história. Por exemplo: os capítulos chamados “Eddard” contam o ponto de vista do personagem Eddard e tudo o que acontece ao redor dele. Os capítulos são narrados em terceira pessoa.


Como o cenário do livro é muito grande (há até um mapa para identificarmos os lugares), muitas vezes os personagens principais não estão no mesmo lugar. Então o capítulo do Eddard, que está no norte, às vezes não interage com o capítulo do Tyrion, que está no sul. Cada personagem vai vivendo sua própria história, mas às vezes acontecem fatos gigantescos que fazem com que a vida dos personagens se cruzem.

No universo criado pelo autor, existe um alto cargo de confiança chamado de Mão do Rei, que é o conselheiro real mais importante no reino de Westeros. A história toda se inicia quando o atual Mão do Rei morre, fazendo com que o rei Robert resolva viajar até o norte e convidar seu melhor amigo, Eddard (também chamado de Ned), para ser o novo Mão do Rei. Eddard é um homem adulto, casado e pai de seis filhos. Ele não estava muito confiante se aceitar aquela oferta seria uma coisa boa, e também não queria ter que viajar para o sul e ficar longe de sua família. Porém, ele acaba aceitando a proposta, afinal queria ajudar o amigo.

No entanto, a partir desse convite, um dos filhos de Eddard acaba descobrindo um segredo muito grande que envolve a rainha. Em desespero, a rainha e seu irmão gêmeo tentam assassinar o garoto atirando-o de uma torre, mas ele sobrevive. Porém este fato acaba sendo decisivo para marcar um conflito entre as duas famílias, que começam a enfrentar constantes traições e desconfianças uma da outra.  


Muito distante de tudo aquilo, em outro continente, está Daenerys. Ela e seu irmão mais velho, Viserys, são filhos do antigo rei de Westeros, que foi morto em uma rebelião organizada por Robert há anos atrás. O irmão de Daenerys é um rapaz bastante ambicioso e planeja tomar de volta o trono da família. Para isso, ele faz um acordo e vende a irmã como esposa a um líder de uma tribo guerreira, que o ajudaria a invadir Westeros e tomar o trono. Daenerys é apenas uma adolescente e é obrigada a se casar com alguém que ela não conhece, que fala um idioma que ela não entende e que tem costumes totalmente diferentes dos seus.

“Um dia teremos tudo de volta, minha doce irmã.”, prometia-lhe Viserys. Ás vezes as mãos tremiam-lhe quando falava aquilo. “As joias e as sedas, Pedra do Dragão e Porto Real, o Trono de Ferro e os Sete Reinos, tudo o que nos roubaram, teremos tudo de volta.” (pág. 27)

No início ela sofre muito com o casamento e com a violência que presencia fazendo parte da tribo. Seu marido é um guerreiro forte e selvagem, mas ele acaba se apaixonando por ela e a trata com carinho e delicadeza. Aos poucos ela se apaixona por ele também e vai absorvendo os costumes da tribo, se tornando uma mulher forte e imponente. O irmão sempre a agredia, pressionando-a a dizer ao marido que aquele era o momento de unirem a tribo e atacarem Westeros para tomar o trono, mas com o tempo ela passa a enfrentá-lo, conseguindo se impor diante dele.

“- É você quem se esquece de quem é – ela disse. – Não aprendeu nada naquele dia lá no campo? Saia daqui imediatamente, antes que eu chame meu khas para te arrastar para a rua.” (pág. 280)

* Khas = uma palavra própria do idioma da tribo de Daenerys, que se refere aos homens que a protegiam de inimigos. 

Portanto o livro vai abordar estes dois grandes conflitos: as traições em Westeros entre a família real e a família do Eddard e a possibilidade de Daenerys e o irmão atacarem o reino com uma tribo de selvagens para tomarem o trono de sua família de volta. Mas além destes grandes conflitos, existem também os pequenos conflitos particulares de cada personagem, as questões pessoais com as quais precisam lidar e etc.

Alerta
É bom lembrar que esta não é uma série indicada para crianças, pois nela encontramos palavrões, sexo, estupro, violência, incesto, entre outros temas pesados. O universo onde se passa a história de As Crônicas de Gelo e Fogo é quase uma representação da era medieval, mas ainda assim é totalmente fictício, apesar do autor ter optado por usar todo o contexto social de violência que havia nesse período.

Linguagem
A narrativa não é muito dinâmica, mas este livro é um dos melhores da saga. Os fatos que acontecem nele são muito importantes e vão conduzir toda a história nos livros que vem a seguir. O Martin é extremamente detalhista e descreve as coisas cuidadosamente, então sua linguagem é bastante perfeccionista. A diagramação, entretanto, é meio triste, pois apesar das páginas serem amareladas, as letras são um pouco pequenas.


Fantasia
A história apresenta elementos fantásticos, como dragões e magia. No entanto, esses elementos não são tão presentes como em Harry Potter, por exemplo. Tudo é mais sombrio. Os dragões são considerados extintos e ninguém mais acredita que eles possam retornar. Além disso, existem criaturas misteriosas que vivem no norte, escondidas atrás de uma enorme Muralha. Há muitas lendas no norte, que incluem lobos gigantes, pessoas capazes de invadir o corpo de animais e muitas outras histórias que nos deixam curiosos para saber se realmente são apenas lendas ou se podem ser verdade.


Casas
As famílias são muito importantes ao longo da história e cada uma delas corresponde a uma Casa. Eddard Stark faz parte da Casa Stark, Daenerys Targaryen faz parte da Casa Targaryen e assim por diante. Cada Casa tem seu próprio brasão (símbolo) e seu lema. Por exemplo: o brasão dos Stark é um lobo cinza em um fundo branco. Seu lema é “O inverno está chegando”. Da mesma forma, cada uma das famílias mencionadas na história também têm seus próprios brasões e lemas, que são como símbolos de nobreza.


“- O lobo gigante honra os estandartes da Casa Stark – Jon retrucou. – Eu não sou um Stark, pai.” (pág. 20)

Personagens
Sou suspeita para falar desta série, pois para mim é a série que tem os melhores personagens em termos de complexidade. Neste primeiro livro, temos capítulos do Bran (o segundo filho mais novo do Eddard, um menino curioso, que descobre coisas sobre a rainha), da Catelyn (esposa do Eddard e uma mãe muito preocupada), da Daenerys (já comentei acima), do Eddard (também já citado acima), do Jon (filho que o Eddard teve com uma suposta amante, é considerado um bastardo e não tem os mesmos direitos que os demais filhos), da Arya (filha mais nova do Eddard, uma garota que não gosta dos costumes que são ensinados às garotas e é meio rebelde), da Sansa (filha mais velha do Eddard, uma menina romântica que só pensa em se casar com um príncipe encantado) e do Tyrion (irmão mais novo da rainha, um anão que vive sofrendo com apelidos de todos, mas é um dos personagens mais legais, inteligentes e sarcásticos do livro).

Não favoritei o livro apenas porque este não é o meu preferido da série, mas com certeza indico para que todos leiam, pois é uma saga maravilhosa. Trarei a resenha dos próximos livros em breve e, caso se interessem, podem dar uma olhadinha na que eu já escrevi sobre A Dança dos Dragões ou ver o post que fiz com os melhores quotes de A Guerra dos Tronos. Até a próxima! :D 


40 comentários via Blogger
comentários via Facebook

40 comentários:

  1. Olá, Jéssica, tudo bem?
    Meu, quero muito ler a série toda e por isso ainda não assisti a série e agora com a sua resenha a vontade aumentou ainda mais! É possível isso, produção? Sim!
    Adorei a maneira como você construiu a resenha tudo bem explicadinho e livrando de spoiler.
    Parabéns.
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Tudo bem, e você?
      Estou impressionada que você conseguiu resistir a assistir a série até hoje com o tanto de gente falando sobre ela! hahaha Me deixa muito feliz saber que você pretende ler os livros primeiro, eu também fiz isso e aconselho. Nesse primeiro livro não tem muitas diferenças com relação à série da HBO, mas depois começam a surgir várias. Que bom que gostou da resenha! Beijos! ^-^

      Excluir
  2. Oi Jéssica, fico frustrada toda vez que penso nessa série. Acredita que comprei a coleção, inclusive em uma promoção ótima, mas não consegui ler até hoje? Por fim, acabei dando de presente ao meu primo, este que com certeza aproveitou bem mais que eu. Também não consegui acompanhar a série, não sei porque, mas a história não funciona comigo. Quem sabe dê uma chance no futuro, mas por enquanto não tenho nenhum interesse, isso que eu curto bastante fantasia. Mas enfim, a sua resenha ficou muito bem desenvolvida e direta. Sobre a história, o que eu conheço foi de HQs que eu li. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê!
      Que pena que você não conseguiu ler os livros e acompanhar a série! Eu já passei por uma situação parecida também com um outro livro. E nossa, é verdade, essa história também tem HQs, né?! Vi uma vez a HQ de A Guerra dos Tronos, realmente é muito bonita. Beijos! ^-^

      Excluir
  3. Olá Jéssica,
    Eu fico muito feliz por você ter gostado. Eu AMO As crônicas do gelo e fogo, é tipo minha vida no mundo literário. Meu livro favorito é A Dança dos Dragões, mas Tormenta das Espadas também é <3 Sua resenha está muito boa, eu mesma gostaria de fazer uma no meu blog, mas são tantas coisas para informar (e eeu já li há muitos anos atrás), que acabo passando. Mas é sempre bom ver resenhas sobre a série, porque instiga as pessoas a verem, todo mundo merece ler essa coisa linda. haha

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anne!
      Sim, gosto muito dessa série também! É minha segunda série literária favorita. Eu gosto bastante de A Dança dos Dragões, mas prefiro A Tormenta de Espadas por causa da Daenerys sendo maravilhosa nos capítulos. <3 Que bom que gostou da resenha e concordo que todos deveriam ler! hahaha Beijos! ^-^

      Excluir
  4. Sou fã da série, não vejo a hora de estrear a sexta temporada! Parabéns Jéssica, você conseguiu explicar de uma maneira simples, a complexidade da obra. Não é fácil fazer uma resenha dessas e você foi extremamente capaz!!! Para quem não conhece os livros, ler sua resenha é uma boa opção para entrar no universo de George R. R. Martin. =)
    Grande abraço e sucesso!
    http://www.penapensante.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Filipe!
      Eu também estou ansiosa para a sexta temporada. Ainda mais depois do último trailer que saiu! Você viu? E obrigada pelos elogios, fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos! ^-^

      Excluir
  5. Oi!!
    Eu acompanho a série e vou confessar que em alguns momentos me vejo perdida em meio a tantos personagens e isso é que me faz não ter coragem de ler os livros, eu tenho todos eles, mas ainda não tive coragem de começar a leitura.
    Interessante isso dos capítulos trazerem um pouco sobre cada personagem, será que isso ajuda uma leitora um tanto atrapalhada e perdida como eu rsrsrs.
    Uma coisa que não gostei é justamente a letra pequena, eu até preferia um livro com mais páginas e uma fonte maior. Gosto quando o autor detalha bem, pois assim eu consigo imaginar tudo direitinho e isso me faz ficar mais envolvida com a leitura.
    Gostei que você explicou tudo separado na resenha, mas mesmo assim ainda não tenho coragem de ler, mas um dia sei que vou ler e talvez até por já ter assistido a série consiga acompanhar melhor o livro.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Liziane!
      Eu acho que para você, que acompanha a série, identificar os personagens no livro seria ainda mais fácil mesmo. Fico feliz que tenha gostado da divisão que fiz para explicar as coisas na resenha. Beijos! ^-^

      Excluir
  6. Oi, Jéssica
    Parabéns, muito bem escrita sua resenha. Eu confesso que quando fui fazer a resenha desse livro foi bem difícil. Ele é um livro com muitos personagens e cenários, como você citou. Mas as pessoas as vezes tem receio mesmo, talvez por causa do tamanho. Amooooo essa série, e esse primeiro livro já é incrível e ao contrário de você eu favoritei.
    Realmente não é recomendado para menores, mas pelos menos a série na Tv sei que muitas crianças assistem. :(

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leticia!
      Entendo totalmente o seu sentimento com relação à dificuldade de escrever resenha para esse livro. Dá um medinho de soltar algum spoiler, né? hahaha Eu senti isso enquanto escrevia. Eu só não favoritei porque prefiro A Tormenta de Espadas, mas esse livro é muito bom também. Fico feliz que tenha gostado da resenha e com certeza irei agora mesmo conferir a sua no seu blog para saber suas impressões sobre o livro. Beijos! ^-^

      Excluir
  7. Olha eu tenho os dois primeiros livros da série e sinceramente ainda não os li.
    Eu até meio que perdi a vontade de comprar as continuações por conta da série ter ficado uma tremenda bosta. Sério, eu odiei a quarta temporada e a quinta. Eu sinceramente nem pretendo ler os demais livros. Acho que leria até o terceiro e quarto livro e já era, até porque a estória é muito boa em relação a Daenerys que adoro. Mas não sei ainda se vou ler. Mas mesmo assim gostei da maneira como você conduziu sua resenha e falou um pouco de cada personagem. Parabéns, até porque tu escreve muito bem viu? =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/ebook-worlds-3.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvana!
      Eu não cheguei a odiar totalmente a quarta temporada, mas admito que a quinta foi realmente terrível. Estão mudando muitas coisas da história original do Martin, mas essas mudanças não tem sido bem justificadas. Espero que essa sexta temporada seja melhor. Eu também gosto bastante da Daenerys, e acho que compensaria muito a leitura dos livros por causa dela, além de alguns outros personagens que gosto também. Fico feliz pelo elogio. Beijos! ^-^

      Excluir
  8. Oi *---*

    Morro de vontade de ler esses livros, admito que o tamanho dele me intimida um pouco mas creio que o livro é tão espetacular que nem percebe-se isso. Adoro fantasias e estorias medievais esse é o maior atrativo da serie para mim. Espero ler em breve.

    Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Stefani!
      O tamanho deles dá um medinho no começo, mas depois que você chega na metade do primeiro livro, o resto fica moleza e você percebe que a leitura é super tranquila! hahaha Espero que possa ler em breve. Beijos! ^-^

      Excluir
  9. Olá Jéssica,
    Confesso que ler GoT é uma meta de vida, sabe? Acho que quando eu concluir a leitura viverei em paz rs.
    Meu irmão é muito fã da série e está lendo quarto volume. Ele sempre me fala que o segundo é o melhor.
    Gostei muito da sua resenha e confesso que fiquei bem ansiosa para ler o livro.
    Quero ver as outras resenhas para saber o que você achou.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Espero que se anime para ler também! Aproveite a animação do seu irmão! hahaha E agora vejo que é engraçado ver como os leitores da saga têm opiniões diferentes. O segundo é o que eu menos gosto! hahaha Meu favorito é o terceiro. Em breve vou trazer as resenhas dos outros, pode deixar. Beijos! ^-^

      Excluir
  10. Olá!

    Vejo muitos comentários positivos para essa série, mas por serem enormes, eu acabo ficando com preguiça de fazer a leitura. Meu amigo me emprestou o primeiro volume, e tenho que dizer que fiquei completamente perdida na estória, são muitos nomes e são nomes complicados de decorrar, pelo menos eu achei, aí acabei desistindo :/
    Mas, que bom que você gostou! Quem sabe no futuro eu não tente ler novamente?

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thayenne!
      Sobre os nomes dos personagens, admito que também sentia uma dificuldade em decorar no começo. Acho que só depois de umas 200 páginas de leitura foi que eu comecei a me acostumar e identificar cada um deles com facilidade. Mas tem também aquele apêndice no final do livro que explica certinho sobre as famílias dos personagens. Eu usei bastante aquilo no início da leitura, aquilo é muito útil para se adaptar aos personagens, eu acho. Torço para que um dia você resolva tentar novamente. Beijos! ^-^

      Excluir
  11. Oiee ^^
    Esses livros parecem ser tão complexos, descritivos e cheios de personagens que eu não consigo ter vontade de ler kkk' me dá uma preguiça danada só de ver as capas, e, mesmo sabendo que são livros que muitas pessoas indicam e elogiam, ainda assim eu tenho preguiça de começar *-* Mas, como a Bruna ali em cima, os livros do Martin são meta de vida...hehe'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dryh!
      Que pena que o tipo da descrição te desanima. Eles eram uma meta de vida para mim também, porque senti que alguns dos livros foram super rápidos de ler, mas alguns realmente me exigiam muito tempo e disposição. É uma leitura que você tem que fazer com calma, porque são muitos detalhes. Mas eu espero que um dia ainda resolva tentar, Dryh! Beijos! ^-^

      Excluir
  12. Oieee...
    Amei sua resenha, tenho todos os livro dessa série e até inciei a leitura a uns dois anos atrás mas acabei parando por falta de tempo e muitas outras leituras acumuladas, na época em que estava lendo sempre imaginei como faria para poder resenhar os gingantões de Martin, e você o fez com esmero viu. A resenha ficou muito bem estruturada, parabéns.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Delmara!
      Que bom que gostou da resenha, fico muito feliz em saber disso! Que pena que a falta de tempo te impediu de continuar com a leitura, mas espero que você ainda consiga voltar a ler a saga. Demora mesmo um pouco, mas vale muito a pena. Beijos! ^-^

      Excluir
  13. Sua resenha merece parabéns, flor.
    Eu adorei conhecer um pouco mais da proposta da série por meio de alguém que acabou de ler o primeiro livro. Eu o tenho aqui, mas não tive tempo para me dedicar a ele... E, sinceramente, estava com medo de me decepcionar, porque tenho altas expectativas quanto ao enredo e ao talento desse autor tão apaixonadamente comentado pelos leitores. Enfim, acho que vou gostar sim da obra! E preciso deixar esse receio de lado. Pelo que você comentou, os personagens são um show à parte (rs). Adoro quando eles são caracterizados de modo complexo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francine!
      Na verdade, eu já acabei de ler a série. hahaha Garanto a você que não irá se decepcionar em suas expectativas sobre esses livros. Os personagens são maravilhosos mesmo. Espero que consiga ler logo! Beijos! ^-^

      Excluir
  14. Oiii Jess!

    Eu não li essa série ainda e na verdade eu não tenho muita curiosidade! Obviamente, a escrita do autor é sensacional, porque não é atoa que suas obras vendem que nem agua. Mas eu tenho problema com o genero, acho um pouco tedioso, por causa do meu déficit de atenção, sempre me atrapalho na hora de ler o genero por não conseguir me adaptar com todas as descrições, que sei, que acontece nessa obra!
    Enfim, não quero ler,mas adorei saber como você curtiu! Mesmo não sendo seu favorito, foi uma leitura válida e é isso que importa!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Entendo, também tem alguns gêneros que eu não gosto muito. hahaha A escrita do Martin é boa, mas entendo que não agrade a todo mundo. Beijos! ^-^

      Excluir
  15. Oi Jéssica, a sua resenha é muito cativante, sério! mas eu devo confessar que essa série nunca chamou minha atenção, talvez pela trama dela ou pelo gênero que eu não curto muito, por isso eu não leria no momento, mas futuramente pretendo dar uma chance!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kétrin!
      Que pena que essa série não chama a sua atenção. Espero que você ainda possa mudar de ideia no futuro, pois vale a pena! Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos! ^-^

      Excluir
  16. Oi xará ahsuahs
    Primeiro quero te parabenizar por ter a coragem de ler esse livro, todas as pessoas que consegue finalizar ele tem o meu total respeito. Não é por causa do tamanho que estou falando isso, mas é da quantidade de mortes só estou falando isso porque comecei a assistir o séria, provavelmente é bem diferente, mas acho que as mortes são as mesmas.
    Nem preciso dizer que desisti né?
    Toda vez que eu me apaixonava por um personagem ele morria, meu coração não aguenta isso não. Sou uma pessoa romântica e que se apegar muito rápido aos personagens, se eles morrem levam um pedaço do meu coração junto.
    Dramática? Só um pouco auhsuhas
    De qualquer forma acho que se eu fosse ler ficaria perdida com tantos personagens, no seriado eu só não ficava porque tinha o ator bem na minha frente e eu acho mais fácil me lembrar do rosto e ligar ao nome do que me lembrar do nome e ligar ao rosto.
    Acho que esse livro nunca me prenderia já que amo romances e com certeza esse livro não tem a quantidade de romance que eu preciso para que a história se torne interessante para mim.
    Parabéns pela resenha e pela coragem de ler o livro auhsuahus
    Beijinhos

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, xará! *-*
      Realmente, o livro tem muitas mortes! hahaha Mas acho que este não é o que tem mais mortes, acho que o terceiro livro consegue superar o número de mortes desse. Esse livro, o segundo e o terceiro são bem parecidos com a primeira, a segunda e a terceira temporada da série. Mas a partir da quarta temporada, muitas coisas mudam, inclusive sobre algumas mortes. Na série acaba tendo mais mortes do que nos livros quatro e cinco. Mas eu te entendo, pois é realmente muito triste que alguns personagens tão queridos morrem. Eu acho que o romance nesse livro é uma coisa mais sutil, ele acaba ficando em segundo plano muitas vezes mesmo. Que bom que gostou da resenha! Beijos! ^-^

      Excluir
  17. Eu li todos os livros muito antes da série de tv. O terceiro volume li antes de traduzirem de tanta ansiedade. Eu acho esse livro fantástico e a maneira como o autor narra os fatos fantástica. A única coisa que não curto muito, são os capítulos nomeados. Peguei birra de certos personagens, aí quando você abre a página e se depara com um capítulo inteiro falando de quem você não gosta... aff.. . mas mesmo assim eu acho genial.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! *-*
      Que incrível! Eu comecei a ler este livro quando estreou a série de TV. Levei anos para conseguir ler a série toda, sempre intercalando os livros com outros livros, porque não conseguia me manter focada só no mesmo universo. Confesso que o fato dos capítulos serem nomeados não me incomodou, porque acho que assim podemos conhecer cada personagem mais profundamente, apesar de eu sempre ter odiado os capítulos da Catelyn, e também me sentir desmotivada cada vez que eles apareciam! hahaha Beijos! ^-^

      Excluir
  18. Olá!

    Ai eu adoro tanto eses livros! Jon, Arya, Ned,Daenerys e Tyrion são meus personagens favoritos. No segundo passo a gostar da Sansa também kkk a linguagem do livro realmente faz com que a leitura seja meio lenta e convenhamos o livro é grosso e a letra é pequena, mas sempre falo pras pessoas se esforçarem pra chegar no meio, porque a partir do meio é so tiro, porrada e bomba kkkkk
    Adorei sua resenha e como dividiu em varias categorias, ficou demais!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamella!
      Concordo com você, estes são os melhores personagens no primeiro livro. Menos a Sansa, que eu não consigo gostar muito nem no segundo. hahaha Sim, a partir do meio as coisas começam a ficar muito mais interessantes. Que bom que gostou da resenha. Beijos! ^-^

      Excluir
  19. Olá Jéssica!
    Eu sempre vejo as pessoas elogiando muito essa série. Mas não tenho vontade de lê-la. Pelo que eu entendi na sua resenha a leitura deve ser feita com muita atenção pois o enredo é cheio de personagens e ocorre muita coisa. O que eu tenho vontade de acompanhar é a série de TV GOT, acho que seria mais interessante para mim.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen!
      Tem muitos detalhes mesmo! Vale a pena ver a série também. É uma pena que não pense em ler o livro, mas fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos! ^-^

      Excluir
  20. Oie, tudo bem?
    Comecei a ler A guerra dos tronos há dois dias e já estou amando. Assisti a série até a metade da terceira temporada então muito coisa eu já sei que irá acontecer ~com algumas diferenças, claro~, mas a história está me surpreendendo. Achei que seria uma leitura mais arrastada pela quantidade de páginas ~tenho a edição de bolso, então tem mais de 1000 páginas~, porém estou em um ritmo que considero bom até, haha.
    A quantidade de personagens me preocupou no início, nunca li um livro com tantos personagens diferentes, mas isso acabou me agradando. Não vejo a hora de ler toda a saga, desse ano não passa (eu espero)
    Beijos e adorei a resenha!
    Resenhas da Day

    ResponderExcluir
  21. Para aqueles que adoram histórias de aventura, esta história é ideal. :) Muito bom resenha! Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei Guerra dos Tronos serie, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo