22/03/2016

38 [ RESENHA ] A Fúria dos Reis – vol. 2

Título: A Fúria dos Reis (As Crônicas de Gelo e Fogo)
Autor: George R. R. Martin
Editora: LeYa
Páginas: 653
Estrelas: 4/5

Quando um cometa vermelho cruza os céus de Westeros, os Sete Reinos estão em plena guerra civil. Os exércitos dos Stark e dos Lannister estão se preparando para o confronto final, e Stannis – irmão do falecido rei Robert –, desejoso de possuir um exército que lute pela sua reivindicação ao trono, alia-se a uma misteriosa religião oriental. Porém, seu irmão mais novo também se proclama rei. E, enquanto isso, os Greyjoy planejam vingança contra todos os que os humilharam dez anos atrás. Ainda no distante Leste, poderosos dragões estão prestes a chegar aos Sete Reinos, trazendo fogo e morte... Um perigo de proporções gigantescas, muito maior do que as grandes guerras! Nesta tão esperada sequência de A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin cria uma obra de incrível poder e imaginação. A Fúria dos Reis nos transporta até um mundo de glória e vingança, de guerras e magia, onde poder e miséria podem se alterar no virar de uma página. Uma obra singular da literatura fantástica.



Olá, caros leitores!


Como eu disse a vocês que traria as resenhas dos livros dessa saga, hoje lhes trago a resenha de A Fúria dos Reis, segundo livro de As Crônicas de Gelo e Fogo. Aos que ainda não sabem, a série conta com cinco volumes publicados até agora, mas a previsão é de que sejam sete livros ao todo. A saga também possui uma adaptação para TV, produzida pela HBO, chamada Game Of Thrones.

Para que esta resenha não se torne muito grande, não irei comentar aqui sobre a forma de escrita do autor, a forma de divisão dos capítulos do livro e os temas pesados que são característicos da saga. Porém, expliquei tudo isso na resenha que fiz sobre A Guerra dos Tronos, que além de falar sobre o primeiro volume do livro, explica também alguns aspectos da saga como um todo. Se você deseja saber mais sobre esses elementos, leia a outra resenha primeiro. Aqui falarei sobre os aspectos específicos de A Fúria dos Reis, por isso essa resenha terá alguns spoilers apenas sobre A Guerra dos Tronos. Então, se ainda não leu o livro anterior e não gosta de spoilers, aviso para que não leia esta resenha. A resenha de A Guerra dos Tronos será mais interessante para você que ainda não começou a ler a saga.

Essa resenha terá alguns spoilers apenas sobre 
A Guerra dos Tronos.


A história de A Fúria dos Reis começa depois da morte do rei Robert. Quando Stannis, irmão de Robert, recebe a carta que conta sobre o incesto praticado pela rainha e o irmão gêmeo, percebe que não pode aceitar que o filho da rainha seja considerado o novo rei depois daquilo. Sendo assim, Stannis se proclama rei legítimo de Westeros e começa a buscar um exército que possa ajudá-lo a tomar o trono que considera seu por direito.

No entanto, Stannis é um homem sério e pouco carismático, o que faz com que muitas das grandes famílias de Westeros evitem apoiá-lo, preferindo apoiar seu irmão mais novo, Renly. Ao contrário de Stannis, Renly é um rapaz alegre, bonito, simpático e que sempre trata a todos com gentileza. Ao perceber todo o carisma que tinha, o próprio Renly resolve se casar com uma moça de uma das maiores Casas do reino e se proclamar rei de Westeros, passando por cima do direito de herança do próprio irmão.

Sendo assim, passamos a ver os dois irmãos se enfrentando de forma direta e indireta, em uma espécie de corrida para ver qual deles consegue conquistar o trono de Westeros primeiro. Renly conta com o apoio da maior parte das famílias do reino, mas Stannis tem consigo uma sacerdotisa disposta a lhe mostrar uma nova religião sombria e uma forma de usar magia para atingir os objetivos que deseja alcançar.  

- Nos livros antigos de Ashai está escrito que chegará um dia, após um longo Verão, em que as estrelas sangrarão e o bafo frio da escuridão cairá, pesado, sobre o mundo. (pag. 101)

Além do conflito entre os irmãos, este livro também nos mostra o que aconteceu aos filhos de Eddard depois da morte do pai. De uma forma ou de outra, todos acabaram tendo que enfrentar situações muito difíceis. Entre essas situações estão: sofrer com as ofensas do rapaz que assassinou seu pai, precisar se disfarçar e entrar na Patrulha da Noite, ter que comandar um exército, entre outras coisas.

Com a morte de Eddard, seu filho mais velho, Robb, se proclama Rei no Norte. A partir de então, seu objetivo passa a ser o salvamento das irmãs e a vingança contra o assassino de seu pai. Em busca de ajuda, Robb pede a Theon que viaje para as Ilhas de Ferro e tente conseguir o apoio da Casa Greyjoy. No entanto, essa viagem de Theon acaba trazendo muitas reviravoltas para a trama e para o personagem.


Muito distante de Westeros, Daenerys ainda espera conseguir invadir o reino e tomar o trono de sua família de volta. No entanto, agora ela tem consigo três filhotes de dragão, que despertam a atenção de todos por onde passam. Daenerys sonha em cuidar dos dragões e esperar até que eles cresçam para que possa invadir o reino e destruir tudo que estiver em seu caminho. Mas até lá, ela vai encontrar muitos inimigos, além de alguns aliados que se mostram encantados com ela e com os pequenos dragões.

Infelizmente este é o livro que eu menos gosto entre os livros do Martin. Demorei meses na leitura, pois os capítulos da Catelyn sempre me faziam empacar na história. No entanto, conheço muitas pessoas que gostaram muito desse livro, pois nele há uma batalha, algo que ainda não tinha sido mostrado no livro anterior. Apesar de não ter gostado tanto assim desse livro comparado aos outros, destaco aqui alguns pontos legais que achei nele.

Personagens
Nesse livro, entre os capítulos com os quais já estávamos acostumados, temos Arya, Sansa, Tyrion, Bran, Jon, Catelyn e Daenerys. As novidades, porém, são os capítulos do Theon e do Davos. Davos nos é apresentado como um fiel servo de Stannis, um homem muito humilde, mas admirável. É por meio do ponto de vista dele que ficamos sabendo tudo sobre Stannis e as pessoas que o rodeiam.


“Não sou feito do material de que se fazem os heróis.” (pág. 105)


Catelyn
Apesar de eu ter achado a maioria dos capítulos da Catelyn muito entediantes (realmente não gosto da personagem), eu admiro a forma como o Martin conseguiu expressar a angústia de uma mãe e uma esposa diante de tudo o que aconteceu com sua família. Além disso, é muito bem construída a forma como ela consegue observar o amadurecimento do filho mais velho depois da morte do pai.

Renly
Acho que é impossível odiar o Renly. Mesmo ele sendo totalmente despreparado e imaturo para ser o rei de Westeros, seu carisma me encantou. Além disso, uma coisa que acaba não ficando muito explícita no livro (mas foi confirmada e mostrada na série) é o relacionamento que o Renly tem com o Loras, um cavaleiro de sua confiança. O autor dá algumas dicas sobre o romance entre os dois, mas é preciso estar muito atento para perceber isso.

“- Renly criou sua própria Guarda Real – explicou o ex-contrabandista. – mas esses sete não usam o branco. Cada um tem a sua cor. Loras Tyrell é o seu Senhor Comandante.” (pág. 13)

Sandor
Eu amo a forma como o Sandor (também chamado de Cão de Caça) cuida da Sansa nesse livro. Mesmo com seus modos rudes, ele demonstra se preocupar realmente com ela. Acho que o Sandor acaba sendo um dos personagens mais honestos que a Sansa pôde encontrar em Porto Real. Mesmo ela sentindo certo horror diante da aparência dele, eu confesso que os vejo como um possível casal no futuro, até mesmo porque em muitos momentos desse livro tive a impressão de que o Sandor tivesse sentimentos românticos com relação a ela, apesar disso não ficar explícito.

Arya
Outra coisa que gostei bastante foi ver a forma como a Arya, mesmo sofrendo com a morte do pai, conseguiu enfrentar a situação corajosamente. Nesse livro, Arya entra para um grupo de recrutas da Patrulha da Noite, e com isso precisa passar por muitas situações de perigo em seu caminho de volta para casa. Eu torci muito pela personagem a cada momento.

Enfim, mesmo não tendo gostado tanto assim desse livro em comparação aos outros da saga, muitas coisas me agradaram nele. Caso você esteja lendo-o e se sentindo um pouco desanimado, eu aconselho a prosseguir com a leitura, pois o terceiro livro compensa muito o esforço encontrado nesse. E em breve vai ter resenha dele aqui também!

 Até a próxima! :D 


38 comentários via Blogger
comentários via Facebook

38 comentários:

  1. Oi Jessica, tudo bem?
    Não posso opinar muito porque não li nenhum livro dessa coleção e nem tenho interesse em ler. Até comecei, mas não consegui continuar a leitura. Nem a série consigo assistir.
    enfim, desejo ótimas leituras para você.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fer! Tudo bem, e você?
      Que pena que não conseguiu continuar com a leitura da série. Creio que pelo fato do Martin ter uma linguagem muito descritiva, às vezes as pessoas acabam ficando meio cansadas de seu tipo de escrita mesmo. A série de TV tem tido alguns pontos fracos na última temporada, mas eu ainda espero que ela se recupere mês que vem! hahaha Desejo boas leituras a você também. Beijos! ^-^

      Excluir
  2. Antes de tudo, deixo aqui meus parabéns pela resenha! Eu acho extremamente difícil resenhar qualquer livro do mestre Martin. E concordo com você, esse não é o melhor livro da série, é um pouquinho arrastado e tal, mas ainda acho o terceiro mais arrastado ainda. O quarto e o quinto eu ainda não li e provavelmente vou demorar muito mais para ler (esses meus livros foram comidos por traças recentemente, estou deprimida e ainda vou ter que comprar outros)

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi!
      Sério que você achou o terceiro livro mais arrastado que este? haha O terceiro é o meu livro favorito dessa saga! Que pena que seus livros quatro e cinco foram comidos por traças, eu gosto bastante deles também. Espero que possa voltar a acompanhar a saga em breve. Beijos! ^-^

      Excluir
  3. Olá Jéssica,

    Acredita que abandonei a leitura desse livro na metade? Estava muito cansativo na época e eu comecei a assistir a série. Mas confesso que depois da sua resenha, comecei a relembrar a história e deu vontade de pegar ele na prateleira. Pretendo dar continuidade na saga esse ano ainda!

    Parabéns pela resenha!

    www.booksimpressions.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raissa!
      Não me surpreendo por você ter abandonado o livro na metade, pois admito que também tive vontade de fazer isso em certos momentos. Mas valeu a pena continuar! hahaha E que bom que gostou da resenha. Beijos! ^-^

      Excluir
  4. Eu abandonei a série de TV assim que ganhei os livros, com o intuito de não saber spoilers que me atraoalhassr na leitura. Mas até agora não criei vergonha para ler ele. Assisti toda essa parte na série, Mas não me lembro de Renly acredita? Na verdade estou começando a duvidar que ele esteja na série, pois me recuso a acreditar que esqueceria de um personagem tão carismático, vou acabar iniciando a leitura dos livros para acabar logo com essa enrolação. Sua resenha está divina, abordou tudo na medida certa.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Delmara!
      Eu acho que o Renly na série não foi mostrado de forma tão carismática como ele é nos livros, mas ele aparece na segunda temporada. Vou deixar um link de um vídeo aqui no qual ele aparece para você se lembrar de quem é ele na série! Beijos! ^-^

      https://www.youtube.com/watch?v=dMGQydcsMLI

      Excluir
  5. Ola Jess lindona confesso que ainda não tive coragem de começar a ler esses livros gigantes a premissa de todos eles me chama atenção mas precisa correr com alguma leituras e depois me dedicar a essa saga, assisti alguns episódios da série est´pa muito bem produzido. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joyce!
      Sim, a série de TV é ótima! Os livros também valem muito a pena! Que bom que está animada para lê-los. Espero que possa fazer isso em breve. Beijos! ^-^

      Excluir
  6. Olha eu ja não vou poder comentar muita coisa da série dos livros, porque eu não li nenhum. Apenas acompanhei mesmo a série na TV e percebi que a quarta e quinta temporada ficaram uma BOSTA e fiquei sabendo que muita coisa foi mudada e retirada do que foi escrito no livro. Mas lógico que não dá pra colocar tudo, até concordo, mas deixar a série sem pé nem cabeça enjoou. Eu gostei até da terceira temporada e só tava assistindo mesmo por causa da Khaleesi que adoro. Agora que todos os Starks morreram agora nem tem graça. Pelo menos a maioria né. Tem o Bram ainda.

    Mas mesmo assim, não sei se pegaria os livros para ler.
    Eu tenho os dois primeiros. Talvez eu até leia ainda, mas só ambos
    depois não sigo em frente com a série não rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/resenha-enquanto-bela-dormia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvana!
      Que pena que deu uma desanimada com as mortes da série. Mas ainda temos o Bran, a Arya, a Sansa e o Rickon entre os Stark! Ainda tenho esperança de uma reviravolta. hahaha Beijos! ^-^

      Excluir
  7. Oi Flor
    Confesso que li sua resenha bem por cima, pois quero ler essa série ainda! Juro!
    Assim que arrumar um tempinho vou me dedicar a esses livros tão amados!
    Nem a série eu assisti ainda =)
    Mesmo assim, valeu a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rízia!
      Fico muito feliz que pretende se dedicar a esta série. Espero que goste! Beijos! ^-^

      Excluir
  8. Apesar de não ter lido o primeiro livro, não me importo com os spoilers já que acompanho as séries, mesmo que haja algumas mudanças. E sua resenha venho em um bom momento, já que vou pegar os livros do meu primo emprestado e, apesar de gostar muito da série, sei que muita gente não gosta muito da escrita que é bem detalhada (eu não gosto de escrita assim também, mas quero dar uma chance). Mas gostei do que você falou sobre o ponto de vista dos personagens e ainda que há uma batalha! Sinceramente, não sei como não consegue odiar o Renly, pois o odeio na série, haha.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Realmente, a escrita do Martin é bem detalhada. Eu gosto disso, pois acho que a história se torna mais rica, mas entendo que muitas pessoas não gostem mesmo. Acho que o fato de podermos acompanhar a história pelo ponto de vista de vários personagens é o que faz dela ser tão incrível. E fico triste que você tenha odiado o Renly na série! hahaha Mas acho que nos livros ele acabou sendo mostrado como um personagem bem mais alegre e carismático do que na série, então talvez seja por isso que eu tenha gostado dele. Beijos! ^-^

      Excluir
  9. Eu comecei a ler a série mas acho que não estava em um bom momento para uma Leitura complexa e acabei deixando de lado. Ai comecei a acompanhar a série que amo de paixão e fiz uma promessa de retornar a leitura. Só não sei exatamente quando... Mas eu prometo e sua resenha me deixou ainda mais animada.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila!
      Às vezes é assim mesmo. Comigo também já aconteceu de eu começar a ler um livro, acabar não gostando e largar. Daí depois voltar a ler depois de alguns anos e adorar! Fico feliz que esteja disposta a tentar novamente. Acho que com a nova temporada da série que virá mês que vem talvez você se sinta mais animada. Que bom que gostou da resenha. Beijos! ^-^

      Excluir
  10. Oi, não consegui ler toda a sua postagem pois tem spoiler do primeiro livro e eu quero ler essa série e não quero estragar a surpresa,kkkkk
    Cada vez vejo mais pessoas lendo e amando essa série, por isso acho que está na hora de eu ler.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thatyane!
      Tudo bem, entendo perfeitamente! hahahaha Queria ter escrito sem spoilers, mas o segundo livro é tão dependente do primeiro que foi impossível. De qualquer forma, acho que você deveria ler sim! É muito boa! Beijos! ^-^

      Excluir
  11. Oie!
    Eu parei nesse livro nas minhas leituras da série. Ainda estou esperando a publicação dos próximos para a história de uma vez. Como são muitos personagens e o livro é enorme, se eu demorar para ler, acabo perdendo os detalhes. Por isso que estou esperando para continuar a leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla!
      Você terá que ter muita paciência para esperar os próximos, então! Infelizmente o Martin é muito enrolado para lançar livros, não consigo esperar! hahaha Boa sorte! ^-^

      Excluir
  12. Oi lindinha, aind anão li o primeiro livro, mas mesmo assim li a sua resenha porque na verdade, esta serie não me chama muito a atenção e eu sei que não lerei mesmo, mas conferi a sua opinião porque tenho diversos amigos que são mega ligados nestes livros. Gostei das suas considerações e da forma como você falou de cada personagem.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivi!
      É uma pena que esta série não lhe desperte interesse, mas fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos! ^-^

      Excluir
  13. Menina, deve ser difícil resenhar esse livro (rs). E você conseguiu fazê-lo com maestria, parabéns. Eu não li o primeiro volume, mas o tenho por aqui há bastante tempo. Não arranjei coragem para lê-lo ainda, e também desconheço a série. Mas, lendo sua resenha, percebo que a história parece só crescer em qualidade. Adoro conflitos de interesse e políticos, sabe? Acho que sempre nos surpreendem, porque – no fim – é cada um por si.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Francine!
      É uma história um pouco complexa mesmo, pois há muitos personagens e acompanhamos as coisas por diferentes pontos de vista. Se você gosta desses conflitos de interesses políticos, tenho certeza que vai amar a série, pois esse é o foco principal da história, muito mais estratégia do que lutas. Fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos! ^-^

      Excluir
  14. Ooiee ^^
    Só vou começar a ler essa saga quando todos os livros forem lançados...hehe' Confesso que tenho um pouco de preguiça de ler os livros, pois livros muito grandes sempre me parecem um pouco cansativos e detalhados demais (imagino que a saga seja bem descritiva e complexa), e isso me deixa com mais preguiça ainda...hehe' Não li a resenha por conta dos spoilers, mas dei uma olhada meio que por cima. Mesmo que não tenha sido uma leitura 100%, deu para perceber que você gostou da obra. Espero que os próximos sejam melhores :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dryn!
      Se você for começar a ler esta saga apenas quando todos os livros forem lançados, vai ter que esperar bastante ainda, provavelmente! hahaha Só faltam dois livros para a série terminar, mas o Martin tem fama de ser enrolado para escrever. E eu achei os livros posteriores a esse bem melhores! Beijos! ^-^

      Excluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu tenho o primeiro livro aqui em casa e já tentei o ler umas três vezes, mas a leitura nunca fluiu, acredito que é porque me sinto intimidada com o tamanho do livros rsrs. Eu percebi na sua resenha que apesar dele ser o que você menos gostou, ainda foi uma boa leitura, e fico muito feliz, isso acaba me incentivando a tentar ler os livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana! Tudo bem, e você?
      O tamanho dos livros é um pouco intimidador no começo mesmo, mas depois de você ter passado da página 200 do primeiro livro, você acaba se envolvendo tanto com a história que isso deixa de ser uma preocupação. Beijos! ^-^

      Excluir
  16. Olá!

    Eu acho que li este livro mais rápido que li o primeiro. Confesso que eu odiava os capítulos do Theon, que cara nojento e escroto! Odiava muito os capítulos dele. Eu também acho que Sandor e Sansa dariam um bom casal e eu estou no momento shippando muito eles. Gosto da Arya com o Gendry também. Alias os meus capitulo favoritos são da Arya, mas também anseio por ler os capítulos do Tyrion e da Daenerys. Gostei muito também dos capítulos da Sansa e foi bom ver ela amadurecendo e deixando de ser uma menina chata e mimada, e de personagem que eu não gostava ela se transformou em uma das que eu gosto muito. Adorei sua resenha, e achei legal como dividiu tudo.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamella!
      Eu também odiava o Theon neste livro, mas ainda assim gostava dos capítulos dele porque gostava de saber mais sobre os Greyjoy. E nos próximos livros eu comecei a AMAR o Theon e ele se tornou meu personagem favorito atualmente. <3 Ai, eu também shippo Arya e Gendry! Espero que eles fiquem juntos! hahaha Nós temos gostos semelhantes quanto aos capítulos. Que bom que gostou da resenha. Beijos! ^-^

      Excluir
  17. Oi!
    Eu li o primeiro livro, mas não me empolguei o suficiente para continuar com a saga... Não sei o motivo, mas ainda não tenho vontade de continuar lendo, mesmo assim gostei de ler sua resenha e saber um pouco mais do que aconteceu nesse universo, que pelo jeito continua bem sangrento e cheio de intriga haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Evelise!
      Que pena que não se animou a continuar lendo a saga. Espero que ainda possa mudar de ideia um dia. Beijos! ^-^

      Excluir
  18. Oie,
    Eu ainda não li o primeiro livro, mas estou morrendo de vontade, gostei do mapa e da ediçao em si também. Como ainda não li o primeiro livro e nem comecei a série ( já que quero primeiro ler os livros) acabo não me arriscando em comparar nossas críticas.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!
      O mapa é super útil mesmo e, conforme vão passando os livros, vai aumentando o número de mapas presentes em cada edição, pois novos lugares vão sendo mostrados. Espero que consiga começar logo a leitura da saga, pois vale muito a pena. A série de TV também é bem legal e dizem que a temporada que vai vir mês que vem vai ser a mais sangrenta. hahaha Beijos! ^-^

      Excluir
  19. oi! Ainda não li este livro, mas pelas explicações que você mencionou lá no início parece que está gostando da leitura. Eu ainda não senti vontade de ler as crônicas de gelo e fogo, mas não é uma leitura que vou dispensar. Quem sabe mais pra frente! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Estou gostando bastante mesmo. Não vejo a hora do sexto livro ser lançado! Que pena que ainda não sentiu vontade de ler esta saga, mas também acho que pode ser que um dia você possa mudar de ideia ainda. Recomendo que pelo menos assista a série de TV. Também é muito boa! Beijos. ^-^

      Excluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo