26/02/2016

36 [ RESENHA ] A Dança dos Dragões – vol. 5

Título: A Dança dos Dragões (As Crônicas de Gelo e Fogo)
Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya
Páginas: 864
Estrelas: 4/5 

O futuro dos Sete Reinos ainda é incerto – novas ameaças e novos inimigos surgem a cada momento. Além do Mar Estreito, Daenerys Targaryen, a última herdeira da Casa Targaryen, governa uma cidade construída sobre o pó e a morte. Mas seus inimigos são cada vez mais numerosos e farão de tudo para destruí-la. Enquanto isso, dois jovens embarcam em missões distintas, mas que podem mudar o destino da Mãe dos Dragões. No norte, Jon Snow – 998º Senhor Comandante da Patrulha da Noite – fará de tudo para garantir a segurança da Muralha. Para isso, não hesitará em transformar amigos em inimigos e vice-versa. Traições, revelações e um fantasma do passado que volta para assombrar quando menos se espera: em todos os cantos de Westeros e de Essos, mercadores, fora da lei, meistres, reis, nobres, escravos, soldados e troca-peles estão prestes a encarar fatos inesperados. Alguns fracassarão, outros se aproveitarão das forças sombrias que crescem cada vez mais. Mas, neste momento de inquietude crescente, as marés da política e do destino levarão inevitavelmente à maior dança de todas. 



Leia com tranquilidade, farei o possível para não soltar spoiler!


Olá, caros leitores!

Quem aí acompanha As Crônicas de Gelo e Fogo? Há pouco tempo terminei de ler A Dança dos Dragões, último livro da saga publicado por George R. R. Martin até agora e estou extremamente ansiosa pela publicação do sexto livro, Os Ventos de Inverno, que provavelmente só será lançado no ano que vem. Um consolo que eu e os fãs da saga ainda podemos ter é a chegada da sexta temporada da série Game of Thrones, que já está marcada para abril.

A sexta temporada vai pegar todos os fãs de surpresa, pois nela haverá história que, pela primeira vez, ainda não foi publicada nos livros. Como estou muito animada e ansiosa por esta chegada, resolvi escrever a resenha sobre A Dança dos Dragões justamente para relembrar quais foram os últimos acontecimentos importantes nos livros e promover um debate sobre o que pode acontecer ainda pela frente.


Antes de começar a ressaltar alguns aspectos deste livro, quero dizer que esta é a minha segunda saga literária favorita, então considerem que mesmo eu tendo atribuído quatro estrelas a este livro, o meu critério foi a comparação entre ele e os demais livros da saga. As Crônicas de Gelo e Fogo é extremamente indicada por mim a todos que gostam de literatura fantástica.


Para quem ainda não conhece a saga, adianto que nem todos os livros são fáceis de ler. Além do grande número de páginas e das letras serem extremamente pequenas, a história caminha de forma lenta em alguns momentos. No entanto, os personagens têm personalidades incrivelmente bem construídas. Aqui vemos mulheres fortes, personagens sarcásticos e carismáticos, que às vezes aparentam ser uma coisa que não são e diversas outras personalidades. Ninguém é vilão em As Crônicas de Gelo e Fogo, pois ao acompanhar o ponto de vista de cada personagem individualmente (os capítulos são divididos pelos nomes dos personagens, narrados em terceira pessoa, mas que acompanham o pensamento do personagem mencionado) é possível compreender as motivações que cada um tem para fazer as coisas que faz durante a história. A forma como o Martin escreve é extremamente detalhada e isso faz com que a história não seja tão dinâmica, mas para quem gosta de detalhes, como eu, a leitura se torna muito rica.

Enfim, estas são apenas algumas características introdutórias para quem ainda não conhece a saga e está interessado em saber um pouco. Meu diálogo agora se destina àqueles que já conhecem, que estão interessados em saber um pouco sobre o quinto volume da sequência. Destacarei aqui os aspectos que considerei mais importantes neste livro comparado aos demais da saga.


Estrutura
Como a maioria dos leitores da saga sabem, O Festim dos Corvos, livro anterior a este, não continha a presença de todos os personagens. Sendo assim, A Dança dos Dragões foi dividida da seguinte forma: a primeira metade do livro contém os capítulos destinados aos personagens não mencionados no quarto livro (pois estes capítulos narram fatos que acontecem ao mesmo tempo em que os fatos narrados n’O Festim dos Corvos, porém na vida dos personagens não mencionados). A partir da segunda metade do livro, todos os personagens são inseridos nos capítulos novamente e a narrativa volta a seguir uma sequência cronológica.
“Acima de todos eles, o dragão se virou, negro contra o sol. Suas escamas eram negras, seus olhos, chifres e chapas da coluna espinhal eram vermelho-sangue. Ainda que sempre tivesse sido o maior dos três, na natureza Drogon ficara ainda maior. Suas asas abertas tinham seis metros de ponta a ponta, negras como azeviche.” (pag. 592)

Mortes
Não precisam pular esta parte, pois não darei nenhum spoiler! hahaha Não há muitas mortes nesse livro comparado aos outros. Na verdade, as mortes que acontecem são, em sua maioria, insignificantes. No entanto, houveram duas mortes que me chocaram bastante, pois para mim aconteceram de forma totalmente inesperada. Quem assistiu a última temporada da série, talvez imagine uma das mortes a qual estou me referindo. Mas acreditem, muitas das que são mostradas na série não acontecem nos livros. Isso significa que um personagem que você ama pode ter morrido na série enquanto ainda está vivo nos livros? Significa!  Significa que ele pode ter ido para um lugar na série enquanto no livro foi para outro? Significa também! Resumindo: a série não é fiel aos livros e em relação a este livro há milhares de mudanças, então é necessário ver ambos como elementos separados.
“Os cadáveres foram colocados em uma cripta. A garota cega começou a trabalhar no escuro, tirando as botas, as roupas e as outras posses dos mortos, esvaziando seus bolsos e contando suas moedas.” (pag. 509)
Personagens novos
Há personagens novos e extremamente importantes que surgem neste livro. Um deles, que aparentava estar apenas seguindo uma missão frustrada, faz algo extremamente corajoso e dramático para provar sua coragem. Outros dois podem ter uma importância decisiva nos próximos livros da saga, e eu realmente estou esperando muito que tenham.

Personagens antigos

Os melhores capítulos do livro, na minha opinião, acabaram sendo os do Theon. Há uma desconstrução total daquele personagem arrogante que conhecíamos e o autor trabalhou isso de uma forma incrível. Os capítulos mostram o sofrimento puro de uma pessoa e o quanto ela é capaz de se rebaixar diante de um medo que sente. Quanto aos capítulos da Daenerys, confesso que achei meio parados, apesar dos últimos serem arrebatadores. Os do Jon também não apresentaram muitas mudanças, mas há uma grande surpresa quando eles vão se aproximando do final do livro também. 

Tyrion passou a maior parte de seus capítulos viajando, e esta viagem teve momentos emocionantes e outros extremamente entediantes. No entanto, em um dos capítulos do Tyrion fazemos uma descoberta incrível, capaz de mudar toda a história daqui para a frente.Também gostei dos capítulos da Asha, que mostraram um lado forte e humano da personagem, revelando-me tanto a sua força quanto a sua sensualidade. Os capítulos da Arya me livraram de um leve susto que tive após ler O Festim dos Corvos, mas além disso também não mostraram grandes mudanças. E por fim, os capítulos do Bran me mostraram algo pelo qual eu esperava há muito tempo, que aguçou ainda mais minha curiosidade sobre o destino do personagem nos próximos livros. Os demais personagens não apresentaram capítulos que me chamaram tanto a atenção, então minha análise dos capítulos se encerra por aqui.
“Agachou-se no canto da cela, apertando o prêmio contra o queixo. Sangue escorria pelos cantos da boca, enquanto mordiscava o rato com o que restara de seus dentes, tentando engolir o máximo de carne morna que conseguisse antes que a cela se abrisse. A carne estava fibrosa, mas tão suculenta que ele pensou que talvez estivesse doente.” (pag. 143)
Territórios
Westeros é um dos territórios mencionados no livro, com um grande foco no Norte, na Muralha e além dela. Também é mencionado Porto Real nos capítulos da Cersei. As Terras do Mar do Verão são citadas devido aos capítulos da Daenerys e da viagem de Tyrion. Além disso, nesse livro temos um mapa novo que nos apresenta As Cidades Livres, onde estão Arya e alguns lugares por onde Tyrion passa.



Enfim, espero que tenham gostado de saber mais sobre este livro e minhas impressões sobre ele. Aliás, se tiverem teorias a respeito dos personagens nos próximos livros e na série podem postar aí nos comentários, mas não se esqueçam de avisar da presença de spoilers.

Estou pensando também em escrever resenha sobre os livros anteriores da saga. Me digam aí se vocês se interessariam por isso! :D 

36 comentários via Blogger
comentários via Facebook

36 comentários:

  1. Olá Jéssica,
    sempre achei um máximo o pessoal que consegue resenhar os livros do George Martin, por serem complexos demais, e eu sinceramente adorei a sua resenha. Amo todos os livros das Crônicas de Gelo e Fogo! <3 Ansiosa pelo Os Ventos do Inverno.
    Beijos!
    Marcela.
    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcela!
      Realmente, os livros são bem complexos. Eu tive certo trabalho para conseguir deixar essa resenha de um tamanho aceitável para que não ficasse enorme. hahahahaha Somos duas à espera de Os Ventos do Inverno. Vamos torcer para que o Martin não demore muito porque tá difícil conter essa ansiedade, hein?! hahaha Beijos! ^-^

      Excluir
  2. Oi taty, me sinto vivendo embaixo de uma pedra porque nãos ei nada do universo que o Martin criou... Muitos amigos adoram seus livros e comentam muito empolgados sobre a série, mas eu mesma, nunca me interessei. Adorei suas fotos e considerações sobre o livro!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivi!
      Nossa, não se sinta assim, acredito que muitas pessoas também não conhecem muito sobre os livros do Martin ainda. Eu acredito que, depois que o último livro for lançado, mais pessoas se interessem a ler. Fico feliz que tenha gostado das fotos e considerações. Beijos! ^-^

      Excluir
  3. Olá!

    Eu não assisto a serie, so leio os livros. Ainda não cheguei no quinto livro, estou desatolando a leitura antes de ler o terceiro, pois se ficar lendo GOT não faço outras leituras kkk gostei da forma como vc estruturou a sua resenha sem revelar o enredo, porém você consegue passar sua opinião perfeitamente. Agradeço muito por não me dar spoilers, apesar que a internet já me deu muitos kkkk adorei a resenha, espero poder continuar minha leitura em breve.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamella!
      Eu te entendo perfeitamente, pois enquanto estava lendo a saga também tinha que ficar mesclando os livros com outros, porque se não você acaba ficando muito presa em um único tipo de leitura. Mas leia o terceiro sim, acho que é o melhor de todos! Beijos! ^-^

      Excluir
  4. Oiii

    Sempre tive muita vontade de ler os livros do Martin, tenho o primeiro da serie na estante há uns dois anos, o tamanho dele me intimida hahhaah Mas não só isso, é uma fantasia, e bem complexa por sinal, com muitos reinos, personagens, morro de medo de começar e não embarcar na estória. Adorei sua resenha, você explorou cada ponto muito bem, extremamente completa sua analise.


    Bjoss

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Stefani!
      Eu também tinha um pouco de medo quando comecei essa saga, pois nunca tinha lido livros tão grandes assim, mas te garanto que vale muito a pena. Te desejo coragem para começar esse desafio! hahahaha Beijos! ^-^

      Excluir
  5. Olá Jéssica,
    Você já leu o quinto volume? :o
    Ainda estou ensaiando a leitura do primeiro.
    A quantidade de páginas, a lentidão em algumas partes, as mortes, o tamanho da fonte e da série, me desanimam demais de começar. Fico muito feliz que você tenha gostado do quinto volume da série e até me animei (risos).
    Meu irmão acabou de ler o terceiro volume e está partindo para o quarto. Ele está amando. Acho que vou aproveitar o embalo.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite sim, Bruna! Você só precisa de um empurrãozinho, mas quando começar, tenho certeza que também vai adorar! Beijos! ^-^

      Excluir
  6. Minha relação com esta saga está uma bagunça gigantesca. Primeiro comecei assistindo a série, depois pausei a série pra poder ler os livros, depois parei o livro para poder ler outros títulos e nunca mais voltei pra série ou para os livros... apesar disso ainda tenho guardado em mim que meu personagem favorito e Tiryon, não sei quando irei retomar, mas sua resenha me fez sentir saudades.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Delamara!
      O Tyrion também é um dos meus personagens favoritos! <3 Acho que é meio impossível não gostar dele, né? hahahahaha E eu também já vivenciei um período de bagunça com essa saga, pois já parei de ler e comecei a ler outros títulos também. Mas acho que às vezes é necessário dar uma intercalada entre os livros da saga e outros, pois ficar apenas neste universo durante tanto tempo acaba sendo cansativo. Ainda assim, espero muito que você retome a leitura, pois vale muito a pena. Beijos! ^-^

      Excluir
  7. Olá, tudo bom?

    Até o momento só li o primeiro livro da saga e ainda não assisti a série de TV. Mas lógico que eu já peguei diversos spoiler pela internet afora, né? Eu gostei bastante do primeiro, mas como você falou, ele é bem detalhista, então preciso ler com bastante calma para não "deixar batido" nenhum detalhe importante!

    Obrigada pela dica.

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wellida! Tudo bem, e você?
      É triste que o pessoal que acompanha essa saga e a série às vezes parece não ter nenhuma consideração com os outros e saem soltando spoiler por aí. O primeiro livro é realmente muito bom. Espero que você possa alcançar logo os últimos livros, pois tenho certeza que vai ter muitas surpresas legais. Beijos! ^-^

      Excluir
  8. Olá, sabe que essa série chama muito minha atenção mas confesso que o tamanho dos livros me assusta um pouco hahahah, apesar de eu não ser fã de fantasia eu com certeza daria uma chance a eles, porque todo mundo sempre elogia tanto que tenho certeza que iria amar!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/luz-camera-e-acao-16.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kétrin!
      Essa é uma série de fantasia, mas eu digo para você que a fantasia acaba não sendo o foco maior da história. Tem muitas intrigas e traições, acho que isso é o que acaba sendo mais marcante. Eu também tinha medo de começar a lê-los, porque nunca tinha lido livros tão grandes antes, mas valeu super a pena. Espero que você ainda tente um dia. Beijos! ^-^

      Excluir
  9. OI Jéssica, adoro em primeiro lugar quando tem no livro um mapa mostrando como é a região, porque assim a gente não se perde tanto no enredo. Mas só pelo tamanho do livro e por saber que a letra é pequena e que às vezes é lento não me emociono em ler, e porque também não me atrai muito. Mas sua resenha está hiper completa!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Greice!
      Os mapas são ótimos! Nas fotos acabei mostrando só de um deles, mas tem vários no livro. E fico feliz que tenha gostado da resenha. Beijos! ^-^

      Excluir
  10. Olá!!! Tudo bem?
    Esta coleção está na minha longa lista de livros para ler a muito tem e ainda não consegui nem ler o primeiro, hoje acho que vai ser complicado eu conseguir ler, com a lista só aumentando ele vai ficando para depois e um dos motivos e por serem livros muito extensos, um pouco complexo e com muitos personagens, acabo me perdendo quando tem esta diversidade. Acho interessante trazer a resenha dos outros livros.

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carla! Tudo bem, e você?
      Pode deixar que vai ter resenha dos outros aqui muito em breve, aguarde! Quem sabe se lendo as resenhas dos primeiros você não se anima mais? Estou torcendo! Beijos! ^-^

      Excluir
  11. Eu acompanho a série e cheguei a começar a ler o primeiro livro. Não continuei e não sei dizer o porque, apesar da série ter sido, pelo menos me pareceu, bem fiel ao primeiro livro, a leitura ainda assim foi interessante. Quanto mais vejo falarem sobre os livros, mais tenho vontade de ler! Adorei sua resenha e acredito que ainda lerei tudo, talvez em um outro momento da minha vida.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!
      Você tem razão, a primeira e a segunda temporada da série também achei que foram muito fiéis aos livros. No entanto, a partir da terceira temporada e do terceiro livro, muitas diferenças começaram a aparecer entre os dois. É uma pena que você não se sentisse no momento de continuar a leitura quando tentou, mas também espero que possa voltar e seguir com a saga um dia. Beijos! ^-^

      Excluir
  12. Sem or, que livro gigante :P hahahah
    Nunca li nada do autor e nem acompanho a série. Para falar a verdade, mal sei do que falam os livros hahahhahaha
    Mas como não gosto muito de leituras muito descritivas, já me falaram para não ler os livros do George Martin. :P
    Mas confesso que tua resenha me fez ficar interessada em conhecer essa série, e quem sabe, acompanhar o seriado.
    Vou anotar a dica, espero que em algum momento dessa minha vida corrida, eu tenha a oportunidade de ler ao menos um livro do George :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Pois é, o tamanho do livro assusta um pouco, mas conforme você vai acompanhando a saga, o tamanho deles deixa de ser assustador. Porque o primeiro começa com 500 e poucas páginas, daí conforme vai aumentando os volumes, as páginas também vão aumentando, então você acaba se acostumando. Mas fico feliz que tenha ficado interessada em ver a série, é bem legal! Também fico na torcida para que você possa ler um livro dele um dia. Beijos! ^-^

      Excluir
  13. Oi! Tudo bem?

    Comprei o primeiro volume da série, mas acabei desisti de ler... Ler essa resenha fez acender a vontade novamente! Maaaaas.... Quando eu penso no número de livros que essa série tem, fico desanimada novamente. hahah Vai entender! Enfim, gostei do modo como você abordou e apontou pontos relevantes da obra sem soltar spoiler. Mas, no momento, fico somente com a série de tv mesmo.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana! Tudo bem, e você?
      Que pena que o número de livros da série fez com que você perdesse um pouco o ânimo. Mas ver a série também vai ser legal, principalmente agora que a série e os livros estão se tornando universos paralelos, sem tanta fidelidade. Fico feliz que você tenha gostado da resenha. Beijos! ^-^

      Excluir
  14. Oii, tudo bem?
    Eu já tentei pegar um dos livros da série para ler e a leitura não fluiu muito bem, acho que é porque o livro era bem grande rsrs, mas eu sempre vejo as pessoas falando tão bem e sou apaixonada na série que quero tentar ler de novo. Eu adorei a sua resenha e ela me deixou ansiosa para ler a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Giovana! Tudo bem, e você?
      Alguns livros da série eu considero mais difíceis de ler do que outros. Penso que a escrita muito descritiva do Martin acaba não agradando muita gente que espera uma coisa mais dinâmica. Fico feliz que tenha gostado e ainda espero que um dia você possa tentar retomar a leitura da saga novamente. Beijos! ^-^

      Excluir
  15. Olá!
    Eu admiro quem gosta dessa série, mas eu não consigo gostar. A história não me chama a atenção e não faz o meu estilo literário.
    Sua resenha está perfeita e pra quem gosta deve ser uma história interessante.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha. Pena que não faz muito o seu estilo literário! Beijos! ^-^

      Excluir
  16. Toda vez que vejo resenha sobre algum livro dessa serie, eu me culpo por ter um serio problema: só começar uma serie quando tenho todos os livros. E ESSE É O QUE FALTA!!!!!
    Vou tentar comprar esse mês, prometo.
    Beijos, Lali
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laís!
      Nossa, que engraçado isso de você só conseguir começar uma série quando tem todos os livros. hahaha Eu acho que sou justamente o contrário. Gosto de ir comprando conforme vou lendo os volumes, porque fico com um pouco de medo de comprar logo um monte e acabar detestando a série logo nos primeiros. Espero que consiga comprar em breve e começar a leitura. Beijos! ^-^

      Excluir
  17. Olá, tudo bom?
    Não tenho muita vontade de ler os livros do Martin, me julgue. Tenho o primeiro e tal, mas nem o seriado me chamou atenção. Pode ser que esteja enganada e que me apaixone pela série/leitura. Quem sabe? Mas parabéns pela resenha, está ótima!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberta! Tudo bem, e você?
      Nossa, nem o seriado? hahahahaha Que triste! Mas não te julgo, não. Eu também já comprei livros só porque as pessoas diziam que eram ótimos e acabei não me empolgando tanto com a história depois. É normal! Mas fico feliz em saber que tenha gostado da resenha. Beijos! ^-^

      Excluir
  18. Oi.

    Também sou um grande fã das Crônicas de Gelo e Fogo, e por sinal, estou começando a ler o quinto volume agora, nem preciso mencionar que só li por alto a resenha, né? Mas estou com grandes expectativas para ele, principalmente pelo desenvolvimento da Catlyn Stark, e a sua vingança - ou quase. Enfim, como anda a ansiedade para a sexta temporada da serie?

    http://perdidoemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel!
      Que legal, espero que você goste deste volume. Mas tenho certeza de que vai gostar e se surpreender MUITO. Estou ansiosa demais para a série! Fico surtando a cada novo teaser que lançam! Que bom que está chegando! hahaha Beijos e boa leitura. ^-^

      Excluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo