22/09/2015

39 [ RESENHA ] O Clube do Filme

Titulo: O Clube do Filme
Autora: David Gilmour
Editora: Intrínseca
Páginas: 240
Estrelas: 4/5
David Gilmour, crítico de cinema desempregado e com dinheiro contado, vivia uma fase complicada. Além disso, o filho de 15 anos colecionava reprovações em todas as disciplinas. Diante da falta de rumo daquele estudante perdido e despreparado, uma proposta paterna radical: o garoto poderia sair da escola – e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel – desde que assistisse toda semana a três filmes escolhidos pelo pai, e com o pai. Assim surgiu o Clube do Filme...








Olá Leitores!

Todos os livros além de sua própria história tem outra para contar: Como foi parar em nossas mãos. Com o Clube do Filme, não é diferente. Em 2013, eu trabalhei de caixa em uma grade livraria, estava rolando uma mega promoção de livros e cd’s com até 50% de desconto, no final do expediente eu estava animada, pois os clientes estavam felizes e o sistema estava fluindo perfeitamente, sendo assim não me xingaram, provocaram nem me humilharam uma única vez. Ao contrário, me cumprimentavam e eu até joguei um pouco de conversa fora com alguns, foi em uma dessas conversas que “ganhei” o livro:

- Como você esta animada, é bom encontrar gente assim, ainda mais que no final do dia as pessoas costumam estar estressadas. – disse o cliente.
- Geralmente, sou dessas pessoas, porque todos querem comprar na hora que eu deveria estar fechando o caixa para ir pra casa. – casa depois de uma “viagem” de quase duas horas – Mas, hoje estão todos sendo educados comigo, então da gosto ser gentil.
- Da próxima vez que eu vier aqui, vou trazer chocolates para você.
- Da próxima vez é muito tempo, – às vezes sou ousada mesmo - não pode ser um desses livros da promoção? Deixo você escolher.

E assim, a história de David e Jesse veio parar em minhas mãos e, me apaixonei por James Dean.


O cinéfilo David Gilmour teve um momento de inspiração. Não encontro modo melhor de explicar a atitude dele em relação ao bom, mas também perdido e desinteressado academicamente filho adolescente, Jesse Gilmour. Não é todo dia que temos exemplos expressamente diferentes do comum em relação à criação e educação dos filhos, o mundo é como é e citando Elis Regina: ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais. 
"- Quando estava na escola, ficava preocupado com tirar notas baixas e me encrencar. Agora que não estou mais lá, fico preocupado porque talvez esteja estragando minha vida... (pag.20)."
David olhava para Jesse e enxergava a si mesmo no passado, ao que teve que suportar ao fazer algo que odiava, no caso ir a escola. Embora, soubesse das consequências e a pressão que traria, decidiu educar o rapaz com filmes e enquanto assistiam clássicos bons e ruins do cinema, conversavam, trocavam experiências, aprendiam juntos.

O método de David é um aval ao questionamento, não somente de sua decisão, mas também aos métodos estudantis utilizados para formar alunos, cativar seu interesse muito além de apenas a obtenção do diploma. Em meio há filmes, atores, escândalos e curiosidades cinematográficas eles criaram suas próprias lembranças, para quando seguissem outros caminhos.
"O Iluminado é provavelmente o melhor filme do diretor Stanley Kubrick. Mas Stephen King, autor do romance, não gostou da adaptação e criticou Kubrick. Muitas pessoas fizeram isso [...] (pag.73)."
Obviamente surgiram alguns problemas, tanto com comprometimento de Jesse afetado pelos relacionamentos e a banda Corrupted Nostalgia onde era rapper quanto com a mãe dele, ex mulher de David, que obviamente teve medo de que o filho acabasse como um ninguém; tudo é mostrado com muita sutileza.
"- Se ela terminar com você, eu vou ficar do seu lado.
- O que isso significa?
-Significa que vou dizer o que for preciso para fazer você se sentir melhor. 
- Você acha que ela vai terminar comigo?
- Meu Deus, Jesse! (pag.184)"
Recomendo a leitura de O Clube do Filme, essa autobiografia é de fácil e rápida leitura, agradável e com diálogos cativantes; não incentiva propriamente o abandono dos estudos, porém apresenta um olhar crítico e prova que podemos aprender muito com a sétima arte.

Fãs da união entre literatura e cinema,espero instigar a curiosidade de vocês. Até mais =]

39 comentários via Blogger
comentários via Facebook

39 comentários:

  1. Que história legal! E é mesmo para tudo tem uma história e cada uma mais bonita que a outra.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Nossa gostei da sua resenha, falando um pouco do que já aconteceu com você. E esse livro é diferente do que costumo ler acho, que por isso chamou tanto minha atenção, adorei a premissa e espero que o livro seja tão bom quanto ela.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liv, estou bem e você?
      Fico supercontente que tenha gostado da resenha, O Clube do Filme é um livro rápido de ler e cheio de dicas bacanas, espero que quando ler venha aqui e me conte o que achou...
      Bjs

      Excluir
  3. Olá!!

    Livro tem uma história bacana!!\
    Fiquei interessada.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a indicação do livro, se fosse algo pra mim comprar não o faria, mas lendo sua resenha achei a leitura ótima, e agora está nos meus desejados.
    Gostei dessa forma de o pai se aproximar do filho, e ainda o ajudar com os ensinamentos do filme, fiquei muito curiosa sobre como tudo isso é desenvolvido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente de instigar sua curiosidade, é um livro bem simples, porém vale a penar ler. Espero que goste!

      Excluir
  5. Oi Thaise, Oi Tatiany.

    Eu já tinha visto a capa o livro e lido a sinopse, mas resenha a sua foi primeira. Tenho interesse de ler, porém não serie uma prioridade.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia,
      Muitos livros na lista, não é? Mas, espero que quando chegar o momento a leitura seja agradável.

      Bjs

      Excluir
  6. Oi Thaise!

    O que eu mais gostei no livro foram as críticas dos filmes. Eu gostei do livro mas achei que ele poderia ter sido melhor. Mas é bom ver opiniões diferentes das minhas. :) Fiz uma resenha sobre ele tbm no meu blog e, vou deixar o link aqui caso vc queira dar uma olhada. Bjão!!

    https://ondevivemashistorias.wordpress.com/2015/09/03/resenha-o-clube-do-filme-david-gilmour/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As criticas foram ótimas hahahaha foi muito bom conhecer mais sobre os filmes citados. Pode deixar que vou olhar sim, opiniões diversas ou não é o que nos une rss

      Bjs

      Excluir
  7. Olá!
    Muito interessante esse livro
    Não leria agora pq to sem dindin pra comprar
    Gostei do fato o livro ser fácil e rápido de ler

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Sei como você se sente, na época eu também não teria comprado por mais que tivesse desconto hahahaha. Mas logo chega Novembro que é sinônimo de Black Friday... Quem sabe!
      Bjs

      Excluir
  8. Confesso que é um enredo diferente, no entanto, tirar o filho da escola não me parece a melhor das ideias. No entanto, preciso ler o livro para compreender melhor todo o enredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian,
      Entendo perfeitamente seu ponto de vista, foi uma atitude realmente arriscada e quando eu não estava aprendendo algo diferente sobre os filmes, ficava me perguntando: E se ele não voltar para escola nem conseguir fazer nada na vida? Da medo mesmo.

      Excluir
  9. Eu havia tentando ler esse livro uma vez, mas acabei interrompendo a leitura no meio e depois não me deu mas vontade de retoma-la. Estou pensando seriamente em pegar o livro para ler novamente e concluir a leitura dessa vez.

    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselly,
      As vezes não estamos no clima para alguns assuntos retratados, não é? Espero que retome a leitura e que seja agradável =]

      Bjs

      Excluir
  10. Eu acho que teria que ler para entender, mas ele tirou o filho da escola por um período de tempo apenas (tipo um ano), ou nada foi pre-determinado? Porque foi um risco bem grande. E concordo que o cinema tem muito a nos ensinar, mas não acredito que um ensinamento exclua a necessidade do outro (no caso, filmes e escola). Fiquei curiosa para conferir.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samy,
      Foi realmente um risco muito grande, não é algo comum de se ver mesmo, um não exclui a necessidade do outro e é justamente esse ponto: questionar e ensinar, o objetivo dele sempre foi alcançar o Jesse e fazê-lo ver seu próprio potencial e ele parecia não enxergar isso na escola. Na verdade foram três anos...rss
      Espero que leia o livro, gostaria de saber suas impressões pós leitura =]

      Excluir
  11. Antes de tudo quero parabenizar pela sua cara de pau hahahahahaha
    E sobre o livro eu já ele nas promoções da vida, mas nunca parei para ler sinopse ou até mesmo pesquisar,sua resenha é o primeiro contato que tenho com ele e confesso que gostei, mas não estou no clima para ler algo nesse tipo, mas já ta anotado ^^
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa,
      Fico feliz de lhe proporcionar a chance de conhecer esse livro e que tenha anotado para futura leitura, com certeza são incontáveis histórias que passam despercebidas e que esperam uma chance...
      hahahahahahahahaha Obrigada, foi uma experiência divertida =]

      Excluir
  12. Olá, Thaise!

    Achei super bem feita sua resenha!
    Até leria o livro, vou colocar na minha lista que não está nada pequena!
    Sucesso para o blog.
    Abraços,

    Tony

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony,
      Nem me fale dessas listas extensas hahahaha Quando ler, passa aqui para dizer o que achou.
      Fico muito contente que tenha gostado e espero sua visita mais vezes *_*

      Excluir
  13. Olá!
    Passei a resenha toda sem ligar o nome do personagem ao autor, só percebi no final quando você falou que era uma autobiografia, pelo jeito da sua resenha e a história eu pensei que fosse um livro normal. Pela primeira vez na minha vida fiquei com vontade de ler uma biografia haha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Eu não leio muitas biografias Kah, mas algumas realmente chamam atenção, gostei da relação pai e filo. Porém, a principio o que me interessou mais foi me reeducar quanto aos clássicos do cinema. Tomara que você leia e tenha uma boa primeira experiência com biografia ;)

      Bjs

      Excluir
  14. Oi Thaise, sua linda, tudo bem
    Antes de mais nada, preciso falar: eu amo essa música da Elis, é uma das minhas preferidas. Só por você citá-la, já ganhou meu coração!!!!!!
    Achei muito importante frisar que nem os pais e nem ninguém deve incentivar o filho a não ir à escola. Mas achei super válida a atitude desse pai, em primeiro, tentar ensinar coisas ao filho de uma forma diferente, para chamar sua atenção. E, depois, foi o modo perfeito de estar com o filho, criar um laço. A história parece ser muito interessante. Gostei muito da sua resenha!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila, estou bem sim e você?
      Meus pais amam escutar Elis Regina,Tim Maia e afins então tenho um gosto variado, Como nossos pais é realmente linda em significado e melodia... Quanto ao livro, foi realmente uma atitude arriscada do David, mas ele soube ver que naquele momento seria fundamental, foi bonito ver como ao longo do tempo eles se uniram.

      Bjs

      Excluir
  15. Olha tenho que confessar que gostei bastante da sua resenha.
    Parabéns, até porque a Taty soube escolher bem suas resenhistas. A maneira como você desenvolve ficou espetacular. Sério. Eu ainda não tinha visto esse livro e gostei da trama. Me parece ser um livro muito bom. Eu leio pouca Biografia, mas eu acho que esse em si eu iria gostar bastante por conta das dificuldades do personagem. Acho que quando um livro nos passa uma mensagem e uma lição sempre é bacana. Eu acho que vou dar uma pesquisada para ver se leio também. PARABÉNS de verdade viu? Ficou fantástico!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-menino-de-vestido.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,
      Poxa fiquei mega feliz com o elogio, de verdade nem sei o que dizer, além de muito obrigada!!! Também não leio muita biografia, mas esse livro nem parece tanto com o gênero, fora que dá para aprender e conhecer muitos filmes e os diálogos valem a pena. Caso leia, me fala o que achou?

      Bjs

      Excluir
  16. Oi, flor!
    Desconhecia esse livro e gostei muito da proposta, especialmente por ser uma autobiografia. Achei legal da parte do pai se reaproximar do filho e usar do cinema para educá-lo. Fiquei realmente curiosa sobre como tudo se desenvolveu na história. Só fiquei em dúvida sobre a menção ao James Dean… *boiei*.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine,
      Eu nem falei do James Dean direito, não é? Ele era um ator nos anos 50 que foi um ícone com filmes que falavam sobre a rebeldia dos jovens, e estourou as bilheterias do cinema com o filme Assim Caminha a Humanidade, mas ele morreu muito novo em um acidente, nem teve tempo de curtir muito todo sucesso estrondoso que fez.No livro O Clube do Filme tem uma passagem sobre ele e eu fiquei apaixonada rss

      Bjs

      Excluir
  17. Oi, tudo bem?
    Já vi esse livro em promoção várias vezes, mas sempre tive receio de comprá-lo. Conhecendo um pouco mais fiquei bem curiosa para ler o livro. A sua história de como conseguiu o livro foi demais, estou tentando imaginar a cena hahah

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui este livro ativando a falta de vergonha nível máximo hahahahahaha
      Que bom que despertei sua curiosidade, espero que aprecie a leitura.

      Bjs

      Excluir
  18. Olá!
    Não conhecia o livro e parece ser uma ótima história. Bem construtiva.
    Quem sabe não leia em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tahis,
      Espero que leia sim, tem ótimas menções ao cinema.

      Bjs

      Excluir
  19. Oi Thaise adorei seu post, por que simplesmente me fez conhecer esse livro de uma outra forma...
    Obrigada pela dica e sensacional a forma que o livro chegou ate você!!

    Beijos

    http://devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviana,
      Obrigada pela visita, fico contente que tenha gostado da apresentação do livro e de como ele veio parar em minha estante =]

      Bjs

      Excluir
  20. Olá!
    Eu não sou muito fã de autobiografia. Mas a história perece ser bem legal.
    Não sei se leria agora, mas vou deixar aqui anotado.
    A sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo