09/03/2015

6 [RESENHA] Divergente - Veronica Roth

Titulo: Divergente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 502
Estrelas: 5/5

Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.


Em um futuro distante na cidade de Chicago a sociedade foi dividida em cinco facções - Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. Quando os jovens completam 16 anos são submetidos a um teste de aptidão e então devem escolher uma facção entre as cinco.

Beatrice nasceu na facção da abnegação, mas nunca sentiu que se encaixava ali. As pessoas da abnegação são altruísta, sempre ajudam ao próximo e principalmente aos sem facções que são desprezados pelas demais facções e por serem altruísta foram os escolhidos para serem membros do (governo) que mantem a ordem na cidade.
Aos 16 anos Beatrice e seu irmão Calebe são submetido ao teste de aptidão para saber em qual facção melhor se encaixam... Esse teste muda completamente a vida de Beatrice.
Ao final do teste Beatrice descobre que ela não se encaixa em somente uma facção, mas sim em três, o que chamam de divergente. Tori (a mulher que realizou o teste em Beatrice) explica que ela não pode contar para ninguém o verdadeiro resultado do seu teste, pois se descobrirem que ele é divergente eles a mataria.
Beatrice vai para casa sem saber o que fazer (o teste deveria facilitar sua escolha) no dia seguinte ela escolhe sua facção permanente e sua vida muda completamente.
Na sua nova facção ela será submetida a diversas provas de competições que determinará quem será membro de uma vez por todas dessa facção. Beatrice muda o nome para Tris, conhece um rapaz, lindo, surpreendente, misterioso e perturbador, logicamente ela se apaixona por ele.
A cada prova de competição fica mais difícil manter em segredo seu verdadeiro resultado do teste de aptidão, mas Tris também descobre que esse segredo pode também salvar não somente ela, mas sim a todos que ela ama.

Eu ouvia muitos comentários positivos sobre essa trilogia, mas como um amigo malvado tinha me contato o final da trilogia eu não quis ler na época, mas em janeiro eu estava na loja americanas aqui na minha cidade e vi que o livro estava em uma promoção, não resisti e comprei, comecei a ler imediatamente, até porque eu queria assistir o filme, e bom! ameii.
Não posso dizer que me identifico plenamente com a Tris, pois não tenho toda aquela coragem que ela tem, mas gosto do fato dela ser forte, determinada e não fazer rodeios em nada. O Quatro é lindo, e frio (perfeito). Amei a escrita da autora, odiei quem deveria odiar e amei quem deveria amar.
Logo depois assisti o filme e fala sério... O livro é bem melhor, mesmo que o filme não seja horrível, mas faz favor heim. Que cachorro era aquele gente? lkkkkkkk e a Tris do livro é muito mais corajosa e forte do que a do filme. Onde foi parar a cena do Quatro colocando a arma da cabeça do idiota do Peter? e a pessoa que morre logo no inicio? (Não é spoiler gente kkkk pelo menos não é um spoiler importante). Bom! o livro é melhor.

Quero terminar a trilogia ainda esse ano, até por que insurgente estará em breve nos cinemas (ou já foi?)
Mas é isso pessoal, não vou ficar falando muito, pois acho que todo mundo conhece essa história né? Então vamos as quotes :3


QUOTES


Com o passar do tempo, o vazio desaparecerá, como ocorre quando um órgão é removido e os fluidos corporais preenchem o espaço que deixou. Os humanos não conseguem tolerar o vazio por muito tempo. - Pág 51
O abismo serve para nos lembrar que há um limite tênue entre a coragem e a estupidez! - Pág 72
-Estou desenvolvendo uma teoria.
-E o que diz sua teoria?
- Que você está pedindo para morrer. - Pág 77
A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela. - Pág 111
[...] a melhor maneira de ajudar alguém é simplesmente ficando a seu lado. - Pág 203

E aí? Quem já leu o livro ou assistiu o filme? Deixe um comentário.
Beijinhos e até a próxima
6 comentários via Blogger
comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Oi! Olha eu aqui. :)
    Eu havia lido ontem a sua resenha pelo celular...
    Nossa muito linda! E merece mesmo 5 estrelas.
    Eu não imaginava que ela seria mais corajosa ainda! Agora tô com mais vontade de ler divergente...
    Se eu não conseguir ler a tempo Insurgente, irei ver mesmo assim e depois leio e tiro minhas dúvidas.

    Bjs! Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  2. @Marcio Silva
    Oii
    Obg Marcio :3
    Eu achei a Tris do livro mais corajosa sim e recomendo muitooo o livro heim. Eu não vou assistir insurgente até que eu leia o livro kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Eu amei sua resenha!! Divergente é um dos meus livros de distopia favorito, e tenho certeza que você vai amar os próximos livros. rs Eu também estou ansiosíssima por Insurgente, acho que eles mudaram algumas coisas mas se a autora gostou tenho certeza que também vou gostar. E, ah leia o livro antes de ver o filme. rsrsr
    Beijos;
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  4. @Marina Santos Oi flor. Que bom que gostou da resenha heheheh.
    Vou com certeza ler o livro primeiro kkkkkk :D


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei de Divergente, gostei mesmo. Mas acho que faltou alguma coisa pra me fisgar. O filme me empolgou bem mais que o livro, e eu acho que grande parte desse problema é pelo tanto de spoiler que eu recebi da trilogia, principalmente de Convergente, o que fez a minha vontade de continuar, diminuir bastante. Mas pretendo ler Insurgente pra poder ver o filme, talvez eu me empolgue mais kkkkk
    Beijos!

    Vício Literal

    ResponderExcluir
  6. @Sara Caroline Lopes Foi o mesmo que aconteceu comigo, muito spoiler kkkkk, mas resolvi ler e gostei. Não acredito que vc tenha gostado mais do filme.
    Vou ler insurgente primeiro tmbm
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo