08/06/2018

14 [ RESENHA ] O Marquês

Título: O Marquês
Autora: Luís A. Delgado
Editora: Autografia
Páginas: 296
Estrelas: 4/5
Da floresta onde vivem a Louca da Ermida, o fantasmagórico Arvoredo e o Eremita com escritos sobre outros mundos, Augusto seguirá tentando lembrar-se de quem é e de onde veio, voando por planícies castanhas em sonhos enigmáticos, acompanhado de vozes de antigos xamãs e de espíritos. Ele não sabe da teia de poder que mãos de nobres teceram no passado, em uma vila, não sabe que veio da morte, mas fará de tudo para o saber, arremetendo contra muitas sombras em uma conspiração que se revela a cada página, pois que sente outro coração com delicada voz chamando-o de volta. Acordará?

Recebi esse livro de parceria e fiquei bem interessada pela sinopse.
A história conta sobre Augusto, um homem que acorda dentro de um rio todo machucado e sem memória. E ao levantar sai em caminhada pela floresta para tentar achar alguém ou algo que o ajudasse. Nessa caminhada consegue lembrar de seu nome e de dois fatos de seu passado, mas que não o ajudam a entender seu passado. Continuando nessa busca ele encontra duas pessoas, além de ajudar na recuperação dos machucados, que introduzem um dos assuntos principais da história que é a religião. Uma dessas pessoas é uma freira de uma igreja abandonada e um Eremita que estuda espiritismo. E essas pessoas criam um monte de questionamentos na mente do personagem.

Um fato acontece e impulsiona Augusto, ainda sem memória, a seguir caminho e assim encontra uma vila. Esta que atrai o personagem, mesmo que ele não seja bem recebido na mesma. E logo é compreendido que nessa vila estão as respostas para todas as perguntas de Augusto.  Nesse local são apresentados os personagens que são importantes para história e que estão envolvidos no grande mistério. O livro se passa no passado, mas sem data exata, como é explicado no prólogo.  

“Esta estória se passa em um tempo quando não havia eletricidade; as pessoas usavam lamparinas, tochas e fogueiras para se iluminarem, além de se locomoverem, apenas, por carroças, carruagens e montadas em cavalos, mas mesmo assim, não se pode determinar uma data precisa”


Como o livro é um misto de suspense e mistério, fica difícil fazer um resumo dele e não contar algo que possa estragar o mistério.
Eu fiquei bem interessada e ansiosa para descobrir o motivo da perda da memória do personagem e de todos os mistérios que aparecem no livro. Mas só fui realmente embarcar na história próxima a página 100, quando o assunto sobre espiritismo foi apresentado. Antes disso o livro é mais parado, falando mais sobre a caminhada dele na floresta e procurando alguém.

O livro é escrito em 3º pessoa, assim permitindo que o autor narrasse pensamentos de vários personagens. A escrita do autor é bem descritiva, o que ajuda muito a entender e a imaginar todos os cenários por onde o personagem passa. Os diálogos são em um português mais rebuscado, caracterizando o período em que se passa a história, que me causou uma dificuldade em ter uma leitura mais rápida por não estar acostumada, mas não é algo ruim ou que atrapalhe. Pode causar uma estranheza em alguém, que assim como eu, não está acostumado a esse tipo de escrita. 
“Augusto enfrentava a dor da perda aparentemente como se fosse a primeira vez, mas seu coração já tinha sofrido algumas parecidas como aquela antes, talvez não tão grandes, mas muito fortes.”

Como disse antes a escrita do autor é bem descritiva, mas essa característica que foi boa em ambientar o local, foi ruim em outro ponto. Achei que o autor descreveu demais histórias de vida de alguns personagens que, ao meu ver,  não eram necessários. Teve alguns momentos que pensei “mas para quê preciso saber disso? Essa história vai interferir o livro no geral?”. E por conta disso eu não consegui me aproximar muito dos personagens, o único que fiquei mais interessada foi o Eremita. E também não consegui captar exatamente a personalidade do Augusto. Ficou algo superficial para mim, não senti uma profundidade que normalmente gosto de ler. Esse ponto negativo é uma opinião de uma pessoa que gosta de sentimentos, relações mais trabalhados e mais enraizados. Mas isso é algo de gosto, talvez você goste de enredos mais leves.

A questão da religião abordada levanta algumas ideias bacanas, como algumas pessoas seguiam o líder religioso cegamente, sem questionar as falas. E como o padre era visto como poder máximo e de alta influência. Mostrando assim o grande poder que igreja católica tinha. E levantou também sobre como extremismo religioso não é legal. Além de como as pessoas não aceitavam, ainda não aceitam bem, outro tipo de religião. O tema sobre espiritismo me deixou bastante animada, mas por gostar do tema, queria que fosse mais comentado.  

Apesar dos pontos negativos que achei, eu embarquei na história e quis saber logo como acabava. Não senti que atrapalharam a leitura no geral. A escrita do autor é boa e achei os temas abordados interessantes. Por isso nota 4.


14 comentários via Blogger
comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Olá
    Li esse livro também e gostei, apesar de não gostar anto de livros de época, pensei que iria me interessar quase no fim quando tudo se revela mas não , até assustei kkkk.
    Pela sinopse não dava muita coisa mais no geral foi uma boa leitura.
    Gostei da resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A leitura no geral é bem agradável. Tem seus pontos fracos, mas nada que atrapalhe tanto a leitura.

      Beijos

      Excluir
  2. Não conhecia livro nem sua história, mas confesso que não faz meu tipo de leitura então dificilmente eu me vejo lendo, então deixarei a dica passar dessa vez, mas mesmo assim obrigada por ela.

    Abr.

    ResponderExcluir
  3. Oiieee

    Não conhecia esse suspense, achei legal essa mistura de religio com mistério que suscita no leitor diversos questionamentos. Realmente parece ser um livro bem interessante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Esse foi o ponto forte do livro. E obrigada pelo comentário

      Beijos

      Excluir
  4. Olá! Eu costumo gostar muito de livros de época, mas sou mais apaixonada por romances. Apesar de também adorar mistérios e suspenses, algo na premissa não conseguiu me prender, por isso passo a dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? A história não me interessou, mas acho que leria justamente por isso, para ver se me surpreenderia. Eu não sou ligada à temáticas religiosas, mas achei ótimo o autor contestar a fé cega e lembrar que a Igreja, antigamente, tinha um poder quase que supremo na vida social cotidiana. Que pena que o interior dos personagens não foi bem trabalhado, eu também teria essa opinião, pois gosto demais se entender as essências delas, especialmente porque acredito que são as personagens que fazem uma história. Não conheço a obra e o autor, mas achei que a capa não diz quase nada sobre a história. Obrigada pela dica mesmo assim :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo e você?

      Acho essas críticas boas para sempre lembrar como era a supremacia católica. Eu tentei e realmente não consegui pegar a essência dos personagens. Obrigada pelo comentário.

      Beijos

      Excluir
  6. Olá!

    É uma pena aue2 a história tenha sido um pouco morosa, mas que bom que você conseguiu aproveita-la de algum modo. Espiritismo é algo que me chama a atenção, misturado a ficção, se bem utilizado, pode ser uma boa pedida. Obrigada pela indicação!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Gostaria que a parte espírita tivesse mais destaque. Obrigada pelo comentário.

      Beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Fiquei com a impressão de ser uma história com uma narrativa bem arrastada, talvez pelo tema e ambientação.
    Não sei se pegaria para ler no momento, mas apesar das suas ressalvas em alguns pontos da trama, gostei de conferir suas impressões sobre essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Em alguns pontos realmente foi uma leitura arrastada. Obrigada pelo comentário.

      Beijos

      Excluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo