24/03/2018

29 [ RESENHA ] Vanessa

Título: Vanessa
Autora: Denise Dias
Editora: Editora Chiado
Páginas: 108
Estrelas: 1,5/5
Livro: Cedido pela Chiado
"A vida de uma adolescente nunca é fácil e Vanessa não é exceção: está completamente apaixonada pelo melhor amigo Frederico, que tem namorada; a melhor amiga, Andreia, está a passar por uma perda difícil e Hugo, o seu grande amigo de infância, tem anorexia.
A isto tudo, junta-se o dia-a-dia na escola, ao mesmo tempo que vai descobrindo a sua vocação pela música e quem é realmente." 


Vanessa é apaixonada pelo melhor amigo, Frederico que namora Penélope (Uma garota bem ciumenta ), as duas claramente não se dão muito bem, principalmente por que a namorada não é nada boba e já percebeu que os sentimentos de Vanessa por Frederico não é de amizade apenas. Ambas vivem em guerra.

Andrea amiga de Vanessa está com a mãe doente que infelizmente acaba falecendo logo no começo do livro. Hugo, também amigo de Vanessa que tem anorexia começa a desmaiar cada vez com mais frequência. E Frederico (o Crush) só consegue vê-la como uma amiga.

Obs: Desculpe por não falar mais do livro, mas esse é basicamente o resumo de tudo... Juro!

Essa é uma resenha muito difícil para mim, pois assim que terminei o livro fiquei pensando se seria muito chato da minha parte dar uma nota tão baixa para um livro que foi escrito por uma menina de 16 anos apenas. Mas infelizmente não consegui aumentar a nota e nem estaria sendo honesta se o fizesse. 


A palavra que resume o livro é "superficial" sei que estamos falando de um livro para adolescentes com aquele drama bobinho da mocinha apaixonada pelo melhor amigo, ensino médio e tal, mas a maneira que foi desenvolvido foi extremamente superficial. Já li livros maravilhosos com o mesmo drama, só que muito bem trabalhado.

O que chamou minha atenção para o livro foi primeiramente a capa, achei muito fofa (é claro que eu já sabia que seria um livro com um enredo mais básico, leve e adolescente, só não esperava que fosse tão básico hahaha) e em segundo lugar a sinopse que deixa claro que o livro não trataria apenas sobre o fato da menina estar apaixonada pelo amigo, mas também temas mais fortes seria abordado, como por exemplo anorexia e o luto.

O problema é que tudo fica muito superficial, por exemplo o tema anorexia, só é relatado a internação e desmaios do garoto amigo de Vanessa que tem a doença. A autora não passou nem mesmo informações básicas sobre a doença e acontece o mesmo no caso da amiga de Vanessa que perde a mãe, tudo é relatado com uma certa rapidez e de maneira bem rasa. O livro fica focado mesmo no drama de Vanessa ser apaixonada pelo melhor amigo, outra coisa que mesmo tendo o foco central, foi trabalhado de maneira corrida, sem aprofundamento, principalmente o final que foi ainda mais corrido.

Os únicos pontos positivos do livro é primeiramente o trabalho editorial, que está perfeito, capa, folhas amarelas e grossinhas que são marca registrada da editora chiado, espaçamentos, fonte em ótimo tamanho. 
Segundo a leitura é bem fluida apesar de tudo, o livro pode ser lido em uma tarde tranquilamente. E embora todos os pontos negativos, acho que adolescentes vão curtir o livro, tenho certeza que eu teria amado ler o livro quando tinha cerca de 10/12 anos.

Obs²: O livro está em português de Portugal, mas isso não atrapalha em nada, achei até interessante e aprendi umas palavras novas também hahha.


29 comentários via Blogger
comentários via Facebook

29 comentários:

  1. Achei legal o fato da autora ser bem novinha, mas entendo o seu sentimento. Também fico assim quando leio algo que não me agrada e fico pensando muito antes de publicar uma nota baixa. Mas precisamos ser sinceras, né? Não te agradou e pronto. Lendo a sinopse eu já sei que não daria uma chance pra história =/ Obrigada pela sinceridade.

    Beijos

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Pois é. É maravilhoso saber que tem pessoas tão novinhas escrevendo livros, sabe? Tão dedicada desde cedo, mas gosto de sinceridade e não estaria sendo se falasse que o livro é bom.

      Excluir
  2. Olá!
    É bem triste quando a gente espera uma história com um pouco mais de profundidade em alguma coisa e isso não acontece. Entendo bem o seu sentimento, ainda mais sendo a autora nova, o que nos dá um aperto de dizer alguma coisa. Mas acredito que ela vai evoluir bastante daqui para frente. Gosto muito de livros infanto juvenis até hoje, mas essa coisa da superficialidade me deixou um pouco desanimada, então não sei se me arriscaria em conhecer.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente dificil.
      Acho que ela tem potencial sim. Espero um dia ainda ler um outro livro dela.
      Entendo flor.

      Excluir
  3. Entendo o seu ponto de vista, às vezes a escrita também precisa amadurecer. Mas é algo muito bom que ela tenha se aventurado a escrever e publicar sua história.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, tenho certeza que o proximo livro dela terá mais maturidade e profundidade.

      Excluir
  4. Uma pena o livro ter sido tão superficial, pois a capa do livro é uma graça, de encher o coração. Pelo que mencionou, ela até abordou assuntos pertinentes, como anorexia, mas fazer isso de qualquer jeito se torna até feio. Pelo visto o capista foi melhor que o escritor rsrs.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma fofura a capa né? Eu achei uma graça também.
      Pois é, os temas são bem complexos, uma pena que ela não soube trabalha-los.

      Excluir
  5. Oi, Taty. Eu gosto bastante de livros juvenis, mas tenho sido cada vez mais seletiva com eles e esse é um que eu não leria. Não é pela idade da autora, já li livros maravilhosos escritos por adolescentes (Ana Beatriz Brandão, por exemplo, que o primeiro livro dela que eu li ela escreveu aos 14 anos se não me engano e me apaixonei por ele), mas por essa superficialidade em abordar os temas. Acho que, mesmos sendo um livro para um público mais jovem, é preciso pesquisar muito antes de publicar e poder falar com mais propriedade sobre os temas presentes na trama, a leitura pode ajudar muitas pessoas que passem pelos mesmos problemas ou dificuldades e encontrar livros tão rasos pode não ser uma boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro livros juvenis, mas realmente dessa vez não rolou.
      A Ana arrasa mesmo. Falou tudo flor, acho que realmente o que faltou foi pesquisa.

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Que pena que o livro seja tão superficial, afinal os temas abordados são de extrema importância, ainda mais na adolescência. Ela com certeza poderia ter pesquisado e explorado mais o tema, mas por conta da idade percebo que faltou maturidade para desenvolver melhor o trabalho! Gostei da sinceridade!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo né? Temas bem interessantes para adolescentes principalmente.
      Obrigada flor.

      Excluir
  7. Oi.
    Acho que a honestidade é extremamente importante, caso contrário as pessoas não seguiriam mais suas dicas. Então parabéns por isso.
    Quanto ao enredo, parece ser voltado bem ao público adolescente mesmo, já que aborda bem superficialmente os temas mais sérios.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Barbara.
      Realmente, é para um publico bem adolescente. Mas mesmo assim acho que deveria ter uma certa profundidade nos assuntos abordados, principalmente por ser temas tão presente no meio adolescentes.

      Excluir
  8. Não conhecia a obra,gostei muito da capa.
    Uma pena a leitura não ter fluido tanto para você. É bem decepcionante quando isso acontece, né?!
    Gostei de saber sua opinião.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Uma pena a autora não ter conseguido trabalhar bem o livro. Acho que ela acabou colco ando muitos elementos e desenvolveu em poucas páginas o que pretendia, o que deixou a impressão da superficialidade. Não é o livro que eu leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Fiquei bem triste, pois se fosse mais trabalhado teria ficado um livro bem interessante.

      Excluir
  10. Olá, tudo bem? Eita, é complicado mesmo resenha um livro que a gente acaba não se identificando. Confesso que só pela sinopse não me interessaria por abordar uma faixa etária que já não é mais tanto do meu agrado. Somado a sua resenha e a nota dada, passo longe. Ótima e sincera resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é um livro que eu não me identifique. Eu adoro essa temática. O problema aí foi realmente a superficialidade. A sinopse como eu disse, me agradou muito, mas não teve profundidade nos temas mais interessantes, nem mesmo o romance foi bem desenvolvido.

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    É tão ruim quando não gostamos de um livro néh? Pela sinopse eu já percebi que é um livro que eu não lerei tão cedo, gostei muito de você ter exposto a sua opinião me maneira clara e objetiva, mas, principalmente por não ter ofendido ao autor.
    Amei a sua resenha, ficou super sincera! Fiquei indignada com um certo livro que li umas quinze resenhas positivas sobre ele, dando cinco estrelas e tudo mais, quando fui ler, encontrei vários defeitos, incluindo erros de português que me irritaram muito.

    Beijos e abraços!
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Jennifer! Tudo bem?
    Eu realmente não suporto superficialidade. Imagino que deve ter sido mesmo uma leitura frustrante, mas até que dou algum desconto para a autora porque ela ainda é muito nova e provavelmente está no caminho para melhorar. Pelo menos eu torço para que sim.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Sinto muito por ter sido uma leitura tão mais ou menos! Fico tão frustrada quando isso acontece, e é uma pena que a autora tenha explorado tão pouco. Acho que as vezes as pessoas sonham com o mercado editorial, mas acabam fazendo tudo tão ágil na ansiedade de ver publicado, que não conseguem ver os pontos que deveriam ser melhor trabalhados. Acho que não faz meu gênero, mas que bom que é fluído e pode agradar um público mais novo.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Esse livro tem uma trama que gosto bastante amigos que são apaixonadoas desde a infância, mais ele não me parece um livro que me instiga a ler pois esse livro me parece infantil então eu passo a dica

    ResponderExcluir
  15. esse tipo de leitura não me chama a atenção, sinceramente
    ainda bem que ainda existem opiniões sinceras, ainda mais quando se trata de uma historia bem rasa

    ResponderExcluir
  16. Olá Taty, não conhecia o livro e se olhasse só a sinopse ficaria curiosa para lê-lo, uma pena que a autora tenha trabalhado tão superficialmente o enredo =/

    ResponderExcluir
  17. Oi

    Que pena que você não curtiu tanto o livro, talvez para um público mais jovem seja ideal vi um excesso de temáticas que podem trazer confusão na hora de trabalhar. Bom, espero que a autora não desista da escrita.

    ResponderExcluir
  18. É bem chato mesmo quando a gente dá notas tão baixas, sobre o livro ser superficial, já li algo que tinha sido escrito por alguém da mesma faixa de idade e foi tão superficial quanto você diz na sua resenha. É bem trágico, mas a gente tem que ser honesta né?

    ResponderExcluir
  19. Uma pena o livro ter sido superficial, ainda trazendo em sua trama os temas de anorexia e o luto. O fato da autora ter tão pouca idade também contribui, o que não é uma regra, mas vejo que é uma experiência de aprendizado para a mesma, que vai se aperfeiçoar com as críticas construtivas. Desejo sorte e empenho.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo