03/05/2016

19 [ RESENHA ] Conversando com Casais Grávidos

Título: Conversando com Casais Grávidos
Autor: Teresa Garbayo dos Santos
Editora: Primavera Editorial
Páginas: 148
Estrelas: 4/5
Livro: Cortesia da Primavera Editorial.

Conversando com casais grávidos, de Teresa Garbayo dos Santos, resultado de seus estudos como psicóloga e de sua experiência de vida, amplia o conceito da gravidez ao incluir o homem, desde o início, nesse momento importante na vida de um casal, e que geralmente é reservado apenas às mulheres. Considera o homem como cúmplice da parceira desde o início da gravidez, dividindo as obrigações e as realizações.
O livro, escrito sob a forma de minitextos e com uma linguagem de fácil compreensão, pode ser lido em conjunto, possibilitando ao casal trocas imediatas acerca dos temas, que abrangem o início do relacionamento, a formação e o crescimento da família, os vários momentos do ciclo de vida familiar; apresentando respostas simples para os problemas e os desafios vivenciados pelos casais.

Solicitei esse livro por conta da minha gravidez, e principalmente porque tanto o pai quanto a mãe podem ler o livro.  Assim que o livro chegou meu marido já começou a ler e gostou muito, depois que eu li fiquei pensando em como resenhar o livro já que ele é escrito por minitextos, mas enfim... Vamos a resenha.



O livro inicia com uma introdução maravilhosa onde a autora fala que os nove meses de barriga crescendo é aquele tão conhecido 15 minutos de fama (concordo completamente), mas o homem acaba recuando um pouco, pois acaba se sentindo como se fosse um penetra em uma festa que também é sua. E se pararmos para pensar, isso é verdade, todo mundo paparica apenas a mulher grávida e esquece que não é apenas a mulher que está gravida, mas sim o casal.
E nisso a mulher acaba sendo a atriz principal e o homem o coadjuvante, o que é triste. A autora ainda diz que esse fato permanece até depois do nascimento do baby.

O primeiro capitulo se chama O Casal que vai falar sobre o inicio da relação, o casal se aconhece, se apaixonam, iniciam um namoro e etc... O que achei interessante é as perguntas que ela faz no decorrer dos textos, por exemplo: Esse casal realmente se conhece? Sabem por que se escolheram entre tantas pessoas? E então ela vai falando sobre as diferenças que no decorrer do relacionamento acabamos descobrindo, o que é verdade. E vai explicando como viver com a diferença do outro, como entender o outro. Enfim, esse capitulo foca no casal.


O segundo capitulo se chama O Casal Grávido, então esse casal descobre que vão ter um bebê. Nesse capitulo aprendemos que o casal deve tirar um tempo para eles, para conversarem, saírem etc... 

O que achei bacana são os lembretes ou conselhos que a autora separou, para o papai fazer e para a mamãe. O da mamãe diz como ela deve se cuidar. 

O do papai pede para ser paciente, pois sua mulher agora passará por uma montanha russa de sentimentos, aconselha ele fazer uma massagem nela quando seus pés estiverem doendo, ou suas costas, dizer o quanto ela está bonita grávida e o quanto a ama. Isso é algo muito importante.

Enfim, esse é um capitulo que vai orientar esses pais a lidar da melhor forma com a gravidez e o que achei ainda mais legal é que em tudo pede a participação do homem, até mesmo a escolha de roupinhas e a decoração do quarto. Fiquei feliz, pois eu e meu marido estamos fazendo tudo certinho ehhehe.

O livro fala desde o inicio de um relacionamento, até a primeira, segunda gravidez. Até mesmo quando os filhos já estão maiores. Simplesmente achei o livro bem completo, todo casal deveria ler, nem que leiam apenas o primeiro capitulo e depois guardem o livro para quando surgir um baby.
Achei as dicas maravilhosas, tanto eu quanto meu marido gostamos muito e vamos colocar em pratica muitas coisas que ainda estão por vir.


 

A diagramação está bem simples, mas ainda assim linda, tem algumas ilustrações bem legais. O livro é muito bom, pois não foca apenas em um tema, mesmo tendo um como principal e alvo, mas ele passa por todas as fases de nossas vidas no relacionamento e lado familiar. Então, Conversando com casais grávidos vai me ajudar não só nessa nova fase da minha vida, mas nas que estão por vir também.

Aqui está um casal (eu e meu marido) que recomenda muito esse livro. 

Uma boa leitura!

19 comentários via Blogger
comentários via Facebook

19 comentários:

  1. Comecei a pouco tempo a acompanhar seu blog e não sabia que você estava grávida. Meus Parabéns!!!
    Mesmo não sendo casada nem tendo filhos, eu tenho noção da importância que a cumplicidade do casal tem em um momento tão maravilhoso como esse. Adorei o que você disse sobre esse livro e com certeza vou indicar para os casais que eu conheço.


    http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda ♥
      Aiiii que fofa, que bom que gostou e espero de verdade que as pessoas que vc indicarem gostem do livro também

      Excluir
  2. Ah legal saber que ele é escrito por mini textos. Eu não sou mãe ainda, mas imagino que o livro deve ser muito interessante, especialmente diante de um momento tão especial na vida de um casal. E que legal que vocês dois leral, significa muito, acredito eu. Significa cumplicidade, união e muita compreensão nessa época tão empolgante. Adorei seus comentários e irei recomendar o título para um casal de amigos que está passando pela mesma fase.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Muito legal,, principalmente porque ambos os pais podem ler. Parabens por sua gravidez. Adorei a capa

    ResponderExcluir
  4. Sério que seu marido leu? Que atencioso gente!!! (ele costuma ler ou só leu por conta do tema do livro?) Achei um livro muito fofo e com valiosas instruções, se meu marido tivesse livro quando eu estava grávida eu teria recebido massagens!!!! Não pretendo engravidar novamente, mas se acontecer com certeza eu vou comprar esse livro. Mesmo que eu não engravide, acho um ótimo presente para gravidinhas e futuros papais.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo!!! Não conhecia o livro e já esotu mega curiosa para ler. Nem toda a literatura do mundo pode nos nos dar as verdadeiras e certas respostas no trabalho de ser mãe, mas que ajuda, e muito, isso não tenho dúvida.
    Dica mais que anotada.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Taty, tudo bem?
    Esse livro parece ser realmente de grande ajuda para pais de primeira viagem. E é realmente um fato triste o que você disse, quando a mulher está grávida ou vira mãe, o papel do pai não é muito valorizado, e muitas vezes eles preferem nem assumir essa responsabilidade, o que me deixa muito revoltada. Mas fico feliz que vocês dois estejam unidos nesse momento importante, é fundamental que a criança cresça tendo mãe e pai presentes.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    quem dera eu tivesse tido a oportunidade de ler esse livro quando estava grávida, concordo com vários pontos que você ressaltou, o principal deles é essa retração que o homem sofre durante a gestação, meu marido ficou assim, apesar de eu ter tentado envolvê-lo durante a gestação, ele parecia se sentir um intruso e as vezes até deslocado. Achei super válido um livro como esse existir, vai ajustar muitos casais nesse período de transição.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  8. Oie, adorei a dica do livro e não sou mamãe mas fiquei curiosa para ter na estante, que bacana que ele foca no relacionamento e traz conselhos adorei e que bom que foi útil para vocês dois. Que venha o baby

    ResponderExcluir
  9. Oi, Taty.

    Primeiramente, parabéns pelo seu bebê. Que venha com muita saúde e que Deus ilumine o caminho de vocês. Eu não conhecia o livro, mas apreciei a dica. Casais que estão planejando ter filhos e tal, vejo que esse livro será uma boa pedida. Fico feliz que você e o seu marido tenha curtido o livro e que vocês tenham tirado um bom proveito da obra.
    Beijos!

    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiee Taty ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas gostei dele :) Agora que você mencionou sobre os 15 minutos de fama, eu parei para pensar. Pior que é verdade mesmo, nunca tinha reparado nisso. Parece ser um livro maravilhoso para casais grávidos.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  11. Taty lindona não conhecia o livro mas achei muito interessante e concordo com o livro tudo é a mãe o pai fica meio de lado, gostei muito das ilustrações e a escrita como foi apresentando os temas em mini textos. Parabéns pela linda gravidez. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oie linda. Primeiro parabéns pela sua gravidez que seu filho venha com muita saúde e que possa iluminar ainda mais a sua vida e a de seu marido. Eu já passei por duas gravidez na vida e acho que não pretendo passar por mais nenhuma. Rsrs . Mas acho que se eu tivesse conhecido esse livro antes com certeza o teria comprado para seguir algumas dicas! Pois acho bem válido. Principalmente quando estamos esperando nosso primeiro filho e são tantas as dúvidas que surgem!
    Com certeza vou indicar para as minhas amigas gravidinhas!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Parabéns pelo baby! Desejo muita saúde e felicidade.
    Gostei muito do livro. Dá para ver que é bem caprichado nos mínimos detalhes. Muito importante receber dicas nessa fase.
    Vou indicar para minha prima que está grávida.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Olá Taty,
    Esse livro parece ser muito amorzinho, adorei conhecê-lo.
    Fiquei com muita vontade de ler - mesmo não estando casada nem grávida.
    Achei legal você ter percebido que estão fazendo as coisas certas. Você me parece uma mãe muito dedicada e apaixonada pelo marido. E, por esse post, sinto que seu marido é uma pessoa muito boa para ti e será para seu filho.
    Parabéns pela incrível resenha.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda e na verdade é a primeira bez que leio algo sobre ele. Achei mega interessante a proposta da obra.
    Acho que é ótimo integrar os dois nessa fase tão importante. A parte grafica do livro está ótima!!!
    Parabéns pela resenha e pela gravidez! Que seu baby venha cheio de saúde

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Em primeiro lugar quero te parabenizar por estar se preparando para ser mamãe, que na verdade já é. E realmente o pai fica distante neste momento porque a mãe desfruta de tudo o que é bom, o sentimento de criar, gestar, sentir se mexer, mas também os desconfortos. E acho que é importante estar por perto em todos os momentos. Eu não desejo ter filhos, mas concordo plenamente com a temática do livro.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  17. Estamos todas ansiosas para ver o rostinho do pequeno Enzo ahhahah.Nunca tinha visto nada sobre o livro, mas é puramente verdade que quando pensamos em uma gravidez automaticamente pensamos somente na mulher.
    O livro me parece ter uma proposta bem interessante, deve ser uma ótima leitura para as futuras mamães...
    As vezes a diagramação simples do livro também deixa certo charme, nesse caso eu super curti.

    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi *--*

    Nossa que interessante esse livro. Acho genial ter uma livro que fale de varias fases de uma relação. Geralmente no maximo os livros mostram até os casais se casarem e esse se destaca por mostrar além. Curti bastante mas não se leria mas como você disse é um otimo livro para casais.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo