16/04/2016

41 [ RESENHA ] Trama


Título: Trama
Autores: Michael Jensen e David Powers King
Páginas: 301
Editora: Arqueiro
Estrelas: 5/5

O sonho de Nels era ser cavaleiro do reino de Avërand. Filho obediente, ajudava como podia os moradores de sua pequena e tranquila aldeia. Querido por todos e tratado como herói, acreditava que logo seria selecionado como escudeiro da cavalaria. Mas isso foi antes de ser assassinado por uma figura misteriosa. Nels virou um fantasma, e agora só uma pessoa consegue vê-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino e sua única esperança de entender o motivo do crime. A princípio, a jovem mimada não dá a menor confiança para o rapaz, mas, à medida que o mistério da morte dele vai se desenrolando, os dois percebem que têm em comum um segredo e um inimigo terrível, que pode se disfarçar de qualquer pessoa. Nels e Tyra não têm escolha. Precisam fugir do castelo, desbravar um mundo oculto repleto de magia e espectros sombrios e encontrar uma agulha, a relíquia capaz de remendar o que foi descosturado na Grande Tapeçaria. E o tempo corre contra eles, pois o fio de Nels está prestes a desaparecer para sempre. 




Todo mundo faz parte de uma Trama

Mais uma vez a Arqueiro nos presenteia com um ótimo livro de fantasia, com uma trama bem centrada, personagens cativantes, histórias criativas e uma escrita leve e fluída, Trama é um lançamento do mês de Abril da editora, que me fascinou desde da sinopse e por isso eu não me aguentei e tive que deixar esse queridinho fazer parte da minha estante.

O livro conta a história do Nels, um jovem  trabalhador, que gosta de lutar corpo a corpo e que vive na zona rural do reino de Averand, sendo o seu sonho ser cavalheiro. O povoado onde o Nels vive, se chama Vila das Pedras e é muito pacífico, sendo que  todas as pessoas o adoram, pois ele em diversas situações realizou atos “heroicos” e sempre se mostra disposto a ajudar. E é exatamente por isso, que todo mundo torce para que ele se torne um cavalheiro do rei e alguns até mesmo o nomearam de “Cavalheiro de Vila das Pedras”.


Tudo parecia muito bem até aí, só que Nels sempre soube que embora seu sonho seja ser um cavalheiro, sua mãe, a Norell, nunca deixaria que ele participasse da seleção. Acontece que a mãe dele é super protetora, detesta a realeza e não quer ter nenhum envolvimento com eles. É claro que o Nels acha toda essa sisma da sua mãe muito estranha, que mãe não gostaria de ver o filho bem sucedido? Mas sempre que ele a questiona, ela sempre dá respostas vagas o que o deixa muito frustrado.

Bom! dias vão e dias vem, acaba chegando o tão aguardado Festival do vilarejo e é justamente nessa data que são selecionados os novos cavalheiros do rei. Obviamente a mãe do Nels não quer nem ver sinal dessa festa e por isso enche o rapaz de obrigações para que ele não tenha tempo de comparecer à festa. No entanto, a mãe dele acaba precisando fazer uma curta viagem para buscar linha, pois ela é uma excelente costureira e parte do seu sustento advém das roupas que ela costura para o povo da Vila.

“Tramar é como uma ilusão: você produz o tecido da realidade para mudar temporariamente o que está ao redor”.

Vendo aí uma oportunidade de comparecer á festa pela primeira vez, o Nels tenta executar todas as suas tarefas de forma bem rápida para poder dar uma escapulida antes da Norell voltar. Mas a quantidade de serviço, no entanto, é bem grande e muito pesada (serviços rurais mesmo, como construir cercas, cuidar das galinhas e etc) e já é quase metade do dia e ele ainda não deu conta de tudo. E é exatamente nesse momento que uma figura interessante surge na vida de Nels.

Se apresentando pelo nome de Ickaboosh, ou só “Bosh”, um velho estranho aparece na casa do Nels e pede para ser acompanhado ao vilarejo para a festança. O Nels se recusa, pois sabe que não pode abandonar as tarefas, mas indica ao velho o caminho. Só que uma coisa extraordinária acontece, quando o Nels olha em volta todas as suas tarefas estão cumpridas e o velho continua esperando-o para acompanha-lo. Sem mais o que fazer e morrendo de vontade de participar do festejo, o Nels vai junto com o homem para festa.


Bom, na festa algumas coisas intrigantes acontecem, as quais vou deixar para vocês descobrirem. Mas dentre elas, o Nels participa de um desafio de luta contra o melhor cavaleiro do reino, o Sir. Arek, um sujeito estranho e bem grosseiro e que parece conquistar a atenção da Princesa Tyra, que está presente na festa junto com toda a família real. O presente do desafio seria um beijo da princesa e o Nels que fica caidinho por ela, se empenha bastante e consegue ganhar. No entanto, a princesa o insulta e se recusa a beija-lo, humilhando-o na frente de todo mundo (essa parte deu dó ! ).

Como se o dia não pudesse ficar pior, o Nels vai para casa desanimado e com algumas contusões da luta. E bom chegando em casa advinha? Sua mãe está em casa, as tarefas não estão mais realizadas e ele ainda está todo dolorido. A mãe do Nels no entanto, não fala nada e fica aquele silêncio mortal na casa, até que o Nels menciona o velho Bosh e a Norell fica muito estranha e nervosa. Pouco depois um oficial do rei, convoca o Nels para se apresentar a corte, pois o rei que há muito tempo não demonstra nenhuma emoção por nada, ficou muito empolgado com o Nels e gostaria que ele se tornasse cavalheiro.

“Nós frequentemente encontramos o que buscamos quando não estamos procurando”.

Mas nem tudo são flores né? A Norell bate à porta na cara do moço e diz que o filho dela não irá a lugar nenhuma. O Nels é claro fica muito nervoso e chateado, sentindo que esse é o pior dia da sua vida e ele acaba saindo no meio da noite. Ele só não esperava, no entanto, encontrar um homem estranho que após lutar com ele, acaba o matando. Calma gente não é spoiler juro, podem ver na sinopse acima haha.

Bom, a tragédia é claro choca todo mundo e mais ainda o Nels que vira um fantasma e estranhamente só pode ser visto por uma pessoa: a princesa Tyra. A mesma a princípio é bem mimada e confesso que as vezes fiquei com antipatia dela, mas com a evolução da personagem eu comecei a me simpatizar com a mesma. A Princesa reluta em ajuda-lo, mas ele inferniza tanto a coitada (essas partes foram engraçadas), que ela acaba aceitando e ambos visitam o Bosh que é um dos artesões do rei no palácio.

O Bosh acaba explicando para eles que todo o mundo gira em torno de uma magia, chamada Urdidura. No livro vocês vão encontrar mais detalhes e deixo isso para vocês descobrirem, mas bom, o velho esclarece que a vida do Nels foi descosturada e para que ele volte a viver, ele e a Princesa precisam embarcar numa aventura atrás de uma agulha mágica, que é a única que pode concertar o que foi desfeito.

“As escolhas das pessoas fazem o tecido, e o tempo o comprime”.

Ufa, acho que consegui contar a introdução do livro. Mas juro pessoal, isso não é nem a metade da história. O livro tem uma premissa muito rica e interessante. Eu gostei muito da fantasia abordada, dos personagens apresentados, que são bem peculiares. E gostei mais ainda a forma como os autores deixaram a história fluir, de forma leve e mantendo nossa curiosidade.




A capa do livro é muito bonita e é bem condizente com a história, aliás o nome do livro também. A diagramação é bem bacana, com desenhos de uma agulha e um fio no início de cada capítulo. O livro também vem com um mapa, ilustrando o território que a história se passa e não preciso nem dizer o quanto eu adoro esses mapas né? A história tem uma premissa original, interessante e que cativa o leitor. Eu consegui absorver tudo muito rápido e me cativei bastante com o enredo e com os personagens.


"Se você se move depressa demais sua luz se apaga. O que você vai aprender se passar correndo pela vida?"

Recomendo esse livro para os amantes de uma boa fantasia, pois essa história é muito criativa. Já ia me esquecendo de mencionar que há também um romance, que na minha opinião foi abordado da forma certa e aconteceu nos momentos oportunos, sem aquela típica correria de “conheci hoje, já estou amando”. E bom não conhecia o trabalho dos autores, mas fiquei muito satisfeita. Até onde eu sei a história é um volume único e na minha opinião o encerramento foi suficiente.

Até a próxima pessoal e não se esqueçam de dar uma chance para esse livro ;) 

41 comentários via Blogger
comentários via Facebook

41 comentários:

  1. Ooi! Posso dizer que estou apaixonada por essa história antes de ler e apaixonada por essa capa maravilhosa?! Gostei muito da sinopse, gostei muito da sua resenha e da explicação do mesmo, me cativou e eu já tenho uma foto guardada aqui para pesquisar mais depois! Eu amo histórias assim, em que os personagens precisam ir buscar algo e por isso passam por aventuras, etc. Eu gosto de livros com mapas também <3 Acho incrível as ilustrações! Com certeza está na minha wishlist! E ah, já estava torcendo para ter um romance, mesmo que não seja o tema principal :3
    Beeijos e parabéns pela resenha, sério mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruhh!
      Fico muito feliz com a sua empolgação. Eu também fiquei muito encantada com esse livro e preciso dizer que todas as minhas expectativas foram atendidas. O romance é bem abordado, ele acontece nos momentos certos sabe ? E o casal é bem bacana. Mas o foco da história mesmo é toda a fantasia por trás do livro *-*

      Abraços

      Excluir
  2. Oi Vivianne!
    Quando vi esse livro me senti repelida logo pela capa.Não que ela seja feia,mas não me agradou muito.A história,apesar de parecer interessante e até certo ponto enigmática,não conseguiu me chamar a atenção.Eu adoro fantasia,mas essa não me atraiu nem um pouco, o que é uma pena. Ainda assim fico feliz que tenha sido uma leitura tão boa para você.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa,

      Que pena que você não gostou da capa, mas caso você venha a ler o livro verá que ela é bem condizente com a história. ;)

      Abraços

      Excluir
  3. Estou muito a fim de ler esse livro, está na minha lista de desejados, desde que eu vi sobre o lançamento, adorei a sua resenha, bem completinha e muito bem escrita, parabéns!
    bj bj bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata,

      Fico feliz. Espero que você possa ler ele em breve!

      Abraços

      Excluir
  4. Oi... nossa eu não conhecia esse sucesso da arqueiro e confesso que fiquei curiosa, porém mesmo curtindo um pouco de fantasia, acho que el não faz muito meu estilo. Anotei a sua dica e vou mostrar para a Ana, minha parceira de blog. Tenho certeza que ela vai amar.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara,

      Pois é um lançamento saindo do forno da editora. Ah indica sim, esse livro merece toda atenção possível.

      Beijos

      Excluir
  5. Olha, eu vi a capa e achei que era um livro de romance, aí descobri que é uma fantasia. Adorei. Lição pra mim, nunca julgar um livro pela capa. Gostei bastante do plot e fiquei mega interessada na leitura, só não imagino quando isso será possível, mas tentarei abrir uma brechicha por aqui.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nelmaliana,

      Então tem um romance no livro sim, é bem fofo por sinal. Mas a trama gira em torno da fantasia. Espero que você consiga ler em breve esse livro.

      Abraços

      Excluir
  6. Amei sua resenha e que capa linda! Estou querendo esse livro, pois uma amiga disse que é ótimo, ou seja, espero ler logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada, espero que você possa ler logo este livro!

      Abraços

      Excluir
  7. A capa é bem bonita, e essa sinopse me prendeu. Eu já gosto de livros com essa premíssia. E olha, só, tem mapas, para ajudar o leitor a fica imerso de verdade naquele mundo. Sou bem suspeita em falar de livros de fantasia porque eu amo!Ainda não lí esse, mas já comecei a gostar.Fiquei meio confusa em relação ao Nels virar um fantasma, mas acho que é algo que só posso entender lendo o livro. E ah, cuidado com spoilers mulher, as vezes a gente se empolga e quer contar tudo. rs. Beijos, <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Somos duas então. Super suspeita para falar, porque amo de paixão livros de fantasia. Então eu também fiquei temerosa quanto ao Nels virar um fantasma, mas até que a história fica bem interessante justamente nessa parte. Haha juro que não dei spoilers, não é nem a metade da história kkkkkkkk

      Abraços

      Excluir
  8. Oiii, tudo bem?
    Gente, que livro é esse? Preciso para ontem, não sei o porque mas me lembrou de guerra dos tronos, quem sabe por causa do mapa que tiraste foto, a história é algo que realmente eu leria.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Morgana,

      O livro também me lembrou um pouco GOT e até mesmo Senhor dos Anéis quando menciona os fatos sobre a vila que o Nels vive e tudo mais. A história é muito boa e fico feliz que você seja uma fã de fantasia como eu.

      Abraços

      Excluir
  9. Eu já tinha ouvido falar desse livro mas não afundo assim, sua resenha ficou muito boa, e se eu fosse acostumada ler esse gênero, já anotaria... mas vou esperar mais um pouquinho rsrs

    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bárbara,

      Muito obrigada pelo elogio, significa muito. Então eu recomendo a você em uma próxima vez, tenho certeza que não vai se decepcionar.

      Abraços

      Excluir
  10. Olá! Eu achei a premissa desse livro um pouco confusa, confesso, mas mesmo assim fiquei interessada em ler. Não é meu gênero favorito, mas esse parece ser uma fantasia realmente muito boa e original. ;D
    Gostei da resenha! Essa capa é mesmo muito bonita.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Ah não é confusa, eu tentei esclarecer o máximo possível.. se eu falasse mais acabaria dando spoiler e os segredos do livro são revelados no decorrer dos capítulos. É uma fantasia diferente sim, espero que você um dia lhe dê uma chance.

      Obrigada pelo elogio e a capa é um arraso mesmo.

      Abraços

      Excluir
  11. Olá!!

    Que capa linda a desse livro!! Chamou muito a minha atenção.
    Fantasia não é um gênero que eu curto muito, mas essa parece ser bem original e muito gostosa de ler.
    Eu adorei sua resenha, conseguiu despertar meu interesse.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,

      Eu também adorei a capa. A leitura é bem original sim e foge dos clichês. Obrigada pelo elogio e espero que um dia você venha a ler esta obra.

      Abraços

      Excluir
  12. Oie, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha, espero poder ler o livro logo, fiquei muito interessada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaísa

      Fico feliz que você tenha gostado da resenha e se interessado pelo livro, também espero que você compartilhe essa leitura também.

      Abraços

      Excluir
  13. Oi oi!
    Bom, antes de tudo, a capa é incrível e eu AMO livros com mapas, então já me ganhou aí, ainda sendo fantasia... ai ai, preciso ler!
    Gostei muito de saber que a história é bem bolada e escrita e que realmente vale a pena.
    Acho que vai acabar entrando para os favoritos viu!
    Espero ler em breve e parabéns pela resenha.
    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gab!

      Eu também achei a capa muito linda, ai os mapas <3 e sim fantasias são maravilhosas né, eu sempre fui uma fã ávida do gênero, mas este ano estou focando mais nesses livros do que antes, larguei um pouquinho os romances. Fico feliz que você tenha se interessado pela história e espero que você dê chance para esse queridinho também.
      Obrigada pelo elogio, significa muito!

      Abraços

      Excluir
  14. Nossa! Não conhecia esse livro e posso dizer que já entrou pra minha lista! Amei a resenha...e que resenha....e nossa essa é a introdução? fantástica!!!!

    parabéns.....

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise,

      Fico feliz que o livro tenha entrado na sua lista de leitura. Obrigada pelo elogio e sim, é só a introdução haha Não é um livro tão extenso, mas tem muitos acontecimentos.

      Abraços

      Excluir
  15. A capa desse livro é maravilhosas! Confesso que a primeira vez que vi, sem ler a sinopse, não pensei de forma alguma que se tratava de um livro de fantasia. Fiquei muito empolgada agora.
    Amei a resenha
    Ni
    Cia doLeitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Eu também estou in love por essa capa haha Então, eu também achei que se tratava de outra história, mas quando li a sinopse fiquei muito interessada e não me desapontei nem um pouco. Fico feliz que você tenha se interessado e obrigada pelo elogio.

      Abraços

      Excluir
  16. Uhu! Que incrível a resenha! Me encantei, de verdade. Há algum tempo estava buscando alguma aventura assim, sabe? Sem um romance como foco, mas havendo, entende? E mapas são sempre bem-vindos! \o\ Ja coloquei na minha lista para ler, em breve! <3 Valeu!
    Beijos, Min - www.yasminbueno.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yasmin,

      Fico feliz que você buscava algo do tipo, tenho certeza que vai gostar muito da leitura desse livro.

      Abraços

      Excluir
  17. Oi, tudo bem?
    Minha solicitação foi outra, mas amei a premissa de Trama e assim que der vou ler com certeza!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angélica,

      Que bom que se interessou pelo Trama. Lhe desejo uma excelente leitura.

      Abraços

      Excluir
  18. Oi, Viviane!
    Desde que li a sinopse desse livro nos lançamentos da editora fiquei curiosa. A premissa é muito interessante e assim que tiver oportunidade vou ler o livro. Adorei o blog, é lindo! Já estou seguindo! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaelle,

      Essa resenha nos encanta não é mesmo? A premissa é muito boa, é tudo o que se pode esperar de um livro de fantasia. Obrigada pelo elogio, o blog está muito lindo mesmo, a Taty é caprichosa.

      Abraços

      Excluir
  19. Olá, pela sua resenha o livro tem um enredo bem peculiar e se os autores o trabalharam tão bem como você comentou sem duvida construíram uma ótima fantasia *-* Vou anotar a dica e pretendo lê-lo assim que tiver uma chance *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica,

      Com certeza os autores criaram uma obra fantástica. Fico feliz que tenha se interessado, lhe desejo uma excelente leitura.

      Abraços

      Excluir
  20. Oi, Vivi. Tudo bem?
    Faz tempo que não leio fantasia e queria muito voltar a ler. Mas tô bem sem tempo por causa da faculdade e tal. E acho que fantasia precisa ser lida com calma, sabe?
    Adorei o enredo do livro, achei que ia ser "mais uma fantasia" com os mesmos elementos, mas parece ser bem inovador: um protagonista morto. Vou anotar!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta,

      Eu entendo perfeitamente, espero que futuramente você possa embarcar nessa história então. E sim, um personagem fantasma é bem bacana haha.

      Abraços

      Excluir
  21. Eu li Trama recentemente e adorei! A capa (e o mapa) são tão lindos ^-^ e a história é tão criativa e original! E os personagens (tirando a Tyra, de quem eu não gostei muito não) são tão bons! Só achei que poderia ter mais páginas, sabe? Pra aprofundar um pouco mais...
    Bjs, Juh!

    http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/2016/05/resenha-o-que-achei-de-trama.html

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo