05/06/2018

15 [ RESENHA ] Aos Perdidos, Com Amor

Título: Aos perdidos, com amor
Autor: Brigid Kemmerer
Editora: Plataforma 21
Estrelas: 4/5
Juliet Young sempre escreveu cartas para sua mãe. Mesmo depois da morte dela, continua escrevendo – e as deixa no cemitério. É a única coisa que tem ajudado a jovem a não se perder de si mesma. Já Declan Murphy é o típico rebelde. O cara da escola de quem sempre desconfiam que fará algo errado, ou até ilegal. O que poucos sabem é que, apesar da aparência durona, ele se sente perdido. Enquanto cumpre pena prestando serviço comunitário no cemitério local, vive assombrado por fantasmas do passado. Um dia, Declan encontra uma carta anônima em um túmulo e reconhece a dor presente nela. Assim, começa a se corresponder com uma desconhecida... exceto por um detalhe: Juliet e Declan não são completos desconhecidos um do outro.Eles estudam na mesma escola, porém são tão diferentes que sempre se repeliram. E agora, sem saber, trocam os segredos mais íntimos. Mas, aos poucos, a vida real começa a interferir no niverso particular das confidências. E isso pode separá-los ou uni-los para sempre.


Juliet Young e Declan Murphy são adolescentes passando pela época do colegial e enfrentando a dura realidade do luto. Juliet é uma jovem apaixonada por fotografia, que sempre idolatrou sua mãe - uma famosa jornalista-fotógrafa que passava boa parte do tempo viajando para os lugares mais arriscados do mundo, capturando cenários de guerra e horror.

 Com a recente morte de sua mãe, Juliet se torna uma garota que não consegue deixar o passado pra trás e temerosa com a ideia de voltar a fotografar sem sua mãe: sua maior fonte de inspiração.

 Declan é um adolescente do mesmo ambiente escolar de Juliet. Diferente da menina exemplar, Declan é na visão de todos uma espécie de delinquente, que está cumprindo pena por ter invadido um prédio enquanto dirigia bêbado. O que nem todos sabem é o passado sombrio de Declan, que esconde um trauma pela morte de sua irmã mais nova.

 A vida dos dois se entrelaçam quando Declan encontra uma carta escrita por Juliet no túmulo da mãe. Para sua surpresa e inicial desgosto, Declan responde a carta e então os dois começam a compartilhar seus sentimentos e dores do passado.

 As cartas e os emails trocados pelos protagonistas são de cortar o coração, talvez as partes mais bonitas do livro. Onde Juliet e Declan revelam seus pensamentos mais honestos e suas dúvidas mais cruéis sobre a vida e a morte.

"Você já ouviu falar do Kevin Carter? Ele ganhou o prêmio Pulitzer pela foto de uma criança agonizando. É uma foto bastante famosa, você talvez tenha visto. Um menininho passando fome no Sudão.Ele, praticamente pele e osso, descansa no chão de terra. Uma criança tão pequenina, enquanto um urubu pousa ao seu lado,como se estivesse esperando.Você entendeu? Esperando. Que ele morresse.Penso nessa foto às vezes. Naquele momento.Às vezes me sinto como se fosse a criança.Às vezes, como se fosse a ave.Às vezes, como se fosse o fotógrafo, incapaz de outra coisa senão observar.Kevin Carter se matou depois de ganhar o Pulitzer.Às vezes acho que entendo por quê."

 Declan é um rapaz que todos julgam como um cara sem futuro. Com a pressão que colocam nele, Declan age acreditando que seja mesmo o que todos julgam ser. 

Nenhum dos dois espera que o remetente segredo que compartilham conversas íntimas seja na verdade seu colega odiado do Colégio, mas a descoberta parece cada vez mais ser inevitável.

 É muito interessante como a autora brinca com os estereótipos clichês dos personagens colegiais num livro juvenil. Neste enredo, os bailes, os atletas, as líderes de torcida, os estereótipos de nerd e bad boys; e as pressões sobre sexo ficam de lado, o que realmente é tratado aqui é o emocional por trás de todos esses personagens. O livro trás muitas questões reflexivas sobre como nós agimos com as pessoas de acordo com as ideias que temos dela. E como muitas vezes esses conceitos idealizados podem ser equivocados.

"Minha mãe costumava me dizer que o seu objetivo com a fotografia era poder contar uma história inteira em uma só imagem.[...] Quanto mais eu penso, mais me pergunto se não seria um objetivo completamente maluco. Será que uma foto é mesmo capaz de contar uma história inteira? [...] Quando eu estava lá sentada com o Declan, ele me disse algo em que tenho pensado o fim de semana todo. Ele comentou sobre como as pessoas vulneráveis são protegidas por leis e princípios, mas que gente tipo ele pode ser atacada sem questionamento, pois os outros supõem que é merecido. Você acha que isso tem fundamento? Se uma criança rica zomba de uma criança pobre por estar vestindo uma roupa de segunda mão, isso é obviamente cruel. Se uma criança pobre caçoa de uma criança rica por não ter passado em um teste, será que a crueldade é menor por causa das suas diferentes posições sociais? Será que, de certa maneira, todo mundo é um alvo unidimensional?E, se formos, será que existe alguma forma de mostrarmos mais de nós mesmos? Ou será que estamos todos presos em uma única foto que não conta a história inteira?"

Se você se apaixonou com os romances "Mar da tranquilidade" e "Carta de amor aos mortos", com certeza vai se emocionar com "Aos perdidos, com amor". Sobre a escrita da autora, não tenho do que reclamar, ela soube muito bem como descrever o espírito dos personagens e seus dilemas. Onde os dois protagonistas alternam na narrativa da historia, um ponto que gosto muito. 

 Talvez a única coisa que não me agradou muito foi a demora do desenrolar do romance, que me deixou bastante nervosa enquanto lia. De todo afirmo que é uma obra muito bem construída para os fãs de romances dramáticos. A autora consegue pegar seu coração nas mãos em cada capítulo da leitura e você sofre intensamente com a história dos personagens. Me comovi diversas vezes e fiquei com aquele sentimento de empatia por eles, o que demonstra a eficiência da escrita da autora.

 Se você quer uma história repleta de dramas familiares, sobre corações partidos e um romance sensível e honesto, eu super indico este livro que conseguiu ser um dos melhores que já li do gênero. 

15 comentários via Blogger
comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Olá,
    Eu adoro livros com dramas familiares eu geralmente nem sinto tanta falta de romance em livros deste gênero, claro o drama precisa estar na medida certa senão se arrasta sem fim a história. Parece o tipo de livro que eu ia gostar muito de ler. Boa dica.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Debyh! Eu também adoro livros com temas dramáticos. Eu pensei que iria ler só um romance adolescente, mas acabei me surpreendendo com esse livro. Acho que você vai gostar também.
      Obrigada pelo comentário, beijos.

      Excluir
  2. Oi Débora, como vai? Que resenha linda você escreveu, eu já ouvi falar desse livro antes mas, nunca imaginei que a história fosse tão emocionante assim, as pessoas lidam com a perda de maneiras diferentes uma das outras, é importante ter alguém com quem conversar para aliviar a dor nesses momentos, estou tentada a comprar esse livro, mas minha lista está enorme...rs!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vivi! É mesmo um livro impactante, creio que não vai se arrepender de lê-lo! É lindo!
      Que bom que gostou da resenha, obrigada por comentar :)

      Excluir
  3. Olá
    Vi esse livro em um canal e o cara falou mega bem do livro e disse ser um dos favoritos. Então sim quero muito ler, apesar de ser um livro com personagens muito jovens ainda na escola , o que não é minha praia, quero dar uma chance sim.
    Adorei a resenha.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jis Rocha! Eu também só li elogios desse livro na internet. E quando eu li pude confirmar sua beleza! Mesmo que não curte personagens adolescentes, acho que vai gostar por se tratar de muitos temas humanos e universais sobre a vida.
      Obrigada por comentar, beijos.

      Excluir
  4. Meu Deus, só de ler as citações postadas por voce meu coraçao ficou apertadinho, tenho certeza de que será uma leitura que vai me emocionar demais. Nao fazia ideia de que o livro era tao sensível assim, pretendo ler o quanto antes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dayhara! Esse livro me deixou de coração apertado, a cada capítulo era um baque diferente rsrs É uma leitura muito emocionante mesmo. É obrigatório pra todos que amam histórias que fazem a gente chorar rs
      Obrigada pelo comentário! Beijos :)

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia, mas já curti! Adorei a sinopse, amei suas considerações sobre o livro. Do jeitinho que sempre procuro para ler! Dica anotada e amei sua resenha!
    http://colecionandoromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, esse é um livro que tenho bastante vontade de ler, pois gosto dos temas abordados nele e pela sua resenha já senti certa empatia pelos personagens.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Débora. Eu ainda não conhecia o livro e a premissa me deixou curiosa, mas não acho que leria por agora. Gostei de conhecer um pouco sobre a obra e de ver a sua opinião com a leitura.

    ResponderExcluir
  8. A capa não tinha me chamado muito a atenção, mas agora lendo sua resenha fiquei muito afim de ler. Achei demais essa coisa de troca de cartas, e estou muito curiosa para conhecer melhor os personagens.
    beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi Débora, sua linda, tudo bem?
    Acredita que eu não sabia a história desse livro? Já tinha visto a capa e até pensei que era um livro de romance fofo. Que engano! Por coincidência estava conversando sobre isso esses dias, sobre como julgamos as pessoas e quando descobrimos a verdade vemos como estávamos enganos e como fomos injustos. Já vi que irei me emocionar com essas cartas e querer colocar os dois no colo. Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Não sei se leria nesse momento, mas sem dúvidas daria (e pretendo dar ) uma chance futuramente. Os quotes que vc selecionou me deixou com o coração apertado e sinto que preciso ler rs

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Tem um tempo que esse livro vem chamando minha atenção. Livros que nos fazem refletir e que aborda bastante o lado emocional me fascinam, acredito que essa obra irá me encantar bastante, além disso gostei de saber que o livro é diferente dos YA comuns, me fez ficar ainda mais interessada. Como amei Mar de Trabquilidade, posso afirmar que estou ansiosa para fazer essa leitura.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo