09/05/2018

8 [ RESENHA ] A Batalha Inesperada

Título: A Batalha Inesperada
Autor: Carolina Ramalho
Páginas: 261
Editora: Autografia
Estrelas: 1/5
Livro: Cedido pela editora

Ashley é uma adolescente como todas as outras, Tem amigos do quais se orgulha e encontra alguém por quem se apaixonar. Mas tudo muda quando ela e sua família decidem viajar para a casa de um parente. Desde então não só ela tem que enfrentar uma difícil e inesperada batalha.


Não há nada no resumo indicando muito o caminho que o livro vai seguir por isso fiquei bastante curiosa para entender a história e qual era a importante batalha. Pena que o resultado é muito decepcionante. A narrativa começa como uma espécie de redação escolar daquelas tipo "quem sou eu". Nossa protagonista é Ashley Williams uma garota de 16 anos que possui uma boa família, amigos legais como Alyssa e Isaac, está no ensino médio e está prestes a se apaixonar. Rapidamente ela conhece um lindo garoto que se mudou de escola chamado Sam. O relacionamento deles flui rápido e tudo está a mil maravilhas. O livro demora demais a mostrar sua proposta e não apresenta um bom plot principal. Os acontecimentos vão se sucedendo sem conectividade e tudo parece um enorme bagunça.

Durante todo o enredo ela conhece cada vez mais pessoas, mas muitas mesmo. Acho que a autora tentou formar um grupo de amigos divertido e que serviriam de suporte para a protagonista, mas são tantos personagens que não dá para lembrar seus nomes. Além disso não há nenhum desenvolvimento em relação a eles. A maior função deles é formar casal. Todos, absolutamente todos, começam a namorar um com os outros. Não há nenhum que eu possa dizer que caiu nas minhas graças. Para ser sincera nada nesse livro me foi positivo. Eu odeio ser essa pessoa que critica negativamente e procuro algo positivo para dizer, pois reconheço o trabalho e esforço dos autores, mas a autora do livro, Carolina Ramanho ainda tem coisas demais a aprender.


O primeiro acontecimento marcante e que pensei que seria a "batalha inesperada" é um acidente em que Ashley e a família se envolve. Infelizmente ela acaba perdendo a mãe nesse trágico acontecimento. Pensei que a partir daí o livro poderia criar algum fôlego, mas o acontecimento é encarado como algo absurdamente trivial. Parece que a garota perdeu um peixe, não a mãe. Na verdade, tudo na vida de Ashley e a narrativa em si  gira em torno do relacionamento dela com Sam, um relacionamento mal construído e cheio de frases piegas que empobrece o enredo.


Contém spoilers.


Já nas páginas finais a autora apresenta a real batalha em que Sam encontra-se com câncer e novamente a vida de Ashley vira de cabeça para baixo. Tenho certeza que a autora quis construir uma espécie de relação 'Gus e Hazel' de A Culpa é das Estrelas, inclusive ele deixa uma carta para ela também, mas foi algo muito mal sucedido. Enquanto ela não sofreu pela mãe, a doença de Sam é tudo que importa para ela. No fim do livro ela também fica com câncer e espera encontrar o namorado no fim de tudo.


A narrativa é muito mal construída e, infelizmente, a escrita também. Os fatos são desconexos, os personagens não tem estrutura, as coisas não tem sentido. .  Ela se perde inclusive na nacionalidade da protagonista. Ela era de Seattle, mas coloca todos os elementos brasileiros como a banda Charlie Brown Jr. Os diálogos estão muito presente no livro, mas alguns são muito forçados e o leitor se perde para saber quem está falando. Quanto à escrita a falta de acentuação, erros gráficos e de concordância são enormes e prejudica -ainda mais- a leitura. Não é possível que esse livro tenha passado pela edição, pois a quantidade de erros não é brincadeira.


Mesmo diante disso tudo li até o fim, pois não gosto de largar um livro sem lê-lo inteiro. Acho que ainda tinha uma pontada de esperança. Mas infelizmente não rolou. 

8 comentários via Blogger
comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Oi Thais
    Que pena que a leitura não foi boa. Isso é sempre muito frustrante...para todos. Autor, editora e leitores.
    Eu também sempre tento ver o lado positivo, o esforço do autor.
    Não conhecia este livro e achei a sinopse interessante.
    Agora, erros de revisão, aí não dá! Eu fico louca quando isso acontece, ainda mais, muitos, como você explicou.
    Bjs

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já havia lido uma resenha desse livro que apontava algumas falhas. A sua resenha pontuou muito bem os pontos fracos da obra. Acho que alguns autores nacionais se precipitam ao publicarem obras que ainda precisam de muita reescrita. Vejo que há uma ânsia muito grande em ser publicado. Quando na verdade a história precisaria de anos de amadurecimento. E fora que falta revisão, edição. Todas as etapas antes da publicação. Claro que tudo isso é muito caro.E os autores acabam pulando essas etapas.
    Bom, é mesmo uma pena que a autora tenha se perdido ao compor sua narrativa.


    ResponderExcluir
  3. Adorei sua sinceridade na resenha (inclusive a sua não foi a primeira que eu li com uma classificação tão baixa). Confesso que não me senti atraída em nada... nem o trabalho gráfico, nem sinopse.. nada.
    E lendo sua análise deu pra ver de fato que é raso.. =/

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu amo ler resenhas sinceras como a sua assim, mesmo porque, quando li a sinopse do livro fiquei encantada com a história já querendo comprar, mas quando vi a sua nota e as explicações percebi que passaria muita raiva durante a leitura.
    Parabéns pela opinião sincera!

    Beijos e Abraços VIVI
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Primeiramente, adorei a sua sinceridade. Eu não costumo largar um livro e também sempre tento buscar um ponto positivo neles. Mas, às vezes, não tem como mesmo. Pelo o que você falou, eu também não conseguiria gostar do livro, as coisas que destacou são realmente incômodas.
    Uma pena que a leitura não foi satisfatória.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Que pena! Mas sou assim como você, vou até o fim com a esperança de que algo aconteça é melhore o enredo.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi Thais. Você está certa em pontuar todos os aspectos negativos e se infelizmente não teve nenhum positivo, servirá de alerta para a escritora repensar em sua profissão, se especializar, ler mais, estudar, enfim... E um alerta ainda maior para a editora que aprovou e deixou passar tantos erros. Realmente uma pena, a capa é uma gracinha.

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Não conhecia o livro, mas inesperado mesmo é quando um livro nos decepciona. Uma pena a escrita não ser boa, e a quantidade de erros é com certeza um dos fatores determinantes que prejudica o andamento da leitura.
    Uma pena! Espero que as usas próximas leituras sejam melhores.

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo