Título: Os Crimes da Rua Morgue
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: Fantástica Rocco
Páginas: 224
Estrelas: 4/5
Livro: Cortesia da Editora
Com “Os crimes da rua Morgue”, Edgar Allan Poe inaugurou, em 1841, a moderna literatura policial e criou um de seus mais célebres detetives, o até hoje reverenciado Auguste Dupin. O conto, que narra a memorável investigação do assassinato de duas mulheres em um quarto fechado, é o carro-chefe desta reunião de histórias de terror e mistério traduzida por ninguém menos que Clarice Lispector. Grande leitora e fã da literatura policial, a escritora, que também verteu para o português os livros de Agatha Christie sob o pseudônimo de Mary Westmacott, empresta seu talento invulgar ao gênio de Poe, trazendo para o leitor brasileiro histórias como “A máscara da morte rubra”, “O gato preto”, “Ligeia” e outras. Lançamento do selo Fantástica Rocco, esta edição de Os crimes da rua Morgue e outras histórias extraordinárias recupera este encontro, literalmente, fantástico.
Nunca tinha lido um livro de Edgar Allan Poe, e foi uma boa experiência. Eu conhecia o primeiro conto (então talvez eu não possa dizer que não li nada do autor). Eu estava no fundamental quando peguei o livro do "O Gato Preto" na biblioteca da escola, lembro de ficar uma semana inteira com medo de dormir hahaha. E foi uma surpresa incrível me deparar com esse conto no livro Os crimes da Rua Morgue, e devo dizer que O Gato Preto foi o que mais gostei, talvez por me fazer relembrar minha infância. Embora seja um conto que me deixou angustiada, incomodada, pois trata de atos de violência com um animal que eu amo muito, é um conto perturbador. Lembro que várias vezes fiquei boquiaberta com os atos daquele homem perverso e atordoado... Enfim.
O livro contém 18 contos aterrorizantes. Os títulos de cada conto, está em uma página toda preta com uma fonte linda assim como a da capa que dá esse ar sombrio para o livro. E vamos falar dessa capa que está um arraso, devo parabenizar a editora Rocco pelo trabalho maravilhoso.
Gostei da escrita do Poe, ele sabe prender o leitor até o final, pois você quer saber o que acontece a seguir e quando um conto termina o outro já começa de forma que te cativa e quando você percebe já terminou o livro todo.
Nunca tinha lido um livro traduzido pela Clarice Lispector, então esse livro foi experiencia duplamente incrível.
A maioria dos contos são narrados em primeira pessoa, o que deixa o leitor ainda mais próximo do protagonista, o que é aterrorizante, mas ainda sendo um livro de terror, devo dizer que é leve, pois se eu que sou uma baita medrosa consegui ler, todo mundo também consegue hahaha.
Nossa, fiquei bem curiosa em relação aos contos.
ResponderExcluirAcho que iria gostar muito, vou pesquisar mais sobre a obra e anotar sua dica. ❤
Adorei o post. Beijos ❤
Acho que vc vai curtir, são muito bem escritos.
ExcluirObg flor.
João gostei do título. Adoro Edgar e amo contos. Gostei muito do livro e do que escreveu.
ResponderExcluirJoão?
ExcluirNão conhecia o livro, mas me parecem ser contos bem interessantes pra quem gosta do gênero. Vou deixar passar a dica porque não curto muito, mas pra quem gosta realmente me parece ser uma boa pedida.
ResponderExcluirUm beijo, Por Amor aos Livros
Acho que até para quem não é muito chegado no gênero é bom kkkkk falo por experiencia própria hahahha
ExcluirNossa, amo livros de detetives e misterio, estou ansiosa para ler. ótima resenha viu? adorei demais o post, serio. Mega curiosa aqui, vou ler mais á respeito do livro e procurar para comprar. Bjs ^^
ResponderExcluirAiiii que bom que gostou. Fico muito feliz.
ExcluirLeia sim, depois me conta o que achou.
Em um outra época, eu provavelmente passaria longe dessa sugestão, porque sou incrivelmente medrosa. Mas nos últimos tempos tenho gostado de sentir medo. Não faz sentido, eu sei, mas é... Então estou anotando a dica! Adorei a resenha!
ResponderExcluirAbraços,
https://literaleitura2013.blogspot.com.br/
Esse ano quero dar mais espaço para contos e por isso já me interesse por esse livro. Pelo gênero e a proposta hahah.. Dica mais que anotada, obrigada.
ResponderExcluirBeijos
Olá!
ResponderExcluirCaramba que bacana. Apesar de nunca ter lido um livro do Poe, ver que foi adaptado por Clarice Lispector ja me deixou curiosa.
Quero ler alguma obra completa desse autor, quem sabe não faça ainda esse ano e comece com esse livro.
Beijos!
Camila de Moraes.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue demais esse livro, com toda certeza quero ler. Diante de todo o mistério, suspense e o enredo de tirar o fôlego que tenho nessa sua resenha, Poe é maravilhoso, adoro lê-lo.
ResponderExcluirAbraços
Oi, Taty! Gostei dessa versão dos contos de Poe, recentemente eu recebi uma muito bonita, mas de outra editora e que vou ler aos pouquinhos. Acredito que sejam quase todos os mesmos contos, vou fazer a comparação. ^^
ResponderExcluirBjs
Lucy - Por essas páginas
Olá, tudo bem? Nunca li nada do autor, porém tenho bastante curiosidade, não deve ser atoa que a maioria dos leitores são fãs dele, né?! Hahahaha. Adorei a dica!
ResponderExcluirBeijos,
http://duaslivreiras.blogspot.com.br/
Oi Taty, tudo bem? Gostei muito da sua resenha contando a proposta do livro. Eu particularmente adoro enredos de terror e mesmo não conhecendo o autor, sei, por meio dos pontos que você apresentou, que esta obra vai me agradar. Espero poder ler em bree! Muito obrigada pela dica :)
ResponderExcluirBeijos,
Blog Luna literária
Sou apaixonada por Poe e tenho dois livros de contos reunidos dele, mas esse conta com a tradução da ilustre Lispector, então claro que eu queria na minha estante. Sem mencionar que a arte de capa é um show a parte, amei.
ResponderExcluirBeijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/
Oi Taty, já vi o livro, mas não o li ainda. Acho tão lindas estas páginas pretas, deixa um belo diferencial na parte gráfica de qualquer livro. Sem falar que aqui no caso combina com o teor dos contos.
ResponderExcluirBjs, Rose
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirLi um livro de contos do Poe alguns anos atrás mas lembrou quase nada sobre e este livro está muito interessante além de ter uma capa linda!
Bjs
Oi, tudo bem? Não tenho interesse no gênero. A capa é bem atraente, mas nunca consegui ler nada do Poe, além do poema clássico dele. Então, passo a dica. Achei legal saber que foi a Clarice que traduziu e adaptou o livro.
ResponderExcluirLove, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com
Oiee
ResponderExcluirAHhh, bateu saudades agora. Li esse livro muitos anos atrás, logo no começo da minha vida de leitora e amei demais, amo a escrita do Edgar Allan Poe, ele é uma inspiração para mim. Muito bom ver um livro antigo desses sendo resenhado por um blog linndo desses que nem o seu. Amei.
Bjos, Bya! 💋
Olá, que bom saber que curtiu a leitura. Estava curiosa para ver uma opinião sobre esse livro, pois tenho o de outra editora que traz contos do Poe também. Bem interessante ele ter sido traduzido pela Clarice.
ResponderExcluirOláaaa, se tratando do Poe sempre fico animada para ler qualquer coisa, ainda não li esse conto, mas gostei bastante de sua resenha e espero ler em breve.
ResponderExcluirbjs
Olá Taty, tenho bastante curiosidade de ler esse livro, pelos seus comentários os contos estão incríveis *-*
ResponderExcluirAh, que edição linda. Não conhecia este e já amei. Amo Poe, e com certeza vou querer esta edição na minha coleção. <3
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirMeu Deus, que edição mais fofa! Já quero! Estou procurando dicas e a sua veio na hora certa, parabéns pela resenha!!!
Olá Taty!
ResponderExcluirEu já tentei ler contos do Poe, mas não consegui me conectar às histórias nem curti. Achei muito legal a sua resenha e fiquei contente por você ter gostado, mas, o que mais chamou minha atenção foi a edição, que está fantástica.
Vou deixar a edição em stand by. Quem sabe?
Beijos
Olá, adorei conhecer a obra, pois gosto muito de contos e da temática sobre crimes e assassinatos.
ResponderExcluirAbraços
Ola
ResponderExcluirAdorei esse livro, gosto muito de crimes e seus mistérios, e tbm amo contos e o Edgar não precisa de apresentações. Já entrou pra minha lista esse lvro com ceretza.
Bjus