18/01/2018

32 [ RESENHA ] O Mundo de Quatuorian Vol I

Título: O Mundo de Quatuorian Vol I - Cheiro de Tempestade
Autora: Cristina Pezel
Páginas: 279
Editora: Mundo Uno
Estrelas: 4/5
Livro: Cedido pela Editora
Acompanhe a jornada destes três, da infância até a juventude: poderes especiais, criaturas gigantescas, flora e geografia exuberantes fantásticas irão envolver você da primeira até a útima página. Uma revelação há mais de mil centro e onze sóis pode ser a chave para impedir a deflagração do mundo de Quatuorian.  O segredo está guardado num templo deste mundo fantástico até o momento futuro em que a profecia anuncia o retorno do  imperador milenar. O que está escrito nos Códices dos Mestres é de extrema importância para que Teriva, Vinich e Julenis salvem as quatro terras do mal que se instalou em Quatuorian. O pior, no entanto, ainda está por vir.

O primeiro livro da série O Mundo de Quatuorian é bastante introdutório. Nele temos essencialmente o conhecimento dos personagens e sua importância para oque está por vir nesse universo fantástico. A história se passa em Quatuorian, um mundo formado de 4 terras: Probatus, Jucundus, Crystallis e Caldária; e é regido por vários sols e luas. A obra foca em Teriva de Khor, um garoto de Probatus bastante corajoso e íntegro que vive com a mãe, Alia, na casa de um amigo da família. Teriva perdeu seu pai no dia em que nasceu para o terrível Vorten. Nesse primeiro livro, o herói e o vilão não tem muito contato. Nós observamos as ações dos dois através de capítulos. Alguns poucos mostram as misteriosas ações que o vilão está realizando. Todo o livro é narrado em terceira pessoa.

Teriva cresceu ao lado do seu fiel amigo Vinich. Assim como Teriva, ele é orfão só que da mãe. Eles são praticamente irmãos e, aparentemente, a amizade é extremamente forte e inabalável. As crianças são educadas em sua terra por mestras e ao crescer são dirigidas à Gnária, uma espécie de escola que os ajudam a estudar e amadurecer os poderes. Com cerca de 13 anos os garotos são mandados para Gnária e conhecem Julene, uma garota que,na verdade, Teriva já tinha conhecido durante a infância em uma feira da região. Para ser sincera, eu acho que a autora quis tornar Julene uma espécie de Hermione, mas não funcionou. A jovem é descrita como determinada,esperta e tudo mais.Todos os garotos são apaixonadas por ela, mas ela é bem chata e petulante. Não consegui gostar ainda da personagem durante a narrativa.


Os protagonistas passam por algumas provações durante o livro que os fazem descobrir serem mais poderosos do que imaginavam, e podem exercer um papel grande para o destino de Quatuorian.Como destaque temos Vinich como o Grande Lúmis, capaz de emitir uma luminosidade espetacular e destruidora. Julenis é a Grande Motio, capaz de levantar pesos gigantescos com grande facilidade. Já Teriva possui é visum e kártida, ou seja, ele enxerga o futuro através da névoa da lagoa e també possui um poder raro que permite visitar passado ou futuro por um pequeno período de tempo.Os outros personagens são pouco explorados e não dá para ter apego a algum. Se destaca aqui também Vorten., um típico vilão odiável. Maldoso e calculista nem o filho consegue se safar de sua frieza. Ele organiza uma trama com bastante planejamento e destreza e promete piorar muito a situaçao para os heróis.


"Viajar acompanhado é sempre bom, mas viajar sozinho tem a vantagem de permitir reflexões." Corbo lhe dissera uma vez. Porém, para ele, estar sozinho trazia reflexões dolorosas.


A autora constrói muito bem a jornada do herói com Teriva. A origem humilde e de perda, a criança especial e bondosa, a juventude na Gnária e o árduo caminho para se tornar um Guardião. Aqui temos a velha história de bem vs mal, mas realizada de maneira inventiva e cativante, A narrativa e todo o universo fantástico criado é muito bem amarrado e consistente. De início é um pouco complicado lidar com tantos nomes diferentes e significados -até os anos têm "medidas" diferentes (em sóis azuis)-. Mas com um tempo você a pega coisa e o livro ainda possui um glossário atrás! Para tornar ainda mais expressivo o mundo de Quatuorian algumas páginas têm ilustrações dos personagens e de alguns acontecimento, o que particularmente eu gosto bastante.



Devemos nos preparar para os próximos sóis azuis e para o destino de Quatuorian. O que está se revelando é porque vocês fizeram parte dessas coisas agora, eprecisarão fazer parte dela no futuro.


O Mundo de Quatuorian é um livro juvenil, mas que consegue ser agradável para todas as idades. A leitura é fácil e fluida. A versão enviada foi com menos páginas e por isso, as letras estavam menores, mas não dificultou tanto a leitura. O livro tem fantasia -claro!-, aventura, ação, mistério e até romance (apesa de ser muito pouco e não muito atrativo nessa narrativa). Como eu disse, esse primeiro volume é introdutório e não se aprofunda muito, e por isso não chega a ser maravilhoso, mas bom. Ele deixa muitos questionamentos sobre as situações que vão ser respondidos nos próximos volumes da série.

Esse foi o primeiro livro de fantasia que leio feito por uma autora brasileira e não fiquei nada decepcionada. Então se você gosta do gênero eu super indico O Mundo de Quatuorian, principalmente porque sou grande incentivadora da literatura nacional e este livro consegue alcançar o nível de qualquer um desses estrangeiros.

32 comentários via Blogger
comentários via Facebook

32 comentários:

  1. Oiii! Não conhecia, eu adoro fantasia, quando eu encontro uma que gosto, JESUS, eu viro um bicho e nem sei mais o que aquele negocio chamado "vida social" HAHAHA

    essa me agradou, irei anotar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi uma grata surpresa, pois não estava esperando muito do livro. Agora estou querendo logo a continuação.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Eu não sou muito fã de livros de fantasia, porém todos livros que li do gênero dessa editora gostei bastante. Essa capa está linda e fiquei curiosíssima pra ler a obra. Ótima resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Larissa! O livro realmente merece atenção e ainda possui umas imagens que dá mais vida aos personagens e situações que são narradas. Gostei bastante.

      Excluir
  3. Não tinha visto este livro ainda e como gosto de fantasia, será muito bom ler, ainda mais sendo nacional. Estamos tendo ótimas opções nacionais neste gênero, espero que conheça outros.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, concordo com você. O ramo nacional vem crescendo cada vez mais no universo fantástico e eu estou adorando.
      Beijos

      Excluir
  4. Caramba, eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei bem empolgada com a história, pois amo histórias de fantasias! E ainda é nacional! Adorei a resenha, me despertou interesse e curiosidade. Já acrescentei na minha listinha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda! Ainda bem que consegui incluir esse livro na sua lista. Acho que será uma ótima leitura se você adora fantasia.
      Beijos

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Não curto muito esse gênero, não sei se valeria a pena comprar, pois sei que ele ficaria entalado na minha estante, mas quem sabe um dia dou uma chance. Ótima resenha.

    Beijinhos,
    http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parece ser uma leitura muito legal, a fantasia parece ser bem construída e a aventura parece interessante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de fanatasia e achei a premissa bem legal, mas série me desanima! rsrs

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Eu sempre penso muito antes de começar um livro de fantasia com um mundo próprio, pois depois acabo ficando com uma ressaca literária daquelas, rs. Adorei seu post, achei incrível como é bem pensado esse enredo todo, ainda não conhecia a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica, eu conheço bem a sensação de ressaca literária kkk. Mas acho que vale a pena dar a chance. Apesar de bom, a história ainda ta sendo construída para algo maior que não acontece nesse livro, então o máximo que terá é dividir comigo uma ansiedade pela continuação

      Excluir
  9. Olá
    Conheci a pouco a editora e gostei do que li ate agora, um livro juvenil me deixou com um pé atras , mas depois da sua resenha estou temtada a ler esse livro depois.
    Bjus
    Jis Rocha

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Gosto muito de livros juvenis, cresci os lendo e foi assim que o amor pela literatura floresceu em mim. Este me pareceu bem interessante, algo que eu leria, com certeza. Gosto da Jornada do Herói, embora, é claro, já esteja meio saturada em enredos de fantasia. Essa capa tá muito linda! Obrigada pela dica! :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Nina! A capa realmente é maravilhosa. O enredo pode ter alguns clichês, mas a história é muito cheia de elementos criativos. E se você gosta do gênero é uma boa pedida

      Excluir
  11. Olá!
    A capa é muito bonita e sendo nacional nos dá um baita orgulho por autores desenvolverem histórias bem estruturadas. Mesmo não sendo um gênero que curta muito a leitura, fiquei curiosa através da sua experiência.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila! Também adoro ver os autores nacionais ganhando espaço no mercado. Gosto de deixar as pessoas curiosas haha, vai que isso te leva a uma despretensiosa boa leitura?

      Excluir
  12. Livros introdutórios normalmente são muito arrastados, mas são essenciais em sagas e séries, ainda mais quando fantásticas.
    O bom de livro juvenil é que é fácil de entender e cativante. Não conhecia a utora, mas desejo sucesso a ela.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse primeiro livro não demorou muito a chamar a atenção. Só precisou de dois capítulos para animar os ânimos. Mas como você disse, é bem introdutório e espero ansiosa pelo próximo da saga

      Excluir
  13. Só a titulo de curiosidade, porque a edição enviada para você tinha menos páginas e letras menores? Acho que esse seria o tipo de leitura que meu irmão mais novo adoraria fazer então certamente irei repassar a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayhara, na verdade eu não sei porque ele veio menor, mas como eu disse, não atrapalhou muito a leitura. Acho que é um ótimo livro para introduzir alguém a leitura como no caso do seu irmão. Super apoio.

      Excluir
  14. Que capa maravilhosa, fiquei curiosa com o livro e com a série. Adorei a tua resenha e espero realizar a leitura em breve, parece ser um livro que me envolveria desde o comecinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa realmente foi uma das coisas que me chamou atenção. A história não demora muito a engatar e ficamos com várias dúvidas no caminho. Esperando ansiosa pelo próximo livro!

      Excluir
  15. Que capa linda! ♥ Eu sou apaixonada por histórias fantásticas e fiquei bem curiosa pra ler essa. Adoro livros infanto juvenis e tenho certeza de que vou gostar desse.

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu faço parte desse time que ama uma boa fantasia. Espero que realmente aproveite bem a leitura!

      Excluir
  16. Olá!

    Como eu não curto literatura fantástica, não é um livro que lerei, mas vou indicar pros meus amigos que curtem, ainda mais sendo nacional, é um livro que com certeza deve ser lido. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamila! Na verdade, eu que agradeço. É sempre bom incentivar a leitura no nosso meio.

      Excluir
  17. Olá Thais, pela sua resenha esse livro parece estar bem bacana, adoro quando o autor criar um mundo inteiro novo como parece o caso desse livro *--* Sem duvida fiquei curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi impossível não comparar a Harry Potter pela criação de um mundo fantástico, mas a autora não deixou nada a desejar e cria algo realmente muito diferente e interessante. Daqui a pouco estarei contando os dias por sóis rs.

      Excluir
  18. antes de qualquer coisa preciso dizer que essa capa está um encanto...
    fiquei curiosa com a premissa dele, e faz tempo que não leio nada nessa vibe...
    gosto de livros juvenis... esse parece ser maravilhoso...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é realmente muito bom e foi uma grata surpresa me envolver com ele. Coloque na sua lista e depois de ler a gente fala mais sobre ele1
      Beijos

      Excluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo