16/10/2017

17 [ RESENHA ] Louca

Título: Louca
Autora: Chloé Esposito
Editora: Globo Livros
Páginas: 360
Estrelas: 3,5/5
A vida de Alvie Knightly está um caos: odeia o seu emprego, sua vida amorosa não lhe empolga mais e ela passa a maior parte do dia bêbada. A existência de Alvie parece exatamente o oposto da de sua gêmea idêntica, a perfeita, Beth. Enquanto ela passa a maior parte do tempo stalkeando os outros nas mídias sociais, come kebabs no café da manhã e sua companhia mais constante é o seu vibrador, Beth casou-se com um italiano atraente e podre de rico, tem um belo bebê e sempre foi a favorita da família.Depois de ser demitida e jogada na rua pelos colegas de apartamento, Alvie viaja à Sicília e, assim que chega, Beth pede para trocar de lugar com ela por apenas algumas horas para que ter algumas horas só para si, sem as cobranças do marido e a responsabilidade com o bebê. Alvie se anima com a chance de assumir a existência magnífica da irmã, mesmo que só por pouco tempo. Mas quando a noite termina com Beth morta no fundo da piscina, Alvie percebe que esta é a chance de mudar sua vida. Ela é louca, má, perigosa — e irresistível. 

Olá Leitores,

Vocês leram a resenha de A (R)evolução das Mulheres? Pois é, foi a leitura que antecedeu Louca, eu não consigo ler dois livros físicos ao mesmo tempo, sempre que estou com um livro físico minhas outras leituras são nos aplicativos Wattpad, Sweek ou Kindle.

Depois dessas leituras até fico aliviada por minha “deficiência” em não conseguir realizar esses dois tipo de leituras juntas. São contrastes e ao mesmo tempo não são. Deixa eu explicar, A (R)evolução e Louca contam a histórias de mulheres que sabem o que querem e o que é preciso para alcançar, apesar de a primeira ser jovem demais e parecer bem confusa quanto a quem é de verdade. Em contrapartida temos Alvina Knightly que embora queira nos fazer acreditar que a culpa de suas ações é da irmã perfeita e da mãe negligente, o “buraco” é bem mais embaixo porque Alvie é má. Apenas. 

"Os dois dias mais importantes da sua vida são o dia em que você nasce e o dia em que descobre o por quê".

É aí que chegamos na dificuldade que tive em aceitar a narrativa da protagonista: Temos Alex Craft de um lado que apesar de ser violenta, tem um histórico do qual poderia ser tratado se ela tivesse alguém para intervir e ajudá-la, é uma garota que está confusa e começando a aprender motivos pelos quais mudar seus atos e do outro lado temos uma Alvina Knightly que sente prazer e se diverte com cada tragédia que causa. Ela. Sente. Prazer. E é a protagonista! Não estou acostumada com uma pessoa destemperada justificando sua loucura.


Esse é o ponto negativo que encontro na trama e é algo bem pessoal, um lado meu (aquele que entende a ideia da autora) realmente achou Alvina irreverente, afinal, ela tem uma personalidade e tanto e o outro, há todo momento, “conversava” com a protagonista para que ela entendesse como seus valores estavam invertidos e que Beth, a irmã (quase) perfeita, não havia tirado tudo dela.

"Minha mãe nunca percebeu. Ela não fazia ideia. Eu não precisava da porcaria do dinheiro dela agora que eu sabia roubar. Não precisava de ninguém.
Então, essa foi a minha primeira vez, e, como eu disse, foi tudo culpa da Beth. Portanto, não coloque a culpa em mim, coloque nela".

Caros leitores, entenderam como fiquei confusa em relação aos meus sentimentos com a obra da Chloé?

É o tipo de leitura que abre um mar vermelho em três pontos: Quem gostou, quem não gostou e quem ficou no meio olhando para os dois lados da água. Uma trama cheia de personagens ambíguos, um início arrastado, mas que depois fica explosivo. Uma protagonista que tenta jogar seu mau caráter embaixo do tapete dos outros.


Alvie e Beth são irmãs gêmeas, idênticas na aparência e totalmente diferentes na personalidade e estilo. Beth é a irmã bem de vida, escritora publicada, casada com o maravilhoso Ambrogio, mãe do encantador Ernesto e gosto clássico para roupas (e como se fala de roupas e sapatos nesse livro) e Alvina acaba de ser demitida, foi despejada e só aceitou o convite para visitar a irmã para aproveitar a viagem de primeira classe e decidir o que fazer da vida. São os segredos escondidos nas ruas da Sicília que vão movimentar a vida das irmãs de maneira irremediável.

"Quero comprar algo especial, Deus sabe que eu mereço. Depois de tudo o que eu passei. Depois de tudo que eu fiz. Não quero usar só as roupas de Beth para todo o sempre. Quero meu próprio guarda-roupa. Algo novo. Algo único. Vou precisar de algo sexy para sair com Ambrogio".

Eu não costumo levar muito a série os comentários de revistas, jornais e autores na capa e contracapa dos livros, no entanto alguém da Vogue escreveu: “Uma história diferente de tudo o que você já leu” e mesmo que eu tenha revirado os olhos para esta informação, bem, eles estavam certos.
Humor negro, sexo, drogas, balas e sangue vem de onde você menos espera.

"Matar é uma arte como tudo o mais, e eu faço isso excepcionalmente bem. Faço de um jeito que parece um inferno. Eu não avisei? Sou uma grande artista: Cavavaggio. Shakespeare. Mozart. Knightly".


Se você assiste a novela das nove ou uma série como Narcos e acredita piamente que temas de unicórnios, amores tradicionais e uma comunidade só com pessoas de bem que de maneira alguma podem se tornar más é o bastante para movimentar uma trama e se você acredita mesmo que temas violentos nunca devem ser mencionados com medo de ser influenciado (polêmica!), talvez (eu disse talvez, então pode discordar) esse livro não seja para você. Viu como meu humor foi ácido? Aprendi com Alvina, a Louca.

Até mais.

17 comentários via Blogger
comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Olá, tudo bem? A estória me pareceu muito boa na sinopse, mas nem tudo é perfeito, e é uma pena que tenha seus pontos negativos, não é? Entendi perfeitamente o que tu quis dizer, e acho que me sentiria da mesma forma, hehe. Adorei a resenha!

    http://duaslivreiras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, não conhecia o livro mas não sei se leria, li uns livros confusos que não gostei da narrativa, então estou deixando essas histórias de lado. Mas vou indicar para pessoas que sei que possam gostar.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Eu acabei de ficar no meio olhando os dois lados rsrs É tudo meio confuso, tenho a impressão de se tratar de "rebeldes sem causa", mas claro que teria que ler para compreender
    o que se passa com cada personagem. Infelizmente eu não assisto nada do que citou, então terei que ler mesmo.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaise tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, mas gostei muito mesmo de saber a sua opinião e achei um amor essas fotos, realmente é um enredo bom para quem curte o gênero, desejo muito sucesso a você.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thaise!
    Antes de mais nada: adorei a estampa do sapato da primeira foto. o.o
    Agora, sobre o livro... Não sei se eu aguentaria ver uma psicopata como protagonista e se dar bem. Esse tipo de história eu só leria se soubesse de spoilers que contassem que ela se ferrava no final ou em boa parte do livro.
    Em todo o caso, fiquei curiosa. Vou procurar algum spoiler que me responda a essa pergunta e, quem sabe. hahaha
    Bjos
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thaise. Então eu ainda não conhecia o livro ou a autora, mas não me interessei pela obra. GOstei da sua sinceridade na resenha e adorei as suas fotos, só que dessa vez eu vou passar a dica :(

    ResponderExcluir
  7. Oi! Vi esse livro em algum stories no Instagram, mas não lembro qual. Confesso que não estou muito curiosa para led nao. Esses livros que não deixam a gente sentir o que achou me incomodam. Vou passar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Thaise, não conhecia o livro, mas confesso que não me interessei muito por ele. Gosto de um humor ácido, de sexo e outros temas que o livro parece ter, no entanto não me interessei desta vez.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  9. Olha, esse livro não chamou em nada a minha atenção. Tem muita coisa que não curto nele, não tenho a menor atração por enredos com sexo, drogas e sangue e muito menos paciência pra ler sobre roupas e sapatos (não tenho nem disposição para comprá-los na vida real, se não for obrigada a isso). Essa protagonista me incomodaria e me irritaria demais, isso dela sentir prazer e se divertir com cada tragédia que causa ia me enlouquecer.

    ResponderExcluir
  10. Olá, fiquei curiosa para ler o livro a capa parece que é um livro de comédia, mas a sua resenha foi o total oposto do que eu achei. Vou adicionar a lista com certeza

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Não conhecia o livro, mas já percebi que a protagonista é bem intrigante! Não sei se gostaria dela ou não! Hahaha
    Parece ser uma história bem diferente, com certeza é preciso ler para tirar minhas conclusões.


    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Por um breve instante senti vontade de ler o livro para saber mais dessa história, mas a maldade da protagonista me desanimou, confesso amar histórias de finais felizes. Então, prefiro deixar essa louca bem distante, huauaua. Beijos

    Nara Dias
    Vigens de Papel

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Já tinha visto sobre esse livro, mas não sabia que trazia uma personagem bem astuta e repleta de sarcasmo e até crueldade. Fiquei com vontade de realizar essa leitura e conferir a loucura de Alvina.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Não me parece ser um livro que eu gostaria, mas admiro a autora por escrever uma protagonista tão fora do comum. Só acho que seria uma leitura complicada por não conseguir gostar da personagem principal.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Não entendi muita coisa do livro, então não sei se farei a leitura, mas a premissa parece ser bem original. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  16. Bom, eu não assisto novela, mas quanto mais li a a resenha achava tudo muito adolescente, jovem também, não é algo que me apetece muito para o momento. também fiquei confusa da relação com Narcos, mas, enfim...

    ResponderExcluir
  17. Em sua breve opinião, eu fiquei meio que "olhando para os dois lados" hahaha
    Mas fiquei bem curiosa para saber mais, então, anotei a dica aqui.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo