31/10/2016

32 [ RESENHA ] O Placebo Junkies

Título: O Placebo Junkies
Autora: J.C. Carleson
Editora: Fábrica 231
Páginas: 304
Estrelas: 3/5
Livro: Cortesia da Editora Rocco
Audie é uma jovem como qualquer outra, mas encontrou uma forma incomum de descolar uns trocados: ela serve de cobaia para a indústria farmacêutica. Neste irreverente romance, J.C. Carleson, ex-agente da CIA, mergulha no universo pouco conhecido, mas muito impressionante, dos voluntários em série de testes farmacológicos. Na tradição de Trainspotting e Drugstore Cowboy, doses cavalares de humor negro disputam espaço na trama com o drama de jovens que vivem no limite. No caso de Audie, ela precisa juntar dinheiro para oferecer a Dylan, seu namorado que tem uma doença terminal, uma festa de aniversário de 18 anos inesquecível. “Não há ganho sem dor”, ela repete, em meio aos efeitos colaterais das substâncias e procedimentos a que está sujeita e aos esquemas para lidar com eles. Mostrando as entranhas de um mundo desconhecido da maioria das pessoas, Placebo junkies arrancou elogios da crítica com sua narrativa original e completamente viciante.

Assim que comecei a ler esse livro já sabia que resenhá-lo seria um desafio. Além de uma capa linda o livro chamou minha atenção pela sinopse, por conta da premissa ser diferente de tudo que já li, mas falar do livro não é fácil e vou explicar melhor ao longo da resenha.


Audie ganha a vida de uma maneira bem incomum, além de dolorosa e perigosa servindo de cobaia humana de laboratórios farmacêuticos.  Não teve uma infância fácil, nasceu viciada em drogas (já que sua mãe era usuária mesmo durante a gravidez) e ainda muito jovem deixou a escola de lado. E aos 17 anos entrou de cabeça no mundo arriscado de cobaias humanas.

“ Sabemos que a mão que nos aplica injeções é a mesma que nos alimenta”.

Conheceu seu namorado nesse mundo de testes, mas seu caso era diferente já que Dylan não precisava do dinheiro, mas sim da cura para o câncer. Por milagre ele não morreu durante o teste sendo o único sobrevivente.
Dylan é amoroso e compreensível, mas confesso que não via química entre os dois, é obvio que Audie é completamente louca pelo namorado, mas em diversos momentos duvidei dos sentimentos dele por ela.


Audie coloca na cabeça que precisa dar um presente para o namorado, algo que ele não se esqueceria... Uma viajem. Mas para isso ela precisaria de muito dinheiro, é aí que Charlotte (sua amiga vida louca) faz uma proposta irrecusável e muito, muito arriscada... Se inscrever para todos os testes possíveis e juntar o máximo de dinheiro. 

“Há uma regra geral: quanto melhor paga, provavelmente mais vai doer.”

Audie topa a proposta, e tudo vai ocorrendo como planejado até que durante uma festa alguém morre e ela passa a assumir a identidade dessa pessoa para assim secretamente participar de mais testes e ganhar o dinheiro que precisa. 

É complicado falar do livro, pois o leitor vai sabendo da vida dos personagens ao longo da história, e isso deixa a leitura bem interessante e fluida principalmente pela curiosidade que fica de saber mais sobre os personagens e os capítulos curtinhos também ajuda muito.
Durante a história também somos apresentados a trechos do blog da personagem Audie onde ela dá dicas de como ser uma cobaia de laboratórios.

Charlotte é uma das personagem mais vida louca que eu já conheci, tipo fod*-se tudo esse é seu lema. Audie também tem uma personalidade forte, além de ser agressiva, uma sobrevivente, mas teve momentos que eu queria dar uns tapas nela para ver se ela acordava para a vida. 


"Acho que tem algo na vida de cobaia, toda essa aposta com a mortalidade, que deixa uma pessoa insensível. Como se fosse difícil apreciar o valor de qualquer objeto, de qualquer coisa, se você já começou a vender sua própria carne pela melhor oferta. O que é mais valioso que isso?"

O livro não se aprofunda muito nos testes realizados, mas sim nos diversos efeitos colaterais sofridos pelas cobaias. Tive apenas um problema durante a leitura, eu não conseguia me envolver completamente mesmo o livro tendo uma leitura fluida, sempre me via perdida, toda vez que eu fazia uma pausa na leitura me sentia com amnésia ao retomar a leitura e tinha que toda vez reler alguns parágrafos anteriores e as vezes até uma página inteira para lembrar o que estava acontecendo quando dei a pausa (claro que isso pode ser o efeito colateral de ser mãe rsrsrs brincadeira ☻)

A diagramação está simples, mas com uma fonte boa para leitura. Não encontrei erro de revisão na minha edição, a editora está de parabéns. Enfim... Tenho certeza que tinha muito mais para dizer, mas por risco de soltar spoiler achei melhorar parar por aqui haha.
O livro é bom, mas embora tenha um tema diferente seu desenvolvimento não foi tudo aquilo que eu estava esperando. Ainda assim recomendo muito e deixo a seguinte pergunta: Será que vale a pena arriscar a vida por dinheiro?


32 comentários via Blogger
comentários via Facebook

32 comentários:

  1. Oi!

    Que história interessante! Acredito que por ser um livro que envolve experimentos, o leitor realmente fica perdido. Aconteceu o mesmo comigo quando li Estilhaça-Me, haha!
    Sua resenha só me fez ficar mais curiosa para a leitura, com certeza vou adicionar à minha "pequena lista", haha! Obrigada pela resenha e pela dica interessante!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Pois é, realmente é bem interessante. Não sabia que estilhaça-me envolvia experimentos, sou louca para ler.
      Leia sim e depois me conta.

      Excluir
  2. Olá
    Sei como é isso de ficar meio perdida em um livro, vira e meche eu fico assim, mas mesmo com os pontos que você citou, gostei da premissa do livro, conhecer um pouco das cobaias humanas, mesmo que de forma exagerada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ainda quer ler o livro espero que vc curta ainda mais que eu.

      Excluir
  3. oie!
    Adorei a foto!!!!
    Sua resenha está ótima, mas não me animei a ler esse livro. Fica para uma próxima.
    bjss

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Que enredo enrolado. Não é o tipo de leitura que eu faria, pois a personagem é muito jovem e não estou mais lendo livros com adolescentes, porém pela originalidade da trama daria uma chance, mas aí vc disse da amnésia a leitura pouco envolvente e descartei de vez... tenho certeza que outras pessoas possam gostar.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk não é muito enrolado, acho que só um pouco confuso kkkk.
      Uma pena que vc não leria ele, pois é bom.

      Excluir
  5. Eu estou muito curiosa com esse livro, a premissa é bem diferente e acredito que seja uma boa leitura,. Acho a capa muito simples mas até que é bonita para o tema do livro. Gostei de saber sua opinião sobre a obra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Aiiii que bom que está disposta a ler a obra, é um livro bom.
      É realmente a capa é linda.

      Excluir
  6. Olá, já tinha lido algumas resenhas sobre o livro, e achei ele bem curioso, realmente a premissa é bem diferente de tudo que já vimos, eu adorei o fato de mexer com remédios, farmacia testes, é uma assunto que eu gosto muito e sou bem curiosa sobre então acho que super faria a leitura, espero que ela flua para mim, e adorei as fotografias, sairam um amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Que bom que você gostou Gabi, espero também que a leitura fluie bem melhor para vc.
      Que bom que gostou das fotos.

      Excluir
  7. Oi, tudo bom??

    Que hist´ria interessante, nunca havia visto qualquer livro que abortasse tal temática. A protagonista que resolve ser cobaia humana, sério, eu fiquei muito curiosa para ler o livro.

    Beijos:*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Fiquei muito empolgada com a sinopse desse livro que é bem diferente e traz elementos que ainda não vi em nenhuma história parecida. Na verdade acho que não vi até hoje nenhum livro que tivesse esse enredo, uma pena que a trama que tinha tudo pra ser excelente, ao menos pela premissa, não foi bem desenvolvida. Ainda assim tenho vontade de realizar a leitura pra poder desenvolver melhora minha opinião.
    Excelente resenha!
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isso é o mais bacana do livro, uma temática nova. Fico feliz que vc ainda tope ler, espero que curta.

      Excluir
  9. Oi Taty!
    Já tinha visto a capa e ficado bem curiosa, mas não tinha lido nem a sinopse.
    Engraçado que a sinopse passa uma coisa que te deixa curioso, mas pelo que disse, ele nem é essa Brastemp toda.... brochei! huahuahuuha
    Adorei a resenha!
    beijinhos!

    #Ana

    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Não, não brocha não kkkkkk o livro é bom, vale a pena ler. Só não foi tudo o que eu esperava, pode ser diferente com vc.

      Excluir
  10. Olá Taty,

    Gostei muito da premissa e do enredo do livro, já fiz um artigo na faculdade sobre o Placebo e realmente é algo a se aprofundar, com implicações diversas na vida das pessoas que o tomam. Embora você tenha dito que não se prendeu a leitura, ainda assim fiquei curiosa por esta obra, espero ler futuramente.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Que bom que vc gostou.
      Nossa, bacana essa pesquisa que vc fez. Leia o livro sim, tenho certeza que você vai curtir.

      Excluir
  11. Oiii linda, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, não achei muito bacana o tema abordado e nem a sinopse, mas parabéns pela resenha que ficou incrível e as fotos lindas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá Taty.
    Eu nunca tinha ouvido falar deste livro até agora com a sua resenha. Achei bem legal a temática do livro, pois eu nunca tinha ouvido falar de um livro assim. Mal posso esperar para comprar a minha edição e fazer a leitura, pois a sua resenha me deixou para lé de curiosa, especialmente em relação ao mundo de quem é cobaia de teses assim.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Olá, acompanho as páginas da Rocco (dentre elas a Fábrica 231) mas não tinha visto ainda algo sobre esse livro, confesso que achei um tanto quanto diferente de tudo já me imaginei lendo, um livro digamos que bastante denso e requer muito envolvimento na leitura. Respondendo a sua pergunta, muitas vezes as pessoas ficam cegas por conta do dinheiro, e não pensam nas consequências do que uma escolha errada pode ocasionar...

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Quando eu vi o lançamento desse livro eu fiquei muito interessada em ler, porque realmente não é uma coisa que conhecemos muito. Achei muito interessante eles focaram mais nos sintomas, que devem ser muitos e realmente muito ruins. Com certeza vou querer ler!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Achei a história bem interessante, uma pena ela não ser conduzida de forma completa, pois pela sinopse realmente a história chama a atenção. Até os caminhos que Audie toma são conflitantes e bem interessante de ser analisado.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Oi

    Olha vou ser bem honesta: eu não conhecia esse livro! Achei a capa uma graça, adorei esse efeito de profundidade mesmo com o visual simples.

    A história também chamou a minha atenção, apesar de você ter dito que não conseguiu se conectar com a história e eu tenho um problema com isso, talvez eu arrisque ler um dia, talvez com tempo pra ler tudo de uma tacada rápida.



    Talita - Viciados em Leitura

    ResponderExcluir
  17. Taty lindona a premissa do livro é bem interessante, assim como a capa chama atenção, uma pena que a leitura não conseguiu te envolver com os personagens e toda trama. Achei um tema diferente do que estamos acostumados a ler, dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Oie
    Muito legal sua resenha, parece ser uma leitura muito interessante e diferente, adorei sua resenha e fiquei bem curiosa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Bastante interessante o enredo desse livro, e ainda mais que durante o livro vemos trechos das postagem do blog da personagem. Nunca pensei como seria ser uma cobais de laboratório, dica anotada.

    ResponderExcluir
  20. Ainda bem que não foca nos testes e sim nos efeitos colaterais, embora de toda forma eu acredite que fosse ter problemas com a leitura por causa do meu estômago fraco - os efeitos não devem ser agradáveis, mas nada pior pra mim que imaginar agulhas... Rs... Pena que o livro não atendeu suas expectativas, mas que bom que recomenda mesmo assim.

    ResponderExcluir
  21. Concordo com você, a premissa é mesmo muito diferente de tudo que anda por aí, e não deve ser fácil de resenhar essa obra. Confesso que fiquei bastante curiosa para fazer essa leitura, parece-me muito interessante e bastante pertinente no contexto atual.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  22. Oi Taty
    Que pena que a leitura não foi tão proveitosa pra você. Eu tô com muita vontade de ler o livro desde a primeira vez que o vi e uma amiga me recomendou muito bem, ele está na minha lista de desejados desde então. Pretendo ler e tirar minhas conclusões.
    Beijoos

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo