30/08/2016

33 [ RESENHA ] Mentirosos



Título: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Páginas: 272
Editora: Seguinte

Estrelas: 4/5

Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.


E. Lockhart nos surpreende com uma história extremamente envolvente e cativa nossa atenção à medida que o leitor acompanha o desenrolar da trama.



Logo no início do livro somos apresentamos à Cadence Sinclair, uma garota que vem de uma família em decadência, mas uma família em que todos são loiros, bonitos, altos e tradicionais. A família Sinclair possui uma ilha particular perto da costa de Massachusetts e Cadence e os primos se encontram nessa ilha particular todo verão. É sempre a mesma situação, eles se encontram no verão, mas não se falam mais a partir do momento em que saem da ilha. E de início, dá pra perceber que a Cadence denuncia essa situação como sendo mais um podre da família Sinclair, ou seja, uma família que faz de tudo para manter as aparências.


“Bem-vindo à família Sinclair. Ninguém é criminoso. Ninguém é viciado. Ninguém é um fracasso. Os Sinclair são atléticos, altos e lindos. Somos democratas, tradicionais e ricos.”



Porém, tudo isso muda depois de um acidente com Cadence, um acidente que aconteceu no verão dos quinze anos dela, um acidente estranho que ela mesma não lembra muito bem. Se antes os Mentirosos – Cadence, Johnny, Mirren e Gat – eram inseparáveis, hoje quase não se falam por causa desse acidente. Em razão dele, Cadence se isolou, passou por momentos difíceis e se afastou dos Mentirosos.


“Gat, Mirren, Johnny e eu. A família se refere a nós quatro como os Mentirosos, e é provável que mereçamos.”


Agora, o verão chega e com quase dezoitos anos, Cadence tem que encarar a realidade de vez e vai ter que voltar pra ilha para encontrar os primos e o amigo Gat. Ela vai ter que encarar as enxaquecas, as lembranças e as dores que o acidente deixou na sua vida. Cadence mudou, antes se identificava com os Sinclair por causa de seus cabelos loiros, agora seus cabelos são tingidos de preto e ela não vê mais a razão de tanta riqueza acumulada e isso a faz ser alvo de comentários desnecessários e desaprovações.

“Eu era loira, mas meu cabelo agora está preto. Eu era forte, mas agora sou fraca. Eu era bonita, mas agora pareço doente. É verdade que aguento terríveis enxaquecas desde o acidente. É verdade que não aguento idiotas.”


Devo dizer que me surpreendi bastante quando a história foi tomando um caminho que eu não esperava. Querendo ou não, quando lemos um livro nós sempre ligamos os pontos e tentamos juntar as pistas pra descobrir o que acontece no final, mas especificamente em Mentirosos eu não consegui pensar em algo concreto.

E. Lockhart conseguiu colocar uma incógnita na minha cabeça durante toda a leitura, fazendo com que eu ficasse chocada com o final depois da descoberta do que realmente aconteceu com a Cadence. O final foi tão absurdo e irreal que eu tive que lê-lo duas vezes pra poder entender como o acidente tinha acontecido.   

A forma como a autora conseguiu esconder a verdade foi magnífica e a trama se construiu muito bem. O mais interessante é que a autora soube ambientar muito bem o livro, então eu me senti naquela ilha, vivendo aquele verão com a Cadence e desvendando as coisas que realmente tinham ocorrido. Não foi um dos meus livros favoritos, mas eu indico pra quem gosta de assistir (ou ler?) de camarote a decadência de uma família.


A última coisa que eu pensei quando eu acabei o livro: “Malditos Sinclair”.

Eu li ele na versão e-book, já tive a versão física, mas tive que me desfazer. Apesar disso, a edição não deixa a desejar, no início do livro tem um mapa e uma árvore genealógica da família Sinclair, a diagramação é muito boa, tirando o fato da capa ser linda e ter uma textura maravilhosa.  

É isso! Espero que tenham gostado da resenha. 
Boas leituras!

33 comentários via Blogger
comentários via Facebook

33 comentários:

  1. A resenha está muito boa! Acho que não leria ele por que não me senti atraída por alguma parte.
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa! Obrigada por passar por aqui. Beijos! <3

      Excluir
  2. Adorei sua resenha. Não é um livro que faz meu estilo e li para clube da minha cidade. Fiquei ferida depois da leitura. Foi intenso demais e a quebra que a autora da para o choque que levamos como isso ocorre. Muito louco para falar a verdade, mas não indico para ninguém.

    www.primeiras-impressao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Mary. Por ser muito forte, talvez não funcione pra algumas pessoas...
      Obrigada por passar por aqui. <3

      Excluir
  3. Oi, a resenha ficou muito boa, minha amiga já tinha me falado dele, e espero lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha curiosidade com esse livro apenas pela sinopse, mas quando comecei a ver resenhas sobre ele eu perdi o interesse pois a premissa não é bem o que eu esperava e não me atraiu tanto assim. Gostei de ver a sua opinião sobre a obra mas não é uma leitura que eu pretenda realizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente, Beatriz. Volte sempre por aqui <3

      Excluir
  5. Quando a Grazi fez a resenha desse livro lá pro blog, eu fiquei super curiosa. Como você citou, a gente sempre pensa um coisa, vai juntando os pontos, e é legal quando o livro nos supreende mostrando que não era bem aquilo que imaginávamos. Ainda vou ler esse livro.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ler, é muito interessante e a escrita é super leve! <3

      Excluir
  6. Olá,
    Adorei a premissa do livro e fiquei extremamente curiosa por seu pensamento ao terminar o livro ser Malditos Sinclair rsrs porque será que você pensou isso? Mal posso esperar para descobrir. Da mesma forma, quero saber o que realmente aconteceu com Cadence nesse acidente.A capa é muito linda e uma pena que você teve que desfazer do livro físico.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, mas gosto de passar livros pra frente, é assim mesmo. :D
      Espero que você leia em breve.
      Obrigada por vir aqui. <3

      Excluir
  7. Eu tenho esse livro ganhei da minha mãe e nunca fiz a leitura gostei bastante da sua resenha já tinha visto outras em que as pessoas amaram o livro eu espero gostar também.
    Fiquei bem curiosa para saber o motivo desse acidente. Quem sabe não o leio já que esta aqui em casa o trabalho é so começar.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, é rapidinho e a escrita da autora é maravilhosa. <3

      Excluir
  8. Oi, a resenha está muito boa. Estou louca para ler esse livro faz tempo e sua resenha só contribuiu para instigar e aguçar a minha curiosidade, já que muitas pessoas elogiam e falam que o livro surpreende. Fiquei curiosa para saber o que aconteceu nesse acidente que mudou ela.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado da resenha e que você se sentiu encorajada a ler, espero que você goste. :)

      Excluir
  9. Nossa já tinham me falado para ler esse livro e após ler sua resenha realmente fiquei com muita vontade de lê-lo, mas minha lista de leituras ta tão grande.... Rs
    Adoro tramas que nos deixam ansiosos pra descobrir o misterio e como você disse que a autora consegue nos prender até o fim sem desvendar os segredos esse é realmente um livro que eu preciso ler!
    Ótima resenha!

    Beijos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de mistério, esse livro é pra você, apesar de ele não ser totalmente de mistério, ele realmente intriga. Beijo! <3

      Excluir
  10. Oiii lindinha, como vai?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, mas preciso dizer que sua resenha está um espetáculo mesmo, mas pularei a dica porque a premissa em si não me atraiu.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Morgana! Passe sempre por aqui. <3

      Excluir
  11. Olá!
    Fiquei muito interessada com essa obra, ainda não li a escrita do autor mas sempre me falaram tão bem que eu fico morrendo de vontade de conhecer. É claro que vou adicionar na minha lista de quero ler.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa autora tem outras obras muito interessantes, espero que quando você goste da leitura. Beijos! <3

      Excluir
  12. Oi Amanda!
    CARA, EU FIQUEI DESTRUIDO NO FINAL DESSE LIVRO. Ele acabou com o meu psicológico de um jeito que não consegui superar. Simplesmente fiquei devastado por não esperava.
    Amei todos os personagens, mas meu favorito era o Gat, Me identifiquei muito com ele.

    Abraços
    David Andrade
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, David!
      Sim!!! Ele destrói a gente de um jeito que eu vou te contar... A autora fez um bom trabalho. EU TAMBÉM AMEI O GAT. <3

      Excluir
  13. Olá,

    Há tempos eu venho tendo um certo interesse nessa obra, embora eu não goste muito de dramas familiares, me interessei muito pelo mistério que ronda a história e o que realmente aconteceu nesse acidente. Acredito que a trama conseguiria prender bem a minha atenção, por isso vou tentar incluir esse livro na minha lista ainda este ano. Adorei sua resenha!

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Vivianne! Espero que você consiga ler esse livro, tomara que
      goste. <3

      Excluir
  14. Juro, esse livro simplesmente me destruiu por dentro. Primeiro que eu achei que a leitura não ia chegar a lugar algum e depois, tapa na cara. Recomendo muito!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é destruidor mesmo!
      Obrigada por passar por aqui. <3

      Excluir
    2. Ele é destruidor mesmo!
      Obrigada por passar por aqui. <3

      Excluir
  15. Olá, tudo bem?

    Que sinopse envolvente e que resenha ótima, fiquei curiosa para ler e conhecer mais da história. Parabéns, conseguiu me deixar com mais vontade de ler.

    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bel! Leia mesmo, vale super a pena. <3

      Excluir
  16. Eu sempre tive uma incrível curiosidade sobre esse livro, mas sempre vou deixando pra depois. Agora depois dessa sua resenha, eu preciso ler pra ontem! Quero saber o porque do "Malditos Sinclair!!" uauhauhauhuaha

    beijinho

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu comecei a ler o livro por ter achado a premissa bem interessante, mas confesso que faltou alguma coisa para me fisgar de vez, sei lá... Então eu deixei ele de lado.
    Mas, sempre que leio uma resenha, penso em voltar pois sempre sinto que o livro ainda tem muito para me dizer e me fazer sentir, o que me faz pensar que preciso dar mais uma chance...
    Com tantos livros na lista, ainda não sei quando volto para esse, mas espero que na segunda tentativa fiquei vidrada na história e chegue ao final :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo