16/08/2016

34 [ RESENHA ] De Volta a Blackbrick

Título: De Volta a Blackbrick
Autora: Sarah Moore Fitzgerald
Páginas: 280
Editora: Galera Record
Estrelas: 5/5

Livro: Cortesia da Galera Record
Neste livro sensível e delicado, a autora utiliza o universo fantástico para falar sobre memória. O protagonista é Cosmo, um menino que vive com o avô e muitas vezes tem pouca paciência com ele. Na verdade, o avô sofre de Mal de Alzheimer e está perdendo a memória. Um dia, ele dá uma chave a Cosmo e pede que ele vá até a mansão de Blackbrick. O menino descobre que o local é, na verdade, um portal para o passado, e lá encontra o avô aos 16 anos. Com a nova convivência, ele vai conhecer de verdade sua história.


Um livro sobre Amor, Luto, Passado e Memória!

A vida de Cosmo mudou completamente após a morte de seu irmão Brian. Seu avô Kevin começou a se esquecer dele e a se comportar como se Brian ainda estivesse vivo e sua mãe se mudou para Sydiney, e com isso Cosmo foi morar com os avos. 

O garoto faz de tudo para fazer com que o avô não o esqueça, procurando solução para seu problema até mesmo em sites que prometer ter a solução para uma memória salvável. Sua dedicação a recuperar a memória do avô fica ainda mais intensa quando uma assistente social começa a visitá-los afim de fazer testes com Kevin (avô de Cosmo) para saber se o senhor está em condição de se manter ao lado da família ou em uma casa de repouso.




"Não que cada uma das pessoas que você já encontrou na vida tenha a obrigação de reconhecê-lo. Desejar isso seria egoísmo. Mas há uma ou duas pessoas em nossa vida que deveriam sempre saber quem somos. É provável que a gente nunca entenda a importância disso até uma delas começar a nos esquecer."

Suas tentativas de manter a mente do avô saudável não são satisfatória, mesmo ele fazendo tudo exatamente como o site explicava. Mas em um certo dia o rapaz é surpreendido quando seu avô o reconhece e lhe faz um pedido entregando uma chave ao neto. Ele pede então que Cosmo vá até os portões sul de Blackbrick abra o portão com a chave e feche-os  em seguida  e pede para Cosmo não se preocupar, pois ele estará do outro lado esperando-o, além disso Kevin orienta o neto a anotar tudo o que achar necessário.
Claro que Cosmo acha aquele pedido muito estranho e chega a pensar que o avô está ficando louco de vez, mas mesmo assim promete que vai fazer o que ele pedia.


"-É o seguinte: sei que minha cabeça está parando de funcionar. E sei que você tem feito o que pode, mas só tem uma coisa que pode me ajudar agora.
-O que é, vovô?
-É uma chave, Cosmo... É a chave para os portões.
-Que portões?
-Os portões Sul... Da Abadia de Blackbrick, claro."

Naquela mesma noite Cosmo ficou de frente aos portões Sul de Blackbrick, com a ajuda da chave os portões se abriram e do outro lado havia um rapaz de 16 anos, o rapaz era nada menos que Kevin, seu avô, só que jovem.
Cosmo fica empolgado ao perceber o que estava acontecendo, a chave o fez viajar no tempo e agora ele estava diante do seu avô quando era um jovem rapaz. Ele tentou de todo o jeito dizer ao avô jovem que tinha vindo do futuro e que ele era seu neto, mas Kevin achou que o menino era um completo lunático.


Percebendo que não adiantava mais tentar convencê-lo de que estava falando a verdade ele apenas pede para ficar alguns dias em blackbrick e prometeu que poderia o ajudar com o que precisasse. Kevin concorda e assim Cosmo se instala em Blackbrick e começa a descobrir tudo sobre aquele lugar e sobre seu avô, Kevin também pede que Cosmo o ajude trazer uma moça para Blackbrick e prontamente o garoto concorda feliz ao saber que vai finalmente conhecer sua avó jovem. O que ele não esperava era que a menina não era sua jovem avó Deedee e sim uma moça encantadora chamada Maggie, rapidamente ele percebe que sua presença no passado poderá interferir no futuro e colocar sua existência em jogo.


"Estou alterando a história aqui. Interferindo com a ordem natural das coisas... Não se deve bagunçar o passado."

Será que Cosmo convencerá seu jovem avô de que Maggie não é o amor da sua vida? Será que Kevin ouvirá o neto do futuro e desistirá da linda e encantadora moça mesmo não acreditando no jovem que para ele não passa de um lunático? 

É maravilhoso quando começamos a ler um livro que tem a incrível capacidade de te prender a um mundo criado por uma outra pessoa. De Volta a Blackbrick é um livro maravilhoso, que vai falar alzheimer de uma maneira inacreditavelmente sensível e com um toque de fantasia incrível. A autora não se aprofundou na doença, e por mais que o Alzheimer seja um dos pontos fortes da história, pois o menino viaja ao passado para ajudar o avó a lembrar de coisas sobre a própria vida e assim passar no teste da assistente social e ficar ao lado da família. Não teve necessidade de ter um aprofundamento sobre a doença, a forma que a autora abordou o tema foi simplesmente encantador.

O livro reúnem temas fortes e tristes de uma maneira delicada e de certa forma, leve. Me emocionei e chorei lendo essa estória maravilhosa. Adorei a escrita da autora, nunca tinha lido nada dela e essa foi uma experiencia incrível. 
Algo que gostei muito no livro foi a amizade linda entre avô e neto, a forma como Cosmo o idolatra é linda. Também gostei muito de acompanhar o amadurecimento do rapaz, é incrivel como no inicio do livro Cosmo lembra uma criança de 8 anos e ao final parece ter uns 18 anos.

Narrado em primeira pessoa por Cosmo, personagens principais e secundários muito bem construídos. A diagramação está simples, mas perfeita assim mesmo. Fonte em um tamanho bom, capítulos curtos e algumas separações de parágrafos com uma ilustração de uma chave lindinha, também gostei muito da capa. Algo que amei no livro são os diversos quotes maravilhosos que encontramos, reflexíveis e sensíveis . 


"As pessoas costumam me dizer que ter um irmão é bem ruim. Mas não ter o irmão que tivemos um dia é bem pior"

O final do livro foi perfeito, emocionante e definitivamente reflexível. Tenho certeza que ao finalizar esse livro você não será o mesmo.

Posso dizer que não foi fácil resenhar o livro e como não vou conseguir dizer o quanto essa estória mexeu comigo vou encerrar a resenha aqui. Enfim... Para quem curte livros sobre viajem no tempo entre muitos outros temas já falado aqui recomendo muito o livro. Definitivamente leia De Volta a Blackbrick.

34 comentários via Blogger
comentários via Facebook

34 comentários:

  1. Oie, Taty!

    Eu não conhecia o livro e simplesmente amei! Achei muito interessante a forma com que a autora abordou o tema alzheimer. Bem diferente mesmo!
    Com certeza é uma história que emociona, vou anotar a dica para futura leitura.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii que bom flor, fico muito feliz.
      tenho certeza que o livro vai te emocionar sim.
      bjs

      Excluir
  2. Olá
    Gente, só quero ler agora! Que resenha legal e chamativa. Me convenceu demais. Adoro o catálogo Galera. Vira e mexe eles lançam esses romances infantis que fazem você se apaixonar. E eu me apaixonei pela trama desse. O protagonista parece ser muito divertido pelo pouco que você falou. Quero saber mais

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehhehe Fico muito feliz.
      Também amo o catálogo da Galera, sempre livros bons ♥
      Sim sim Cosmo é mega divertido, vc vai curtir.

      Excluir
  3. Eu ainda não conhecia a obra fui ficando com um aperto no coração lendo a resenha adorei demais fiquei curiosa pelo desfecho do livro.
    Bju

    ResponderExcluir
  4. Oii, não conhecia esse livro, parece ser muito emocionante mesmo! Acho que eu vou gostar de ler.Parabéns pela resenha.

    bjs
    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gente! que livro apaixonante!!!! Sua resenha ficou ótima e a obra tem um enredo simplesmente fantástico! Colocando na minha fila de leitura agora!!!!

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mega apaixonante <3
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado.
      Leia sim.

      Excluir
  6. Oi, não conhecia o livro, mas já amei por achá-lo bem diferente de tudo que já li e por retratar emoções de forma apaixonante e ao mesmo tempo leve, parecendo ser uma leitura fluida e leve, nos levando ao passado e a viver junto com Cosmo a descobrir esse outro lado do avô, o jovem e saudavel. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, o livro é perfeito, leitura bem fluida, leve, emocionante. Tudo de bom e ainda tem um toque de humor.
      Que bom que gostou.

      Excluir
  7. Olá Taty...
    Eu não conhecia esse livro e confesso que me apaixonei pela sua resenha. Que enredo incrível!
    Fiquei emocionada com a sua resenha e já começo a imaginar como será a história para mim.
    Sem dúvidas, está na minha lista.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu conhecia o livro por alto, não sabia exatamente sobre o que se tratava. Eu tô simplesmente apaixonada por essa premissa.
    Primeiramente adorei a abordagem do relacionamento entre neto e avô. Eu tinha uma relação muito próxima com meu avô, que faleceu tem dois anos, então com certeza essa leitura irá me tocar.
    Adorei o fato da autora abordar o alzheimer de forma sensível e com esse toque de fantasia.
    Gosto muito de livros com viagens no tempo e tô animada para fazer essa leitura.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiiii que bom.
      Também amei a relação linda entre neto e avô ♥
      Meus sentimentos flor. Leia o livro sim, tenho certeza que vai gostar e se emocionará.
      bjs

      Excluir
  9. Oi. Li esse livro mês passado, gostei bastante da leitura, foi bem agradável. Adorei toda a história do livro, do tema abordado. Ótimo livro!

    ResponderExcluir
  10. Amor, Luto, Passado e Memória? Esse livro tem TUDO para me agradar, então já coloquei aqui no topo da lista de desejados. Sua resenha ficou ótima e só aumentou minha ansiedade para conferir esse livro. Espero fazer isso muito em breve *-*
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc vai amar, é um livro completo e muuuuito delicado. Lindo lindo.

      Excluir
  11. Oie!
    Eu não tive a oportunidade de escolher esse livro para resenha, e quando cheguei a ver sobre o lançamento, não imaginei que seria assim tão bom. Espero que eu volte a ter a oportunidade para poder conferir essa trama.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não imaginava que o livro seria tão bom, tanto que pedi ele um mês depois que foi lançado, ainda bem que deu tempo.
      Leia sim flor, vc vai gostar.

      Excluir
  12. Eu ouvi o lançamento do livro mas não dei muita bola pois a capa não chamou muito a minha atenção... Agora, ao ler sua resenha fiquei com a sensação de que preciso ler esse livro mesmo sabendo que com certeza irei me acabar em lágrimas...
    Essa coisa de tempo, de memória, de luto e com o avô... Mexe comigo só de pensar...
    Mesmo assim, acredito que será uma incrível e emocionante leitura!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi!!
    A capa já me conquistou de cara. Eu quero esse livro, que história linda, me envolvi completamente com a tua resenha e já imagino que o livro faz o leitor se emocionar. Estou com um familiar em uma clínica por causa do Alzheimer e me identifiquei muito com a história.
    Eu não conhecia o livro, mas vou procurar por ele na livraria.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Toda resenha que leio sobre esse livro diz que ele é uma leitura que vale a pena, e a sua não foi diferente. Ainda assim não é uma trama que me atrai, ao menos no momento, e prefiro guardar a indicação para o futuro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena flor, garanto que no futuro quando vc ler o livro vai dizer : POR QUE DEMOREI TANTO PARA LER ESSE LIVRO hahahahhaha

      Excluir
  15. Olá Taty,

    Nem preciso falar que estou morrendo de vontade de ler esse livro né? Achei incrivelmente tocante a forma como o Cosmo tenta resgatar a memória do avô com Alzheimer e claro, o fato da autora incluir essa doença na história, de uma forma delicada e emocionante é sem dúvidas um atrativo. Fiquei curiosa para saber se a ida do Cosmo para o passado vai alterar alguma coisa no futuro e se ele vai conseguir convencer a assistente social. Se antes eu já estava com vontade de ler esse livro, estou indo correndo comprar um agora.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii que bom que gostou. Acho que vai curtir muito a leitura, é um livro muito delicado e emocionante.
      leia sim hahahaa

      Excluir
  16. Olá, tudo bem?

    O livro é de drama, né??? Nossa, estou correndo de dramas, não posso passar perto.

    Sua resenha passou bem o lado lúdico e delicado do livro, mas mesmo assim, dramas não!

    bjss

    ResponderExcluir
  17. Oie
    uau, quantos elogios, eu não sou fã do gênero mas até fiquei curiosa pela leitura, essa capa é muito liiindaaa

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi
    adorei o livro e a sua resenha! Estou pegando alguns livros que tem bem essa pegada delicada e ao mesmo tempo tocando em sentimentos mais profundos, e até agora tenho adorado todos e esse parece ser mais um que vai para a lista e pelo seu entusiasmo aposto que vou gostar!

    Abraços
    Talita - viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  19. Fiquei surpreso quando descobri que o tema principal do livro é sobre o alzheimer, fiquei sem reação, pois sempre tive vontade de conhecer mais sobre essa doença. Já vou marcar na lista de desejados e mandar ver na leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, o tema principal no livro é a viajem no tempo, o alzheimer é um tema forte, mas não muito explorado. Mas mesmo assim acho que vc vai curtir

      Excluir
  20. Olá!!!
    Tenho que dizer que quando li a sinopse desse livro me lembrou de um livro que li quando mais nova que era "Viagem Virtual" que me marcou muito.
    E tenho que dizer que só pela sua resenha o livro já me ganhou por a simplicidade e profundidade sa história.
    Estou já encantada por ele *-*

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo