31/07/2016

16 [ RESENHA ] Silêncio

Título: Silêncio
Autora: Richelle Mead
Editora: Galera Record
Páginas: 280
Estrelas: 4/5
Livro:
Cedido pela Galera Record
Um romance de fantasia e aventura da mesma autora de Vampire Academy. Pelo que Fei se lembra, nunca houve um ruído em seu vilarejo todos são surdos. Na montanha, ou se trabalha nas minas ou na escola, e as castas devem ser respeitadas. Quando algumas pessoas começam também a perder a visão, inclusive a irmã de Fei, ela se vê obrigada a agir e a desrespeitar algumas leis. O que ninguém sabe é que, de repente, ela ganha um aliado: o som, e ele se torna sua principal arma. Ao seu lado, segue também um belo e revolucionário minerador, um amigo de infância há muito afastado em função do sistema de castas. Os dois embarcam em uma jornada grandiosa, deixando a montanha para chegar ao vale de Beiguo, onde uma surpreendente verdade mudará suas vidas para sempre. Fei não demora a entender quem é o verdadeiro inimigo, e descobre que não se pode controlar o coração.

A resenha de hoje se trata de um livro, que conseguiu prender toda a minha atenção, primeiramente com a capa e posteriormente com o enredo, que é simplesmente majestoso, inovando em elementos sobrenaturais de uma forma incrível.

Silêncio conta a história de Fei, uma jovem que sempre viveu em um povoado cercado por montanhas. Sendo assim, toda a população é impedida de descer e por isso todo o alimento é racionado, já que o terreno em que vivem não é nem um pouco fértil, restando somente o minério.

"Daqui a quanto tempo as pessoas vão começar a se voltar contra as outras por puro desespero? Foi para isso que meu pai morreu? Quantos outros vilarejos a cidade já dizimou desse jeito?"

Para conseguir suprimentos, o povoado de Fei faz um troca por meio de um sistema de tirolesa – trilhos - , onde minério é trocado por rações. No entanto, uma doença tem assolado as pessoas, pois as mesmas que já não possuem audição, estão perdendo também a visão. Consequentemente, o trabalho nas minas tem se tornado perigoso e muitos acidentes tem acontecido, além de diminuir drasticamente a extração dos minerais.

No meio deste cenário, também somos apresentados a Li Wei, um jovem que trabalha nas minas desde da infância e é conhecido da Fei de longa data. Ambos foram separados, no entanto, quando Fei conseguiu se tornar uma Aprendiz, pois possui muitos talentos para pintura. Já para Li Wei restou somente a mineração.

"Tudo precisa de uma palavra, insisto. Temos que saber como descrever o mundo; caso contrário, caímos na ignorância".

Sempre inconformado com a vida que leva, o estopim para Li Wei resolver descer a montanha, acontece quando o seu pai morre em um acidente nas minas. Assim com a ajuda de Fei, ambos resolvem descer e conseguir mais suprimentos. Eles só precisam enfrentar a decida de um rochedo enorme, que sempre ocorre avalanches. Mas os dois acabam ganhando um presente inusitado, quando Fei recebe a sua audição.

Em busca de ajudar o povoado e encontrar respostas, os dois jovens embarcam em uma aventura repleta de revelações. Além de seus corações serem colocados a prova, quando a felicidade individual pode estar no alcance de suas mãos, mas o senso de dever é o que os move.

Esta leitura fluiu incrivelmente bem. A autora sabe usar uma escrita leve que prende e instiga o leitor, além dos elementos utilizados no enredo que souberam me cativar. O ponto alto do livro, é justamente a opressão sofrida pelo povoado das montanhas e o lado sobrenatural que a obra ganha. Este último poderia ter sido melhor abordado, pois a explicação dada no final foi muito corrida. Ainda assim apreciei muito a história.

A obra foi um excelente trabalho da Galera Record, que caprichou muito nessa capa, que como eu disse acima, soube prender minha atenção. A diagramação é simples, mas adequada e a edição não apresentou nenhum erro. Este livro é um volume único e por isso gostei muito do desfecho dado a obra.

"Durante tudo isso, no meu coração sempre só existiu espaço para o nome de uma pessoa: o seu."

Por fim, recomendo essa história para todos os fãs de aventuras e fantasias. Vocês vão se encantar com a coragem do Li Wei e o altruísmo da Fei.

Resenhado pela resenhista: Vivianne Sophie

16 comentários via Blogger
comentários via Facebook

16 comentários:

  1. Olá.
    Vou ter quer ler esse livro, acho que essa é a quinta resenha que comento, embora a maioria foram positivas e senti curiosidade sobre de o pq do pessoal do povoado ter a deficiência, ele não me chama atenção, não dá aquele tchan, no entanto ele não me sai da cabeça. 😄
    Ótima resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Esse livro é bonito visualmente mesmo, e o fato de todos serem surdos e começando a ficar cegos é bem instigante, e ne deixa bem curiosa para saber o que aconteceu.
    Espero ler ele em breve, especialmente porque ele me lembra um filme que gostei muito, O Vilarejo.

    ResponderExcluir
  3. Oi.

    Quero muito ler esse livro, quando vi o lançamento pela editora, fiquei com medo de solicitar e acabar não gostando. Mas depois das resenhas que li, me arrependi! Parece ser uma obra maravilhosa, vou ter que comprar logo para ler.

    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, ótima resenha. Esse é um livro que a cada resenha que leio, fico mais animada para lê-lo. Ficou curiosa para ver isso de os moradores não poderem sair do vilarejo e, além de não terem a audição, também estarem perdendo a visão.

    ResponderExcluir
  5. Oi, estou super de olho nesse livro, mas me prometi só comprar livros que realmente vou ler quando chegar, porque a pilha etá enorme! Assim que desafogar vou comprar esse. Adores Academia de Vampiros, da mesma autora, mas achei os últimos livros arrastados e por esse ser livro único já me ganhou, informação que vim a descobrir na sua resenha, que por sinal, está muito boa! Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Tudo bom?
    Estava louca para ler resenha desse livro, apesar de adorar a Richelle e ja ter lido quase tudo dela, fiquei um pouco insegura quanto a esse livro!
    Adorei a sua resenha!
    Agora eu quero ler esse livro, parece ser do jeito que eu gosto!
    Gostei de ser um livro único, ultimamente estou fugindo de series, principalmente as longas.
    Já está na lista!
    Bjos

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  7. Oi Taty! Essa capa é magnífica mesmo! Gostei bastante da premissa, sou fã de fantasia e quando vejo um livro com algum diferencial no enredo já fico animada. que me deixou curiosa foi: o que causou esses problemas na população? Só lendo para saber, bela resenha, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  8. Oiee

    Estou doida para ler esse livro!!
    O fato da surdez e depois a perda da visão me intrigaram muito.
    A capa é linda demais!! Primeira coisa que chamou minha atenção rs.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hello! Tudo bem?
    Adoro os livros da Richelle Mead e fiquei louca com esse Silêncio.
    Achei a capa linda e a historia sendo unica me deixa animada a ler logo.
    Gostei de conhecer mais sobre a historia, nunca li nada com surdos de personagens e esse me deixou bem curiosa.
    Sem contar que adoro historias com fundo oriental.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Primeira resenha desse livro e gostei bastante dele. A capa está espetacular! Quando a Galera quer, consegue fazer trabalhos impecáveis. Vou pesquisar mais resenhas, quem sabe me convenço de uma vez e leio!

    ResponderExcluir
  11. A proposta do livro me interessa muito, a premissa é ótima. Além disso, tem a questão do sobrenatural, que me agrada muito. Pena que a autora não aprofunda muito nesse sentido, mas ainda assim a obra me interessa. Pretendo ler assim que tiver uma oportunidade.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  12. oie!
    Eu li essa história e gostei bastante da trama, ainda mais que nos leva a refletir sobre deixarmos de fazer algo, apenas porque alguém disse que não é possível realizar. E outro detalhe que gostei bastante é que o livro é unico e não tem continuação, rs.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Eu não consegui gostar da trama, apesar de amar a autora, achei que esse livro teve uma narrativa cansativa, que não me prendeu nem um pouco.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    Eu acho a capa desse livro linda demais, a história parece ser bastante intrigante e envolvente e pelo que você escreveu deu para perceber que gostou da leitura.
    Gosto quando a história tem aquele toque sobrenatural, isso sempre chama a minha atenção.
    Vou colocar o livro na minha lista, pois vale a pena dar uma chance.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. eu to louca pra ler ele mas uma amiga disse que desistiu de ler de tão ruim que achou e isso acabou me desanimando dele

    ResponderExcluir
  16. Eu fiquei apaixonada pelo estilo de escrita da Richelle em Academia de Vampiros, acho que ela usa alguma mágica que prende a gente de maneira que não quer largar a leitura. e pelo que li da sua resenha, nesse livro o ritmo flui muito bem - o que me deixa com ainda mais vontade de ler. Sem contar que a premissa é muito interessante!
    Pena que ficou meio corrido a explicação no final, mesmo assim, isso não tira a minha vontade de ler...
    E que capa linda é essa????
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo