04/07/2016

20 [ RESENHA ] Diários de Extermínio - A Guardiã #1

Título: Diários de Extermínio - A Guardiã #1
Autor: Braian Peruzzo
Páginas: 212
Editora: Arwen
Estrelas: 3/5
Livro: Cedido pelo autor – pdf
Sinopse: DESCUBRA, SOBREVIVA E DESEJE. O crepúsculo de todas as batalhas se dá nos momentos mais tenebrosos que existem. Assim como as noites mais obscuras, o mundo é um lugar sombrio, cheio de segredos. Quando o universo estava afundando em seu momento de maior lástima, os Guardiões surgiram para trazer o alvorecer, a luz e a paz de volta ao universo, ao nosso mundo e à Terra. Meu planeta natal, Zodark, foi destruído pela ganância de meu povo, e a Terra está prestes a ser destruída também, pelo mesmo motivo. Mas eu não permitirei. Meu nome é Lilian Moore, eu sou uma Guardiã, a que salvará a Terra e Zodark. Pelo menos é isso que eu espero! A Guardiã traz uma história épica, cheia de ação, aventura e ficção. Uma distopia feita para agradar a todos os públicos.


Olá Pessoal,

Hoje eu trago a vocês a resenha de exemplar de ficção científica, escrito pelo autor brasileiro Braian Peruzzo, que nos apresenta um universo espetacular, com direito a um certo suspense e até mesmo cenas de ação.

O livro conta a história da Lilian Moore, uma jovem que perdeu os pais em um acidente de carro e desde então viveu em um orfanato até atingir a maioridade. Após sair da instituição, a Lily sente o gosto da liberdade e da independência, se matriculando em curso universitário no Rio de Janeiro, fazendo suas próprias compras e até mesmo alugando um apartamento, tudo isso graças a uma quantia deixada por seus pais.

Bom, tudo parecia estar dando certo na vida dela. No primeiro dia de aula, ela conhece um jovem chamado Douglas, que se torna seu amigo e posteriormente ela acaba se apaixonando por ele e resolve convida-lo para jantar. E bom é exatamente aí que nos surpreendemos com o curso da história. Quando a Lilian encontra o Douglas no apartamento dele, ela demonstra o seu interesse e acaba sendo surpreendida com um jantar na cobertura do prédio. O que ela não esperava, no entanto, é ser empurrada da varanda rumo a uma morte certa.

Mas o que parecia que iria acabar com a vida da personagem, surpreende a nós e a ela mesmo, quando desejando viver, ela acaba retornando sã e salva para o prédio e não sofre nenhuma lesão. Após isso, ela fica muito intrigada pensando ter alucinado, pois foi tudo muito rápido. A prova de que tudo foi real, acontece quando o Douglas, que na verdade é uma mulher chamada Patrícia, retira todo o seu disfarce e aplica na Lily (que não desistiu sem lutar) um sonífero de coloração estranha e com isso a Lily se vê em um limbo de remédios e vozes ao seu redor.



Curioso... Percebi que temos o triste hábito de dar valor às coisas mais importantes da vida apenas quando notamos que aquela pode ser a última vez que veremos tudo o que achávamos que estaria sempre ali para ser apreciado, ou quando já a perdemos”. 

Quando ela consegue acordar, ela percebe que está em um lugar todo estranho e com roupa de hospital. Em busca de resposta, a Lilian é apresentada a uma equipe de cientistas, dentre eles o Dr. August, que revela para ela, através de uma simulação robótica, que existe um planeta se chamado Zodark, o qual foi destruído por uma guerra civil, que ao lançar muitos componentes químicos na atmosfera, acabou prejudicando a camada de ozônio do planeta, tornando inabitável a maior parte do lugar e criando mutações genéticas na população sobrevivente.

Não tendo outras alternativas, um grupo resolve recuperar os danos do planeta, através de um projeto arriscado, que envolve inúmeros acontecimentos e eu só não vou entrar em detalhes, para não dar nenhum spoiler. E é claro que a Lily não leva muito a sério essa coisa toda, mas a algo na mente dela que a diz que tudo aquilo pode ser verdade, como se uma parte dela soubesse que existiu sim esse planeta, que ela faz parte dessa história de uma forma muito significativa.

"Eu tremia de ansiedade, meu corpo inteiro relutando na sensação deir para uma batalha real, com perigos reais".

A trama se desenvolve a partir daí, onde a Lilian aceita suas origens, entende o seu papel de Guardiã (não vou mencionar também, pois acredito que estaria contando uma parte importante da história) e embarca em uma jornada para impedir forças malignas de destruir o planeta que ela sempre chamou de lar: a Terra. Ao mesmo tempo em que tenta encontrar alternativas para trazer de volta a vida ao planeta Zodark.

Quanto aos personagens, como a narrativa é da Lilian não tem como não gostar mais dela e entender tudo que ela sente com essas revelações e o que tudo isso representa. Eu achei que os personagens secundários não foram tão bem construídos, talvez porque sendo esse livro parte de uma série, o primeiro realmente trata dessa descoberta e adaptação da Lily  e por isso não temos quotes tão interessantes com outros personagens. No entanto, algumas figuras interessantes aparecem na obra e eu espero que o autor os desenvolva melhor no próximo livro.

“Era como se eu me lembrasse, sem lembrar; como se tivesse vivido cada parte daquela história, sem ter vivido nada”.

Eu gostei muito da capa, carrega todo um mistério e é bem condizente com o livro. A diagramação está perfeita, eu gosto muito do trabalho da Editora Arwen e mais uma vez eles não decepcionaram. A escrita do autor é leve e fluída, vi os capítulos se passarem com muita leveza. A história é muito bem construída, nos apresenta um panorama diferente, teorias inovadoras e ao mesmo tempo, faz uma crítica importante a sociedade que sempre busca um poder exacerbado, sem pensar nas consequências generalizadas.

Recomendo essa história para os fãs de ficção cientifica e que gostam de ver o Brasil como foco de tecnologias futurísticas, porque é exatamente isso que vocês vão encontrar ;)

Até a próxima pessoal!



20 comentários via Blogger
comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Oi Vivi, tudo bem? Eu não tenho o hábito de ler livros de ficção científica, mas me interessei por esse. Ele tem uma proposta legal, curti. O único ponto negativo, para mim, é que não sou lá a maior fã de séries e trilogias :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi...puxa vida! Que resenha!

    Além de a sua resenha estar maravilhosa e eu adorar o estilo. A premissa é incrível.

    Nossa....Preciso ler...

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi...puxa vida! Que resenha!

    Além de a sua resenha estar maravilhosa e eu adorar o estilo. A premissa é incrível.

    Nossa....Preciso ler...

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá! Logo de cara pensei que fosse livro estrangeiro, mas sendo livro nacional é muito bom ler e divulgar nossos autores nacionais. O melhor desse livro que mistura de tudo um pouco e fiquei muito interessado para ler. Acho que vou dar uma chance e ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Amo ficção! Amei a premissa do livro, parece ser bem intensa, imaginei a cena dela sendo jogada do prédio! Loucura! Legal ela ser uma espécie de guardiã. Deve ser uma leitura cheia de ação. A capa está linda e a resenha também! Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, faz algum tempo que estou curiosa com essa obra e vendo a sua resenha eu fiquei ainda mais interessada. O enredo me desperta grande interesse e espero gostar também quando eu ler.

    ResponderExcluir
  7. Oi, já conhecia o livro de capa, mas essa foi a primeira resenha que li da obra. Não sabia que era uma série. O livro parece ser interessante, e fiquei curiosa com ela sendo jogado do prédio. Outro planeta, que legal. Vou procurar mais sobre a obra, mas fiquei bastante curiosa com ela haha

    ResponderExcluir
  8. Nossa, quanta criatividade, eu não sei se adorei por ter uma premissa tão diferentes e coisas tão novas ou se não gostei e fiquei confusa com a história.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Adorei a premissa o livro parece ser bem diferente dos que eu estou acostumada a ler, mas um diferente bom e interessante. Adorei a dica e irei anotá-la. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oiii Vivianne, como vai?
    Menina fiquei completamente a fim de ler esse livro depois dessa sua resenha, me apaixonei pela força de vontade da personagem de querer enfrentar isso custe o que custasse. Te indicaria a obra A guardiã do Fogo que é bem parecida a história, vai adorar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá Viviane, tudo bem?

    Eu conheci a obra do Brian no Face, gostei da sinopse e do enredo, agora sua sinopse me venceu. Muito bem escrita. Só meu deu ainda mais vontade de conhecer melhor a obra.

    Gostei da maneira como você apresentou a obra e os personagens.

    bjss

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Parabéns pela resenha, apesar de não gostar desse estilo de livro sua resenha me deixou curiosa.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom? Eu não conhecia esse livro e confesso que não fiquei muito interessada na leitura, apesar de ter gostado da tua resenha. A premissa não foi muito instigante para mim. Essa capa é mesmo muito bonita.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas não fiquei interessada na premissa. Legal ver que ele se passa no Brasil e tals, mas tem fantasia e esse gênero não consegue prender minha atenção. A capa está bem bonita, como todas que a Arwen faz, por sinal.

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Muito legal sua resenha, acho que não conhecia o livro pois não é um gênero que não sou muito fã, bem legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Hello!
    Não conhecia o livro Diários de Extermínio - A Guardiã e fiquei curiosa com a premissa.
    Gosto de aventura assim, com fantasia e um misterio no ar. E esse parece ser daqueles bons de ler em uma ressaca.
    Nao leio mtos ficção científica e adorei saber mais da historia aqui na resenha.
    Vou tentar ler o quanto antes.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  17. Ola Vivianne, nossa sua resenha deu para ver o quanto você gostou do livro e como ele parece ser cheio de reviravoltas, principalmente na parte que você conta que ela é de um outro planeta e precisa se torna guardim, a resenha chamou bastante a minha atenção.


    Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Adorei sua resenha, muito bem escrita. A editora Arwen arrasa mesmo nas capas e nesses lançamentos de fantasia. Pena que ficção científica não é minha praia, mas mesmo assim achei muito bacana a história da Guardiã e principalmente de saber que se passa no Rio. Bem legal.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  19. Oi!!
    Eu tive oportunidade de ler esse livro e gostei muito da ideia do autor, lembro que não conseguia parar de ler, achei o mundo criado por ele muito instigante e claro que a Lily é quem mais chama a atenção.
    Estou esperando ansiosa pela continuação, espero que o autor não demore muito para lançar.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  20. Ola Vivi o autor teve grandes ideias para o enredo pelo visto, não conhecia o livro e sua resenha me atiçou a curiosidade, gostei da premissa e temas do livro, somente a capa não me chamou muita atenção. Pretendo ler em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo