10/03/2016

33 [ RESENHA ] Sem Palavras - Um Romance Quase Impossível

Título: Sem Palavras – Um Romance Quase Impossível
Autor: Wallace Cavalcante
Editora: Publicação Independente
Páginas: 181
Estrelas: 4/5
Livro: Cortesia do autor - pdf
Alan e Sofia eram dois jovens que queriam viver a sua história de amor em paz. A vida lhes deu algo que tornava este relacionamento quase impossível. Sofia nasceu cega. E Alan, mudo. No entanto, isso não os impediu de lutarem pelo amor ambos sentiam um pelo outro. Tudo teria sido bem menos complicado se os pais de Sofia não tivessem sido tão rígidos quanto a união deste relacionamento. E para ajudar Alan e Sofia a ficarem juntos, eles contaram com o apoio de algumas pessoas. Entre elas, Dmitri Ivanovich, um fonoaudiólogo que terá uma participação mais do que importante na vida deste casal tão especial.





É com muita felicidade que venho trazer mais uma resenha de uma obra do autor Wallace Cavalcante. Da mesma forma que resenhei o livro “Meu conto de fadas aos dezesseis”, este também é um livro de romance, embora os personagens sejam mais velhos e apresentem características bem diferentes em relação ao casal do outro livro. A escrita do autor, no entanto, fluí da mesma forma, mostrando um amor profundo e épico.

Nesta história somos presenteados com a história da Sofia e do Alan, ambos personagens muito peculiares, pois o Alan é mudo e a Sofia é cega. É isso mesmo que vocês leram pessoal. E bom, os dois se conhecem de uma forma meio inusitada quando o Alan faz uma visita ao antigo local onde ele estudava (uma espécie de colégio-consultório para crianças especiais) para rever o seu grande amigo, Dmitri que é um fonoaudiólogo muito atencioso e gentil.

“Ás vezes, é melhor corta um sentimento que está criando raízes, antes que ele se transforme numa grande árvore, e depois, você não terá mais como derrubá-la”.

Durante o encontro entre os dois amigos, com o Alan falando em Libras, aparece no colégio uma família acompanhada de uma mãe ( Lúcia), um pai (Victor) e dois filhos, (Sofia e o Samuel), ambos acabaram de chegar na cidade e se revelam como os novos donos da Fábrica de tecidos local. Eles acabam interagindo entre si, mas ninguém percebe de inicio que a Sofia é cega. Até que o Allan ao se dirigir a ela, percebe que ela não estende a mão na sua direção. E bem, assim fica esclarecido que ela é cega. 


E como ele não tem outro meio de comunicar-se com ela, que não seja através de alguém narrando seus gestos, ele acaba não conseguindo se apresentar adequadamente e isso o deixa muito frustrado, pois ele realmente ficou encantado com a beleza dela. Confesso que nessa parte, até eu fiquei meio que eufórica, pois me imaginei no lugar dele, querendo se expressar e não conseguindo.

Felizmente no entanto, o Dmitri acaba falando do restaurante famoso dos pais do Alan (que são italianos), o La Famiglia e isso acaba levando a família da Sofia a conhecer o local na mesma noite. Quando eles visitam o lugar, o Alan está eufórico pois quer ao menos se aproximar da moça, mesmo que seja só para observa-la. O Dmitri alerta ele no entanto, para o fato dos pais dela não gostarem do interesse dele pela jovem, mas a essa altura do campeonato, o Alan já está interessado demais para desistir.

“O amor une as mentes das pessoas – Sofia não sabia, mas, não muito longe dali, Alan também não parava de pensar nela”.

Ele acaba conseguindo ter contato com a Sofia, quando ela está tocando alguns frutos de uma árvore de limões que tem nos fundos do restaurante, ele se aproxima encantado e acaba também tocando nas mãos dela (suspiro). A coisa toda é momentânea e bem sentimental, mas dá para se sentir envolvido na cena quando o autor descreve as sensações e os pensamentos que se passam entre os personagens.


O momento perfeito acaba, no entanto, quando a mãe da Sofia, a Lúcia, vê os dois bem próximos e compartilhando esse momento intimo e fica fula da vida, pois ela não vê futuro entre uma cega e um mudo. Soltando fogos pelas ventas, a mãe da Sofia proíbe o rapaz de se aproximar dela e bom, decide fazer da vida dos dois um inferno, não querendo reconhecer as boas intenções do Alan, ao longo da história. 

Grande parte do livro aborda o desenvolvimento desse amor puro e impulsivo dos dois, a dificuldade para que ele aconteça e os impedimentos que a família da Sofia coloca. Mas felizmente, o livro não ficou só nisso. Eu me surpreendi muito ao longo das últimas páginas quando o autor soube dar algumas reviravoltas que tornaram a história muito rica. Teve um momento que eu quase chorei, porque foi muito lindo e intenso. Me senti realmente conectada com a história e isso é muito bom, pois senti que houve um significado maior além do romance deles sabe? Consegui terminar esse livro levando uma lição para vida.

“– Bom... O sem palavras se deve ao fato de Alan ser mudo. E o quase impossível, deriva da deficiência visual de Sofia. Porém, ambos possuem a audição ao seu favor. Por isso que é quase, e não impossível, que os dois fiquem juntos”.

Os personagens também são muito bem construídos. Adorei o Alan, ele não é o perfeito mocinho, pois possui suas limitações, mas sua persistência é inspiradora. Gostei muito da Sofia também, que tinha tudo para ser depressiva e mimada, mas possui muita humildade e otimismo. Os personagens secundários também são muito bem construídos, adorei o irmão da Sofia, o Samuel, ele é uma graça e queria mais quotes com ele no livro haha. E bom, meu personagem preferido sem dúvida, é o Dimitri, que além de se mostrar muito prestativo, é um defensor do amor. 

O autor é parceiro do blog, então este foi mais uma das obras dele que foram cedidas gentilmente para resenha. Obrigada Wallace! A diagramação do livro é simples e bonita e acho que foi feita na medida certa. A capa também é bonita mas acredito que o autor deveria investir melhor nela, para expressar mais o romance do livro. A história é um volume único, então muita gente que não tem muita paciência com continuações vai gostar, pois o final é muito satisfatório. E enfim, recomendo esse livro para as pessoas que adoram um romance, que possuem uma mente e um coração aberto, pois se você aceitar essa história ela vai lhe tocar profundamente. 

Ah e o livro está disponível no site da amazon ;)

Até a próxima galera!


33 comentários via Blogger
comentários via Facebook

33 comentários:

  1. Olá Viviane, tudo bem com você? Nossa, fiquei bastante surpresa ao ler a sinopse deste livro. Acredito que deve ser uma trama repleta de dramas, e o romance deve ser emocionante. Não conhecia nada sobreno autor e suas obras, mas vou procurar mais informações sobre eles. Muito obrigada pela dica, realmente me interessei pela trama. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  2. Oi, que sinopse é essa? O livro parece ser incrivel, e sua resenha só me deixou com um gostinho de quero mais. Eu quero ler esse livro pra ontem. Você poderia me dizer, como eu entro em contato com o autor? Desde já grata e meus parabéns pela resenha
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Thatyane, tudo bem? Fico muito feliz em saber que você gostou do meu livro. Você pode entrar em contato comigo pelo meu facebook: https://www.facebook.com/wallace.silva.315213 ou pelo meu e-mail: wallaceescritor@hotmail.com

      Excluir
  3. Nossa gente, que lindo!!!
    Achei a história maravilhosa. Fiquei com raiva da mãe da Sofia por ter proibido a aproximação deles. Fiquei curiosa para saber quais outros temas o livro aborda e quais são essas reviravoltas. Certamente deve ser uma leitura deliciosa. O título é tão perfeito para o livro (isso só de ler a tua resenha eu já consegui perceber). Lindo, lindo!!! espero poder ler essa obra em breve, pois ela acabou de entrar para a minha lista de desejados. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz,
      Pois é dá vontade de matar a mãe dela mesmo. Mas em parte é superproteção sabe? As reviravoltas são bem surpreendentes, eu realmente não esperava que o livro tomasse o rumo que tomou, mas lhe garanto que são bem satisfatórias.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá

    Achei a premissa desse livro muito promissora, parece ser envolvente. Adoro quando os autores investem um pouco mais na construção dos personagens, dá toda uma força pra estória. Com toda certeza leria o livro.

    Everton Equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      O livro é muito bem construído e tem uma abordagem bem diferente, espero que você goste.
      Bjs

      Excluir
  5. Vivi, à primeira vista eu não curti em nada a capa. Achei a foto estranha, desfocada e mal aparece o casal com esse matagal aí na frente. Mas quando comecei e ler sua resenha e descobri que o casal principal é uma cega e um surdo a capa fez mais sentido. Acho que o maior problema dela é a fonte e a cor usada no texto (principalmente no título) que está dificultando a leitura.

    Quanto à história, vou ser repetitiva e dizer que não sou de romances hahaha vocês devem estar cansadas de me escutar falar isso. Mas fico feliz que nossos autores nacionais estejam ganhando fãs como você :)

    beijos
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Babi,
      Pois é... acredito que uma investida na capa ajudaria bastante na divulgação do livro, mas o autor o publicou de forma independente, estou torcendo para que ele consiga um contrato com alguma editora e consiga mostrar ao mundo essa história, que é muito linda.

      Haha, confesso que tem dias que não consigo ler um romance, adoro livros de terror, então as vezes dou a louca e não quero ler nada que envolva amor kkkkk
      Bjs

      Excluir
  6. Oiiie,

    Eu acho que caiu um cisco nos meus olhos rs, Gente, que aflição a gente querendo falar com alguém e não consegue, eu ficaria doida. Adoro romances, e com certeza gostaria de lê-lo, e acho que iria chorar muito. Adoro romances com amores quase impossível, que os protagonistas tem que superar várias coisas para ficarem juntos. Adorei, parabéns ao blog e ao autor.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estefânia,
      Confesso que quase chorei no final, só não chorei porque minha mãe estava me berrando para lavar a louça haha
      Pois é, tem algumas partes no livro que nos fazem sentir as mesmas limitações que o casal e isso me deixou bem aflita, confesso. Mas o livro vale muito a pena <3

      Excluir
  7. Olá Viviane,
    Nossa, gostei muito da sua resenha, ainda não conhecia o livro e o autor, mas fiquei bem curiosa.
    Os personagens me pareceram mesmo serem bem construídos e o romance é um tanto quanto inusitado e isso despertou bastante minha curiosidade. Quero saber como é funciona a comunicação dos personagens.
    Espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna
      Obrigada pelo elogio, significa muito!
      O livro tem um enredo muito bacana, com personagens muito bem construídos, acredito que você vai gostar.

      Bjs

      Excluir
  8. Olá, ainda não conhecia o livro, estou mergulhando no gênero agora e gostei bastante de sua resenha, espero poder ter uma oportunidade de lê-lo em breve.

    Abraços,
    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel,
      Se você está mergulhado nesse gênero, com certeza tem que ler esse livro. Me conta depois o que achou.
      Bjs

      Excluir
  9. Olá, ótima resenha. Esse livro parece ser bem interessante, primeiro que é escrito por um homem e eu nunca li um romance sob o olhar e escrita de um autor. Segundo que os dois protagonistas tem características bem peculiares já que a moçinha é cega e o rapaz é mudo. Você me deixou curioso para ler essa história, que romance mais complicado (eu não consigo me imaginar na pele dos dois).
    Bjos,

    http://carpediemliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Pois é.. é o protagonista do livro que nos conta a história também e eu também adoro ler livros sob a visão dos homens. Você não vai se decepcionar.
      Bjs

      Excluir
  10. Oi *----*

    Ai como eu adoro romance, de longe meu gênero favorito de leitura. Não conhecia essa belezura e adorei a premissa do livro. Sua resenha me instigou a lê-lo, quero conhecer esse mocinho que não é perfeito e essas dificuldades que eles encontraram. Adoro também quando os personagens são bem construídos dá aquele vigor para a estória.

    Bjos lindona

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stefani,
      Se não conhece, corre lá e leia. Não vai se arrepender.
      Bjs

      Excluir
  11. Oie Viviane, tudo bom???

    Eu não conhecia p trabalho do Wallace, mas gostei muito desse livro.
    Sua resenha soube expressar muito bem que o livro é complexo, muito bem escrito pela autor. Me surpreendeu ele ter colocado mais elementos, como você mesmo disse na drama, porque só o romance dos dois, os problemas com a familia, seriam um drama suficiente. Mas é assim que é bom, livros que te surpreende!! Vou dar uma olhada na outra obra dele!

    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lud,
      Pois é.. ele é um autor muito bom e espero que você dê uma oportunidade aos livros dele.
      Bjs

      Excluir
  12. Oi! Tudo bem?

    Uma coisa que não entendi, é continuação ou história independente?! rsrs Desculpe a ignorância, é que realmente não ficou claro para mim. Enfim, eu adorei a premissa! E com certeza vou procurar para comprar. Uma das coisas que mais prezo em um livro é a boa construção dos personagens.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana,
      Magina, desculpa não ter mencionado isso, foram fortes emoções na escrita da resenha.
      Então é um livro independente! Todos do autor são, eu só resenhei anteriormente, outro livro dele, com outra história totalmente diferente ;)
      Fico feliz que gostou da premissa, espero que você se encante tanto quanto eu.
      Bjs

      Excluir
  13. Oi Vivianne, tudo bem?

    Gosto dessas histórias de amores mais "impossíveis", digamos assim... e fiquei curiosa para saber como esse amor vai se desenvolver, mesmo com todas as barreiras das limitações deles e a proibição imposta pela mãe da Sofia. Parece ser um livro bastante sensível, e gostei de saber que não se limita apenas ao romance entre os personagens, parece realmente conter uma valiosa lição para a vida. Também gostei de saber que os personagens foram bem construídos e você conseguiu se conectar a eles.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaella,
      Eu também gosto de histórias assim. Mesmo que eu chore como um bebê depois haha
      O livro é muito emocionante, tenho certeza que você não vai se decepcionar.
      Bjs

      Excluir
  14. Olá, Vivianne. Que romance interessante e diferente. Eu iria sentir a aflição do protagonista na minha pele por não conseguir se comunicar com ela.
    Parece ser um ótimo livro, quando tiver a oportunidade irei lê-lo. Já conheço um outro nacional com essa mesma capa, mas não a acho muito bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Dá uma certa aflição mesmo, mas vale a pena, pois a história é linda.
      Me conta depois o que achou!
      Bjs

      Excluir
  15. Oi Vivi!
    Adoro romances diferentes como esse. Me fez pensar como dois jovens com essas limitações conseguiram se aproximar e se envolver.
    É inegável que fiquei curiosa. Sua resenha deu um gostinho de quero mais.
    Melhor ainda é saber que é de um autor nacional.
    Gostei de saber que está disponível na Amazon.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rízia,
      Então não espere muito, corre lá e leia.
      Bjs

      Excluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem o autora, e adorei a premissa do livro, com certeza ela é bem original. Eu achei incrivel os elementos que o autor usou no livro, trazer uma historia onde o amor tem romper as barreiras. Com certeza é um livro emocionante.

    ResponderExcluir
  17. Achei bem bacana a premissa que esse livro aborda sabe? Deve ser emocionante o desenvolver do relacionamento dos dois superando as dificuldades que cada um tem.
    Está na minha lista.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Nossa, esse livro parece ser daqueles romances bem fofos, mas bem complicados, afinal é completamente difícil um relacionamento entre uma cega e um mudo né, nunca tinha lido nem visto nada do tipo, e já fiquei bem curiosa pra ver como isso iria funcionar pois parece bem surpreendente.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo